O paraíso são os outros

O paraíso são os outros Valter Hugo Mãe
Valter Hugo Mãe

Resenhas - O paraíso são os outros

Pedro3906 13/04/2024

Ninguém pode ser esquecido.
Valter parece-me alguém de extrema sensibilidade, e sua delicadeza emocional reluz em fios de ouro nesse diálogo mudo: a menininha e o coração de quem lê. Nos encontramos numa viagem de outono agitada e ansiolítica, na qual, em caráter situacional, estive primário, e só pude pensar na leitura quando tudo terminou. Pois daí vem a melhor parte: a dor de sentir um amor indigno e saber, afinal, que a salvação somos nós mesmos, mas o paraíso são os outros.

Bicho Papão 12/04/2024

Podemos ser paraíso também
Delicado e poético, talvez não exista outra classificação para O Paraíso São Os Outros se não, uma ode a vida e a beleza, não só apenas na inocência juvenil, mas no ato de amar uns aos outros. Com textos curtos e de escrita fácil, sua leitura é como ficar escutando os pensamentos de uma criança descobrindo o mundo, o que se torna muito mais profundo e reflexivo. Escritor português, Valter Hugo Mãe escreve de forma fluída, fácil, gostosa, absurdamente poética e lírica. Posso dizer que em meio a trechos sobre casais, animais, bagunça, loucuras e amores, este livro consegue ser um retorno delicioso a infância, mas também uma chamada para a reflexão e o devaneio sobre assuntos que por muitas vezes termos banalizado, acabamos por relevar questões humanas tão importantes e que muitas vezes no clamam por um olhar mais atento e sentimental!

Nanda 10/04/2024

Um amorzinho
Esse livro é um conforto para o coração. Tem tantas reflexões bonitas e ditas de forma tão simples. Se eu tivesse lido o livro físico eu teria marcado quase ele todo. É perfeito!

Steph 10/04/2024

Uma grata surpresa
Eu não sabia que se tratava de um livro infantil, mas fiquei feliz por ter lido. É de uma sensibilidade tão grande, que com certeza farei a releitura em momentos que precisar resgatar a fé no mundo.

ratofurioso 25/03/2024

?amor precisa de ser uma solução, não um problema?
É pequeno, tu lê bem rapidinho, mas é simplesmente muito querido traz uma visão tão bela e gentil sobre a vida, relações e o amor ?amei!!

Roberta 22/03/2024

O paraíso são os outros
Livro muito curto que fala das relações de amor baseado em uma resposta ao livro do Sartre, e por isso Valter Hugo afirma que o inferno não são os outros, eles são o paraíso

Isabella2141 11/03/2024

Um livro bem curtinho e gostoso. Sorri durante toda a leitura.
Muito sensível e suave, acompanhado de ilustrações fofíssimas.

Aline 29/02/2024

As coisas lindas são mais lindas...
Valter Hugo Mãe faz meu coração sorrir.

Depois de colocar *As coisas mais belas do mundo* e *Homens imprudentemente poéticos* no meu top cinco de livros infinitamente lindos para presentear e reler a vida toda, mais uma obra prima acaba de entrar para os meus cinco mais-mais.

A vida, o amor e os afetos a partir do olhar de uma menina. Meia horinha de puro deleite. Daqueles que a gente vai lendo e sorrindo, sabe? É irresistível, eu juro!

Recomendo, recomendo, recomendo! Pra ler em silêncio, em voz alta, pra alguém. Pra presentear quem faz parte do clube dos sonhadores e para resgatar quem já perdeu a esperança. Pra distribuir amor do mais purinho que há.

"As pessoas que amam estão sempre com ar de urgência, porque têm saudades quando não estão acompanhadas e sentem uma euforia bonita quando estão juntas.

Eu acho que as pessoas apaixonadas sentem saudade mesmo quando estão juntas, porque se deixam a olhar umas para as outras pasmadas como se fosse a primeira vez. Até como se fosse a primeira vez que vissem sapos, neve, cataratas, aqueles peixes voadores, jacarés, prédios com mais de trinta andares ou o Miguel a enrolar os olhos."

Leiam Valter Hugo Mãe. Ouçam as crianças. Amem mais pessoas que coisas. Se permitam ser amados. Há esperança.

alinevnssa 25/02/2024

"respeito é saber deixar que todos tenham vez"
Uma gracinha de livro. daqueles que eu leria para meus filhos.

a leitura é rápida, coisa de 15 minutos. o que não quer dizer, no entanto, que não te deixe pensando sobre as reflexões da narradora acerca do amor.

"(...) pessoas muito mais velhas que se deixam ficar juntas. chama-se amor para sempre. dura uma vida inteira e não cansa. pelo contrário."

Isabelle L. C. 14/02/2024

Uma das edições de livros mais bonitas e impecáveis que já li (a editora Biblioteca Azul, selo da Globo Livros, está de parabéns). Escrito por Valter Hugo Mãe (V.H.M. para íntimos), ele é uma prosa poética narrada em primeira pessoa por uma garotinha.

Em “O paraíso são os outros” o autor destaca a importância do amor em suas várias formas. Aqui o amor surge da convivência familiar, das amizades, do elo sentimental que liga duas ou mais pessoas. As ilustrações são simples e diferentes, feitas pelo próprio escritor, retratando pessoas e corpos reais de maneira lúdica e, até mesmo, abstrata.

O título é uma analogia à célebre frase do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, “O Inferno são os outros”, escrita por ele na peça “Entre Quatro Paredes”, que aborda o valor (e o inferno) da convivência. Nela, as sombras de cada indivíduo são expostas pela relação com outras pessoas.

Curiosidade extra: a banda Titãs também possui música homônima à frase de Sartre.

Aline221 13/02/2024

Leve e relevante
" o inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti."

Joyce 12/02/2024

"o amor é um problema, mas a pessoa amada tem que ser a solução."
Uma leitura extremamente fácil, porém faz com que o autor reflita muito sobre o amor. Único problema é não ser maior.

Isabella1982 12/02/2024

Valter Hugo Mãe
Um livro curtinho, li em minutos.

O livro "O paraíso são os outros" faz uma analogia inversa a iconica frase do Sartre "O INFERNO SÃO OS OUTROS". Um livro leve, onde a narradora/personagem é uma menina que observa as pessoas ao seu redor, buscando compreender o que é o amor e como ele se dá. Algumas frases nos causam um pouco inquietude. Nos deixa reflexivos.
No entanto, confesso que esperava bem mais do livro, dada a fama do autor. Porém procurarei ler um outro dele para tirar minhas próprias conclusões.

Camilla 11/02/2024

Que delicadeza!
Eu não esperava gostar tanto desse livro quanto gostei! Na real, não era bem o que imaginei ao ler o título (não li sinopse antes nem nenhuma resenha), então, foi uma grata surpresa ?
É poético, delicado, profundo... Incrivelmente perfeito. Estou apaixonada por cada linha dessa obra ??

Esdras 08/02/2024

Bem curtinho, feito pra ser lido em alguns minutos. Apesar da rapidez, traz pitadas de inquietação sobre o amor e faz olhar mais pra dentro.
@vivianegsh 08/02/2024minha estante
amo esse ??