Uzumaki

Uzumaki Junji Ito

Resenhas - Caos

Kim 13/04/2024

?????
Nossa eu amei muitoooooo, chorei com o final não esperava algo assim amei os personagens achei o Shuichi um fofoo apesar de alguns acontecimentos...

Yuri.Dourado 09/03/2024

O fim
Esperei chegar no último para comentar, mas a verdade é que como uma espiral o fim também serve para passar pelo começo e vice-versa. Junji Ito chegou de forma avassaladora sobre minha opinião, eu que sempre fugi de horror/terror já terminei a quinta leitura dessa temática graças a esse autor. O máximo que li antes foi uns contos de horror do Joe Hill.

Mas Junji Ito sabe te prender. Ler qualquer coisa sua, pelo menos pra mim, é como ficar fixado na espiral. Não importa o sentido conclusivo que queremos dar, mas sim a apreensiva sensação que brota a cada página.

Uzumaki é um tipo de história que sem abertura você vai se conectar pouco. É necessário aceitar a premissa da fantasia e mergulhar na experiência. Cada uma das pequenas histórias pavimenta o absurdo que promove o enredo, e é assim que sem perceber mais de 600 páginas passam voando. Sem a necessidade de sempre estar inventando a roda, pois o óbvio também conecta. Supor que aquele personagem fará uma coisa e, no fim, ele realmente fazer também é incrível. Mas Uzumaki não é só personagens e falas, é paisagem e contemplação. É perceber que sua atenção flutua para o centro da espiral, queira você ou não.

Sua atenção flutua para o centro da história. As páginas circulam em sua vista com as paisagens mais absurdas e fixantes. É uma beleza visual por inteiro. Uma grande história, com uma belíssima ilustração.

Alle_Marques 24/12/2023

... Casas, Furacões e Labirintos
...
[...] Cada século, ou cada séculos, a espiral assombra a cidade... [...]
...
Não sei o que exatamente esperava que o final entregasse, é uma história absurda demais para tirarmos muitas conclusões por conta própria, mas não se parece em absolutamente nada com o que imaginei, seja isso bom ou não.

É um enceramento tão surreal quanto a história é desde o início, e pra nós, o que resta é admitir que, gostando ou não, entendendo ou não, ele é fiel, entrega o que promete e é coerente com todas as esquisitices que Junji Ito nos apresenta até ali. É um final fechado, que incomoda e nos deixa pensativos, então funciona, além disso, o final é apenas um capitulo, os mangás, do primeiro ao último, se sustentam bem, tanto juntos quanto separados, é uma história mais bizarro do que a outra, que nos deixam cada vez mais apreensivos e curioso.

Nesse enceramento, temos uma história sinistra que fica cada vez mais tensa a cada capitulo, desenhos bizarros e bem feitos, situações desconfortáveis, estranhas e angustiantes, e tudo isso com a sensação constante de que qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento e ninguém vai sair ileso disso. Além disso, Junji Ito deixa de lado a conformidade, para dar lugar a sobrevivência, a inquietação e ao medo, esse último volume pode não ser tão macabro e violento quanto seus antecessores, mas é tão incomodo quanto, aqui não temos mais tanto daquela passividade desconfortável e angustiante dos moradores da cidade, embora ainda resista em alguns, mas também, as coisas crescem em um nível que é impossível continuar ignorando tanto absurdo.

Sobre a Kirie, ela é uma figura que vale a pena prestar atenção, ela continua sempre sendo jogada nos meios de tudo, parece que nenhuma bizarrice acontece sem ela estar por perto, isso me fez pensa em qual seria seu verdadeiro papel nessa história, se ela realmente tem alguma relevância ou, talvez, seja apenas a testemunha necessária que a insanidade – ou a espiral – precisa para funcionar. De qualquer forma, a única certeza que tenho agora é a de que, depois dessa trilogia, eu nunca mais verei uma espiral da mesma forma.
11ª HQ de 2023, 38ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

beIinha 15/10/2023

Muito bom, mas complicado
Quando se tem uma obra tão magnífica quanto uzumaki, durante toda a leitura há uma preocupação em como vai terminar. se o final vai estar à altura do que se espera ou não, se vai se parecer um pouco com as expectativas, ou as vezes você nem sabe que expectativas ter.

mesmo com algo como aquele gostinho amargo que fica na boca depois de comer algo, eu gostei. tudo eh o que tem que ser. e o junji ito concluiu uma obra importantíssima pra mostrar seu talento pro mundo. uzumaki me rendeu bons momentos, e sou grata a ele por isso!!

(o capítulo extra achei de extremo mal gosto que estivesse posicionado aleatoriamente logo após o final de uma história da magnitude que uzumaki tem. até você perceber que não tem nada a ver com a história que você leu durante quase 20 capítulos, você ha se frustou e passou raiva. poderia até ser uma história boa, mas mal posicionada do jeito que foi, não passa de um pé no saco.)

:) alisson 07/08/2023

Que experiência ler essa trilogia do junji Ito. o cara é um gênio (e tanto maluco kk). fazia tempos queria pegar pra ler alguma coisa do junji e começar pela trilogia uzumaki foi certeiro

as ilustrações são impecáveis. o enredo e as ilustrações brutais e insanas foram maravilhosos. tinha momentos que me dava agonia. a trilogia uzumaki: espiral do horror é, simplesmente, *incrível* apesar de não ter gostado do desfecho da história mas recomendo muito!

*coitada da kiria*

Carolina1127 06/02/2023

Uma obra-prima do horror.
Me decepcionei com o final, mas devo admitir que ele fechou bem a história.

Despertou meu interesse por outras obras do autor. Com certeza lerei mais do mestre Junji Ito.

Maria 25/10/2022

Amei
O início desse volume foi a experiência mais aflita que já tive. Foi nojento, estranho, perturbador. E já deixou claro que Junji Ito não vem pra brincadeira, foi o "pior" conto desse mangá. Eu gostei da reta final, ela não é "tão horror" como o resto do mangá, mas diz muito sobre seres humanos lidando com aquele mundo. O final é bom, e fecha bem a história.

highbythem00n 21/06/2022

Melhor história do junji ito ?
(Vou por o mesmo texto nos 3 volumes)

Das edições em português, só me falta ler uma e sem sombra de dúvidas uzumaki é a minha preferida! Não sei se por ser a com mais volumes da mesma história, porém a construção dela, dos personagens, as artes, a criatividade, os plots ABSOLUTAMENTE TUDO é muito bem feito. É surreal de bom, é agonizante, dá afliceta, é bonito e nojento de se ver. Sem palavras, perfeito, incrível, eu amo

Winter 21/03/2022

Uau... e eu pensei que os dois primeiros volumes eram loucos. Este leva a loucura a um nível totalmente novo.

Mas, de qualquer forma, um ótimo final para uma ótima série. Se você gosta de histórias assustadoras e únicas, eu definitivamente recomendaria pegar esta, e espero que você goste tanto quanto eu.

lala 19/01/2022

as obras do junji ito são tão perturbadoras que chegam a ser instigantes, sem falar do traço desse homem que eu sou completamente apaixonada. adorei, quero consumir mais do trabalho dele.

Kassandra.Janis 25/10/2021

Perturbador
Finalmente o encerramento dessa história, que como os demais, se mantém extremamente perturbador, em certos pontos até pior que os primeiros. Achei o todo incrível, a história é muito boa, te incomoda, em momentos você sente nojo, medo, uma obra prima do terror.

Mateus 02/10/2021

Odiei
Simplesmente odiei esses volumes, o mangá ficou extremamente irritante e bobo, os personagens estão diante de situações sobrenaturais desde o primeiro volume mas continuam agindo como se fosse novidade e agindo de forma idiota, as reações aos acontecimentos são muito falsas, não consegui aproveitar a historia em nenhum momento, sem falar do final que pra mim foi totalmente sem graça, apesar de que isso foi culpa minha que esperei demais.

frogmandica 28/07/2021

Não queria nem dormir mesmo
Mano?? Eu comecei a ler porque estava interessada em ler algum mangá de horror, fui atrás de cobre e achei ouro. Fiquei mal, perturbada, de tudo um pouco, queria dar um tapa na protagonista, ajudar os outros personagens inclusive a protagonista, eu tô abismada e espero conseguir dormir hoje