Como Melhorar Um Texto Literário

Como Melhorar Um Texto Literário Lola Sabarich...

Resenhas - Como Melhorar Um Texto Literário

Ãgathatrava 11/02/2023

Arrastado
Os exemplos fazem com que o livro seja muito penoso de ler (talvez seja algo pessoal meu de não gostar dos exemplos) mas achei que eles me ajudaram pouco na compreensão.

As dicas são muito boas mas senti que os próprios exemplos descaracterizavam a própria dica!

EvaíOliveira 16/01/2023

Este guia fornece as ferramentas necessárias para o aprimoramento de um texto literário, fornecendo exemplos comentados que revelam como:
- Selecionar os elementos mais adequados para construir uma cena;
- Caracterizar e construir adequadamente os personagens;
- Manipular e lidar com a passagem do tempo no relato;
- Adaptar o ritmo narrativo às necessidades da ficção.
Estimular a curiosidade do leitor
QUEIJO460 16/01/2023minha estante
Você escreve ?

EvaíOliveira 17/01/2023minha estante
Escrevo contos.

Agnie 30/04/2022

Básico
Um bom livro para quem quer começar a escrever. Tem um comoilado de técnicas básicas e necessárias para a produção de um bom livro. Ele é bem introdutório, mas cobre os pontos mais importantes.

O livro tem uma linguagem simples e é bem rápido de ler. Em alguns exemplos eu fiquei um pouco entediada, mas no geral foram boa elucidações das questões discutidas.

Não chega a se aprofundar nos assuntos, mas é um bom livro para escritores iniciantes ou pessoas começando a estudar sobre escrita.

Souza221 13/02/2022

O livro dá dicas e explica técnicas para construção de textos, cenários e personagens. É uma ótima leitura para leitores que desejavam avaliar melhor obras literárias ou para escritores iniciantes.

Saulo.Fragoso 31/12/2021

Um livro muito bom para escritores iniciantes e leitores vorazes!
Eu amei, pois foi um guia importantíssimo para a construção de textos e personagens.

Tivri 05/12/2021

Regras com exemplos!
Achei massa a concepção do livro de realmente explicar táticas de como deixar o texto narrativo melhor, mas não apenas direcionando, mas mostrando.
A cada novo tema apresentado, um trecho de narrativa é mostrando com seus respectivos grifos e destaques.
Por isso é como você estivesse estudando "cases" na sala de aula sobre o que o professor acaba de explicar, e pra mim foi algo que funcionou.
Em uma seção do livro, o autor explica uma tática, mostra os tópicos, e logo depois mostra um texto, e após a apresentação pergunta o que percebemos do que foi explicado no texto mostrado, e eu já estava atento e querendo responder o que reparei.

Por isso achei um ótimo livro de direcionamentos, e claro, para uma história boa, não basta apenas boas receitas e sim o conjunto da obra.

Giovana 26/04/2021

Um bom copilado de técnicas e dicas
Adorei esse livro. Ele é muito simples, e de fácil leitura. Traz informações muito necessárias para um escritor. E além disso mostra exemplos. Você vai evoluindo ao longo dos ensinamentos bem explicados. Gostei da parte do ritmo narrativo. E conheci textos ótimos.

Fran 20/03/2021

Objetivo
O livro tem uma leitura fluida, gostosa e realmente carregado de exemplos, o que foi ótimo. Achei ele muito bom pra ter uma ideia ao todo dos truques, e a partir disso se aprofundar mais no truque de maior interesse. Acho um bom livro pra se iniciar sobre o assunto.

Aline 03/02/2021

O livro contém várias dicas que impulsionam a escrita e nos ajudam a avaliar livros que lemos, quais as técnicas que ou autores usam e o que querem passar com isso.

Ana Lu 10/11/2020

Direto ao ponto
O livro entrega o que promete: um manual prático e objetivo para quem deseja aprimorar a escrita. As técnicas são apresentadas de maneira clara e são repletas de exemplos do que fazer e do que deixar de fazer na construção de uma boa obra. Recomendo a todos os aspirantes a escritores!

Pedrinho 13/08/2020

Prático e útil ao escritor brasileiro!
Excelente para os escritores que querem tornar melhor os seus textos literários.

jheniverso 30/06/2020

Prático e útil!
Sinceramente, um dos livros mais úteis que já li. De leitura simples, objetiva e bem proveitosa. O livro foi muito bem trabalhado e cumpre maravilhosamente bem a sua proposta de ajudar a melhorar um texto literário. É perfeito para qualquer um, especialmente para aqueles que planejam escrever algo agora ou no futuro.

Lise 29/06/2020

Leitura fácil e agradável
Um livro despretensioso e assertivo em sua proposta. Os exemplos facilitam bastante o entendimento do que é exposto.
Dá pra ler em uma sentada.

Marcelo 14/04/2020

Um guia prático
Muito bom! Comenta os erros e os estilos com ótimos exemplos! Acho que precisa de mais leitura pra ser iniciar seu próprio texto, mas é um ótimo guia que pretendo reler quando estiver escrevendo.

Kelly Oliveira Barbosa 20/10/2017

Recomendo
Como melhorar um texto literário tem exatamente a proposta indicada no título. Os autores de forma leve e rápida explicam algumas técnicas de escrita. Gostei de todas as dicas. Além dos conceitos eles colocaram vários exemplos que ajudam fixar o conteúdo.

É incrível como às vezes gostamos muito de um livro ou autor e em outras detestamos, sem identificarmos os reais motivos disso. Geralmente é a escrita. Lembro-me de quando li Ruído Branco (Don Delillo). O livro é parado. Não acontece nada de extraordinário naquelas 320 páginas, porém a narrativa é tão espetacular que leria até o final mesmo se tivesse 600.

Esse livrinho me ajudou a perceber que não basta ser criativo para escrever. Antes é necessário ter pelo menos uma noção das técnicas mais utilizadas, inclusive em nosso tempo. Achei engraçado um trecho do livro em que eles comentam de escritores contemporâneos com narrativas utilizadas no século XIX.

Para aqueles que querem se aventurar na escrita é uma super dica, impossível não gostar. Mesmo para leitores, só leitores, conhecer essas técnicas básicas, pode ser interessante.

(Se você tem alguma dica de livro sobre escrita deixe nos comentários por favor.)

site: https://cafeebonslivros.blogspot.com.br/2017/10/eu-li-48-como-melhorar-um-texto.html