Judas

1 | 2 | 3 | 4

Diego 01/03/2022

Crisálida
Um livro muito bom!
Descreve uma passagem na vida do personagem principal, Shmuel, em que fica encerrado em uma casa em estado de semi-solidão, enquanto se desenvolve imperceptivelmente.
O livro é todo pontuado com uma discussão dialética baseada nos primórdios do Estado de Israel e com personagens interessantes e razoavelmente bem desenvolvidos.

Jean Bernard 17/01/2021

Judas, uma das melhores leituras da vida
Esse livro me pegou de surpresa. Fala sobre a visão dos judeus sobre Jesus, fala de traição, amor e guerra. O problema palestino é pano de fundo e permeia a história. Aquele que se vê como traidor, terá realmente traído? Um livro introspectivo, poético e filosófico. Apenas o primeiro de muitos do autor.

Marcia 20/09/2023

Minhas impressões sobre o livro
Leitura incrivel que nos entretem e nos dá muitos pontos a refletir, repensar.
Amós Oz nos traz personagens interessantes e toda história se passa durante um inverno em Israel.
Nesse livro vamos conhecer Shmuel um estudante que vê sua vida quase em colapso. A namorada termina o relacionamento e se casa com o ex namorado. O pai dele tem dificuldades financeiras e não pode mais financiar sua faculdade. Para completar no grupo de estudos que ele faz parte começam a se desentender. Com toda essa confusão, Shmuel procura um emprego e nisso vai parar num casa muito antiga para servir de companhia a um velho deficiente. A casa é muito fechada ebo velho mora com a nora, Atalia e dois sao muito misteriosos. Os dois tem traumas pesados, dolorosos. No decorrer da história vamos compreendendo a vida deles e junto aprendendo um pouco sobre Israel, os judeus e suas guerras. E principalmente contra os árabes. Quanto sofrimento, quantas mortes e famílias desfeitas. Quartas dificuldades o país enfrentou. O livro tznbem vai falar sobre o cristianismo, mas não como religião, com uma visão histórica.
Shmuel pesquisa e estuda sobre Jesus. Ele pretende escrever sobre Jesus na visão dos judeus. Ele se interessa muito por Judas e faz reflexões e questionamentos muito interessantes. As conversas dele com o velho sao muito interessantes.
Ja Atalia é uma mulher que adimirei muito. Ela tem garra , é uma mulher que domina sua vida, trabalha e toma suas decisões. Lembrando que estamos em Israel e que as mulheres só recentemente começaram a ganhar um pouco de espaço.
Livro que gostei muito e alerto sobre as descrições pois, o escritor, na minha opinião, exagera um pouco em descrever lugares e situações. Mas não tira a beleza do livro.
Eu me emocionei no final.
Valeu!!

Marina.Cotrim 11/04/2017

Por que leio
Esse livro resume pra mim o que é a boa literatura. Sua história pode ser resumida em poucas linhas, mas o que importa muito mais é a profundidade de seus personagens. Suas vidas íntimas, pensamentos e afetos são intensos e universais e despertam muita identificação no leitor.
É quase como sentíssemos o peso dos silêncios que eles experimentam, e também as alegrias de pequenas conquistas.
Como pano de fundo, temos uma discussão muito interessante sobre o estado de Israel, abordado também através da pesquisa do protagonista sobre uma alternativa à versão oficial da história de Judas. Através dessa metáfora, o autor nos sugere um mundo mais fraterno.

Claudia 08/12/2022

Existem vários tipos de escrita, de histórias e de narrativas. A de Amós Oz é especial, porque é singela, poética e é muito, mas muito bem escrita.
Ele era um autor especial e poder ler suas palavras é um prazer.
É um livro belo!!

Denise Ximenes 03/07/2022

Judas não traiu Jesus?
A história oficial todos conhecemos. Mais de 2 mil anos se passaram e a versão se sedimenta com a infame relação entre judeus e traição.

Amós Oz, com esse enredo, traz uma possibilidade lógica sobre os acontecidos narrados pelos evangelistas: Jesus não era cristão! Judas sim.

Nessa versão da história, uma afirmação nos leva, de fato, a pensar: por que Judas carrega o odioso estigma, se todo o percurso de Jesus estava previsto? Judas foi essencial ao propósito de Deus... Sem ele, não haveria crucificação, nem cristianismo, nem igreja.

O autor nos mostra que não há lógica no fato de Judas ter entregue Jesus em troca de 30 moedas, já que o discípulo era, dentre todos, o mais abastado.
E se Judas foi injustiçado? E se não existisse Judas, como seria? Jesus e Judas não poderiam ter sido amigos próximos, já que todos os outros apóstolos se dispersaram quando da prisão de Jesus???

Essas e outras questões nos instigam. Gosto demais dessas recriações da vida de Jesus. Quase tão bom quanto O Evangelho segundo Jesus Cristo de Saramago, o livro de Amós Oz nos arrebata, tamanha a ousadia...

Luciana.Tolentino 31/03/2021

Que surpresa grata!
Um livro de escrita fluida e sem pretensão ao eruditismo que não obstante a isso, consegue transmitir toda profundidade intelectual dos personagens em seus extensos debates sobre tudo, mas principalmente sobre Jesus na visão dos judeus, o peso de Judas Iscariotes e a política no então recém inaugurado Estado de Israel e todo o conflito relacionado à Palestina e judeus e árabes.
Tudo isso com apenas 3 personagens incríveis e que dificilmente me esquecerei deles.
O andar de Shmuel, o cheiro de violetas de Atalia e o bigode prateado de Wald.
Simplesmente maravilhoso!
Lerei outros do autor com toda certeza.

V_______ 11/10/2022

Judas
Judas conta a história de Shmuel Asch, estudante em Jerusalém que após ser deixado por sua namorada e se ver obrigado a abandonar a universidade devido a falência de seus pais, é contratado para servir de companhia para um velho com dificuldade de locomoção em uma região remota de Jerusalém da década de 50, nessa casa moram apenas o velho e uma mulher, Atalia Abravanel, sensual e misteriosa, por quem Shmuel acaba se seduzindo, mesmo com constantes advertências feitas pelo velho. Em meio a isso Shmuel tenta dar continuidade a sua pesquisa intitulada Jesus sobre o olhar dos judeus.
Há toda uma dissertação sobre a criação do Estado Judeu e a relação entre árabe e judeus, que perdura por décadas e não há no horizonte próximo solução e claro fazendo jus ao título há todo um pensamento a cerca do mais controversos apóstolo de Cristo, Judas, que me fez vê-lo sobre uma nova perspectiva. Gostei muito dessa leitura e recomendo-a.

Carla Verçoza 17/04/2022

Outro ótimo livro do Amos Oz. Gosto muito da escrita dele, boa de ler, política, intimista, às vezes até poética.

"De novo seus olhos se encheram de lágrimas. E por ter se irritado por causa de suas lágrimas e suas invenções decidiu descalçar os sapatos e ir para a cama vestido. Eram tantas as horas livres. E lá fora, só vento e chuva. Você pediu para si mesmo uma solidão absoluta, você pediu inspiração, extensões vazias de tempo silencioso e vago, e eis que tudo isso lhe é oferecido aqui. Está tudo em suas mãos. E sobre o teto de sua água-furtada, bem em cima de sua cama, desenham-se oceanos e continentes num gesso que está rachando; você pode ficar deitado de costas horas e horas e fixar os olhos em arquipélagos de cal que se descasca, ilhas, penhascos, golfos, vulcões, fiordes."

Em 'Judas', acompanhamos alguns meses da vida de um rapaz, Schmuel, de 20 e poucos anos q, após o término de um namoro, fica procurando algum sentido para sua vida e o vazio existencial.
O livro reflete (e subverte) bastante sobre a figura do traidor, q vemos representado no próprio Judas do título, alvo de estudo do rapaz, no pai da Atalia, no avô de Schmuel, e até mesmo no próprio Schmuel, dos quais os pais se sentem traídos qdo ele decide abandonar os estudos.
"Na história de vez em quando surgem pessoas corajosas que estão à frente de seu tempo e por isso são chamadas de traidoras ou exóticas."

Enquanto Schmuel trabalha para Atalia e para o velho Guershom Wald, vai se integrando à cada e às histórias, além de sua busca por algum rumo na vida.

O clima que o autor cria é muito envolvente, as descrições da cidade, do clima, as três personagens são extremamente interessantes e desenvolvidas de forma satisfatória.
Recomendo!

"Os que estão dispostos a mudar, os que têm a força para mudar, sempre serão vistos como traidores pelos que não são capazes de qualquer mudança, que têm um medo mortal de mudanças, não entendem o que é mudança e abominam toda mudança."

Edilene Freitas 18/06/2023

Esse foi meu primeiro contato com Amós Oz. Estava com grandes expectativas e talvez esse tenha sido o problema. Achei a narrativa muito repetitiva e o personagem principal, Shmuel, não me convenceu, parecia a todo tempo um bebê chorão, imaturo e inseguro, correndo atrás da sua anfitriã, Atalia, uma mulher mais velha, viúva e claramente não interessada romanticamente nele. As discussões filosóficas e sobre a história de Israel são interessantes, mas acredito que a edição poderia ter incluído notas de rodapé para contextualizar o texto e não um glossário no fim do livro. Acredito que a lentidão na história é proposital, pra refletir a solidão de todos os personagens que moram na casa, mas não funcionou comigo.

Faluz 19/06/2022

JUDAS - Amós Oz
Um livro filosófico e poético. Uma discussão com personagens densos e silenciosos num inverno temporal e introspectivo. Um recorte num inverno alguns anos após a instalação de Israel, com personagens considerados traidores com um pano de fundo na discussão de que Judas foi mesmo um traidor?
Nos traz a baila a possibilidade de uma leitura mais fraterna sobre as relações humanas mesmo durante uma guerra.
Vale a leitura.

ElisaCazorla 07/12/2023

Frustração
O tema Judas é algo muito interessante para pensarmos nossa cultura que está, sem qualquer dúvida, intrinsecamente ligada ao cristianismo. Costumo dizer que, no Brasil, até mesmo os ateus são cristãos hehe Enfim, as ideias sobre Judas, Jesus, os Judeus e o cristianismo são interessantes mas não são ideias novas.
Agora vamos para os motivos que renderam essa nota horrível.
Primeiro falemos sobre os personagens. Na verdade, não tem muito o que falar. São todos muito chatos, sem graça, apáticos, sem emoção, lentos e com quem não é possível criar qualquer vínculo de afeto ou empatia. O mais chato de todos é o protagonista. Sujeitinho sem graça e apático.
Sobre a história em si, flui até que razoavelmente bem até a primeira quarta parte do livro, depois seguimos numa repetição de situações, ideias e diálogos que beira a irritação.
Terminei na força da raiva.
Não recomendo!

marcelo.batista.1428 02/02/2020

Nos primeiros livros que li, o que mais me prendia era a estória contada. Gostava muito de livros de mistérios/policiais. Enigma no começo, desenrolar da trama e o clímax da dissolução no final. Aos poucos, fui conhecendo outras formas de escrita, em que outros aspectos contavam muito (estilo da escrita, questões abordadas, ...).
Tenho andado com saudades desses livros com estórias que prendem, mas não foi o que encontrei em Judas.
Mas, nesse livro de Amós Oz, encontrei personagens com os quais me simpatizei, contexto histórico para se aprender, descrições de lugares para se conhecer, e a possibilidade de se encontrar com uma cultura diferente da minha. Tudo isso num estilo de narrativa que me encanta. Valeu muito a pena.

erbook 09/09/2020

A importância de enxergar sob outra perspectiva!
“Os que estão dispostos a mudar, os que têm a força para mudar, sempre serão vistos como traidores pelos que não são capazes de qualquer mudança...”. “Abraham Lincoln, o libertador de escravos, foi chamado de traidor pelos adversários. Os oficiais alemães que tentaram matar Hitler foram fuzilados como traidores. Na história de vez em quando surgem pessoas corajosas que estão à frente de seu tempo e por isso são chamadas de traidoras ou exóticas”

Com esse conceito de traição, Amós Oz nos brinda com este romance magistral, mesclando personagens fictícios e históricos, como o polêmico Primeiro-Ministro fundador do Estado de Israel, Ben Gurion.

O enredo se passa em Jerusalém, entre 1959 e 1960, onde o estudante Shumel Asch, após a falência do pai e o fim do relacionamento com a namorada, decide se isolar numa casa distante, onde consegue emprego para cuidar do idoso Guershom Wald.

Nesse novo emprego, onde recebe pouco e dorme no sótão da casa, convive e se apaixona por Atalia, a misteriosa e sensual nora do comunicativo e inválido idoso. Sem recursos e desanimado com a vida, abandona os estudos na universidade onde pesquisava escritos históricos sobre a visão dos judeus acerca de Jesus Cristo.

Amós Oz, de forma brilhante, mostra os meandros políticos da criação do Estado de Israel, incluindo os movimentos sionistas e os antissionistas, bem como as notícias da época acerca das reuniões ocorridas na Organização das Nações Unidas (ONU), após o fim da segunda guerra mundial.

Por outro lado, o escritor, amparado em livros históricos, aborda tanto a visão que muitos judeus têm de Jesus Cristo, como a que muitos cristãos têm dos judeus. O personagem Shumel Asch sustenta inusitada tese a respeito de Judas Iscariotes, que deixarei na curiosidade de vocês para não dar “spoiler”.

Por meio deste romance, Oz produz ensaio crítico sobre o fim dos estados nacionais, os quais teriam suas barreiras extintas para a criação de comunidades globais, nas quais pessoas de diferentes línguas e culturas conviveriam no mesmo local.

Amós Oz faz o seguinte questionamento: e se judeus e árabes tivessem entrado em acordo em relação à criação do Estado de Israel em 1948, no pós-guerra? Oz deixa essa pergunta no ar, mas, nas entrelinhas, externa seu ponto de vista idealista e pacifista, no qual muitas vidas teriam sido poupadas.

Na vida real, por ser pacifista, Amós Oz (nascido em Jerusalém) foi visto por muitos compatriotas como traidor da causa sionista (movimento judeu que buscava a criação de um Estado independente no final do século XIX) – o que reflete bastante em sua obra.

Este livro é sensacional e instiga profundas reflexões!

Patresio.Camilo 28/11/2020

Um livro sobre a infelicidade.
Acho que já escrevi uma resenha com este título.
Mas Judas, simplesmente trata da infelicidade de três personagens: Shmuel, Atalia e Wald.
Cada um assombrado por seus medos e frustrações, nos quais as ficam se remoendo
Shmuel atraído pela proposta de emprego, após seus pais perderem tudo em Haifa, acaba indo trabalhar para os outros dois personagens.
Com breves passagens e citações de Judas Iscariotes, o livro é um leitura interessante.
Em alguns trechos muito repetitivos, o que deixa cansativa a leitura, motivo que não ganhou as 5 estrelas por mim.
Sobre a Edição da Cia das Letras, dispensa comentários, pois como sempre impecável.
Espero que gostem.

1 | 2 | 3 | 4