Agridoce

Agridoce Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - Agridoce

San... 03/01/2016

Os costumes do inicio de século XX são aqui esmiuçados de forma prazerosa ao leitor. Passado na Austrália de 1920, algumas vezes retrocedendo um tantinho e posteriormente avançando no tempo, mostra as lutas femininas por emancipação e independência de forma leve, não resvalando para um feminismo ferrenho. Os ingredientes básicos para um bom romance encontram-se presentes. Muito a favor do livro, causou-me estranheza o adiantado da medicina à época, as dissoluções conjugais e a livre sexualidade de personagens femininas, levando-se em consideração a epoca em que ocorreram.

Marcos Nandi 27/03/2022

Leitura gostosa.
A história se passa numa conservadora Austrália dos anos 30 (mais precisamente, 1926).

Temos quatro gêmeas protagonistas nesta história, filhas de um reverendo da igreja anglicana.

Grace e Edda (21 anos), gêmeas, eram filhas do reverendo do seu primeiro casamento. Já Heather (Tufts) e Katherine (Kitty - ambas com 19 anos), são também gêmeas, nascidas do segundo casamento de Maude, uma mulher um tanto quanto odiada pelas pessoas.

Kitty, sempre pressionada a ser linda por sua mãe, Maude, tenta duas vezes suicídio e ajudada por suas três irmãs, resolve mudar de cidade para estudar enfermagem.
Grace, a mais acomodada, sonhadora, intensa, e que odeia ser enfermeira, e ama máquinas a vapor, é de longe a minha favorita
Edda, é o oposto da sua gêmea Grace, super racional e tenta não se apaixonar.
Já a Tufts, passa mais perto do que hoje consideramos uma mulher feminista. E de longe, a personagem mais complexa.

Sim, as quatros vão estudar enfermagem haha!

Assim, ficariam livres da Maude e Edda, realizaria seu sonho de trabalhar com saúde (ela queria ser médica, mas não conseguiu por causa de sua madastra Maude).

Muito bonito ver a união das irmãs, mesmo, elas sendo tão diferentes. No hospital, elas vão estudar para um novo modelo de enfermagem. Enfermeiras cultas, e extremamente técnicas e pacientes com os internados.

No hospital, serão orientadas por Liam. Um bom médico que tentara tornar a vida das irmãs mais agradável no hospital.

Morando num lugar insalubre e perseguidas por enfermeiras que não concordam com as mudanças, as irmãs vão passar por mal bocados (é um pouco divertido essa parte, confesso).

O hospital é pessimamente mal administrado, já que o diretor do hospital é um sovina, e deixa tudo caindo aos pedaços (ao ponto de usar jornal como papel higiênico). Com isso, é uma alegria de viver a vida nesse hospital, que apesar de mal administrado era um hospital particular.

E assim, vamos lidar com as desventuras de quatro irmãs tão diferentes, com sonhos e ambições antagônicas, numa sociedade feita por homens e para homens. É um livro gostoso de se ler, é como diz o título, agridoce!

Me incomodou um pouco as transições abruptas. Uma vez estão perto do rio, na outra, estão em casa sem uma ligação entre as cenas, e isso me confundiu um pouco.

Me irritou também como as pessoas se apaixonam rápido nesse livro hahaha

O que mais gostei no livro é que me lembra muito Downton Abbey, minha série favorita. A época retratada, a história do herdeiro perdido, a crise econômica, etc. Amo!

Monica332 29/11/2016

Trechos/Frases de Agridoce
"O único mundo que as crianças conhecem é aquele em que habitam."

"Infelizmente, as pessoas tendem a julgar o livro pela capa."

"Todas as pessoas são dignas de respeito, inclusive após a morte."

"Como as faço entender que o conhecimento é o único caminho que as pode tirar da penúria e subserviência."

"Sou amada e amo! O que mais se pode querer da vida?"

" - A enfermagem dota aqueles que realmente gostam do que fazem com um verdadeiro propósito [...]"

"Como poderia não ser uma mágoa colossal perder a nossa outra metade."

"os privilégios associados a um elevado estatuto social ou a uma grande fortuna nem sempre garantiam os melhores cuidados médicos."

"Um amor sem companheirismo está fadado ao fracasso."

"Para que viajar para ver mais miséria humana do que já temos aqui?"

"Não há nada pior do que ser um escravo do dever e nunca poder receber um resquício de amor em troca."

"Temos que viver consoantes em nossas possibilidades."

"É o hábito que escraviza."

"- E os desejos da mulher não contam? No final das contas sao elas que fazem o trabalho mais difícil."

"? Quando algo implica demasiado esforço, ninguém vai além do estritamente necessário."

"Ele falou de amor, mas o que pode um homem que julga uma mulher pela beleza do seu rosto saber sobre o amor? Indica que ele é superficial, um homem frio."

"-O orgulho mata."

"[...] interessante como o preconceito humano se pode virar contra o seu autor."

"? As mulheres são tão inteligentes como os homens, mas são educadas para pensar que é um defeito, por isso escondem a sua inteligência."

"O dinheiro só vale o que pode comprar."

"- O mundo pode ser um lugar tão cruel."

"A aparência não é tudo."

"A ignorância é o pior de todos os dilemas pessoais."

"Eu não acredito que todos os homens tenham sido criados iguais, se assim fosse porque é que há tantos idiotas por aí? Mas acredito firmemente que o mundo contém tantas mulheres inteligentes quanto homens inteligentes."

"A política tem de ser disputada como um jogo, e aqueles que se dedicam a ela de corpo e alma estão condenados a ser cruelmente desiludidos, pois não é um jogo justo ou limpo. É um manto de mentiras? deceções? ambições pessoais? falsas esperanças. É desprovida de ética ou moralidade e concebida para dar a vitória àqueles que têm falta de princípios."

"Temos de aceitar as coisas más, da mesma forma que aceitamos as coisas boas."

" - Se tiveres expectativas baixas, vais sempre ficar em baixo."

"? A política ? disse ele, abrindo-a ? pode dividir as pessoas tão facilmente como a religião."

"A intimidade é uma coisa muito complicada."

"[...] A formalidade é apenas outra cerca atrás da qual nos podemos esconder."

"Nada é tão doce que não tenha um resquício de amargura."