Annie

Annie Thomas Meehan

Resenhas - Annie

Dani 05/04/2021

Aventuras leves e tênis
Livro bem leve e cativante, Annie é uma menina muito esperta e a leitura é viciante.

Flávia Clemente 17/01/2022

É uma leitura gostosinha, desde que feita consciente de que é uma história infantil! Um bom passatempo, é bonitinha e divertidinha!

@mayraazevedoc 15/10/2021

O clássico que encantou gerações
Uma garota órfã de 12 anos, cujo coração erradia energia positiva e otimismo persegue o seu grande sonho: encontrar seus pais. A garota passa por grandes aventuras e desventuras ao correr atrás do que o seu coração mais anseia. A leitura é leve e fluída, apesar de em alguns pontos ser um pouco sensacionalista e previsível.

Sabrina578 19/03/2023

Chorei
Livro muito muito muito fofoooo, chorei quando o desenrolar da história deu no que deu!
Já li faz um bom tempo, mas pretendo reler porque eu gostei bastante e não me arrependo de ler!

Lorraine.Gomes 15/10/2020minha estante
Vc descreveu tudo que eu senti ou ler esse livro. Virou meu favorito

De Cara Nas Letras 12/03/2015

Annie - Thomas Meehan
Escrito por Thomas Meehan e publicado no final do ano passado pela Editora Intrínseca, Annie nos trás uma história de superação e positividade. Annie, aos seus dois meses de idade, foi deixada em uma cesta de vime em frente a um orfanato de Nova York, no ano de 1921. Com ela, estava um bilhete — dizendo que os pais voltariam para pegá-la assim que possível — e metade de um medalhão de prata, para que eles a reconhecessem quando voltassem.

Entretanto, a primeira aparição da protagonista no enredo acontece somente onze anos depois, em uma noite de ano novo. Cansada de ser maltratada pela cuidadora do orfanato, a Srta. Hannigan, e por se frustrar ano após ano esperando a volta dos pais, a jovem garota decide se jogar no mundo em busca dos seus progenitores. É aí que, após bolar um plano mirabolante, a garotinha foge e consegue andar livremente pelas ruas de Nova York. Após um ano, sozinha e passando por situações deploráveis, a jovem acaba encontrando por sorte (ou por destino) o homem mais rico de todo os Estados Unidos, e a partir daí todo um laço amigável começa a ser construído entre os dois.

Mesmo estando no ano de 1932, durante o decorrer da narrativa o autor nos mostra o cenário nacional pós-crise de 29 (para quem não lembra, a crise surgiu através da quebra da bolsa de valores de NY), e conseguimos perceber o quão arrasado o país se encontrava. Com esse pano de fundo, a história se desenvolve de maneira triste e ao mesmo tempo intensa, já que em cada nova página algo de ruim acontece com a protagonista. Esse lado "sofrível" da obra faz com que nos apeguemos cada vez mais a Annie. Nos parcos momentos de alegria, choramos junto à garotinha.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o cunho positivista da obra como um todo. Mesmo estando em desgraça, Annie nunca abaixou a cabeça em todo o enredo. Seu lema era: “O sol vai sair amanhã. Pode apostar seu último centavo nisso". Acreditem ou não, questionei-me sobre como ando levando minha vida e decidi adotar o padrão Annie de ser.

Embora o livro seja um clássico, não tive em momento algum dificuldade no entendimento — nem da escrita, nem do enredo. As páginas fluem rapidamente e a linguagem usada é trivial. Todos os personagens são muito bem explorados e construídos. Conseguimos detectar o ponto fraco de cada um deles, além de suas angústias e mágoas, bem como seus pontos fortes e expectativas futuras.

A edição da Editora Intrínseca ficou impecável. Não consegui detectar nem um tipo de erro, seja gramatical ou de pontuação. Além disso, a editora fez uso de materiais de excelente qualidade (como sempre!) em seus exemplares do título em questão. Sendo bem franco com vocês: não há como ler esse livro e não se apaixonar por ele. Cinco estrelas e favorito é pouco para quantificar a magnificência dessa obra.

Adaptação

A adaptação cinematográfica de Annie está prevista para estrear dia 12/02/2015 em todo o Brasil. Dirigida por Will Gluck (Amizade Colorida e A Mentira) e com Quvenzhané Wallis como a protagonista, o filme contará também com os atores Jamie Foxx (como Benjamin Stacks), Rose Byrne (como Grace) e Cameron Diaz (como Miss Hannigan).

Vocês já devem ter percebido que uma das mudanças mais notáveis é a troca do pano de fundo na refilmagem. Notei logo nos primeiros segundos do trailer que o filme está o mais atual possível, como se se passem nos tempos modernos. Ainda não sei se isso é bom ou ruim. Outro ponto que fiquei bastante curioso foi a mudança na escolha da personagem principal, já que no livro ela é uma ruiva e, no filme, uma negra. Só sei de uma coisa: tem filminho bom vindo por aí! Espero não me decepcionar.

Daniel 31/07/2021

Sem palavras S2
Depois de anos e mais anos adiando está leitura, finalmente peguei para ler e me arrependo tanto de não ter lido antes, que livro maravilhoso, história fantástica, parecia um livro de 100 páginas, pois eu nem vi as páginas passarem, consegui me conectar fácilmente com a leitura, tudo flui perfeitamente, um ótimo livro pra dar de presente, recomendo a todos.

Shirley.Peixe 30/01/2024

Ok
Infelizmente não gostei. Esse é um dos poucos casos em que imagino uma adaptação tendo melhor resultado (Mas ainda assim não quero ver as que já estão disponíveis).
A Annie original saiu de tirinhas de jornal, estilo Mafalda, eu imagino, mas o ato de criar uma história mais completa não me convenceu. Não sei se o problema foi a tradução, mas acho que não.
A história é ok, apesar dos exageros, mas o texto é mal escrito e didático demais, e os ânimos dos personagens mudando muito rapidamente não transmitiram nenhum impacto.
Sei lá, pode agradar muitos públicos, pode ter o foco realmente em leitores mirins, mas enfim, eu não comprei.

Rapha Schmitz 09/04/2022

annie
2,5 | annie foi deixada em um orfanato quando ai da era bebê, com apenas metade de um medalhão e um bilhete dizendo que os pis voltariam para buscá-la, onze anos depois, cansada de esperar e de ser maltratada pela diretora do orfanato, ela decide fugir, vai parar em várias situações diferentes até que finalmente as coisas começam a dar certo.
??-
eu gostei do livro, é fofinho, engraçado em algumas partes, porém também é chato de ler, é aquela leitura que não te prende, e não faz mto o meu estilo de leitura, só que é bom

sofi 21/08/2021

diferente, mais muito bom
é bem diferente do filme mais ao mesmo tempo muito bom , é muito realista me fez imaginar os personagem os lagares etc . Eu simplesmente amei me fez pensar

Isabelly 16/01/2021

O poder do ?Protagonismo?
De começo a leitura me pegou e prendeu, com a história dessa ruivinha de punho forte, que encara tudo com bastante otimismo e coragem, só pra mais adiante eu não SUPORTAR o quãooooooooo exagerado é tudooooooo.

Ah fulano mais rico do mundo, ah a mulher mais linda do mundo, ah a criança mais amada e adorada e (praticamente) venerada do mundo.

Dai me paciência! É demais pra suportar.

Terminei o livro com dor nos olhos de tanto revirar pra cima.

Line 26/07/2020

A doçura de uma criança
Em Annie conhecemos uma órfã determinada e valente que por meio de suas aventuras nos mostra o verdadeiro valor da amizade e o amor.

Kayra 15/05/2022

Annie a órfã
Esse livro é extremamente lindo e emocionante, um garotinha chamada Annie foi deixada por seus pais em um orfanato quando ela era bebê e deram a promessa que voltariam para buscá-la, mas mais ou menos 10 anos se passaram e nada, então ela resolve enfrentar a Nova York de 1932 para encontrar seus pais!

Ana Carolina P. Anjos 03/12/2014

Valente Annie
Annie, uma história de superação, coragem e principalmente esperança; o escritor escreveu de maneira delicada sobre os mais tristes dramas humanos: a miséria e a fome.
Ambientada em uma época que o mundo estava em crise, o livro nos mostra de maneira muito verdadeira a luta pela sobrevivência de pessoas que perderam subitamente tudo que tinha, mostra também o mundo dos ricos e a generosidade de uns e a crueldade e frieza de outros.
Uma história muito bem estruturada tem drama, suspense e amor. Nossa heroína valente luta sem parar e sempre acredita que “Seja com for, o sol vai nascer amanhã. Aposte seu último centavo nisso”.
A cada nova palavra a historia me encantou, me fez torcer por essa menina e sonhar que no final conseguiria ser feliz e que finalmente poderia ser simplesmente criança.

Ianaa0 05/07/2020

Foi o primeiro livro que li na vida e é um dos melhores. Não lembro tudo direitinho, li com 11 anos, mas sei que ele é incrível e apaixonante. Não é entediante, tem uma leitura muito fácil e a história é impressionante. Para quem nunca leu um livro eu recomendo ele como um começo.