O que posso fazer com minha culpa?

O que posso fazer com minha culpa? R. C. Sproul

Resenhas - O que posso fazer com minha culpa?

Ygor60 01/04/2024

Aprendendo sobre perdão
O primeiro de 2024. Podemos refletir bastante sobre o sentimento de culpa e o que é a culpa real diante de Deus. Muitas vezes, o inimigo tenta nos envergonhar sobre coisas que fizemos ou fazemos, até algumas situações da vida despertam isso, mas precisamos ter em mente o bom arrependimento e a certeza do perdão de Deus. Dito isso, aprendemos também que o perdão é a maior arma contra isso e que Deus é fiel e justo, e a palavra dEle é firme quanto ao nosso perdão, face ao nosso arrependimento. Leitura leve e rápida porém bastante enriquecedora.

Paulo 20/08/2020

Uma análise interessante sobre o sentido da culpa
O que você faz com sua culpa? É o nono livro da série Questões Crucias, escrita pelo saudoso teólogo R. C Sproul. Neste livreto o autor aborda a forma como lidamos com a nossa culpa diante de Deus. A tese do escritor é que a culpa não é subjetiva, como algumas pessoas entendem, e sim objetiva, porque ela corresponde a um padrão ou uma realidade objetiva.

Culpa é aquilo em que uma pessoa comete quando infringe uma lei. Logo não se sentir culpado não nos torna inocente. Seja em maior ou menor grau alguém todos já experimentaram a situação de transgredir uma lei. E é curioso como entendemos que há coisas que são inerentemente erradas, e se fizermos essas coisas incorremos em culpa. A nossa consciência nos dar testemunho da lei de Deus em nosso coração e não podemos mudar a realidade de que temos alguma compreensão do que é certo e do que é errado em nosso interior.

O autor levanta várias questões interessantes para meditar e traz exemplos de sua vida pessoal para ilustrar seus argumentos. A minha parte favorita do livro é quando o autor fala que se pôr um lado o fato de eu não me sentir culpado não me torna inocente, por outro, me sentir culpado com sentimentos de culpa não me torna culpado. Eu posso acreditar que eu pratiquei um comportamento errado sendo que não é. Um sistema legalista é um ótimo exemplo disso, porque em algumas situações ele nos leva a acreditar que determinadas posturas que tomamos são erradas e crescemos acreditando nessas crenças.

A bíblia fala que tudo o que fazemos que não provém de fé é pecado (Rm. 14.23), essa afirmação significa que o pecado está em agir contra a sua consciência, é errado escolher fazer algo acreditando ser errado mesmo não sendo. É por isso que em tudo que fazermos temos que nos perguntar: Eu estou infringindo a lei de Deus?

E então, como podemos lidar com nossa culpa? A palavra de Deus fala em 1 João 1.9: “ Mas, se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” O perdão é a resposta de Deus ao nosso arrependimento, então podemos nos chegar ao Todo Poderoso e clamar por redenção que ele é fiel e justo para nos perdoar. Lembrando que para alcançar o perdão genuíno temos que reconhecer que somos culpados e genuinamente pecadores, e que para aplacar a ira de Deus sobre nós e cumprir a sua justiça perfeita temos que aceitar o Sacrifício completo e eficaz que Jesus sofreu por nós na cruz, nos justificando e reconciliando com Ele.

O livro me proporcionou um conteúdo útil e relevante e a sua leitura me edificou bastante. Não é de admirar que R.C Sproul tenha tantos fãs pelo mundo, ele consegue ensinar teologia de uma maneira simples e fácil de entender nos proporcionar momentos de lazer e edificação com sua excelente escrita. Mais um livro da serie Questões Cruciais que vale a pena ser lido, eu super indico.

Vanderlete 17/02/2022

[...] "A resposta para a culpa é sempre o perdão. "
[...]
"Esse perdão real exige arrependimento genuíno e fé genuína, e sem estes não há perdão real para a culpa real diante de Deus. Nossa culpa deve nos levar a buscar o caminho do perdão e da reconciliação que Deus provê para seu povo. Deve nos levar à cruz, onde Cristo pagou o preço por nossas transgressões."

Livro extremamente necessário, R.C.Sproul nesse volume da série "Questões Cruciais" , fala sobre a culpa e tudo o mais que envolve esse sentimento. Ele nos apresenta uma visão sobre perdão de Deus e seu amor, e também sobre pecado.
Uma leitura que vale muito a pena !!

Mayhara 10/06/2022

Mais um da série dos livros pequenos mas certeiros!
Sproul de forma resumida porém bastante didática fala sobre a culpa pelo pecado, como muitos lidam com ela, onde está a "cura" tanto para essa culpa quanto para acusações que podem ser feitas quando já somos "curados".

Recomendo demais !

Parmenas.Hudson 08/04/2022

As boas novas são que Deus nos deu uma maneira de lidarmos com a nossa culpa. De fato, podemos dizer que toda a mensagem da fé cristã é a proclamação da solução de Deus para um problema que não podemos resolver por nós mesmos. Ele fez uma provisão para lidarmos com a realidade da culpa; e Deus faz isso com base no perdão real, o que é uma das experiências mais libertadoras, liberadoras e restauradoras da alma humana. Estas são as boas novas da mensagem cristã.

La 17/01/2021

Gosto dessa série de livros por se propor a responder questões profundas de forma simples e leve. Mesclando exemplos da sua própria jornada com explicações teológicas Sproul desenvolve o significado da culpa, diferenciando-a do sentimento de culpa.

Gabriella.Helena 31/03/2021

Curtinho, mas essencial
R.C. Sproul explica de maneira muito simples e clara o conceito de culpa e a sua única solução: o perdão. É necessário entender de maneira objetiva porque somos culpados para então percebermos porque carecemos do perdão e, afinal, Quem é que pode nos dar esse perdão.
Se você sabe que ninguém é perfeito, significa que todos nós infringimos alguma lei moral, e a culpa é a consequência dessa infração. O Único capaz de absolver essa culpa, é Aquele que estabeleceu a lei. Procure-O e arrependa-se, para vivenciar a liberdade que o perdão produz!

Thaisa 30/06/2022

O que posso fazer com minha culpa?
Mais um livro da Série Questões Cruciais de Sproul. Nesse livro ele fala sobre a culpa. O que fazemos com ela ou o que n fazemos no momento em que a negamos.

Ele também trás a tona a lei de Deus, a lei moral, onde os seres humanos não consegue fugir.

Quando ele fala da culpa sem afirmações teológicas ou bíblicas ele nos trás o testemunho universal disso, quando dizemos "ninguém é perfeito".

Sproul também aponta a solução para a pergunta que ele mesmo faz, encontrando ela no verdadeiro arrependimento em Cristo.

Aprendi muito com essa leitura, é essencial para nós que as vezes não faz essas perguntas por achar que já sabe a resposta mas que verdadeiramente nunca tinha pensado sobre.

Foi muuuuuuito edificante!!! Espero que seja para você também!!!! :)

Daniel Silva 13/02/2016

Culpa perante Deus e sua saída
De forma objetiva e prática, Sproul nos leva a entender conceitos como sentimentos de culpa e culpa objetiva. Com ritmo leve e gradual, faz entender a realidade de nossas transgressões à Lei de Deus e como podemos obter perdão pela obra redentora de Cristo.

Livro pequeno, de fácil leitura e recomendadíssimo.

Romulo Vieira 13/08/2019

O Que Posso Fazer com a Minha Culpa?
Muitas pessoas têm o sentimento de culpa muito forte em sua consciência.

Nesse livro R. C. Sproul nos ensina como lidar com esse sentimento e identificá-lo também.

Podemos acabar com esse sentimento de culpa, quando nós lançamos ao pés de Jesus Cristo, que libera o perdão dos nossos pecados.

site: https://www.instagram.com/p/B1ARnCVjO7A/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Leninha 27/06/2021

Curto, simples e prático!
O livro é curto, prático e vai direto ao ponto. Portanto, de uma forma resumida, o autor nos leva a entender a diferença entre sentimento de culpa e culpa objetiva.

Erongd 17/05/2022

O que você faz com a sua?
Sproul é um ótimo escritor, a escrita dele é muito leve e fluida. Você consegue facilmente ler esse livro em uma tarde. Super recomendo.

Dani 21/01/2024

Muito bom esse livro? Quero ler todos dessa série, porque são coisas ?simples? do cristianismo que tratam sobre elementos fundamentais da nossa fé. A diferença entre a culpa e o sentimento de culpa é algo importantíssimo.

rocharthur 06/06/2020

Livro introduz o conceito de culpa e o diferencia do sentimento de culpa. O que você faz com a sua?

Pamela.BrandAo 31/12/2022

Sproul sendo sproul
Livro muito bom que fala sobre a culpa... Definição, comparação entre culpa e sentimento de culpa, a relação da culpa com o perdão...
Uma conversa leve e bem didática e ilustrativa sobre um tema denso e delicado!!! Muito bom!