Noah Stalder

Noah Stalder Cesar Ferraz

Resenhas - Noah Stalder

Francine 07/02/2017

Não há sequer um momento de tédio durante a leitura!
Noah Stalder é uma leitura memorável! Distinto do que vemos no mercado literário, o autor Cesar Ferraz não hesitou ao criar um cenário que equilibra ficção científica e fantasia, com um quê distópico! Ele ousou trazer elementos de ambos os gêneros e enriquecer a narrativa, de alta qualidade, com reviravoltas inesperadas.

Noah é um habitante de Leekompur, lugar bastante avançado tecnologicamente e protegido por uma redoma que evita o contato da população com a radiação externa. Nesse lugar, o conhecimento é a verdadeira ambição, pois foi através da ciência que puderam sobreviver e criar a redoma.

De todos os assuntos que poderiam atrair a atenção de Noah, um particularmente lhe era mais curioso: andróides eletromenchs. Meio humanos, meio robôs, essa é uma tecnologia pertencente à Velha Era, cujos relatos só sobraram nas aulas de História dos Antepassados.

A verdade é que Noah tem sonhos frequentes envolvendo eletromenchs. Ele se envergonha um pouco por seu interesse aficcionado pelo tema, mas deseja desvendá-lo mais! Diferente do que esperam dos jovens de sua época, Noah não consegue evitar sua atração pelo passado.

Depois de apresentados a esse cenário tecnológico, já percebendo que Noah é mais do que um simples garoto, o autor Cesar Ferraz nos joga contra uma ameaça real ao protagonista: a redoma é invadida por ferozes criaturas e Noah precisa fugir para um lugar completamente desconhecido.

A narrativa em primeira pessoa é repleta de mistério e ação, aventura e reviravoltas! Não há sequer um momento de tédio durante a leitura, que flui com muita agilidade. Unido a Kristen, uma amiga que o acompanhou desde o início, Noah descobre ter uma importante missão a cumprir. Uma missão difícil, na qual conhecerá mais de si mesmo.

O autor soube conduzir Noah em sua jornada do herói. Acompanhamos seu amadurecimento e, principalmente, comprometimento com a causa a ser protegida. Passam-se alguns anos, vemos Noah e Kristen crescerem junto a outros personagens que vêm fazer parte do enredo. Fora da redoma, existem outras verdades e culturas, outras filosofias e criaturas que o autor apresenta com muita maestria. É possível notar, no enredo, o cuidado em trazer valores éticos no que se refere à vida e ao uso da tecnologia.

Esse é um infantojuvenil que recomendo para qualquer leitor que aprecia os gêneros ficção científica e fantasia, que busca sair da rotina e, principalmente, que valoriza uma literatura ousada.

Como fragilidades, destaco a presença de onomatopeias na narrativa (um estilo que não aprecio) e a rápida apresentação de informações que, algumas vezes, pedia uma releitura para não deixarmos nenhum detalhe escapar.

Não deixem de conferir essa incrível leitura! Vale a pena conhecer Noah Stalder!

[Resenha postada no blog My Queen Side]

site: http://www.myqueenside.com.br/2017/02/resenha-156-noah-stalder.html