Uzumaki

Uzumaki Junji Ito

Resenhas - Caos

Thaisa 29/10/2020

Finalmente chegou a hora de falar sobre o último volume de "Uzumaki": essa edição contém os capítulos que vão do 13° ao 19° - e ainda conta com um capítulo extra, "Galáxia".
A jornada de Kirie Goshima, seu namorado Shuichi e sua família segue seus derradeiros passos nas histórias "O Casebre do Demônio", "Borboleta", "Caos I", "Caos II", "A Fuga", "Labirinto" e, por fim, "Ruínas".
Depois de um furacão ter atingindido a incomum cidade de Kurôzu-cho, lar de Kirie e lugar que parece amaldiçoado por insólitas espirais, os protagonistas enfrentarão, mais uma vez, o inominável: seu maior inimigo tentará de tudo para prendê-los na cidade...
Além de explorar a sociedade como um todo, seus aspectos positivos e negativos, sua humanidade e seu egoísmo, Ito fechará o ciclo de tudo que presenciamos até o momento - e a maneira como ele escolhe fazer isso é simplesmente genial; sem dar respostas, ele nos dá todas as respostas. E cada uma delas é incrível (assim como o destino de cada personagem).
Tirando o medo do real que nos cerca, o mangaká consegue aterrorizar seu leitor através do extraordinário, do inimaginável e do desconhecido, entregando um final bem amarrado, mais do que surpreendente, e carregado de uma agonia enorme e uma intensa melancolia que, propositalmente, finalizam uma narrativa tão complexa de forma magistral.
Agora posso dizer, com todas as letras, que "Uzumaki" é o melhor mangá que li (e vivi!), chocando a cada página, assustando com toda a sua excentricidade, e transformando Junji Ito um dos melhores contadores de história que esse mundo já conheceu.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

:) alisson 07/08/2023

Que experiência ler essa trilogia do junji Ito. o cara é um gênio (e tanto maluco kk). fazia tempos queria pegar pra ler alguma coisa do junji e começar pela trilogia uzumaki foi certeiro

as ilustrações são impecáveis. o enredo e as ilustrações brutais e insanas foram maravilhosos. tinha momentos que me dava agonia. a trilogia uzumaki: espiral do horror é, simplesmente, *incrível* apesar de não ter gostado do desfecho da história mas recomendo muito!

*coitada da kiria*

Winter 21/03/2022

Uau... e eu pensei que os dois primeiros volumes eram loucos. Este leva a loucura a um nível totalmente novo.

Mas, de qualquer forma, um ótimo final para uma ótima série. Se você gosta de histórias assustadoras e únicas, eu definitivamente recomendaria pegar esta, e espero que você goste tanto quanto eu.

Kim 13/04/2024

?????
Nossa eu amei muitoooooo, chorei com o final não esperava algo assim amei os personagens achei o Shuichi um fofoo apesar de alguns acontecimentos...

Alle_Marques 24/12/2023

... Casas, Furacões e Labirintos
...
[...] Cada século, ou cada séculos, a espiral assombra a cidade... [...]
...
Não sei o que exatamente esperava que o final entregasse, é uma história absurda demais para tirarmos muitas conclusões por conta própria, mas não se parece em absolutamente nada com o que imaginei, seja isso bom ou não.

É um enceramento tão surreal quanto a história é desde o início, e pra nós, o que resta é admitir que, gostando ou não, entendendo ou não, ele é fiel, entrega o que promete e é coerente com todas as esquisitices que Junji Ito nos apresenta até ali. É um final fechado, que incomoda e nos deixa pensativos, então funciona, além disso, o final é apenas um capitulo, os mangás, do primeiro ao último, se sustentam bem, tanto juntos quanto separados, é uma história mais bizarro do que a outra, que nos deixam cada vez mais apreensivos e curioso.

Nesse enceramento, temos uma história sinistra que fica cada vez mais tensa a cada capitulo, desenhos bizarros e bem feitos, situações desconfortáveis, estranhas e angustiantes, e tudo isso com a sensação constante de que qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento e ninguém vai sair ileso disso. Além disso, Junji Ito deixa de lado a conformidade, para dar lugar a sobrevivência, a inquietação e ao medo, esse último volume pode não ser tão macabro e violento quanto seus antecessores, mas é tão incomodo quanto, aqui não temos mais tanto daquela passividade desconfortável e angustiante dos moradores da cidade, embora ainda resista em alguns, mas também, as coisas crescem em um nível que é impossível continuar ignorando tanto absurdo.

Sobre a Kirie, ela é uma figura que vale a pena prestar atenção, ela continua sempre sendo jogada nos meios de tudo, parece que nenhuma bizarrice acontece sem ela estar por perto, isso me fez pensa em qual seria seu verdadeiro papel nessa história, se ela realmente tem alguma relevância ou, talvez, seja apenas a testemunha necessária que a insanidade – ou a espiral – precisa para funcionar. De qualquer forma, a única certeza que tenho agora é a de que, depois dessa trilogia, eu nunca mais verei uma espiral da mesma forma.
11ª HQ de 2023, 38ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Lary 09/02/2020

A ESPIRAL DO HORROR
Não é à toa que Ito é considerado o mestre do horror, a maneira como ele brinca com as formas deixando as assustadoras é incrível. O final me pareceu um pouco confuso e estranho, irei reler para entender melhor. A obra é excelente, muitíssimo recomendado!!

frogmandica 28/07/2021

Não queria nem dormir mesmo
Mano?? Eu comecei a ler porque estava interessada em ler algum mangá de horror, fui atrás de cobre e achei ouro. Fiquei mal, perturbada, de tudo um pouco, queria dar um tapa na protagonista, ajudar os outros personagens inclusive a protagonista, eu tô abismada e espero conseguir dormir hoje

Maria 25/10/2022

Amei
O início desse volume foi a experiência mais aflita que já tive. Foi nojento, estranho, perturbador. E já deixou claro que Junji Ito não vem pra brincadeira, foi o "pior" conto desse mangá. Eu gostei da reta final, ela não é "tão horror" como o resto do mangá, mas diz muito sobre seres humanos lidando com aquele mundo. O final é bom, e fecha bem a história.

highbythem00n 21/06/2022

Melhor história do junji ito ?
(Vou por o mesmo texto nos 3 volumes)

Das edições em português, só me falta ler uma e sem sombra de dúvidas uzumaki é a minha preferida! Não sei se por ser a com mais volumes da mesma história, porém a construção dela, dos personagens, as artes, a criatividade, os plots ABSOLUTAMENTE TUDO é muito bem feito. É surreal de bom, é agonizante, dá afliceta, é bonito e nojento de se ver. Sem palavras, perfeito, incrível, eu amo

Gustavo 29/11/2012

Péssima finalização
O mangá conta a estória de Kurôzu-Cho, uma cidade japonesa que começa a ser assombrada pelas espirais, assim diversas bizarrices vão acontecendo ao longo do livro, por exemplo, pessoas virando caracóis. Devo dizer que fiquei intrigado com tais acontecimentos envolvendo a espital, portanto quis ir até ao final para entender o porquê. Terminei... e não recomendo. Mesmo com um enrendo de certa forma interessante o final decepciona.
Egberto 12/07/2012minha estante
O terceiro volume para mim não foi tão bom, o final pior ainda. Mas o primeiro e o segundo são muito bons.

Jak 06/11/2014

O porque sem resposta.
Ele cria toda uma trama em volta da cidade com acontecimentos muito bizarros, gerando muitos porquês que ao final ficam sem respostas. Se tornando ao final uma historia com grande potencial que não é aproveitado.

Mateus 02/10/2021

Odiei
Simplesmente odiei esses volumes, o mangá ficou extremamente irritante e bobo, os personagens estão diante de situações sobrenaturais desde o primeiro volume mas continuam agindo como se fosse novidade e agindo de forma idiota, as reações aos acontecimentos são muito falsas, não consegui aproveitar a historia em nenhum momento, sem falar do final que pra mim foi totalmente sem graça, apesar de que isso foi culpa minha que esperei demais.