Os Exilados da Capela

Os Exilados da Capela Edgard Armond

Resenhas - Os Exilados da Capela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paiva 06/01/2024

Bom, para entender este livro a mente precisa estar aberta p a doutrina espírita, ainda mais quando não está nesta religião.
Se baseando nos conceitos desta a evolução humana é explicada e faz todo o sentido não deixando dúvidas sobre como somos o que somos.
Porém, se não há credo nos espíritos e seus ensinamentos a leitura é inócua.
Fabricio268 06/01/2024minha estante
Um dos motivos da doutrina espírita ser fantástica. Religião e ciência andam juntas.

Ju Souza 05/01/2024

Pareceu muito bom
Escolhi esse livro, pois amo espiritismo, porém, me surpreendi, pois a sinopse fala uma coisa, mas o livro conta outra. Fiquei bem desanimada, mas consegui finalizar.

Caio383 27/12/2023

Livro da evolução humana de acordo com espiritismo. Exemplar cheio de fatos curiosos e intrigantes, livro de fácil leitura.

pi 22/12/2023

Livro 43 de 2023
Eu já conhecia a história e já havia lido o livro há muitos anos. Mas sempre é bom reler com os novos olhos que a vida nos dá. Uma leitura fácil e que traz um pouco de história. Recomendo.

Beto 18/11/2023

Livro bem interessante sobre a história da evolução espiritual da humanidade. Grande clássico da literatura espírita.

MahAndrade 14/11/2023

Interessante
Uma leitura rápida, com imagens e uma linguagem relativamente fácil. Esse livro é muito comentado pelas pessoas que conviveram com Chico Xavier, isso foi o que mais me motivou para ler. É muito enriquecedor para quem acredita na doutrina espírita.

Carla.Parreira 10/11/2023

Os exilados da Capela
Eis um trecho referencial: ?...E as mitologias? E as lendas da pré-história? Não se referem elas a uma Idade de Ouro, que a humanidade viveu, nos seus primeiros tempos, em plena felicidade? E a deuses, semideuses e heróis dessa época, que realizaram grande feitos e em seguida desapareceram? Ora, como nós sabemos que a vida dos primeiros homens foi cheia de desconforto, temor e miséria, bem se pode então compreender que essa Idade de Ouro foi vivida fora da Terra por uma humanidade mais feliz; e que não passa de uma reminiscência que os exilados conservaram da vida espiritual superior que viveram no paraíso da Capela. Os deuses, semideuses e heróis dessa época, que realizaram grandes feitos e em seguida desapareceram, permanecendo unicamente como uma lenda mitológica, quem são eles senão os próprios capelinos das primeiras encarnações que como já vimos, em relação aos homens primitivos, rústicos e animalizados, podiam ser realmente considerados seres sobrenaturais? E os heróis antigos que se revoltavam contra Zeus (o Deus grego) para se apoderarem do céu e que foram arrojados ao Tártaro, não serão os mesmos espíritos refugados de Capela que lá no seu mundo se rebelaram e que, por isso, foram projetados na Terra? Os heróis antigos, que se tornavam imortais e semideuses, não eram sempre filhos de deuses mitológicos e de mulheres encarnadas? Pois esses deuses são os capelinos que se ligaram às mulheres da Terra. Plutarco escreveu: que os heróis podiam subir, aperfeiçoar-se, ao grau de demônios (daemon, gênios, espíritos protetores) e até ao de deuses (espíritos superiores). O oráculo de Deulfus, na Grecia, à miúdo anunciava essas ascensões espirituais dos heróis gregos. Isso não deixa patente o conhecimento que tinham os antigos sobre as reencarnações, a evolução dos espíritos e o intercambio entre os mundos? Uma lenda dos índios Pahute, da America do Norte conta que o Deus Himano disputou com outro e foi expulso do céu, tornando-se um gênio do mal. Lendas mexicanas falam de um Deus ? Soota ? que se rebelou contra o Ente Supremo e foi arrojado à Terra; como também de gênios gigantescos ? os Kinanus ? que tentaram se apoderar do Universo e foram eliminados. Finalmente, uma lenda azteca conta que houve um tempo em que os deuses andavam pela Terra; que esta era, nessa época, um magnífico horto, pleno de flores e frutos. Tudo isso, porventura não são alusões evidentes e claras à descida dos capelinos e suas encarnações na Terra?...?
O livro também desfaz o mito de Adão enquanto primeiro homem que ?cedeu? uma costela para a criação da sua companheira Eva, pois a própria bíblia relata que nesse tempo havia outras mulheres no mundo, pois se assim não fosse, Caim não teria fugido para se casar. Adão simbolicamente representa a decida dos primeiros capelinos. Caim, aquele que mata seu irmão Abel, simboliza o caráter dos capelinos. Abel, pelas suas virtudes e seu sacrifício, foi considerado o sexto missionário divino, ficando entre Krisna e Moisés, antecessores de Buda e Jesus (o nono iluminado pela verdade). Depois vem o terceiro filho de nome Seth, que simboliza a geração de espíritos capelinos mais evoluídos e conscientes de sua filiação divina.
Outro detalhe: o livro diz que eram as sacerdotisas que exerciam completo predomínio religioso e que o cordeiro é símbolo da paz e da renúncia.
A primeira raça foi formada por espíritos sem corpos materiais que viviam no astral terreno.
A segunda raça foi dos espíritos encarnados, ou seja, com corpo material pouco consistente.
A terceira raça foi a lemuriana, espíritos com vida e corpo material estabilizado. Aqui entram os Capelinos.
A quarta raça foi a atlante, predominando o poderio material.
A quinta raça ou ciclo ariano (formada por quatro povos: árias, hindus, egípcios e israelitas) tem o predomínio do desenvolvimento intelectual. Ás raças seguintes compete o despertar da intuição e da sabedoria.
Segundo o livro, a sexta raça é a do Reino do Evangelho e a sétima raça é a do mundo regenerado.
Stephanie 17/11/2023minha estante
Muito interessante sua exposição, gostaria de saber quais livros você leu ??

Thiago Toscano Ferrari 12/07/2023

O degredo espiritual da constelação do Cocheiro
O autor Edgard Armond apresenta um degredo espiritual de Capela, na constelação do Cocheiro, devido a incompatibilidade com a evolução deste orbe, auxiliando a formação das civilizações primitivas da Terra há pelo menos 10 mil anos. Os avanços científicos atuais apontam para um planeta que orbita essas duas estrelas duplas de Capela. Dentro desta perspectiva, estes povos mais avançados auxiliaram o progresso terreno. Entretanto, para o autor, os continentes da Atlântida e Lemuria existiram, mas estudos apontam para a mitologia. Em seu desfecho apresenta a teoria de um degredo da Terra para outro orbe em nosso tempo, de Espíritos ainda renitentes no mal, mas sugere uma forma que difere da proposta doutrinária espírita.

Heloisa 18/06/2023

Não é um clássico.
Não gostei 100%. Achei uma narrativa que flerta com teorias de uma sociedade, branca e tradicional. Não acho que seja um clássico da literatura espírita, nao envelheceu bem. Em alguns momento a escrita passeia com a ideia de raças superiores. Ao dividir os humanos em 5 raças foi o fimna da picada. Onde o predomínio intelectual superior era dos arianos. Um livro que, pra mim, busca promover uma pseudo intelectualidade de espíritos extraterrestres em detrimento ao espíritos terráqueos, e ainda tenta justificar ou aplicar com conceitos espirituais imutáveis a teoria do darwinismo social. E lendo o livro seguinte "Na Cortina do Tempo" só me certifico do peso preconceituoso com religiões não cristãs, consideradas primitivas e politeísta. Vai levar tempo pra terminar a trilogia... preguiça de ler sobre os lemuriano no último livro "Almas Afins".
Stephanie 17/11/2023minha estante
Perfeita sua colocação! Fiquei incomodada lendo o livro, acabei duvidando até da veracidade do conteúdo dito espírita

Talita 30/05/2023

Levemente maçante
Fazia muito tempo que este livro estava na minha lista de leituras pendentes, então esse ano resolvi "tomar vergonha cara" e finalizar a leitura.
Exilados de Capela, nos traz luz à nossa evolução, através de Edgar Armond e, para mim, uma reflexão de nossa própria evolução. Aqui, não me basearei em fatos históricos e/ou científicos, apesar deles serem a base da doutrina. Entendo, que esse livro, escrito em 1949, pode trazer fatos que hoje a ciência entende como mito. E, como leitora, esse não é meu ponto. Ponto importante aqui é: o que tenho feito pela minha evolução moral? Pois, o que levou ao exílio os capelinos foi exatamente ela. Nos preocuparmos apenas com bens materiais, sem nos importarmos com o próximo e nossa conduta, não com máscaras, irá nos levar para um planeta como a Terra estava a milhares de anos? O livro, me apresentou pontos que sempre me deixaram curiosa como: por que os povos antigos desapareceram? Já parou para pensar que assim como sua população desapareceu, seus idiomas e costumes também foram substituídos por outros.
Foi com esse olhar, e não com o de julgamento do que pode estar cientificamente correto ou não que fiz a minha leitura. Sugiro ela a todos que tiverem a curiosidade sobre a evolução, porém, com um exemplar atualizado para o nosso vocabulário atual, pois isso atrapalhou bastante a minha leitura.

mounbe 17/05/2023

É preciso ter discernimento e cuidado com a interpretação do conteúdo
Enquanto os conteúdos do livro são interessantes e esclarecem muitas coisas, é preciso ter cuidado, como com todo conteúdo desse cunho.
Percebo que muitas partes do livro possuem um viés eugenista e de supremacia branca que pode ser perigoso (Sem contar com as questões de gênero, mas nada que não seja esperado da época).

Atento que sempre devemos ter o pensamento crítico e tirar da obra o verdadeiro conteúdo por trás dos floreios de quem a escreveu.

Lembre-se: canalizações sempre são influenciadas por quem as recebeu! Nosso cérebro e índoles afetam a mensagem mesmo que inconscientemente.

Embora a informação sobre as 5 raças e de sua ordem de chegada possa estar acertada, infelizmente o viés com o qual o autor escreve toma um rumo que não realmente é o que importa, e que é mais sua reflexão da época e pensamentos do autor.

Mais uma vez peço que usem o pensamento crítico e absorvam as informações pertinentes e ignorem todas que estão ligadas com o contexto histórico da obra e do autor.

Michela.Cantarini 17/01/2023

Interessante!
Uma abordagem diferente sobre a evolução da humanidade, com a visão espírita da reencarnação. Um pouco curiosa a forma como aborda os lendários continentes extintos, Lemuria e Atlântida.

Less 04/01/2023

Ótimo!!!
Edgard Armond aborda neste livro sobre a transição planetária do mundo de Capela que alcançou o rol dos mundos de regeneração. Os Espíritos que não tinha alcançado a evolução para lá habitar tiveram que ser exilados.

Vindo para Terra esses Espíritos tiveram a oportunidade de progredir e se redimir da culpa criminosa que carregavam. Eram seres muito inteligentes e com habilidades espirituais. Tinham como missão fazer que o planeta Terra evoluísse mais rápido intelectualmente e materialmente.

Porém, eles falharam na área da moral onde tinham mais dificuldade. Usaram seu poder para erigir castelos e dominar os povos menos intelectualizados que aqui habitavam.

Eles se espalharam por algumas áreas do mundo como a África, Europa e Ásia. Alguns até eram vistos como Semi-deuses devido à diferença de inteligência e ?evolução?.

Pode-se fazer um correlato entre a queda dos capelinha e a queda de Lúcifer e seus anjos do Paraíso, já que o Mundo de Regeneração pode ser considerado um mundo mais feliz onde não há as pungente dores do mundo primitivo e de expiação.

Caroline Z. 11/09/2022

Interessante
Achava que a história seria sobre o que aconteceu em Capela e o que proporcionou a queda deles, mas, na verdade, é sobre como surgiram as raças na terra.
Ele fala, inclusive, sobre o que aconteceu em Atlântida. E é muito interessante.
Eu ouvi o audiobook e recomendo. Foi muito rápido. Embora às vezes fique um pouco confuso por não haver suporte ilustrativo.
Esse livro é bem esclarecedor. Você começa a entender o porquê de toda a estrutura social na terra. Eu lembrei o tempo todo do livro "Sapiens". Que aliás recomendo como contraponto científico.
Adorei a leitura. Finalizei com muita coisa em perspectiva. Mas não é para todo mundo, isso eu reconheço.

Luciane 07/05/2022

Os exilados de Capela
Tendo a primeira edição no ano de 1951, seu conteúdo é muito atual. Desfaz o dogma do Pecado Original, traz informações relevantes para entendermos a história da evolução (ou não) espiritual do planeta Terra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5