Contos populares noruegueses

Contos populares noruegueses Peter Christen Asbjornsen; Jorgen Moe

Resenhas - Contos populares noruegueses

André Hausmann 24/02/2022

Esse livro contém o trabalho de dois amigos desde o tempo de escola que juntos resolveram realizar a mesma tarefa que os Irmãos Grimm fizeram com o folclore alemão, reunir uma coletânea abrangente de contos populares do folclore norueguês.
Acreditando na importância científica desses contos e como eles podem ajudar a compreender o caráter único de seu povo, Asbjornsen & Moe realizaram essa coletânea para preservar o que consideravam como um tesouro nacional.
Alguns dos contos aqui apresentados possuem similaridades com outros de origem européias, mas outros apresentam características próprias desse povo, criando estilos únicos de heróis, ajudantes e vilões. E falando de vilões, com certeza nessas histórias temos a presença dos seres mais aterrorizam os noruegueses, os temidos trolls.
Algumas seqüências narrativas são meio repetitivas, mas devemos lembrar que os contos são de origem oral e os contadores utilizavam de alguns recursos para prender a atenção dos leitores, ou para demonstrar a distância a ser percorrida, ou como determinada tarefa era árdua, entre outros motivos.
Independente dessa coletânea não ter alcançado a popularidade igual a dos Irmão Grimm ou de Charles Perrault, recomendo sua leitura para além de relaxar, tomar conhecimento da cultura popular da Noruega.