A Fé explicada

A Fé explicada Leo J. Trese

Resenhas - A Fé explicada

Mika 30/11/2019

Muito bom!
Livro introdutório a apologética catolica, destrói vários mitos criado por protestantes.

lucas.pinheiro.5815 23/12/2018

A fé católica explicada
Um livro essencial para se compreender a fé católica. Depois de muito tempo, finalmente terminei!

O livro é dividido em três partes.
Na primeira são esclarecidas questões básicas da fé, por exemplo: quem é Deus? o que é o pecado, o que é graça e o que é virtude? O que é/ quem é a Igreja?
Na segunda parte, explica-se cada um dos dez mandamentos.
Na terceira parte, cuida-se dos meios de afirmação da fé, são detalhados cada um dos sacramentos (batismo, crisma, confissão, matrimônio, etc.), a função e estrutura da missa, a importância da oração, dentre outros pontos.

É um livro muito valioso, seja para quem é católico, seja para quem não é, mas deseja conhecer a religião que ajudou a formar o ocidente como conhecemos hoje e é uma das bases fundantes da cultura brasileira.

Raquel 03/03/2017

Emocionante
Um ótimo livro para todos, seja curiosos sobre o catolicismo que não tem base nenhuma, seja católicos para entender melhor sua fé.
Padre Leo Trese possui o dom das palavras. A escrita é clara, didática e emocionante. Ele descreve com primor filosofia, teologia e história do cristianismo e da Igreja no decorrer dos capítulos.
Houve tantos trechos que me emocionaram, mas esse me tocou em particular: "Às vezes, nós, os homens, pedimos coisas que achamos que seriam boas para nós; um trabalho melhor remunerado, mais saúde, a bênção de um filho num lar estéril. Mas Deus pode pensar de maneira diferente. Na sua infinita sabedoria, Ele vê até o último detalhe as conseqüências da menor mudança em nossas circunstâncias, tanto no que diz respeito a nós como aos outros. Um trabalho melhor remunerado pode causar-nos mais tarde um abrandamento na virtude. Uma saúde mais robusta pode privar-nos dessa carga de gloriosos méritos que os outros e nós estamos ganhando com a nossa doença. Um filho nesse lar estéril talvez possa ocasionar um dia a perda de uma alma. Seja o que for que peçamos, Deus não no-lo dará se não contribuir de algum modo para o nosso verdadeiro bem, se não nos levar ao fim para que Deus nos criou: a eterna felicidade com Ele no céu."

Felipe.Jose 13/04/2015

a Fé explicada
Ideal para aprofundamento teológico básico. Autor e doutrina católica, de fácil e entusiasmante leitura, recomendo a todos.

PAROQUIA DE ARE 06/12/2011

A Fé explicada
Crer com inteligência e pensar e agir à luz das verdades cristãs: estes são os dois objetivos deste livro do sacerdote norte-americano Leo Trese, autor de inúmeras obras sobre a doutrina e a espiritualidade católicas, das quais as mais importantes já foram lançadas no Brasil pela Quadrante.

Dividido em três capítulos principais – O Credo, Os Mandamentos, Os Sacramentos e a oração –, o livro mostra os pontos essenciais da fé cristã de um modo extremamente didático, amável e claro, o que facilita não só a compreensão do leitor mas também o trabalho de quem depois precisa transmitir o seu conteúdo aos outros, seja numa aula de catequese, seja ao conversar com os amigos.

A exposição das verdades da fé é sempre acompanhada de exemplos e de imagens que as ilustram e tornam mais facilmente compreensíveis pa-ra o homem comum, que raramente tem à sua disposição os conhecimentos teológicos especializados que o ajudem a tirar delas todo o seu significado.

Por outro lado, os principais argumentos contrários à fé, tanto recentes como históricos, são expostos com serenidade e respondidos com precisão e firmeza, de forma a resolver as principais dúvidas com que qualquer cristão de nível superior se defronta, quer em si, quer nos outros.

O aspecto mais atrativo desta obra são as inúmeras aplicações e conselhos práticos que o autor sugere, e que são uma ajuda poderosa para viver a fé, para encarná-la nas realidades do dia a dia.

Esta nova edição foi inteiramente revista e atualizada pelo novo Catecismo da Igreja Católica e pelo Código de Direito Canônico vigente. Possibilita, assim, uma ampla visão dos últimos aprofundamentos que a inteligência cristã tem feito sobre o riquíssimo depósito da fé cristã.

everton2040 15/12/2009

Essencial para catequistas
Todo catequista deve possuir esse livro, juntamente com o Catecismo da Igreja Católica.
O livro trata de forma clara, muitos assuntos, sempre em completa concordância à Tradição e ao Magistério da Igreja.