Agridoce

Agridoce Collen Mccullough

Resenhas - Agridoce

Monica 29/11/2016

Trechos/Frases de Agridoce
"O único mundo que as crianças conhecem é aquele em que habitam."

"Infelizmente, as pessoas tendem a julgar o livro pela capa."

"Todas as pessoas são dignas de respeito, inclusive após a morte."

"Como as faço entender que o conhecimento é o único caminho que as pode tirar da penúria e subserviência."

"Sou amada e amo! O que mais se pode querer da vida?"

" - A enfermagem dota aqueles que realmente gostam do que fazem com um verdadeiro propósito [...]"

"Como poderia não ser uma mágoa colossal perder a nossa outra metade."

"os privilégios associados a um elevado estatuto social ou a uma grande fortuna nem sempre garantiam os melhores cuidados médicos."

"Um amor sem companheirismo está fadado ao fracasso."

"Para que viajar para ver mais miséria humana do que já temos aqui?"

"Não há nada pior do que ser um escravo do dever e nunca poder receber um resquício de amor em troca."

"Temos que viver consoantes em nossas possibilidades."

"É o hábito que escraviza."

"- E os desejos da mulher não contam? No final das contas sao elas que fazem o trabalho mais difícil."

"? Quando algo implica demasiado esforço, ninguém vai além do estritamente necessário."

"Ele falou de amor, mas o que pode um homem que julga uma mulher pela beleza do seu rosto saber sobre o amor? Indica que ele é superficial, um homem frio."

"-O orgulho mata."

"[...] interessante como o preconceito humano se pode virar contra o seu autor."

"? As mulheres são tão inteligentes como os homens, mas são educadas para pensar que é um defeito, por isso escondem a sua inteligência."

"O dinheiro só vale o que pode comprar."

"- O mundo pode ser um lugar tão cruel."

"A aparência não é tudo."

"A ignorância é o pior de todos os dilemas pessoais."

"Eu não acredito que todos os homens tenham sido criados iguais, se assim fosse porque é que há tantos idiotas por aí? Mas acredito firmemente que o mundo contém tantas mulheres inteligentes quanto homens inteligentes."

"A política tem de ser disputada como um jogo, e aqueles que se dedicam a ela de corpo e alma estão condenados a ser cruelmente desiludidos, pois não é um jogo justo ou limpo. É um manto de mentiras? deceções? ambições pessoais? falsas esperanças. É desprovida de ética ou moralidade e concebida para dar a vitória àqueles que têm falta de princípios."

"Temos de aceitar as coisas más, da mesma forma que aceitamos as coisas boas."

" - Se tiveres expectativas baixas, vais sempre ficar em baixo."

"? A política ? disse ele, abrindo-a ? pode dividir as pessoas tão facilmente como a religião."

"A intimidade é uma coisa muito complicada."

"[...] A formalidade é apenas outra cerca atrás da qual nos podemos esconder."

"Nada é tão doce que não tenha um resquício de amargura."

San... 03/01/2016

Os costumes do inicio de século XX são aqui esmiuçados de forma prazerosa ao leitor. Passado na Austrália de 1920, algumas vezes retrocedendo um tantinho e posteriormente avançando no tempo, mostra as lutas femininas por emancipação e independência de forma leve, não resvalando para um feminismo ferrenho. Os ingredientes básicos para um bom romance encontram-se presentes. Muito a favor do livro, causou-me estranheza o adiantado da medicina à época, as dissoluções conjugais e a livre sexualidade de personagens femininas, levando-se em consideração a epoca em que ocorreram.