The Devil You Know

The Devil You Know Trish Doller

Resenhas - The Devil You Know

steph (@devaneiosdepapel) 12/12/2016

The Devil You Know - Trish Doller
Sua mãe (ou a pessoa que te criou) já te deu vários conselhos. "Leva um casaco", "não sai sem guarda-chuva" e "não aceite nada de estranhos" são alguns dos mais clássicos. Claro que a gente sempre revira os olhos quando recebe esses conselhos, mas no fim das contas, todos são verdadeiros e úteis nos mais diversos momentos. O motivo de eu iniciar essa resenha com este pensamento é simples: The Devil You Know conta a história de uma menina que decidiu não obedecer aos conselhos dos pais e tomar decisões estúpidas, e é óbvio que isso só poderia dar muito errado.

O enredo é bem simples, até porque o livro não chega nem a ter 300 páginas. Arcadia, a protagonista, é uma menina de 18 anos recém-formada no Ensino Médio que perdeu a mãe há pouco tempo e precisa cuidar de seu irmão mais novo, além de conviver com o pai viúvo que anda meio negligente com a família. Cansada de viver uma vida monótona e cheia de responsabilidades, ela decide tirar uma noite de folga e conhece dois rapazes em uma festa com a galera da escola. A partir daí, é decisão errada em cima de decisão errada.

Me deixa falar pra vocês duas coisas maravilhosas sobre esse livro: a escrita e o empoderamento feminino. Trish Doller sabe criar uma atmosfera envolvente, que me fez sentir muito inserida na história e foi o principal motivo das páginas voarem. A primeira metade passou tão rapidamente que eu nem acreditei que havia lido tanto de uma vez.

Agora, sobre o empoderamento, fiquei extremamente satisfeita em encontrar uma protagonista com opiniões tão feministas como a Arcadia. Por muitas vezes ela cita a mãe como principal fonte desses ensinamentos, e eu achei muito boa essa abordagem do relacionamento entre elas, que é de amizade e apoio acima de tudo, ao invés de repreensão e proibição.

Não posso falar das consequências geradas pelas ações da protagonista porque seria spoiler, mas digo a vocês que se a intenção da autora era surpreender, ela falhou bastante. As reviravoltas não são nada que você já não tenha assistido ou lido alguma vez na vida. E é por isso que depois dos primeiros 50%, o livro entra numa queda livre eterna. São muitas conveniências de enredo e muita burrice da parte de alguns personagens que só me fizeram ficar irritada inúmeras vezes.

O final é satisfatório e passa uma mensagem bacana sem ser exagerado. No geral The Devil You Know é uma leitura divertida e rápida, que não surpreende mas vale a pena pra quem busca uma história sem muito aprofundamento para passar o tempo.

P.S.: [spoiler] Totalmente desnecessária a parte da cartomante! [fim do spoiler]

site: http://www.devaneiosdepapel.com.br/2016/11/resenha-devil-you-know.html