Tempo de Perdoar

Tempo de Perdoar John Grisham

Resenhas - A Herança

Elizabeth.Figueire 20/05/2023

Leitura finalizada
Gostei muito da leitura, o desenvolvimento da história te prende até o fim. Só não dei cinco estrela porque eu esperava mas do final.

Juliana 26/12/2022

Boa leitura
Uma boa continuação do livro tempo de matar. Mas achei o final um pouco idealizado, mais do mesmo. Uma história policial de violência e um julgamento bombástico. Nada de muito surpreendente.

Simone 24/11/2022

Um crime x o preconceito
O livro trouxe um tema bem polêmico que é a pena de morte, porém, não só isso o racismo esteve muito presente. Confesso que mesmo sabendo que o racismo ainda existe, me choca ler que ainda existam comentários como "funeral de branco" ou bar de negros.
Toda a trama girou em torno do crime de um policial por seu enteado, seu julgamento, as pessoas e profissionais envolvidos.
Para mim os pontos focais foram racismo, família desestruturada, violência doméstica, abuso de poder, mas também compaixão.

Margo_livros 04/09/2022

Presunção de inocência
Os livros do autor, do qual adoro, são sempre questionadora, e envolta em questões difíceis de lidar.

Nesta narrativa não foi diferente, ambientada em Estado com a pena de morte vigente, o enredo envolve assassinato, abusos físicos e sexuais, questões sociais de desamparo, além do estigma do poder dos agentes da lei.

Sim,uma leitura que prende, apesar dos diversos procedimentos jurídicos. Apaixonante por fazer questionamentos tão presentes em nossos dias, sejam quanto culpabilidade, inocência, legítima defesa, dentre outros.

mere 20/02/2022

O tipo de livro que eu gosto. Sem.enrolação e com uma boa história. Recomendo pra quem gosta de livros policiais.

Dâmares Dias 06/07/2022

Fazia tempo que eu não lia algo tão bom de John Grisham... Já li vários livros do autor, alguns muito bons e alguns que parecem que foram escritos somente para cumprir contratos...
Esse com certeza está na lista dos bons. Os personagens já são conhecidos dos livros "Tempo de matar", que aborda brilhantemente a questão racial e a pena de morte; "A herança" que também tem como pano de fundo a questão racial... Em "Tempo de perdoar" somos convidados a pensar mais uma vez sobre a pena de morte, violência doméstica, crimes envolvendo crianças e adolescentes, seja como vítimas ou como autores, tudo de um jeito brilhante... O personagem de Jake, o advogado de defesa, é bem construído... Em nenhum momento deixei de achar o livro interessante, suas quase 700 páginas tem a dose certa de enrolação, pra não fazer o leitor perder o interesse. Recomendo muito a leitura, se possível, depois dos 2 outros que mencionei acima...

Thales Moreira 03/06/2022

Um thriller jurídico instigante
Em Tempo de Perdoar, John Grisham traz mais uma história arrebatadora com o advogado Jake Brigance. Mais uma vez Jake se vê envolvido em um caso com pedido da pena de morte, contudo, a situação é agravada pelo fato de a vítima Stuart Kofer, um policial aparentemente benquisto pela sociedade de Clanton. Ainda pior, o crime foi cometido pelo filho da atual namorada de Kofer, Drew Gamble, um garoto franzino que não aparenta ter sua idade real, de 16 anos. O motivo do assassinato, o menino pensou que Kofer havia matado sua após mais uma sessão de agressões e queria proteger a si e sua irmã mais nova, Kiera, de 14 anos.

Com a corporação policial inteira contra ele, Brigance vê antigos amigos se ressentirem do seu papel em defender o assassino de um colega de farda. Entretanto, o caso começa a tomar rumos ainda mais inesperados com algumas revelações que completam o quebra-cabeça que é Stuart Kofer e como sua imagem pública não se sustentava na vida privada. Mesmo sob ameaças e ataques da família do policial, Brigance se empenha cada dia mais no caso, o que coloca outros processos de seu escritório em perigo e faz com que sua fama na pequena cidade se torne ainda pior.

Tempo de Perdoar certamente traz um enredo envolvente, que torna quase impossível largar o livro sem saber o que irá acontecer aos personagens nas próximas páginas e como cada linha da história vai se desenrolar. Grisham demonstra uma condução magistral, sem se perder nos argumentos e expondo discussões importantes no ano em que se passa a história bem como nos dias atuais, como a pena de morte e situações de violência doméstica, especialmente quando são causadas por pessoas que possuem o dever de proteção.

Não há uma página de história que torne a leitura maçante e arrastada, sendo possível terminar esse livro tão extraordinário em pouquíssimo tempo. Também é impossível não se solidarizar com a história da família Gamble, que parece ter poucos momentos de paz e alegria, enquanto sobrevive a muito custo numa sociedade que parece pouco se importar se eles estão bem ou não. O que também ressalta a forma como Jake e sua esposa, Carla, se envolvem e colocam em risco as próprias finanças para tentar ajudar a outra família.

Por fim, outro ponto que merece destaque é a atuação impecável de Brigance como advogado durante as sessões do julgamento de Drew. As pequenas emboscadas e argumentação forte utilizadas por ele dão ainda mais energia às cenas, sem deixar o ritmo da história arrefecer. Com certeza uma leitura obrigatória para aqueles fãs de um bom romance instigador.

Virgílio César 22/12/2021

Esse livro não me agradou. Muita enrolação. O julgamento só começa depois de você ter lido 70% do livro (sei a porcentagem pois li no Kindle). Se consideramos que tem 560 páginas, o julgamento começa quase na página 400. Antes disso é entediante.

Flavia.Oliveira 08/03/2022

Confesso que demorei um pouco para engrenar na leitura. Achei o começo meio paradão? mas depois de um bom pedaço do livro as coisas mudam! Reviravoltas e segredos revelados! O julgamento, sem dúvida, é o ponto alto! Bom livro policial!

Joshua Amaral 16/03/2024

Enrolação
Sou fã do autor já li e espero ler outros livros dele, mas esse foi uma enrolação terrível. Muita tecnicidade, deixando a leitura enfadonha. Não gostei!

Amanda3913 21/01/2022

Livro incrível e surpreendente!
Esse é o segundo livro de John Grisham que leio. Tudo começou com ?Tempo de Matar?, livro pelo qual fiquei encantada e criei verdadeira admiração pelo advogado Jake Brigance.

Sendo assim, resolvi ler outra história que se passasse na mesma cidade e que tivesse como núcleo os personagens do outro livro.

Apesar de ter gostado muito da primeira leitura, tive críticas pontuais, o que não aconteceu em ?Tempo de Perdoar?!

Novamente termino o livro gostando muito de Jake. Um advogado retratado de maneira sincera, com todas as suas dúvidas e temores, mas, que defendeu com unhas e dentes seu cliente.

Criei verdadeira simpatia por Drew e Kiera, crianças fortes que passaram por muitos traumas e se mantiveram firmes, carinhosos e inteligentes.

A esposa de Jake, Carla, teve um papel fundamental na obra, o que não havia ocorrido no primeiro livro. A escolha dela e de Jake, ao final, foi simplesmente adorável.

A leitura é agradável, simples e viciante. Impossível largar o livro.

Novamente discordo dos comentários que afirmam serem utilizados muitos detalhes jurídicos. Entendo todos como necessários e sem a forçação de juridiquês.

Consigo entender a frustração de muitos quanto ao final em aberto, mas qualquer outro final seria forçado e ficaria apenas na ficção (o final criado por Grisham é muito mais realista). Na minha opinião, foi um final excelente! Recomendo fortemente!

Ansiosa para outras obras do autor!

Juliana990 25/01/2022

Um bom retorno depois do primeiro livro? tempo de matar. Trama jurídica bem explicada, que até os não familiarizados com os termos entendem. Dramas pessoais importantes é impossível não tomar partido. Indico!

Daniela Botelho 11/01/2024

Um livro muito bom e envolvente.
Quem fala que tem muito juridiquês leu errado, rs. Muito pelo contrário, como advogada, fico mt confortável de dizer q ele consegue traduzir o processo penal estadunidense de forma q qualquer pessoa consiga entender perfeitamente a parte jurídica. No mais, é um livro que trata de um julgamento, estratégias de defesa, possíveis recursos etc, é óbvio que vai ter terminologia jurídica, oq que não prejudica nada o entendimento do texto, graças ao talento do autor. Quem não gosta de livros com abordagem jurídica pode buscar outros autores mais rasos...

Kelly 22/10/2023

Suspeita
Isso que eu sou quando faço avaliações de livros do John. Ele é simplesmente meu autor favorito. Eu amo a forma como ele constrói a narrativa, como as ligações são feitas, como os personagens se apresentam... Ele faz com que a gente se interesse por direito de uma forma única no mundo, ao mesmo tempo que informa, instrui e também nos mostra brigas grandes que nunca sequer imaginaríamos que possa existir por aí.
Ao trazer Jake de volta, meu coração se aqueceu e me fez perceber que eu leria fácil uma temporada inteira com a vida dele, ainda que fosse pacata. O final me surpreendeu demais, não esperava de jeito nenhum, mas gostei. Achei digno pra uma história tão densa.