O paraíso são os outros

O paraíso são os outros Valter Hugo Mãe
Valter Hugo Mãe

Resenhas - O paraíso são os outros

Esdras 08/02/2024

Bem curtinho, feito pra ser lido em alguns minutos. Apesar da rapidez, traz pitadas de inquietação sobre o amor e faz olhar mais pra dentro.
@vivianegsh 08/02/2024minha estante
amo esse ??

Paloma 21/12/2021

O paraíso são os outros.
"Os adultos apaixonam-se ao acaso, ainda que façam um esforço para escolher muito ou com muita inteligência. Já aprendi. O amor é um sentimento que não obedece, nem se garante. Precisa de sorte, e depois, de empenho. Precisa de respeito. Respeito é saber deixar que todos tenham vez. Ninguém pode ser esquecido."
__________

Este livro vai além de uma edição magnífica com detalhes em dourados; Pois garanto que o seu conteúdo é ainda mais incrível! Contém em suas poucas páginas, textos aquecedores, com lições gigantescas sobre o amor, respeito e companheirismo. Tudo é de uma delicadeza e simplicidade sem tamanho. Muito lindo!

Estou realmente apaixonadissíma pelo Valter Hugo... ele será, com toda certeza, um autor que vou querer que faça parte das minhas futuras listas de leituras obrigatórias; A sua doce escrita é encantadora demais, tem sensibilidade em cada trecho.

Adorei inclusive, sua explicação sobre os desenhos que ele nos dá como companhia durante a leitura: "Quase sempre desenho pela espera ou pelo impasse de um texto. Desenho para escrever. Mostrar, deste modo, as minhas figuras toscas, muito falhas, é sobretudo mostrar uma companhia de toda a vida: a ansiedade de fazer algo surgir."

É ou não é uma alma magnífica? ?
Amei, amei e recomendo demais! ?
__________

"O amor precisa de ser uma solução, não um problema. Toda a gente me diz: o amor é um problema. Tudo bem. Posso dizer de outro modo: o amor é um problema mas a pessoa amada precisa de ser uma solução."
alvessrosilaine 21/12/2021minha estante
Amei, a resenha! E me interessei pelo livro já vou adicionar nas metas de 2022, fiquei muito curiosa para ler

Paloma 21/12/2021minha estante
Obrigadaaa, Rosi!! ?
Espero que ame de todo o seu coração. ?

Thainá @thaii.limab 21/12/2021minha estante
É lindo ?

Flávia Menezes 11/03/2023

DIGAM O QUE QUISER, MAS SER 2 É MUITO MELHOR DO QUE SER 1.
?O paraíso são os outros?, de Valter Hugo Lemos, mais conhecido por seu nome artístico do multi talentoso escritor, editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor, Valter Hugo Mãe, é um verdadeiro convite para deixarmos nossos medos de lado, e pensarmos sobre a beleza e grandiosidade de sermos dois.

Pelos olhos de uma menina, Valter vai nos encantando com sua escrita poética, falando da importância de ser dois, ao invés de um, com uma delicadeza tocante e contagiante. Uma menina curiosa em descobrir o porquê de a avó ter lhe ensinado tão importante realidade humana, e tentar entender como essa dança de aproximação acontece e se estabelece.

O escritor o faz de maneira brilhante, e mesmo com os seus desenhos infantilizados, esse é um livro que só falha por ser tão curto, porque eu passaria horas e mais horas lendo essa forma tão delicada e bela de falar sobre o fato de que não nascemos para ser uma ilha, e que ninguém deve caminhar por esse mundo sozinho.

E não é verdade que o paraíso são os outros? Eu, na minha humildade de ser apenas um serzinho qualquer nessa vida, te afirmo que é sim! Entre dificuldades, e muitos defeitos, somos pessoas repletas de falhas que tornam a vida do outro realmente significativa. Existimos porque o Outro nos dá a oportunidade de existir. Eu ainda não assisti ao novo filme ?Avatar?, mas a base do que eles trazem do ?eu vejo você? é uma base da fenomenologia que traz a relevância do Outro na nossa vida.

Em uma Era onde a individualidade é tão evidenciada, a verdade é que vivemos vidas vazias cada vez mais infelizes pelo medo de nos mostrarmos como somos. De vivermos o ?Eu vejo você?, que não é algo romântico, mas uma necessidade existencial, do ser aceito como somos, com nossas qualidades e muitos defeitos, encontrando assim um lugar (pessoa) onde podemos sentir que pertencemos. Para além de todos os medos e da vaidade humana, encontrarmos nosso porto seguro.

E é exatamente com esse encantamento que esse livro é escrito. Através da pureza do olhar da criança que olha com muito respeito para o poder do ser 2 ao invés de 1. E nisso Valter é um verdadeiro mestre, porque ele tem uma escrita leve que fascina com muita facilidade, e sendo um livro tão curto, quando você vê... já acabou. O que até é uma pena. Porque ficamos sedentos por mais. Mais poesia. Mais amor. Mais partilha. Mais companheirismo. Mas não é disso que o nosso mundo carece? Viu? Valter é mestre na arte de falar das emoções com a suavidade que não nos faz julgar, mas compreender na raiz daquilo que ele nos mostra, e quer saber? Não é que ele nos faz sentir cada uma de suas palavras?

Esse foi um ano de descoberta desse autor, e eu quero me aventurar nele mais e mais. E por isso, eu aproveito aqui para deixar um trecho desse livro, só para dar aquele gostinho do que é esse homem tão excepcionalmente impressionante, chamado Valter Hugo Mãe:

?O inferno não são os outros, pequena Halia. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer?.
Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Sou apaixonada pela escrita do VHM. Meu livro preferido dele é O filho de mil homens. Recomendo demais. Indico também o Serei sempre teu abrigo, fofíssimo ?

Flávia Menezes 13/03/2023minha estante
Eu não resisto a te mostrar antes, Fábio! E como é bom ler que você gostou tanto de ler a primeira vez, como ainda leu uma segunda! Você sabe que sua opinião é muito especial pra mim. Obrigada pela paciência de ler..de opinar. E olha? esse é um autor que eu quero muito fazer uma LC com você! Vamos?
Obs.: eu que sou sua fã! ??

Fabio 14/03/2023minha estante
Vamos sim, qual sugere?
VC é a entendedora.... o que escolher eu confio e topo!

Flávia Menezes 14/03/2023minha estante
Eu vou escolher e depois eu te conto! Pode confiar que eu conheço seu gosto! ?

Isadora1232 10/07/2020

Um livro singelo, delicado e delicioso. Tão cativante como ouvir as reflexões de uma criança sobre o amor. Li do início ao fim com um sorriso bobo no rosto. VHM me emociona até na nota final dessa bela edição.
Andre.28 10/07/2020minha estante
Fiquei com expetativas pra ler esse livro.

Isadora1232 10/07/2020minha estante
André, recomendo manter as expectativas baixas rs eu acabei me frustrando um pouco porque esperava algo espetacular como "o filho de mil homens". É uma história curtinha, com ideias simples, mas na minha opinião cumpriu muito bem seu papel

Carolina.Gomes 09/04/2022

Um conto sobre amor
Esse é um conto curtinho e muito sensível que retrata o olhar de uma criança sobre o amor.

Um daqueles livros para presentear os amigos, espalhar amor e resgatar, em cada um de nós, a capacidade de amar, se entregar e lembra a importância do empenho para construir uma relação. Seja ela qual for. Amor é ação e é feito de atitudes.

Discordando de Sartre, VHM, diz que o PARAÍSO são os outros. É só uma questão de perspectiva.

Essa edição capa dura é linda e conta com ilustrações do autor, repletas de significado.

Amei! ??
Isadora1232 09/04/2022minha estante
Esse livro é a coisa mais linda!!

Dábyne 17/04/2022minha estante
Próxima leitura!!! ?

Pedróviz 17/04/2022minha estante
Se discordou de Sartre é dos meus!

Caroline1432 31/12/2021

O paraíso são os outros
Uma leitura rápida. Um encanto de leitura. Aborda diferentes temas do amor.

"Talvez os bichos ferozes construam coisas as quais não sabemos dar valor. É importante pensarmos no valor que cada coisa ou lugar tem para cada bicho. Só assim vamos saber pq razão cada um é como é. Depois de entendermos melhor, a beleza comparece".

caspaeletrica 02/02/2023

7/10: E os melhores livros são os outros também
Embora eu tenha sentido um carinho um tanto quanto especial e diferente lendo esse livro breve, não acho que seja tudo isso. Enquanto o Mãe maestralmente escreve perfeitamente como uma criança escreveria (intencionalmente) e diz coisas belas, mostrando como deveríamos escutar mais o que as crianças tem a nos dizer, não achei o livro extremamente fantástico. É fofo, mas é apenas ok.

Carlinha PPinto 14/12/2023

Delicado
Um toque de delicadeza na visão de uma criança.
Detalhes de um sentimento chamado amor. Ninguém escapa dele. Esconde mas não escapa.
Gostei muito da narrativa.
Indico.

Katia Rodrigues 06/10/2022

O amor constrói...
?O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer.?
Cleber 06/10/2022minha estante
Adoro a escrita poética e filosófica do Hugo Mãe :)

Fer 19/10/2023

QUE LIVRO!
É surpreendente como uma pessoa consegue, em poucas páginas, impressionar tanto um leitor. Livro curto, rápido, com muitas ilustrações, mas que vou carregar para sempre comigo. Livro incrível, singelo, com uma linguagem simples, mas que toca profundamente.
Leiam esse livro!!!

otaviovlh 13/09/2023

"O amor é um sentimento que não obedece nem se garante. Precisa de sorte e, depois, de empenho. Precisa de respeito. Respeito é saber deixar que todos tenham vez. Ninguém pode ser esquecido."

Dan 14/06/2020

*O paraíso é o amor*
Neste pequeno livro, Hugo Mãe fala-nos sobre o amor na perspectiva de uma menina: as formas de amar, as contradições do amor, suas alegrias etc. A obra tem um tom poético, possui uma boa fluidez. O grande ponto fraco são os clichês. Na verdade, não há nada de excepcional na obra. Só vi o óbvio numa forma bonitinha. Não faz jus à complexidade dos temas abordados, não levanta reflexões profunfas. Tudo o que há na obra é facilmente "pensável" por qualquer pessoa. Esperei mais. Apesar disso, serviu como um bom passatempo.

Ana Lee 04/08/2021

Apaixonada
O livro é tão gostoso de ler, traz sensação de conforto. Uma visão tão bonita sobre o amor, sobre família... pelos olhos de uma menina. As ilustrações também tão um toque especial.

Luiz 21/04/2021

Um abraço
Esse livro foi um abraço. Um sopro de esperança pro meu coração. "O amor precisa ser uma solução, não um problema". Quanta poesia mas mãos desta criança, né?

Foi meu primeiro contato com Valter Hugo Mãe. Espero poder ler mais coisas dele no futuro breve.

Haddad 14/02/2023

Simples e impressionante
É impressionante o que o VHM faz nesse livro. Usando o linguajar e a pureza de uma criança consegue falar sobre amor como poucas pessoas conseguiram. Impossível não se emocionar.
Leitura rápida, mas para aproveitar cada uma das poucas palavras.