Tempo de Perdoar

Tempo de Perdoar John Grisham

Resenhas - A Herança

José Carlos 05/04/2024

Um pouco decepcionado!
São 550 páginas, e até a página 350 foi só enrolação (sim, eu reparei nisto)! Sou fã do autor, e depois de ?tempo de matar?, estava ansioso por ver Jack em ação novamente! Mas enrolou muito! O julgamento, que considero a melhor parte nos thrillers jurídicos, foi muito rápido e aconteceu somente muito próximo ao final! Achei a solução final para os problemas financeiros de Jack o cúmulo (para não dizer ?beirando a corrupção?)! Descobri aqui nas resenhas que tem outro livro com Jack Brigance, mas o final dele já foi contado neste! Vou ler igual! Achei que ?tempo de perdoar? deixou a desejar, mas seguimos para o próximo John Grisham logo logo!

giovanni 19/03/2024

Direito
Esse livro é mais puxado pro direito, se passa muito tempo dentro do tribunal e no processo de defesa do advogado. tem um monte de reviravolta e mostra mt da injustiça que acontece. quente!!!

Joshua Amaral 16/03/2024

Enrolação
Sou fã do autor já li e espero ler outros livros dele, mas esse foi uma enrolação terrível. Muita tecnicidade, deixando a leitura enfadonha. Não gostei!

Gi.Mendes.Ap 08/03/2024

Emocionante!
Stuart Kofer, um policial exemplar de uma pequena cidade do Mississipi, é assassinado pelo filho de sua namorada após chegar em casa bêbado e agredi-la. Drew achava que sua mãe estava morta após encontrá-la desmaiada. Temendo por sua vida e de sua irmã mais nova, ele entra no quarto onde Kofer está dormindo e o mata com um tiro. Jake Brigance é obrigado pelo Juiz a aceitar ser o advogado de defesa do garoto de 16 anos que matou um policial, onde a população está estarrecida pedindo pena de morte para Drew.

No início, a leitura é bem arrastada, mas conforme avançamos, somos apresentados aos fatos pela promotoria e defensoria do caso. Kofer apesar de muito querido na comunidade, também tinha seu lado sombrio e ignorado pelos colegas que o acobertavam em meio a bebedeira e a agressividade que ele demonstrava em bares e em casa, descontando em sua namorada e seus filhos. A escrita às vezes se mostra arrastada repetindo alguns fatos, e outras vezes é extremamente imersiva, fazendo com que o leitor se sinta no tribunal diante do julgamento. O autor consegue nos fazer sentir raiva e compaixão ao mesmo tempo, vendo o sofrimento dos familiares de Kofer e de Josie com as escolhas erradas que ela fez e que acabaram refletindo na vida de seus filhos.
O livro tem diversos momentos emocionantes e não achei a leitura maçante, mesmo se tratando de tribunais, e recursos, o autor soube trabalhar cada processo para ser entendido de forma simples pelo leitor.
O final não foi o que eu estava esperando, mas foi bem definido e se encerrou bem. Para leitores que perseverarem no início lento, a leitura pode ser bem emocionante e agradável!

?Josie começou a secar os olhos enquanto observava seu pobre filho. Que tragédia, que confusão, que vida infernal ela tinha proporcionado aos filhos. Ela carregava o fardo de uma centenas de decisões erradas e sofria com a culpa de ser uma mãe tão ruim.
-Não chora mãe - disse ele por fim. -Eu vou sair daqui um dia e a gente vai estar junto de novo, só nós três.
-Tomara que sim, Drew. Eu rezo todos os dias por um milagre.?

TioBriel 09/02/2024

Trama ótima e desdobramento mais satisfatório do que justo
Quando cheguei nos últimos 8 capítulos passei da hora de dormir, pois não consegui parar de ler!
A trama acompanha o nosso advogado Jake que conseguiu um julgamento favorável e unânime no caso do pai negro que assassinou o estuprador (branco) de sua filha no livro "Tempo de matar".
Nessa nova narrativa que se passa 3 anos depois dos últimos acontecimentos, Jake através do pedido de uma carta, passa a defender o testamento de Seth Hubard, um homem branco assolado pela velhice e pelo câncer em metástase que cometeu suicídio antes de ser vencido pela doença. Antes de consumar o ato, Seth escreveu o documento à mão deixando 90% dos seus bens para sua empregada negra, e aparentemente planejava tudo há muito tempo.
Muitas questões na vida de Jake que não foram desenvolvidas no livro anterior, neste são resolvidas. Ele não deixa de ser um profissional brilhante, porém vemos no julgamento, que ele contou com muita sorte, e não vou dizer muita coisa para não dar spoilers.
Apesar de ser uma narrativa empolgante e emocionante do início ao fim, falta "algo" para se tornar perfeita, eu só não sei dizer o que é. Só posso dizer que esse é o quinto e não último livro que leio do autor.
Para quem faz direito e gosta de literatura recomendo muito.

Ps: como no título achei o final satisfatório, mas não acho que foi totalmente justo. A justiça não poderia ser alcançada com todo o nosso passado trágico e bárbaro. O que podemos conseguir e com muito esforço é apenas uma pequena reparação "satisfatória".Vocês que lerem tirarão suas próprias conclusões.

Paulo Silas 27/01/2024

"Tempo de Perdoar" retorna ao ponto de partida da escrita ficcional de John Grisham. A obra retoma o ambiente e os personagens do primeiro livro publicado pelo autor, "Tempo de Matar", o que por si só, esse efeito nostálgico, já é um fator que motiva o leitor a se aventurar em mais uma boa história de Grisham. Some-se isso ao enredo cativante, típico de sua escrita, que faz com que os personagens vivenciem novos momentos de angústia, medo, raiva e desespero em mais um grande julgamento que abala a pequena localidade, e o que se tem é mais um ótimo livro do escritor para se ler sem qualquer chance de desapontamento.

O livro traz o protagonista Jake Brigance assumindo mais um caso que abala a cidade, acarretando em diversas consequências para a sua vida profissional e pessoal. Um rapaz de dezesseis anos, após vivenciar mais uma noite de terror ouvindo sua mãe ser agredida pelo companheiro, julgando-a morta após um novo episódio de violência, atira contra o padrasto enquanto o agressor dormia. Na cena do crime está também sua irmã mais nova, que chora com a mãe nos braços. Dentre os vários problemas para além do próprio homicídio estão o fato de a mãe não ter morrido e o sujeito morto se tratar de um policial bastante agraciado pela comunidade. A defesa do garoto é novo caso que o advogado Jake Brigance tem em mãos, passando então a lutar não apenas pelo seu cliente assim nomeado pela justiça, mas também para manter o mínimo de cordialidade na pequena cidade que não vê com bons olhos um defensor de alguém que matou um policial.

A escrita de Grisham segue afiada e prazerosa nessa obra. As conexões feitas com "Tempo de Matar" são sutis e muito bem construídas, permitindo que mesmo quem eventualmente não tenha lido o primeiro livro possa desfrutar tranquilamente da leitura de "Tempo de Perdoar". As minúcias sobre o desenvolvimento da investigação e do processo até a fase do julgamento (o grande ápice da história) são muito bem relatadas, mantendo-se o bom tom sem deixar o livro pesado ou chato. Enfim, um típico livro de John Grisham, de modo que por assim ser merece uma boa leitura.

Rodrigo 24/01/2024

Forte!
O autor consegue nos transportar para a história com diálogos fortes e que nos prendem à leitura. Personagens bem construídos e que nos fazem sentir com eles as mais diversas sensações.

Daniela Botelho 11/01/2024

Um livro muito bom e envolvente.
Quem fala que tem muito juridiquês leu errado, rs. Muito pelo contrário, como advogada, fico mt confortável de dizer q ele consegue traduzir o processo penal estadunidense de forma q qualquer pessoa consiga entender perfeitamente a parte jurídica. No mais, é um livro que trata de um julgamento, estratégias de defesa, possíveis recursos etc, é óbvio que vai ter terminologia jurídica, oq que não prejudica nada o entendimento do texto, graças ao talento do autor. Quem não gosta de livros com abordagem jurídica pode buscar outros autores mais rasos...

Annaplima 26/12/2023

“ – Você estava sofrendo essas agressões terríveis mas nunca procurou ajuda?
– De quem?
– Que tal as autoridades? A polícia?
– Senhor, eu estava sendo estuprada pela polícia.”
Uma trama muito boa.

Maitê Kp 13/12/2023

Uma história bem interessante. Mas se arrasta? nossa como se arrasta. Grande parte dela se desenvolve sobre o julgamento do assassino. Achei o final sem graça. No final meio que foi tudo muito corrido. Mas vale a pena ler? tem momentos emocionantes.

Kelly 22/10/2023

Suspeita
Isso que eu sou quando faço avaliações de livros do John. Ele é simplesmente meu autor favorito. Eu amo a forma como ele constrói a narrativa, como as ligações são feitas, como os personagens se apresentam... Ele faz com que a gente se interesse por direito de uma forma única no mundo, ao mesmo tempo que informa, instrui e também nos mostra brigas grandes que nunca sequer imaginaríamos que possa existir por aí.
Ao trazer Jake de volta, meu coração se aqueceu e me fez perceber que eu leria fácil uma temporada inteira com a vida dele, ainda que fosse pacata. O final me surpreendeu demais, não esperava de jeito nenhum, mas gostei. Achei digno pra uma história tão densa.

Dreads 10/07/2023

Instigante
Quem sempre está em busca de decisões fáceis? Se nossa vida fosse baseada apenas em decisões simples, com certeza a substituição por robôs se daria em tempo recorde. Acho que essa é a beleza e a maldição de sermos seres pensantes. O que faria se estivesse em suas mãos a decisão de executar ou não um jovem? Quais o impactos da sua decisão? A premissa do livro é ótima. Mostra como a vida tem decisões difíceis a todo momento. E o escritor constrói muito bem todas as tramas que levam a isso. Já li vários livros do autor e, apesar de usar personagens recorrentes na história e em seus livros, esse não parece mais um. É uma história que prende, com o autor se esforçando (e conseguindo, na minha opinião) fazer com que o leitor se sinta à vontade com a linguagem usada, no caso, muito jurídica. O caso em questão, é de um assassinato em que um jovem é acusado e deve ser levado para a pena de morte. O que você faria se fosse o advogado de defesa do acusado? E se não quisesse defendê-lo? E se fizesse parte do júri? E se fosse da família do acusado, ou da família do advogado de defesa ou, até mesmo, colega de trabalho? Então, no meio de tantas decisões a serem tomadas, o autor leva você a diversos questionamentos, que deixam a leitura extremamente cativante. Eu diria um dos melhores do autor. O livro é longo e em nenhum momento me pareceu enfadonho. 5 estrelas com certeza!

Elizabeth.Figueire 20/05/2023

Leitura finalizada
Gostei muito da leitura, o desenvolvimento da história te prende até o fim. Só não dei cinco estrela porque eu esperava mas do final.

Troia 04/03/2023

Triste. Mas real.

Mas confesso que foi o livro do Grisham que menos gostei até agora. Já li "A confissão" e "O homem Inocente".
Mas pelo desenvolvimento da história, esperava um final um pouco mais surpreendente. Um pouco mais marcante.

Juliana 26/12/2022

Boa leitura
Uma boa continuação do livro tempo de matar. Mas achei o final um pouco idealizado, mais do mesmo. Uma história policial de violência e um julgamento bombástico. Nada de muito surpreendente.