Grandes Contos

Grandes Contos H. P. Lovecraft

Resenhas - Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft

Márcia 12/04/2024

Os Melhores Contos de H.P. Lovecraft - H. P. Lovecraft
Lovecraft foi um escritor norte americano que nasceu em 1890 e morreu 1937. Muito jovem teve acesso aos contos de Edgar Allan Poe e se inspirou para começar a escrever seus contos e novelas, pois sempre gostou do sombrio .
O livro traz os melhores contos de Lovecraft por ordem cronológica.
O primeiro conto - Dagon - O autor narra a história de um homem que esta completamente insano por algo que ele viu. Esse homem é um naufrago , ele ficou a deriva e chegou um um local lamacento , que ele ficou totalmente enojado. E nesse local ele presenciou algo estarrecedor.
Próximo conto - Navio Branco - A história de um faroleiro (homem que trabalha no farol) que sempre vê um navio em noites de luar, esse faroleiro acaba fazendo uma viagem nesse navio.
Próximo - Os Gatos Ulthar - A história de um vilarejo onde tem um casal que faz alguns rituais que matam os gatos. O vilarejo todo sabe e tentam evitar que o casal peguem os gatos do local. Um trupe de ciganos chega a cidade e um garotinho da trupe tem um gato que desaparece, depois desse episodio nada fica como antes.
Celepahis - A história é sobre um homem que tem visões em seus sonhos de uma terra que ele adora . O leitor fica sem saber se é sonho ou realidade.
Os Outros Deuses - É o conto precursor dos outros contos e novelas que Lovecraft aborda que o planeta Terra havia sido habitado por outros seres no início de sua criação.
A Música de Erich Zann - Narra a história de um homem que depois de uma certa idade está a procura de uma casa que ele morou quando era jovem. Nesse local ele teve uma experiência ao ouvir uma música tocada por um musico que vivia no sótão da casa. .
Ar Frio - è a história de um homem que precisou se mudar para um local mais barato para morar, e na primeira noite ele sente um cheiro forte de amônia. Ele percebeu que o cheiro vinha do andar acima. Ao perguntar para os moradores quem morava no andar de cima , ele descobriu que era um medico aposentado e excêntrico . Um dia ele sofre um ataque cardíaco e o médico o ajuda. Depois desse dia, ele sente que deve favores a esse médico.
Ele passa visitá-lo , a fazer pequenos favores. Ele percebe que o apartamento desse médico é muito frio.
Um dia, o equipamento que resfria o quarto quebra e o narrador não consegue consertar, o médico muito apavorada pede que o narrador traga muito gelo para o quarto.
O narrador consegue alguém para consertar, mas ao chegar no quarto ele somente encontra um bilhete e uma massa putrefata.
No bilhete está escrito que o médico já estava morto há 18 anos e estava fazendo um experimento para continuar vivo conservando em baixa temperatura.

O Chamado de Cthulhu - Conta a história de um homem que seu tio acaba de morrer em circunstâncias misteriosas. O homem começa a investigar as circunstâncias da morte e descobre que ele estava a procura de uma seita, várias pessoas tiveram o mesmo sonho em um determinado período. Esse sonho esta relacionado Cthulhu, que é um chamado muito antigo.
Modelo de Pickman - Narra a história de um homem que tem pinturas tão grotescas que ele é afastado por outros artistas, com exceção do narrador da história, que é um grande admirador de suas obras. Mas algo acontece na história e o narrador rompe com esse pintor.

A Cor que Caiu do Espaço - A história é sobre um construtor que foi contratado para a construção de uma represa em uma cidade afastada. Ao chegar no local , ele percebe um descampado que nada cresce nesse local. Ele pergunta o que houve aos moradores locais , os moradores não sabem ou não querem falar mas indicam uma pessoa que conhece a história.
O construtor procura o homem , esse homem diz que ele era amigo do pai da família cujo o meteoro caiu em seu quintal.
Os vizinhos ficam curiosos a respeito do meteoro que possui um cor estranha. Dias depois, alguns cientistas vão até essa casa e recolhem material do meteoro e descobrem que ele é feito de um material que não existe na Terra.
O meteoro diminui de tamanho até desaparecer, porém o material do meteoro acaba por contaminar o terreno da fazenda. Toda a plantação da fazenda é perdida porque não pode ser consumida, os animais morrem e água que a família consome também é contaminada. A família começa a sucumbir.
O construtor ao saber dessa história vai embora e nunca retorna ao fazenda.

Nas montanhas da loucura - A história é narrada poucos anos após a primeira expedição para a Antártida. A história começa com um pesquisador que participou de uma expedição para a Antártida. Esse pesquisador passou um tempo no continente e depois retornou .
Nessa expedição parte da equipe morreu, deram isso como infortúnio do clima , local... mas o narrador da história sabe a verdade sobre o ocorrido.
O narrador prefere contar os fatos já que uma nova expedição está sendo montada. Ele tenta impedir de todas as maneiras que a empreitada se realize.

SofiaSimeao 13/11/2023

Em dúvida
Adoro terror, mas nunca tinha lido nada do autor. Talvez esteja num momento em que a leitura não me caiu tão bem porque não achei nada de especial. Vou tentar novamente numa nova oportunidade

Tocces 23/10/2023

O formato dos contos é bem repetitivo e a escrita de Lovecraft, nem sempre boa. Contudo, seus melhores contos são marcantes, aterrorizantes e difíceis de largar até o final. A Cor que Caiu do Espaço é o maior destaque, com certeza.

Fernando 27/09/2023

Maneiro
A edição é ótima a tradução do Guilherme Braga sem censura comecei pelo conto a cor caiu do espaço e achei sensacional um terrorzão de primeira.

Alexandre 24/09/2023

Demorei para pegar o ritmo e a forma de contar a história, mas assim que me adaptei comecei a saborear e curtir cada frase dos contos de Lovecraft.
Hiper recomendo!!!

NickMiyo 14/03/2023

Lovecraft é chato demais.
Quando li Lovecraft pela primeira vez com 15 anos por conta de influência de rpgs e histórias, eu fui esmagado. Não entendia as palavras, não entendia o ponto nem conseguia entrar na vibe e acima de tudo achava CHATO, meu deus como achava chato. Passei a perceber depois que muita gente só fazia posse, nunca tinha lido nada do cara e viviam falando do MESTRE DO TERROR CLASSICO sem nem ler nada, só falando nome dos monstros e coisa parecida. Ainda achava interessante mesmo que não tivesse clicado comigo, adorava as ideias, até que depois de anos PA, eu ainda acho extremamente chato! Mas agora é um chato bom, eu leio e releio contos como a cor que caiu do espaço, sombras sobre insmouth e piro com isso, apesar de ainda sim serem pra mim o maior exemplo de terror prolixo, que eu hoje em dia adoro.
Existem dois lovecraft, o do imaginário coletivo, e o das histórias, e não sei qual detesto mais.

Denise 12/03/2023

Horror de qualidade
Li aos poucos, com dó de acabar. Alguns contos li duas ou três vezes, antes de seguir com a leitura dos contos seguintes.

Lovecraft tem uma incrível capacidade de ambientação, de criar um clima de tensão e horror crescentes, culminado com a revelação final da verdade que tormenta seus personagens.

Mas não podemos fechar os olhos para os escancarados racismo e xenofobia presentes na sua obra. Contos como O Horror de Dunwich e A Sombra sobre Innsmouth, que teriam tudo para serem favoritos, não podem ser devido a estes aspectos tão repugnantes do caráter do escritor.

Apesar disso, sua importância na literatura de horror é inegável. Ele influenciou diversos autores e inspirou filmes de horror cósmico que tanto amamos.

Sendo assim, recomendo muito a leitura crítica dos contos, com a necessária reflexão sobre a visão preconceituosa do autor, absorvendo os aspectos positivos e rejeitando com veemência os negativos.

A Cor que Caiu do Espaço e A Busca Onírica por Kadath sãos os contos longos que eu mais amei.

Naiana 09/01/2023

Fora da zona de conforto (em muitos sentidos)
Lovecraft é um renomado escritor de contos de terror/horror e ao ler esta edição, que reúne uma parte de seus escritos, não há como negar que o autor de fato merece a fama que tem neste sentido. Criando cenários imaginários (oníricos) ou reais, alguns baseados em acontecimentos históricos e científicos, Lovecraft cria um universo onde a qualquer momento podemos tropeçar nas criaturas mais horrendas existentes, sejam elas da Terra, estando aqui desde eras insondáveis, ou que vieram de algum lugar do cosmos, o fato é que não estamos sozinhos, e nem somos os primeiros seres conscientes em nosso planeta.

Não posso negar que muitos contos me arrepiaram e me transportaram para a atmosfera de horror criada por Lovecraft, alguns são muito bons e interessantes, destaco principalmente A cor que caiu do espaço, Ar Frio, O Horror de Dunwich e Um Sussurro nas Trevas, entretanto outros são muito cansativos de se ler, como A busca Onírica por Kadath, não que o conto seja ruim, mas é muito extenso com muitas descrições repetitivas de paisagem e principalmente de Kadath e seus coruchéus (palavra que ele ama e tem fascínio, creio que todos os contos há descrições dos belíssimos ou decadentes coruchéus das cidades...). Descrição de cenário é com Lovecraft mesmo, coisa que em geral eu gosto muito por me transportar para o ambiente em que se passam as estórias, mas aqui isso nem sempre é bom, as vezes tornando o texto enfadonho.

Enfim, o que mais gostei nos contos de Lovecraft, além da construção do ambiente de horror e sua mitologia bestial, é sua associação com fatos históricos e científicos reais. Consegui identificar ao menos 4 contos em que isso ocorre Dagon, que traz o pano de fundo da I Guerra Mundial; Um Sussurro nas Trevas, com a descoberta de Plutão; Nas Montanhas da Loucura, com as explorações na Antártica; e A Sombra vinda do Tempo, que cita a teoria da relatividade recém proposta por Einstein e a possibilidade de atravessar tempo e espaço... Para mim essas ocorrências deixaram esses contos no mínimo muito mais interessantes, e para época com certeza muito mais aterrorizantes, o desconhecido aliado a horrores ancestrais formam uma dupla perfeita para criar uma atmosfera de horror/terror.

Sobre esta edição da editora Hedra, ela reúne 19 contos célebres de Lovecraft por ordem cronológica de publicação, de 1917 a 1935. É perceptível a ligação entre os contos, seja com suas bestas, localidades ou mesmo personagens transitando entre os contos, principalmente em A busca Onírica de Kadath que é quase um passeio pelos contos anteriores.

Minha relação com essa obra: Não amei, tive problemas desde o início da leitura ao descobrir na introdução sobre quem foi o autor, seu histórico racista e misógino não me atraiu e me fez querer desistir da leitura por diversas vezes, mas quis entender o porque ele é tão aclamado no gênero e foi isso que me fez continuar a leitura. Creio que este foi o livro que demorei mais tempo para concluir a leitura, parte pela problemática com o autor, parte por algumas narrativas cansativas e parte por estar fora da minha zona de conforto literária. Entretanto não posso negar que o autor sabe construir uma atmosfera de horror e sua mitologia é bastante interessante. Para quem gosta do gênero o livro deve ser muito bom e entendo o fascínio que muitos tem pelos contos de Lovecraft. Mas não tenho muita vontade de conhecer mais do autor ou seus demais contos.

Déb 28/09/2022

Eu gostei da experiência deste livro. Apesar de ser Horror, ele é aquela coisa que enquanto você lê, você pensa, se um dia eu ver um bicho desse, já sei que nem vai adiantar sentir medo, correr... Não importa. Vou estar morto.

Thalita.Romolu 22/10/2021

Não dá para negar a criatividade de Lovecraft. Nas histórias, sempre há um questionamento psicológico dos personagens. Além da criação de demônios, bruxas, zumbis, alienígenas a seres incompreensíveis de diversas formas.
Achei legal que os contos, mesmo sendo de histórias diferentes, acabam tendo relações entre si, sempre citando algum elemento ou personagem. Ao mesmo tempo algumas repetições foram desnecessárias.
Agora que já passei o pano para o Lovecraft... O problema para mim foi a escrita altamente descritiva e cansativa. Os contos além de longos, devido as descrições e devaneios desnecessários, pareciam intermináveis. Foi uma leitura muito difícil, pensei em desistir várias vezes. Queria ter gostado mas não rolou. Mas valeu a leitura pra conhecer o autor e o famoso Cthulhu (chamo carinhosamente de tchululu... kkkkk).

Rejane Melo 19/09/2021

Lendo desde outubro 2020
A coletânea foi organizada em ordem cronológica de publicação dos contos originais, o que agradeço efusivamente. O único problema, para mim, foi a sensação de estar lendo sempre a mesma história a partir do meio do livro. Destaque para os contos
1. Os gatos de UIthar
2. Ar frio
3. 0 modelo de Pickman
4. A cor que caiu do espaço
5. A busca onírica por Kadath
6. O caso de Charles Dexter Ward

valen 15/08/2021

amo o lovecraft, mas tem horas que ele viaja muito tornando a leitura até mesmo chata, pois foge muito da realidade, não que seja ruim, mas não é minha preferência, porém com certeza um dos melhores autores de seu tempo

Patricia 22/05/2021

Como disse Lovecraft:
"O mais antigo e forte sentimento da humanidade é o medo, e o mais antigo e forte tipo de medo é o medo do desconhecido."

Alex Barbosa 16/02/2021

Leitura que vale a pena
Lovecraft possui uma prosa que te prende, trabalha com as palavras de uma maneira que o inominável te assusta, angustia, desperta a curiosidade e te faz querer saber o final. Com certeza é um autor que vale a pena ser lido!

Raquel1529 25/01/2021

Foi meu primeiro contato com Lovecraft e, já no primeiro conto, me vi completamente envolvida. A escrita tem um ritmo intenso que transposta o leitor para cada cenário de horror apresentado. Minha avaliação fica com 4 estrelas por conta das passagens racistas, infelizmente bastante presentes ao longo da obra.