Annie

Annie Thomas Meehan

Resenhas - Annie

Jaine.Rosa 04/02/2020

Annie é foi deixada no orfanato ainda bebê com um bilhete e a metade de um medalhão, pelos seus próprios pais, após 11 anos ela ainda aguarda ansiosamente que eles retornem e assim se tornem uma família feliz.
O livro é passado em um período complicado de depressão e muitas pessoas sofrendo com isso, mesmo assim Annie resolve fugir do lar que tem lhe acolhido e bem ou mal tem uma casa e comida, porém os maltratos da dona é algo que a deixa mais para baixo.
Nossa pequena orfã embarca numa aventura intensa na procura de seus pais, enfrentando, noites mal dormidas, fome, frio, conhecendo oportunistas e fazendo amizades, Annie encanta a maioria das pessoas com quem se relacionou até mesmo um amigo de quatro patas.
A ruivinha é tão apaixonante, que nosso outro protagonista Oliver se encanta ao tentar fazer um ato de "caridade" ao querer conhecer uma das crianças do orfanato para depois passar o natal em sua linda mansão e então o AMANHÃ chega, começa então uma real busca por seus pais liderada por Oliver, com oficiais do fbi e investigados, apesar de muitas pessoas querendo tentando se passar por seus pais depois de ser oferecido dinheiro acaso eles se apresentassem na mansão.

É uma leitura leve, fácil, e gostosa, aquece o coração e alma.
Apesar de ser um livro previsível, mostra a todos o poder da energia positiva, o poder da pessoa sendo alguém do bem... o quão importante é nosso caráter e nossa essência, o quanto isso reflete na nossa vida.
É um livro para ler em um final de semana, sem muita expectativa, é doce e inocente.
Vale a pena para tirar tudo que é de ruim a nossa volta.

OBS: Como bem sabemos LIVRO x FILMES é algo que sempre é comparado e citado então só vou dizer que a essência do livro até esta um pouco no filme(2014). Alteraram muitas coisas, como pequenos detalhes e o fato de tudo que a protagonista sofreu.
Lembrando que Annie tem tambem outro filme de 1982 e um músical pensando pelo autor.

_________________________________________________________________________

Trecho que resume bem o livro:

"Bem, eu acho que, quando a gente pensa nas coisas boas que podem acontecer amanha em vez de pensar nas ruins que estão acontecendo hoje, a gente pode começar a fazer essas coisas boas acontecerem - disse Annie."
pag. 167
Chellot 04/02/2020minha estante
Annie foi o primeiro filme que assisti de madrugada e legendado. Eu me apaixonei por essa ruivinha. Quero ler o livro e ver o que há de diferente.

Jaine.Rosa 04/02/2020minha estante
Sim ela é um doce e mesmo nos momentos ruins e na dificuldade ela sempre tenta pensar positivo e ficando cada vez mais forte.
Achei o filme bem diferente ate as descrição dos personagens e o que de fato acontece na caminhada dela, mas um pouco da essência tem.
Mas confesso que quando assisti o filme esperava uma ruiva mesmo de olhos claro, ja que o autor descreveu ja que vi o filme de 2014 e nao o de 1982 (quero mto ver esse parece mto fiel.)

Chellot 04/02/2020minha estante
Eu vi o de 1982.

Jaine.Rosa 04/02/2020minha estante
ah então creio que vais ver a alma do filme nesse livro, é mto doce

Daniel 28/07/2021minha estante
Essa resenha não é spoiler?

samiragoetzz 09/01/2024

Annie????????
Li esse livro ano passado, mas quis fazer essa resenha.
Esse livro eh mt triste.. O tanto q a Annie sofreu e nn só ela mas as meninas do orfanato tbm.. as condições em q elas viviam e o jeito q eram tratadas foi de quebrar o meu coração. Esse livro me tocou mt. Pode ser considerado infantil e é msm, porém eh um livro incrível! O tanto de assunto q ele aborda desde dos maus tratos até abordagem histórica (pois o livro se passa no período da Grande Depressão em 1930 nos Eua e lá mostrava como as pessoas estava sofrendo com isso e as condições delas e tals.)
E essa obra apresenta tbm vários ensinamentos. E um dos principais é de que nunca devemos perder as esperanças mesmo quando tudo não acontece do jeito que planejamos. Como diz a Annie: "Quando a gente pensa nas coisas boas que podem acontecer amanhã em vez de nas ruins que estão acontecendo hoje, a gente pode começar a fazer essas coisas boas acontecerem". Além desses ensinamentos tem tbm de determinação, coragem, fidelidade, lealdade e a compaixão. Essa leitura abre portas e está rico de motivações e de aprendizagens
Enfim, mesmo sendo mt tempo atrás q eu tenha lido ele, eu ainda penso nele e qnd eu penso nele lembro de td oq eu li.??

?Curiosidade: eu nn sabia, mas esse livro tem um musical na brodway e um filme na netflix kakakak descobri isso lendo o livro e pesquisando sobre ele. mas ele se nn me engano foi uma peça antes de se tornar um livro enfim akkakaka uma coisa curiosa

Cinara... 23/06/2022

" Bem, eu acho que quando a gente pensa nas coisas boas que podem acontecer amanhã em vez de nas ruins que estão acontecendo hoje, a gente pode começar a fazer essas coisas boas acontecerem - disse Annie."

Particularmente para alguém como eu que quase nasceu com um pé no orfanato, todos os livros como Annie, Oliver Twist, Anne de Green Gables, A princesinha, etc, etc, toca muito mais profundo do que pra outras pessoas. Todas essas histórias também poderiam ser a minha história e sempre no fim chego com lágrimas nos olhos!
Amei Annie e continuo esperando o amanhã.

gabcravoecanela0 11/10/2022

É um livro bom , se passa na época da depressão do EUA , a queda da bolsa de valores e mostra a pobreza que o país estava passando naquele momento pelos olhos da pequena órfã Annie que é simplesmente uma criança adorável

Duda1298 29/07/2022

espetacular
nunca vi algo tão gostoso de se ler, a leitura flui uma experiência avassaladora, você não tem vontade de parar de ler até acabar a história é o conceito de comfort, o plot é bom mas se sabe que vai dar tudo certo no final o que deixa teu coração quentinho. Melhor clássico que eu já li real oficial, não tem palavras pra descrever o quanto esse livro is perfect
Não é favoritado mas é cinco estrelas COM CERTEZA
João Mori 29/07/2022minha estante
Livros assim são maravilhosos!

Duda1298 29/07/2022minha estante
sim, apenas sim!!

Gabi Calomeni 07/04/2021

Annie
eu li emprestado de uma amiga uns dois ou três anos atrás, foi uns dos primeiros livros que eu li, eu achei a história muito linda e comovente
e nunca vi ninguém falando sobre esse livro, ele deveria ser mais reconhecido!?

Amanda MN 19/09/2020

Já vi os os filmes adaptados de Annie. Mas foi muito bom ver de uma forma mais detalhada uma história que tenho tanto carinho.

Carol Alvim 11/05/2022

Que leitura gostosa, depois de uma leitura pesada esse sempre será uma boa opção. É uma história infantil, mas como sempre grandes ensinamentos. Aprendi muito com Annie.

Anna 24/12/2020

(Nem tão) Previsível
Annie é uma garotinha que foi deixada na porta de um orfanato durante o final de ano (o que torna a leitura boa para a época do Natal) e vive sua vida no orfanato com a curiosidade de encontrar seus pais, até que um dia ela resolve fugir...
O livro é leve, mesmo retratando realidades pesadas, a personalidade de Annie é adorável e cativante, assim como a maioria dos personagens. Conforme a gente vai lendo, vai fazendo diversas previsões, e tem uma quase certeza de que serão verdadeiras, e realmente muita coisa é óbvia desde o início, mas tem várias reviravoltas, obstáculos e novos acontecimentos que deixam o livro mais e mais interessante. Gostei muito, e se eu tivesse lido aos 10 anos com certeza seria meu livro favorito. É um ótimo livro, com uma história cativante e boas referências históricas.

Sergio 31/01/2015

Melhor leitura de 2015
Escrito por Thomas Meehan e publicado no final do ano passado pela Editora Intrínseca, Annie nos trás uma história de superação e positividade. Annie, aos seus dois meses de idade, foi deixada em uma cesta de vime em frente a um orfanato de Nova York, no ano de 1921. Com ela, estava um bilhete — dizendo que os pais voltariam para pegá-la assim que possível — e metade de um medalhão de prata, para que eles a reconhecessem quando voltassem.

Entretanto, a primeira aparição da protagonista no enredo acontece somente onze anos depois, em uma noite de ano novo. Cansada de ser maltratada pela cuidadora do orfanato, a Srta. Hannigan, e por se frustrar ano após ano esperando a volta dos pais, a jovem garota decide se jogar no mundo em busca dos seus progenitores. É aí que, após bolar um plano mirabolante, a garotinha foge e consegue andar livremente pelas ruas de Nova York. Após um ano, sozinha e passando por situações deploráveis, a jovem acaba encontrando por sorte (ou por destino) o homem mais rico de todo os Estados Unidos, e a partir daí todo um laço amigável começa a ser construído entre os dois.

Mesmo estando no ano de 1932, durante o decorrer da narrativa o autor nos mostra o cenário nacional pós-crise de 29 (para quem não lembra, a crise surgiu através da quebra da bolsa de valores de NY), e conseguimos perceber o quão arrasado o país se encontrava. Com esse pano de fundo, a história se desenvolve de maneira triste e ao mesmo tempo intensa, já que em cada nova página algo de ruim acontece com a protagonista. Esse lado "sofrível" da obra faz com que nos apeguemos cada vez mais a Annie. Nos parcos momentos de alegria, choramos junto à garotinha.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o cunho positivista da obra como um todo. Mesmo estando em desgraça, Annie nunca abaixou a cabeça em todo o enredo. Seu lema era: “O sol vai sair amanhã. Pode apostar seu último centavo nisso". Acreditem ou não, questionei-me sobre como ando levando minha vida e decidi adotar o padrão Annie de ser.

Embora o livro seja um clássico, não tive em momento algum dificuldade no entendimento — nem da escrita, nem do enredo. As páginas fluem rapidamente e a linguagem usada é trivial. Todos os personagens são muito bem explorados e construídos. Conseguimos detectar o ponto fraco de cada um deles, além de suas angústias e mágoas, bem como seus pontos fortes e expectativas futuras.

A edição da Editora Intrínseca ficou impecável. Não consegui detectar nem um tipo de erro, seja gramatical ou de pontuação. Além disso, a editora fez uso de materiais de excelente qualidade (como sempre!) em seus exemplares do título em questão. Sendo bem franco com vocês: não há como ler esse livro e não se apaixonar por ele. Cinco estrelas e favorito é pouco para quantificar a magnificência dessa obra.

Adaptação cinematográfica:

A adaptação cinematográfica de Annie está prevista para estrear dia 12/02/2015 em todo o Brasil. Dirigida por Will Gluck (Amizade Colorida e A Mentira) e com Quvenzhané Wallis como a protagonista, o filme contará também com os atores Jamie Foxx (como Benjamin Stacks), Rose Byrne (como Grace) e Cameron Diaz (como Miss Hannigan).

Vocês já devem ter percebido que uma das mudanças mais notáveis é a troca do pano de fundo na refilmagem. Notei logo nos primeiros segundos do trailer que o filme está o mais atual possível, como se se passem nos tempos modernos. Ainda não sei se isso é bom ou ruim. Outro ponto que fiquei bastante curioso foi a mudança na escolha da personagem principal, já que no livro ela é uma ruiva e, no filme, uma negra. Só sei de uma coisa: tem filminho bom vindo por aí! Espero não me decepcionar.

site: www.decaranasletras.blogspot.com
Nai 13/10/2016minha estante
No fim das contas, o filme (musical) foi bem a cara de sessão da tarde.

Lorraine.Gomes 15/10/2020

Meu favorito
Annie foi um livro que a princípio vi a capa e achei muito simples sabe, mas qm vê capa não vê conteúdo... O tipo de escrita realmente é simples, a história tmb, mas é um simples de uma forma boa sabe. A diagramação tmb ajudou muito, esse livro me surpreendeu em tantas partes, pra quem quer um livro pra ler em uma sentada recomendo Annie. Tem 206 páginas mas vc nem percebe como o tempo passa com esse livro. Perfeito tudo, os personagens, a história, me emocionou em várias etapas, parabéns para esse autor "Tomas Meehan"

Fabi.Fischer 28/03/2021

Uma história mega fofa ??
" Acho que essa é a melhor coisa da vida (...) A gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã"

O Livro é um clássico. Com uma narrativa que já vimos em diversas roupagens, da órfã que tem a sorte de cruzar com um milionário mas mesmo assim, não tira a magia da história e nem a torna sem perspectiva.
É uma história rápida e gostosa de se ler, que deixa o coração quentinho e com vontade de esbarrar com um milionário que queira me adotar. Mas infelizmente, já passei da idade até de ter um sugar daddy!
E claro, a história trás a mensagem otimista, que tudo vai dar certo amanhã!
Um livro ótimo pra curar uma ressaca literária.

Valéria 15/05/2020

Encantador, eu comprei esse livro em promoção sem nenhuma expectativa, e acabei descobrindo uma historia linda, divertida e emocionante, aquele toque de infância e otimismo que deixa o coração quentinho ?

Flávia Clemente 17/01/2022

É uma leitura gostosinha, desde que feita consciente de que é uma história infantil! Um bom passatempo, é bonitinha e divertidinha!

Helena.Moreira 13/01/2021

Sou apaixonada com o filme Annie. Nem sabia que tinha livro até a minha amiga falar que era um dos favoritos dela. Ela me emprestou e eu enrolei uns 2 meses pra ler. E agora acabei de ler em menos de 2 horas. Suuuuuuuuper recomendo.

É bem diferente do filme (e do musical) mas vale a pena. Os acontecimentos são muito fofos. Annie é uma daquelas histórias que enche o mundo de alegria, de esperança. The sun will come out tomorrow, indeed.