bluesargent 23/12/2020
Horrível, só 3 contos salvam
Tinha colocado essa coletânea de contos na TBR de dezembro justamente pra entrar no clima do Natal, mas deu tudo errado. A maioria dos contos é ruim e faltou espírito natalino na própria seleção das histórias. Autores nacionais independentes produzem contos muito melhores do que alguns dos "queridinhos" daqui. Meus 3 (e únicos) contos favoritos foram: Bem-Vindo a Christmas, Califórnia de Kiersten White, Baldes de Cerveja e Menino Jesus de Myra McEntire e Encontre-me na Estrela do Norte de Jenny Han.
Aqui vai minha avaliação individual sobre cada bomba em forma de conto pra quem se interessar:
? Meias-noites de Rainbow Rowell é confuso de se entender em um primeiro momento, mas quando a trama passa a ser desenrolada a história se mostra bem simples. Apesar de não conseguir entender muito bem as motivações desses personagens, principalmente do Noel (uma verdadeira incógnita pra mim), o conto é leve, fofo até. Não entendi porquê ele foi inserido neste livro já que os eventos se passam especificamente no ano novo de 4 anos seguidos e além do nome do personagem citado, não há outra menção sobre o Natal em si. Minha avaliação: 2,5
? A Dama e a Raposa de Kelly Link tem um começo até que interessante mas o desenvolvimento é tão confuso quanto o primeiro conto, e o desfecho é horrível e sem pé nem cabeça. A escrita da autora é ok mas a história foi tão mal desenvolvida. Da pra notar um paralelo bem interessante entre esses dois primeiros contos: Os personagens das duas histórias tem praticamente a mesma idade, mas enquanto os personagens da Rainbow falam e agem como crianças, os da Kelly parecem bem mais velhos e maduros. Meio termo?? Não temos. Minha avaliação: 2,0
? Anjos na Neve, de Matt de La Peña tem uma premissa interessante mas que se perdeu no meio da história. Teve um começo ok mas o final foi bem sem pé nem cabeça. O autor não poupou esforços ao constantemente mostrar a falta de perspectiva do personagem principal, mas pecou bastante em desenvolver a Haley e dar diálogos coesos pra ela. Do nada a menina (branca) solta que queria fazer dreads??? e conta a história de quando aprendeu a ter uma "noção sobre raças" Garota esquisita demais... Muitas das ações do Shy também são infundadas, como a cena em que ele estava passando fome mas se recusa a aceitar comida da Haley por nenhuma razão em especial a não ser pra manter alguma dignidade (?????) A tentativa de romance forçada no final foi horrível, completamente mal construído, a menina trai o tal namorado dela, a noção passou longe na hora do autor escrever esse conto aqui... Minha avaliação: 1,5
? Encontre-me na Estrela do Norte, de Jenny Han é o conto que mais me agradou até agora. Tinha boas expectativas desse pois adoro a escrita da Jenny e felizmente não me decepcionei! Achei a história bem desenvolvida e os personagens muito mais cativantes e explorados que os anteriores, sendo que esse é o menor conto do livro. Teve começo, meio e fim coerentes com a premissa do conto e consegui sentir a tal pegada de Natal que estava deixando a desejar até agora. Minha avaliação: 4,0
? É um milagre de Yule, Charlie Brown, de Stephanie Perkins também foi um conto que me agradou, apesar de estar ficando de saco cheio com todos os autores deste livro estarem forçando casais aleatórios (o que aconteceu nesse conto também!) A autora conseguiu trabalhar muito bem seus personagens, mesmo com as poucas páginas. A Marigold é ótima e sua história pessoal é cativante, assim como North. Sinceramente, os dois até que tem química mas essa "fórmula" do livro já estava me cansando a essa altura, se não houvesse nenhum romance desnecessário minha nota até poderia ter sido mais alta. Minha avaliação: 3,5
? Papai Noel Por Um Dia, de David Levithan tem uma escrita leve e divertida típica do autor. É uma história muito boa com um ritmo muito bom, porém sinto que poderia ter sido um pouquinho maior... Esse conto também foi um dos que me passaram um clima de Natal, aquela coisa pura e ao mesmo tempo mágica. Outro ponto que merece ser destacado: Finalmente um casal não-hétero!! Não aguentava mais essa heteronormatividade toda de uma vez só! Apesar desse casal ainda estar em uma fase inicial de conhecimento, foi mil vezes melhor que certos casais sem química dos contos anteriores. Minha avaliação: 4,0
? Krampuslauf de Holly Black foi literalmente a primeira coisa que li da autora, e de verdade, não sei o que esperar da trilogia mais famosa dela... Esse aqui é um conto completamente DOIDO (sério, que viagem foi essa???) que envolve dilemas adolescentes com seres fantásticos. Não tenho uma opinião formada sobre essa história, é ruim mas ao mesmo tempo foi bem gostosinha de ler, apesar de algumas cenas parecerem um delírio coletivo. Achei a escolha de vários fatores que compuseram o conto foi bem criativa. Minha avaliação: 3,0
? Que Diabo Você Fez, Sophie Roth? de Gayle Forman seria interessante se a protagonista não fosse tão chata. É literalmente uma sequência de white people problems um atrás do outro, até reprodução de pensamentos e falas racistas vindas dela. Foi só ladeira abaixo quando ela percebeu o erro mas pensou em se justificar usando o clássico "eu tenho uma amiga negra", além de usar outra desculpa tosca. Ridículo. Também não gosto muito da escrita da autora (estou traumatizada desde Se Eu Ficar) mas para o formato de um conto até que funcionou bem. Minha avaliação: 2,0
? Baldes de Cerveja e Menino Jesus, de Myra McEntire é o SEGUNDO MELHOR CONTO DESSE LIVRO! Sério, coeso do começo ao fim, com personagens cativantes, história leve e descontraída, diálogos consistentes (!!) Amei cada detalhe desse conto. Minha avaliação: 5,0
? Bem-vindo a Christmas, Califórnia de Kiersten White é oficialmente o MELHOR CONTO DESSE LIVRO!! Me apaixonei pelos personagens desde o começo, todos eles foram muito bem explorados e cada um teve um breve arco magnífico, coisa que eu nem estava esperando. A escrita é fluída, suave e é a melhor coisa que eu poderia ter lido para essa época do ano. A história também é ótima, minha favorita do livro inteiro, sem dúvida! Minha avaliação: 5,0
? Estrela de Belém de Ally Carter é criativo e tem um plot bom mas não me prendeu. Senti que houve um desgaste na repetição de pontos cruciais do plot e isso acabou diminuindo o tamanho da revelação. Faltou mais desenvolvimento disso também, é possível notar alguns furos na história. A história poderia ser abordada em um livro, com um desenvolvimento melhor em todos os aspectos apresentados, sinto que não funcionou completamente bem como conto. Minha avaliação: 3,0
? A Garota que Despertou o Sonhador de Laini Taylor nos apresenta vários elementos fantasiosos e eu até gostaria do conto se a escrita não fosse tão maçante. O fato de a história ter se passado em um universo majoritariamente sexista também não ajudou em nada. O começo foi bem difícil de engolir, o meio da história parecia promissor mas o final estragou tudo de novo. Que final foi aquele?? Juro que tentei mas não entendi o que a autora quis passar com aquilo. Elementos mitológicos utilizados aqui, como a Seda de Aranha e os Sonhadores que também estão presentes em Trono de Vidro e A Saga dos Corvos (que são elementos incríveis quando bem explorados) não me agradaram, senti que foram simplesmente jogados na história. Minha avaliação: 1,5