História da Beleza no Brasil

História da Beleza no Brasil Denise Bernuzzi de Sant'Anna

Resenhas - História da Beleza no Brasil

Mary Stella 04/04/2022

Boa leitura
Bom livro sobre a temática. O ritmo engrena no terço final do livro, quando passa a acrescentar percepções mais ricas sobre os contextos sociais da história contada.

Smoke One 12/07/2015

A Beleza como Construção Social
Essa obra é uma excelente pesquisa acerca de
como ideais estéticos brasileiros nascem - ou são
importados - e como se consolidam na sociedade.
Ditando tendências e comportamentos que, muitas
vezes, são cegamente seguidos e muito pouco
compreendidos ou questionados.

regifreitas 10/02/2022

HISTÓRIA DA BELEZA NO BRASIL (2014), de Denise Bernuzzi de Sant'Anna.

Em pouco mais de 200 páginas, Denise Bernuzzi de Sant’Anna traça um interessante painel sobre o desenvolvimento dos cuidados estéticos, tanto das mulheres quanto dos homens brasileiros, do final do século XIX até os dias de hoje. Este livro é um desdobramento da tese de doutoramento da autora, defendida em 1994, na França. Denise atualmente é professora de História da PUC-SP, tendo várias publicações na área das relações entre o corpo e a cultura contemporânea.

A autora faz um minucioso trabalho de pesquisa, focando no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos estéticos, passando pela preocupação com a alimentação e higiene, bem como os cuidados não só com o corpo, mas também com a saúde como um todo. Mostra também o lado negativo disso, como a banalização dos procedimentos cirúrgicos atualmente, buscando corpos cada vez mais definidos e “perfeitos”, e a luta constante e obstinada contra o envelhecimento e a decadência física.

Um livro que realmente me surpreendeu pela qualidade da escrita da autora, sem nunca ser excessivamente acadêmico apesar da sua origem. Mesmo assim, traz uma profusão de referências, que só comprovam o comprometimento da Professora Denise com sua pesquisa, ao buscar informações em fontes tão diversas.

Uma das melhores leituras do ano até aqui.

Robs 13/01/2022

?De lá pra cá, a busca da beleza atravessou as roupas de marca francesa - ou as imitações feitas pelas costureiras locais - avançou a pele e os pelos de ambos os sexos, atingiu jovens e idosos, penetrou o interior de cada organismo e virou sinônimo não apenas de procura por felicidade amorosa e saúde, mas também de um investimento em favor do bem estar individual e do sucesso?

É assustador como a definição de beleza ao longo do século aproximou-se do indivíduo em si. No começo do século passado a beleza era vista nos gestos, no comportamento, passou para as roupas, acessórios e hj chega no próprio corpo. O medo de envelhecer e a vontade de pertencer dita as modificações corporais que as pessoas se sujeitam. De forma análoga ao mercado de roupas e acessórios, o mercado das cirurgias também é elitista de forma a manter cada um no seu lugar.

Paulinha 10/06/2022

Bem informativo
O livro expõe a linha do tempo da beleza no Brasil e um pouco do mundo. Bem informativo, mas só engrena mesmo no terço final que a autora comenta um pouco com opinião própria sobre as informações.

Portanto não traz nada de mais, somente aquilo que já sabemos, a mídia coloca e define aquilo que vai ser a moda, o que vai ser considerado beleza, claro sempre vendo quem paga mais, e sempre diminuindo as mulheres para elas terem mais motivos para se sentirem desprezadas e assim correrem atrás de um ideal de beleza impossível de alcançar.

Não importa a época, homens e mulheres sofrem por isso, mas inegável que as mulheres são mais atingidas.

Achei uma leitura cansativa e sem muitas informações novas, esperava mais da opinião crítica da autora.

cinthyaarruda 16/07/2023

É um bom livro sobre a história da beleza no Brasil e sofre as influências externas e os padrões. É um livro curtinho mas ele é bem denso pela quantidade de informações expostas.

Luiza 23/01/2024

Eu revivi meu passado
Leitura agradável, fluida. A autora vai direto ao ponto. Da vontade de pesquisar mais a partir dos assuntos que ela aborda. Eu me identifiquei em várias passagens e revivi o meu passado. Adorei! Recomendo a leitura!

Eliane.Lima 01/02/2024

Interessante
Livro muito bem escrito sobre a história da beleza, principalmente a partir dos anos 60, com enfoque no Brasil e na cultura norte americana. A leitura é empolgante, traz bastante informações em geral. Embora não afete a qualidade da leitura, achei que apenas introduz questões mais contemporâneas. Achei tb que atribui demasiada responsabilidade a publicidade sobre os padrões impostos.

Valentina.Politti 19/02/2024

Muito mais que uma análise
O livro é uma linha histórica sobre como as tendências moldaram a sociedade brasileira ao longo do tempo, a autora faz um retrato de cada época desde roupas e costumes ao cinema e contexto internacional.

Apesar de não trazer críticas ou indagações de forma explícita, apenas apresentar os fatos de forma crua, a análise é rica em detalhes.

É nítido como o mais singelo movimento social se torna um mercado rentável e como as grandes empresas criam contextos e apresentam necessidades à sociedade, tonando o seu produto indispensável para aquele que busca pertencer.

Não é novidade que a influência do mercado internacional dita cada passo do brasileiro, a moda, o marketing, a publicidade, as celebridades, tudo compõe o cenário criado para o consumo. Até o prazer é transformado em um dever social, autocuidado, exercício físico, skincare... das unhas dos pés aos fios de cabelo, tudo dá para melhorar e com certeza, há um produto ou um procedimento para resolver isso. Nem as genitálias escapam.

É insano.

A autora também traz os homens à luz da discussão, mas sabemos que o cenário é muito mais violento para as mulheres. Algumas passagens são absurdas, relatos médicos, jornais e panfletos da época corroboram a opressão presente em nossa sociedade, que hoje se apresenta de forma mais disfarçada (em alguns casos).

Somos marionetes do mercado, ele nos convence sobre a nossa beleza ou falta dela, sobre nossa personalidade, estilo e até mesmo caráter. Nem os que pensam serem alheios a tudo isso estão livres, na verdade, estão agindo de forma esperada, afinal também há um mercado para os desgarrados, rebeldes, ou "diferentões".

Saber que essas pressões tiram vidas, criam distúrbios e nos coagem a controlar nossos próprios comportamentos, nos deixando doentes, é cruel.

Quantas coisas você não deixou de viver por conta de algum padrão social?
Muitas, eu também.

Não acho que seja possível se libertar dessa lógica, mas acredito que podemos minimizar como ela nos atinge. É um processo difícil, cansativo e diário, mas que com certeza vale a pena. Ter ou acreditar ter o mínimo de liberdade em relação ao nosso corpo e a nossa vida pode nos encorajar a trilhar cominhos nunca considerados possíveis.

Sempre haverá pessoas consideradas mais belas, mais inteligentes, mais divertidas que você e você vai passar a sua vida vivendo ou tentando se equiparar ao inatingível? Colocando até mesmo a sua vida em risco.

Sem hipocrisias, de fato a sociedade é mais gentil com aqueles que estão mais próximos dos padrões estabelecidos, mas até esses não se consideram suficientes, se enrolando cada vez mais nas cordas do controle, alguns chegam a se enforcar. É doentio e sem limites.

Yasmim320 21/09/2021

Achei um ótimo livro, proposta incrível, ele traz diversos fatos interessantes sobre beleza no Brasil e ao redor do mundo.

Jô Santos 06/11/2022

Um ótimo panorama da beleza no Brasil
Passei um ano pra ler esse livro, fui lendo aos pouquinhos, mas valeu a pena. Sempre que eu pegava pra ler, lia com facilidade um capítulo, sempre encontrando informações interessantes. Descobri muitas coisas que não sabia sobre a questão da beleza no Brasil e com isso descobri mais sobre o meu país, afinal a mudança nos padrões de beleza falam muito sobre um país e seu povo.

Marcelo Costa 26/05/2023

Livro de grande importância para que reflitamos sobre toda a massificação de informações sobre produtos estéticos nas mídias que nos influenciam a querer alcançar um ideal estético que muitas vezes não são compatíveis com os nossos reais ideais de vida. A autoria explícita muito bem toda dinâmica sócio-política (e econômica) sobre a indústria farmacêutica e consequentemente estética que existe há tempos no país e que modifica constantemente os ideais de “beleza perfeita”, sendo que estes são condicionados a consumos efêmeros de produtos e serviços no país.