Os Exilados da Capela (# 01)

Os Exilados da Capela (# 01) Edgard Armond

Resenhas - Os Exilados da Capela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata CCS 05/02/2013

A teoria da evolução das espécies na doutrina espírita
No livro OS EXILADOS DE CAPELA, Edgard Armond defende que na órbita de uma constelação denominada Cocheiro, mais precisamente na estrela de Capela, desenvolveu-se uma complexa e avançada civilização. Parte de seus habitantes – os que não conseguiram acompanhar esta evolução e representariam um obstáculo ao desenvolvimento moral de Capela – foram exilados para a Terra, há aproximadamente cinco mil anos, época em que a Terra era habitada por povos primitivos, e foi a vinda desses seres altamente desenvolvidos que impulsionou o progresso da humanidade. Os exilados eram moralmente atrasados, mas intelectualmente detinham um saber científico inigualável. A escolha da Terra deu-se pelo padrão evolutivo que condizia com a atmosfera atrasada daqui. Seria essa a forma de eles aprimorarem seus espíritos e contribuírem para a evolução desse planeta. De acordo com o livro, o plano espiritual foi o responsável pelas alterações genéticas, realizando um aperfeiçoamento nos genes dos povos primitivos para que eles pudessem gerar corpos mais elaborados, condizentes com as essências espirituais dos capelinos. Esse item e diversos outros que apontam diferenças entre as raças e seu papel na evolução geraram polêmicas das mais diversas, inclusive apontando o livro como racista. Não vou tentar aqui ser uma defensora de diferentes pontos de vista ou interpretações. São muito pessoais. O que vou relatar é apenas o meu entender e a minha minúscula visão sobre o assunto. O que não podemos esquecer é que cada etnia guarda características particulares e esta pode ser observada de maneira positiva ou negativa. Não há discriminação alguma em se traçar determinados paralelos, porque todos têm suas funções e aptidões, que são úteis para o progresso da humanidade. Apontar as diferenças entre as raças é uma das características do racismo, mas isto não quer dizer que quem o faça seja racista. E esta não é a única característica do racismo, e várias outras são também tão ou mais importantes e fundamentais para que seja caracterizado o racismo propriamente dito. A crítica ao Espiritismo se dá devido a UM ÚNICO PONTO DE CONTATO com o racismo e o resto (ou seja, as diferenças) é convenientemente ignorado. E tudo deve ser analisado dentro do contexto em que se apresenta, e não apenas “recortes” que não expressam a ideia completa do livro.
Maria Luísa 28/02/2013minha estante
Gosto muito deste livro. Ele foi pioneiro ao esclarecer a evolução de nosso planeta e seus habitantes, e apresenta a contribuição dos exilados capelinos nesta transformação. Porém, recomendo cautela ao encarar o conteúdo da obra. Pessoas não familiarizadas com a doutrina podem ficar com impressões errôneas por falta de referências literárias espíritas.

Renata CCS 01/03/2013minha estante
Concordo com vc colega. Não é um livro para iniciantes da doutrina, mas é leitura indispensável a quem busca esclarecimentos evolutivos do planeta Terra, do ponto de vista espiritual.

sonia 28/10/2013minha estante
as idéias aí apresentadas são muito interessantes, e vem de encontro a algumas coisas que eu já havia reparado; mesmo quem não é espírita deve considerar estas questões, a deixar uma mente aberta para os mistérios desta existência.

Samila.Braga 01/05/2023minha estante
Achei sua síntese bem interessante! O livro traz muitos detalhes, às vezes, um pouco desconexos, em outras, bem conectados. Como não se pretende científico, fica a não-margem para questionamentos no que diz respeito às características e ou aspectos históricos. Mas no que diz respeito ao racismo, não é só questão de terem comentado sobre as características. Ele fala bem claramente que a raça ariana era "superior". A gente sabe quem foi a última pessoa com poder que defendeu essa ideia, né? :(

@azevedo.augusto 11/10/2021

Quando comecei a ler este livro, tinha uma expectativa bem diferente da que me foi explanada ao longa da leitura. Assim como outras resenhas já ressaltaram, o livro é muito focado nas entrelinhas da evolução e de como tudo aconteceu para que chegássemos onde estamos hoje. É um livro denso e de leitura difícil, que surpreende em algumas revelações mas que se estende demais em alguns outros pontos. O livro ainda ressalta pontos como as grandes construções, os avanços obtidos ao recebermos na terra os exilados e de como eles puderam ensinar e aprender ao mesmo tempo. Penso que o livro não serve como um mero passatempo, ou uma simples leitura despretensiosa acredito que em alguns pontos deva-se voltar um pouco e reler mais de uma vez para compreender alguns conceitos que são mostrados mais adiante. Não é um livro que releria, mas serviu bem para tirar algumas duvidas sobre espiritismo e espiritualidade no geral.

Jefferson Vianna 01/06/2020

Livro de estudo. Leitura fundamental aos adeptos da doutrina espírita.
“Os Exilados da Capela” é considerado um clássico da literatura espírita. Trata-se de uma obra extraordinária que relata as maiores indagações do homem acerca do início da humanidade, chegando à inquietante assertiva: a evolução espiritual de uma civilização extraterrestre, que teve sua continuidade em nosso primitivo e obscuro planeta, trazendo à Terra as luzes de um novo progresso combinadas com as lágrimas de um notável processo de regeneração de almas. “Os Exilados da Capela” é, portanto a história da evolução espiritual da humanidade. Livro de estudo fundamental para os adeptos da doutrina espírita e para aqueles que buscam informações detalhadas referente ao processo de evolução. Leitura recomendada.
Quote do livro: “O homem desviou-se de seus rumos, fugiu do aprisco acolhedor, entronizando a inteligência e desprezando os sentimentos do coração.” – pag. 171.

pi 22/12/2023

Livro 43 de 2023
Eu já conhecia a história e já havia lido o livro há muitos anos. Mas sempre é bom reler com os novos olhos que a vida nos dá. Uma leitura fácil e que traz um pouco de história. Recomendo.

Jonas 01/09/2020

Livro interessante, traz informações que nos levam a entender um pouco mais a história espiritual do planeta.
Gi 01/09/2020minha estante
Já ouvi a história ???

jumorgensten 20/03/2020

E daí eu reli Os Exilados de Capela de Edgard Armond, onde o mesmo retrata a evolução espiritual do mundo desde os primórdios até os dias atuais e futuros.

A obra possui 22 capítulos e passa por todos os momentos históricos com estudos, referências bibliográficas espíritas e gráficos. E assim: Vou me focar somente no conteúdo no livro e não explicar quem são/foram os exilados de capela. A obra em si já é complexa, complexar mais ainda vai ficar hard. :P Essa parte será colocada em um post da manhã. :)

Os 3 primeiros capítulos são uma introdução, um panorama geral da obra. Começa falando sobre a Constelação do Cocheiro, onde Capela também está incluída. Depois passa para Revelações Espíritas. Falando da Doutrina ao mesmo tempo que interliga com a ciência materialista. Por fim, lembra os três ciclos, sendo o primeiro a transição do reino animal e humano, o segundo falam das massas sobreviventes e o terceiro são os dias atuais.

A partir do quarto capítulo até o sexto, o autor discorre sobre surgimento dos indivíduos. Os estudos feitos sobre o homem ter vindo do macaco, os ossos encontrados pelos profissionais da área, se Adão foi realmente o primeiro homem criado e as divisões de raças existentes.

Depois nos é mostrado como era o mundo antigamente no Oriente e Ocidente. Passa pela Sentença Divina e entra nas questões espirituais como as reencarnações punitivas, tradições espirituais na descida, mitologias, Moisés e alguns capítulos da Bíblia como a Gênese, Êxodo e Deuteronômio.

O assunto do livro que são os capelinos surge a partir do 12º capítulo onde o autor fala sobre Seth, da descida dos mesmos à corrupção, os expurgos reparadores, os surgimentos da quarta e quinta raças e o dilúvio bíblico.

Do capítulo 18 até o 22 são comentados sobre os quatro povos, a mística da salvação, a tradição messiânica, o verbo se fez carne e a passagem do milênio.

O texto é de difícil entendimento e a leitura é densa, apesar do livro ter menos de 200 páginas. Não é uma obra para todo mundo.

Desta vez entendi bem melhor tudo que foi colocado por já ter estudado, lido, conversado sobre os assuntos colocados no livro. Minha primeira vez com esse bonito foi em 2017 e fiquei boiando deveras.

Saeto 03/02/2022

Inspirador
Um livro maravilhoso, que expande nossa mente acerca da espiritualidade. Parte 1 de uma fantástica trilogia fornecida por Edgard Armond, ex militar que se dedicou ao mundo espiritual "de corpo e alma". Leitura obrigatória à quem se interessa por espiritualidade.
S.

Marcos Antonio 11/07/2018

A Teoria da evolução
Esse livro caiu em minhas mãos e como se deu isso, vi uma pessoa lendo esse livro e como leitor tive que perguntar qual era o livro, e o cara falou que o livro era chato e me deu o livro, não imaginei que o livro fosse espirita e que por causa disso a pessoa tenha me dado e como leitor eu nunca paro uma leitura que foi começada.
O inicio do livro me chamou muita atenção, pois começa a se falar sobre as perdas de documentos dos passados como a biblioteca de Alexandria, registro do Egito antigo, de livros de espiritismo queimados, de bíblias queimadas e de partes retirada do livro sagrado e traduzido mais tarde.
Esse livro OS EXILADOS DE CAPELA, Edgard Armond defende que na órbita de uma constelação denominada Cocheiro, mais precisamente na estrela de Capela, desenvolveu-se uma complexa e avançada civilização. E que aqueles que não se desenvolveu e que atrasaria aquela civilização foram os espíritos enviados para terra, para que assim pudessem melhorar em suas reencarnações.
Esse livro fala que o desenvolvimento da vida como conhecemos só começaram a evoluir após os habitantes de Capela foram enviados para cá. Começa falando sobre os registro do pergaminhos do Mar Morto e começa a falar sobre as profecias mencionadas neste livro. Fala sobre o inicio de tudo com o Livro de Enoque que é datado de anterior a bíblia sagrada e diz que Moisés recebeu esse livro do próprio Jetro que era seu sogro e grande sacerdócio de seu povo e que isso levou a Moisés escrever o Livro de Gênesis (que conta a história do incio do mundo) com isso ele pega alguns pontos escuros que a bíblia não esclarece bem e constrói sua teoria com muito esmero, Êxodo,Números, Levítico e Deuteronômio foram escritos da retirada do povo de Israel do cativeiro.
Ele busca em várias culturas diferentes as ideias e as histórias do Diluvio que cada povo relata de formas iguais e diferentes sobre a mesma história.
Ele fala sobre Cristo e as mitologias do Cristo nascido de uma virgem como varias coisas que nos deixa a pensar:
Todos nascido de uma virgem relatados por cada cultura:Krishna do Hindustão; Buda Sakia da Índia; Salivahana de Bermuda; Osiris e Hórus do Egito; Odin da Escandinávia; Criteda Caldéia; Zoroastro (ou Zaratustra) da Pérsia; Baal e Taut da Fenícia; Indra do Tibete; Bali do Afeganistão; Jao do Nepal;Wittoba de Bilingonese; Tammuz da Síria e Babilônia; Attis da Frígia; Xamolxis da Trácia; Zoar do Bonzes; Adad da Assíria;Deva Tat e Sammonocadam do Sião; Alcides de Tebas; Mikado de Sintoos; Beddru do Japão; Hesus ou Eros, eBremrillahm, dos druidas; Thor, filho de Odin, dos gauleses; Cadmus da Grécia; Hil e Feta de Mandaites; Gentaut e Quetzalcoatl do México; Monarca Universal de Sibyls; Ischy de Formosa; Professor Divino de Platão; Holy One (Santo) de Xaca; Fohi e Tien da China; Adônis, filho da virgem Io, da Grécia; Ixion e Quirinus de Roma; Prometeu do Cáucaso; eMohamede ou Maomé, da Árabia. O Livro é legal.

Thiago 22/03/2022

Esperava mais
15º livro lido com o grupo de leitura Olhos de Ler.
Esperava muito mais do que tanto racismo e messianismo, nessa trama sem fontes para consultas.
É uma história fantástica de nossas origens, que bem pode ser verdade, mas depende de que creiamos no que o autor alega, sem qualquer embasamento na realidade verificável.
Pior, as informações que podem ser verificadas, não se confirmam.
Como romance, peca já falta de enredo envolvente.

*Si* 21/03/2021

O começo de tudo
A sabedoria sagrada que atravessa o tempo e o espaço. Nossa ancestralidade. Está tudo aqui. As conexões foram feitas!
O livro é um estudo histórico espiritual do começo da humanidade. As respostas para alguns mistérios podem ser encontradas na ligação entre a estrela alfa da Constelação do Cocheiro, conhecida como Cabra ou Capela, e os primeiros habitantes do planeta Terra. A ideia do Éden, o paraíso perdido. O mito do pecado original. O afundamento de civilizações inteiras. Tudo ganha amplo sentido quando conhecemos os Exilados de Capela, os espíritos intelectualmente bem desenvolvidos, mas com uma moral muito distante dos espíritos que puderam se elevar. O exílio no plano terreno era a possibilidade justa de regeneração. E uma oportunidade de avanço para a raça humana.
Ao mesmo tempo que nos responde a muitas questões o livro nos deixa a pensar... Seremos nós, futuramente, os Exilados da Terra?

Nena 28/05/2020

Capela seria uma estrela de extrema grandeza, muito maior q o sol de onde provém uma raça mais evoluída.
A raça humana seria constituída de duas especiais, os q evoluíram pela seleção natural da espécie e os q vieram de Capela. Inclusive esses capelinos teriam ligação com os deuses gregos (seriam os próprios) e da sua união com mulheres humanas formariam os semi deuses. A vinda dos capelinos seria um plano de Deus para ajudar na evolução dos seres humanos q viviam de forma extremamente primitiva, porém não deu certo pois os capelinos não só não ajudaram nessa evolução como corromperam os seres aqui já existentes, plantando em seus corações o ódio e a barbárie. Tem uma vertente kardecista, mas é bem interessante.

Carol 03/02/2021

Uauu
Que livro é esse? É de 1949 e esse final narra exatamente o que estamos vivendo.
Muito esclarecedor

patypenrabel 06/01/2011

Ótimo
um dos melhores livros que ja li na minha vida, o começo é um pouco cansativo, mas depois se torna muito interessante, para os espiritas e amantes de historia, até eu que nunca fui muito fã de historia me interessei pra caramba e termina numa mensagem linda que te faz refletir e de repente tudo faz sentido!

Erika.Ravanelli 30/12/2021

O verdadeiro sentido de tudo o que você faz, você paga.
Um livro brilhante em sua simplicidade.

Exilados na capela mostra de uma maneira cruel como nossas decisões afetam não apenas nós mesmos e as pessoas ao nosso redor, mas também como nossa alma ficará quando desencarnar e o peso de tudo isso.

Gabriel 26/09/2011

Ótimo!
Livro retrata o surgimento da humanidade em nosso planeta, a evolução das espécies até atingirmos a raça humana.
Se você também não acredita em "Adão e Eva", é seu dever ler este livro.
Clássico do Espiritismo, nos mostra o real motivo de chamarmos nosso planeta de escola, hospital, planeta Terra.
Local onde os espíritos menos evoluídos do planeta Capela foram encaminhados para a evolução, dando origem a todas as raças.
Didático, porém simples.
Desafiador e esclarecedor.
Para quem não acredita, serve como curiosidade então.
Vale muito a pena!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5