Parafusos

Parafusos Ellen Forney

Resenhas - Parafusos - Mania, Depressão, Michelangelo e Eu

Lia 31/12/2023

Autobiográfico
A artista quadrinista Ellen Forney conta sua história desde que recebeu o diagnóstico de transtorno bipolar. Relata seus medos, principalmente o de perder sua capacidade criativa, suas ansiedades, suas varias tentativas em encontrar a medicação correta para seu caso.

De uma forma educativa, traz indicação de livros, dados científicos, referências de pessoas famosas que também apresentavam o mesmo transtorno.
Fica a dica para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.

Mima 18/12/2023

Bem legal!
Parece que a gente realmente ta dentro da cabeça de uma pessoa bipolar e entende o que ela ta passando e sentindo

Margarete 03/11/2023

Como fazer um quadrinho sobre doença mental com humor
A autora, Ellen Forney, quadrinista do underground norte-americano, um belo dia descobre que suas flutuações de humor não são coisas normais e sim uma doença chamada Transtorno Bipolar de Humor. Com um traço simples, mas eficiente, Ellen conta corajosamente a sua história, desde o diagnóstico até os dias atuais, já estabilizada. O Transtorno é uma doença séria, difícil de ser diagnosticada e que pode levar à morte. Apesar do tema pesado, Ellen é tão hábil ao contar sua história que você se envolve e até ri com ela. Maravilhoso

Thais.Carvalho 23/09/2023

A artista Ellen Forney conta, através de quadrinhos incríveis, sua trajetória desde o diagnóstico de transtorno bipolar. Ela conta seus medos e preocupações, os altos e baixos que viveu nos momentos de mania e depressão, os acertos e erros até encontrar a medicação adequada e a relação da doença com a sua criatividade artística. Muito bom!

Isabella 29/06/2023

Amei amei amei. O relato da Ellen me fez sentir como um abraço enorme, tenho borderline e compartilho praticamente de tudo q ela sente, o fato dela dar o relato praticamente sem filtro sobre as ideias que tem também é muito engraçado. Os desenhos de várias formas dependendo do que ela está falando é bem interessante, como o traço muda.Recomendo demais demais, principalmente para quem tem ou convive com alguém que tenha transtorno de personalidade ou humor

VitAria67 08/06/2023

Reflexivo e informativo
"Não julgue um livro pela capa."
Quando peguei esse livro na biblioteca, nem sabia sobre o que se tratava, só achei a capa bacana e escolhi ele.
Depois fui descobrir que se tratava de uma autobiografia da quadrinista Ellen Forney, que é bipolar.
Sinceramente, foi um livro que me ensinou muito, não tinha um conhecimento tão profundo sobre esse distúrbio, que consequentemente explica outros para se explicar. Mas agora, posso dizer que conheço um pouquinho mais, e também conheço que é uma condição muito mais complicada e dificultosa para pessoa que a tem. A pessoa com transtorno de humor tem que ser muito forte para busca pelo tratamento correto e todos os altos e baixos do caminho.
Além disso, a história também me fez refletir sobre outros tratamentos, sobre mim, sobre como eu lido com a minha ansiedade (sei que é um caso diferente, mas associei), notei que a busca pelo tratamento é um ato de amor próprio, para ficar bem de saúde, se amando.
Foi um livro e uma história que me tocou.

Kiara | @livrosdakiara 25/02/2023

Ótimo relato sobre saúde mental e uso de psicotrópicos
Um diário sobre uma pessoa buscando o equilíbrio, entre a mania e a depressão, assim como o equilíbrio entre vários remédios para estabilização do transtorno. Nem sempre é fácil e ela mostra os percalços mas chegou no seu momento de equilíbrio, e mostra q importância de acompanhamento profissional e da atividade física. Achei um relato bem real sobre esse processo de cuidado com a saúde mental, não é fácil mesmo, mas uma hora da certo e vai valer a pena!

Ellen Gouveia 19/02/2023

Uma preciosidade em quadrinhos
Eu não conhecia Ellen Forney antes de "Parafusos", e quero saber mais sobre a quadrinista após ler a HQ. Em "Parafusos" acompanhamos sua trajetória de diagnóstico e tratamento do transtorno bipolar, passando pela montanha russa da mania e da depressão. Apesar de serem temas que (acertadamente) ganham cada vez mais espaço na literatura contemporânea, como não acompanho HQs, que leio pouquíssimo, não sei dizer como isso é explorado em quadrinhos além de "Parafusos". Aqui, é angustiante observar a preocupação dela em perder a criatividade e o domínio sobre si e sua arte quando medicada, e a inicial resistência dela ao tratamento ultrapassa as ilustrações das páginas. Às vezes dá vontade de abraçar Ellen e dizer que vai ficar tudo bem. É uma HQ tão bonita quando angustiante, às vezes cansativa e confusa como é a mente de Ellen. Achei uma autobiografia segura, que não escorrega para cafonices e reducionismos e traz conceitos da psicofarmacologia e psicologia de forma certeira, confiável e sem exageros técnicos. Inclusive, há páginas e páginas no final com citações às fontes, o que indica muito estudo e pesquisa para além da experiência individual da autora, que não tem medo de se colocar vulnerável e abrir com os leitores muito sobre si mesma em seus piores anos antes de finalmente alcançar o equilíbrio. Eu a entendo quando diz que nunca quis ser equilibrada, mas a entendo mais ainda quando comemora finalmente ter saído da montanha russa. HQ obrigatória pra quem se interessa por psicologia e saúde mental.

Gabriele 28/12/2022

Brutalmente honesto
Um livro lindo para quem estuda o transtorno bipolar ou quer entender melhor como se sente alguém que vive com ele. Os relatos da autora te fazem entrar de cabeça no mundo dela e as ilustrações são muito descritivas. Amei.
FlAvia632 13/04/2023minha estante
Só esqueceu de mencionar para quem convive com ele todos os dias...

Luriam 02/11/2022

Gostei bastante
Você consegue se colocar o lugar da personagem, sinceramente dava um nervoso muito grande ao ler. Eu me sentia sufocada com tantas palavras e pela bagunça no texto, mas foi uma leitura muito boa.

Gabre 16/10/2022

Minha vida em quadrinhos...
Parafusos foi uma leitura muito boa, basicamente a minha vida retratada em alguns quadrinhos muito loucos. Ellen relata em desenhos simples e divertidos a forma como ela descobre sobre sua bipolaridade e os tempos seguintes onde ela tem que aprender a lidar com os desafios que ter um transtorno mental podem causar.
Particularmente as partes que mais gostei, talvez por identificação própria, tenham sido as conversas com a mãe dela, dolorosas mas muito necessárias, até porque eu me vi em várias delas.
Dou nota 4 porque o capítulo final foi bem ?????, Mas no geral foi uma ótima leitura.

Bruna 16/09/2022

Deve ser PUNK
Literalmente uma jornada ilustrativa sobre a descoberta da bipolaridade e muitos questionamentos sobre “o quanto a bipolaridade SOU eu?” quanto isso faz parte da personalidade? Será que a criatividade dela VEM disso? Será que se encontrar o equilíbrio, não vai mais conseguir criar?
São anos e anos de consultas e trocas de remédio…até eu fiquei exausta e pensando se aquilo teria um fim, se chegaríamos no ponto ideal. Só posso imaginar como deve ser horrível ter que lidar com isso, mas quando a pessoa se vê nessa situação…bem, infelizmente muitas acabam escolhendo acabar com tudo…mas outras conseguem insistir até se reencontrar.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Amanda 12/05/2022

O livro que eu vou guardar pra sempre
Para ser bem sincera? Eu não me lembro da última vez que li um livro em quadrinhos. Talvez muitos anos atrás. E como é diferente ler as partes escritas e ao mesmo tempo ver as ilustrações, a leitura se torna muito mais imersiva e cativante.

Por se tratar de uma tema bem sério (transtornos de humor, especificamente a bipolaridade), eu comecei o livro ainda bem receosa. Achava que iria ser bobo ou cheio de informações equivocadas, mas não. É o relato de uma mulher, através da escrita e desenhos, sobre seu diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e como isso afetou sua criatividade como artista.

O livro aborda tudo com leveza, mas sem banalizar o tema. As ilustrações são lindíssimas! Vale muito a pena ler, reler e reler mais uma vez.

Cacarocha 29/04/2022

Aparafusando ;)
Esse livro me tocou de várias formas. As cores da capa, a estrutura em HQ, os desenhos da Ellen e a própria Ellen.

Para mim, os sentimentos mais difíceis de lidar ao se conviver com um transtorno mental são o da incompreensão, o não pertencimento, a solidão. Acabamos vivendo muito dentro de nossas cabeças e é um caos. E esse livro fala de tudo isso de uma maneira leve mas com respaldo científico. A autora foi muito sensível e bem corajosa ao se abrir e falar da sua experiência. Ela mostra todo o seu processo, desde descobrir o diagnóstico até se estabilizar, passando por inúmeras crises, vários remédios e muita terapia. É um processo lento e doloroso, e vê-la fazendo essa caminhada me encorajou e me deu forças para continuar a minha. Me diverti e me emocionei bastante.

É como um abraço quentinho.

Na era das mídias sociais, tudo é lindo. Em um vídeo de um minuto se mostra o que se luta uma vida inteira e no final te ensinam o passo a passo de como chegar la, quem não quer que seja fácil e rápido?! Quanto mais rápido, melhor. Mas não existe o caminho mais fácil e rápido, existe apenas o caminho e ele é pedregoso e acidentado.

Não é um livro de auto ajuda, com aqueles títulos de efeito ?resolva seus problemas?, ?pare com a procrastinação?, ?acorde mais cedo?, não existe fórmula mágica para quem vive com um transtorno mental. Na realidade, não existe fórmula mágica para nada nessa vida.

Então, por favor, não desista, continue sua caminhada por mais difícil que seja, iremos conseguir.

;)

Camila.Queiroz 16/04/2022

Minha experiência flutuante
Tive momentos que gostei e outros que não gostei tanto nessa experiência de leitura. Acho que a experiência de Ellen buscando uma estabilidade na bipolaridade acabou me deixando um pouco angustiada, o que fez eu parar a leitura por um momento.
Só que quando ela vira a chave do que realmente poderia estar atrapalhando essa busca, é lindo. É lindo ver ela sendo honesta consigo e, finalmente, chegando perto da estabilidade que ela tanto queria.
No final das contas, gostei ??