Meus Tempos de Ansiedade

Meus Tempos de Ansiedade Scott Stossel

Resenhas - Meus Tempos de Ansiedade

Hérica 07/10/2021

Esclarecendo as sensações da ansiedade
O autor nesse estudo trás a sua experiência com a ansiedade, e consegue através da sua experiência descrever todas as sensações de quem tem ansiedade, e nos fazendo entender o que se passa conosco e como é possível conviver com a ansiedade. Relata ainda sobre as pessoas da história com Freud que tinham ansiedade. Nesse sentido ainda demonstra como a ansiedade de certa forma é benéfica demonstrado através de estudos que que tem ansiedade consegue enxergar soluções diferentes e tem uma inteligência acima da média.
Enfim o livro vale ser lido como relato de um ansioso que tem explica através de estudos quais podem ser a causa da tua ansiedade.

Évelin Noah 29/07/2020

" Talvez o fato de mergulhar na minha ansiedade para escrever este livro eu seja capaz de emergir dela. Não que eu possa fugir da minha ansiedade ou ficar curado dela. Mas ao concluí-lo, mesmo sendo um livro que fala de forma extensa sobre minha impotência e minha ineficiência, talvez eu esteja demonstrando uma forma de eficiência, perseverança, produtividade e por que não, resiliência.

[...]

Tudo que consegui veio acompanhado de um tormento constante e pânico frequente, além de ter sido pontuado por momentos de colapso quase total que me deixavam sempre em risco de me expor como o fraco ansioso que sou."

Esses dois trechos basicamente descrevem milhares de pessoas que sofrem com transtorno generalizado de ansiedade. Esse não é só mais um livro de auto ajuda, ou um relato autobiográfico acerca de tema.

Esse livro é o livro mais completo e incrível sobre ansiedade que já li. É um livro que traz infinito material científico, e muita, muita experiência pessoal do autor. É uma fonte inesgotável de informações e aprendizados. E, principalmente, de empatia. Em diversos momentos eu pude sentir o sofrimento e a dor que o Scott sente há mais de 30 anos.

Enfim, uma verdadeira Bíblia sobre a ansiedade!

Karina 15/07/2020

Cansativo, uma biografia chata sobre a vida ansiosa do autor
No começo achei que seria o livro, até tinha começado bem e tal, mas depois... Meu Deus. Super repetitivo, capítulos longos de informações repetidas. Só não dou menos pq alguma coisa ou outra eu consegui extrair do livro.

Rodrigo Tejada 18/09/2016

Ótimo livro. Esmiúça o histórico, conteúdo, tratamentos, fatores de gênese e perspectivas do mal da ansiedade. Mais do que isso: consegue dar uma visão inclusive otimista do problema. Livro recheado de pesquisas científicas. Ponto alto, a meu ver, são as impressões pessoais do autor quanto ao seu próprio tratamento, no corpo do texto ou mesmo em notas de rodapé. Diferente de textos baratos de auto ajuda, trata-se de jornalismo científico-literário de qualidade, que me fez conhecer melhor a mim mesmo.

Carol B. 12/12/2020

"Talvez o organismo humano não esteja equipado para vive como a vida em sociedade acabou exigindo - uma dura competição sem vencedores em que os únicos ganhos se ontem as custas de alguém, da qual a "competição neurótica" afastou a solidariedade e a cooperação."

O livro é dividido em diversos capítulos que mesclam tópicos históricos e científicos relevantes ao campo da pesquisa na ansiedade com passagens (as vezes pode demais sinceras e, por que não dizer, extremamente perturbadoras) da vida do autor e de como lida com ansiedade severa desde a primeira infância.

O esforço do autor de trazer corpo, expondo suas características e de outros, ao estudo da ansiedade, passando pelo olhar psicanalítico, da neurociência, genético é filosófico, traz uma sensação de ler um tratado, mas num formato tão espontâneo, que chega a ser divertido e talvez um pouco irônico.

O livro é uma ótima leitura para quem quer entender mais a fundo a ansiedade e o que é ser uma pessoa ansiosa.

Gilscofield 12/03/2015

Um dos livros mais completos e sérios sobre um mal que aflige tanta gente

Adriano 31/03/2015

O escritor aborda muito bem o tema, gostei muito mesmo do livro.

Lavinia 17/02/2019

"Meus Tempos de Ansiedade", Scott Stossel
Em "Meus Tempos de Ansiedade", Scott Stossel, motivado a desmembrar o mal que o afetou durante toda sua vida, escreve sobre ansiedade a partir de suas próprias experiências e diferentes perspectivas da psicologia, medicina e filosofia.

Mesmo sendo um livro extenso, a leitura consegue ser fascinante e até prazerosa. É interessante ler sobre as várias abordagens e como ainda não se chegou a uma conclusão sobre o assunto, além de ser uma oportunidade para refletir sobre si mesmo e sobre como a ansiedade é retratada na cultura popular.

Além disso, o autor reflete sobre suas vivências e seu histórico familiar. Ele descreve momentos em que a ansiedade representou um grande desafio em sua vida, tendo que se submeter a diversos tratamentos terapêuticos e vários remédios desde criança.

"Uma ex-colega de trabalho certa vez me chamou de "Frontal humano", dizendo (...) que projeto tanta serenidade que o mero fato de eu estar presente pode tranquilizar outras pessoas: só por entrar numa sala cheia de gente agitada ministro meu bálsamo tranquilizante. Diante de mim, as pessoas relaxam. Se ela soubesse!"

site: @sobrepaginas (instagram)

Bianca1771 21/04/2021

Nunca um título foi tão certo, no livro o autor explica a ansiedade principalmente a partir do seu ponto de vista, das suas experiências, e das vivências de outras pessoas célebres, políticos, atletas e por aí, ele também complementa com dados de estudos e outros títulos científicos. Em alguns momentos pode ser um tanto cansativo e até mesmo repetitivo, porém é uma leitura válida para quem partilha de qualquer grau de ansiedade e de certa forma acalenta saber que tantas pessoas estão no mesmo barco.

ataliba 06/09/2022

Um ótimo livro
Um ótimo livro para quem sofre de ansiedade. Como o transtorno de ansiedade sempre foi um companheiro foi legal conhecer um pouco mais sobre a teoria sobre o transtorno e, inclusive, poder entender que muito do que sofremos não acontece somente conosco.
Um livro ótimo para se entender e entender o transtorno em si.

Carla 26/10/2016

"Talvez pelo fato de mergulhar em minha para escrever este livro eu seja capaz também de emergir dela. Não que eu possa fugir de minha ansiedade ou ficar curado dela. Mas ao concluí-lo, mesmo sendo um livro que fala de forma extensa sobre minha importância e minha ineficiência, talvez eu esteja demonstrando um forma de eficiência, perseverança, produtividade e, por que não, resiliência".

Um livro extenso sobre a ansiedade e seus conceitos, pesquisas e tratamentos apresentados de forma profunda e portanto, uma leitura um pouco densa que tive que ler aos poucos. Super indico para quem tem interesse em se aprofundar pelo tema da ansiedade.

Mari M. 17/02/2017

Tempos de Ansiedade ...
Com uma visão pessoal , e baseada em muitos experimentos e ciencia , o autor não deixa a desejar , fazendo qualquer um que sofra deste terror , se reconheça o tempo todo.
Ronny 21/07/2017minha estante
Mas porque 3 de 5 estrelas?

Mari M. 22/07/2017minha estante
5 estrelas somente se eu tivesse amado... Achei valido e interessante,mas não amei

Hérica 07/10/2021

Esclarecendo as sensações da ansiedade

Jazi @jazibooks 29/05/2022

Um relato pessoal, sincero e que aproxima o leitor
Meus tempos de ansiedade é um relato pessoal do autor, Scott Stossel, que durante toda a sua vida conviveu com a ansiedade e motivado a de alguma forma vencer esse mal, resolveu escrever sobre sua experiência, tratamentos aos quais foi submetido e assim mostrar ao leitor diferentes perspectivas da ansiedade, sejam do ponto de vista clínico, terapêutico, médico e até filosófico.

O livro tem uma escrita muito leve e fluida, acredito que o fato de o autor expor suas experiências e seus medos faz com que mais pareça uma conversa sobre o assunto. Em que pese contenha muitas informações técnicas, dados, estudos e afins, nada disso chega a desvirtuar o objetivo inicial do autor de delimitar o conteúdo a sua experiência pessoal.

Como o próprio autor traz no subtítulo da obra, o livro é basicamente sobre ?Medo, esperança, terror e a busca da paz de espírito?. Falar de ansiedade atualmente é de fato falar um pouco sobre todas essas emoções, mas acredito que especialmente sobre a busca pela paz de espírito, pelo equilíbrio em meio ao caos.

Foi uma surpresa muitíssimo feliz ter essa experiência de leitura, veio em um momento muito especial e muito propício, me trouxe muito aprendizado e de alguma forma um acalento, o entendimento de que é possível conviver com a ansiedade, esse mal que afeta tantas pessoas, me fez refletir que, por mais escuros e sombrios que alguns momentos pareçam ser, é possível encontrar paz, cura, discernimento, há ferramentas pra isso e esse livro pode ser uma delas.

Recomendo demais a leitura!

P.H 08/01/2024

Necessário
Livro sensacional e necessário! Para além dos dramas pessoais relatados pelo autor, Scott descreve a evolução histórica, cultural, biológica, genética, médica etc da ansiedade. Não é mera autoajuda! Vale a pena.