Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos

Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos Luiza de Souza

Resenhas - Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos

Maria 17/11/2023

Livro maravilhoso da ilustralu antes dela ser conhecida assim, amei as ilustrações do livro assim como as histórias q são contadas nele

tef 08/03/2022

QUE LIVRO PERFEITO
eu tô em choque, esse livro é ótimo, leitura super rápida, aquele tipo de livro que você precisa ter na sua estante e dar uma olhada toda vez que você lembrar que ele te lê mais do que você lê ele.
simplesmente incrível.

skuser02844 08/03/2015

É sempre bom vez por outra ficar atento aos eventos que rolam na sua cidade.

♫ Um dia frio um bom lugar pra ler um livro ♪, estava eu após ler um livro, procurando no Facebook a página da Nobel Salgado Filho aqui em Natal/RN. Tinha visitado essa livraria há pouco tempo e fiquei desejoso de acompanhar os eventos que por lá ocorrem. Numa das atualizações dela, soube do Tarde Literária com alguns novos escritores regionais. Lá conheci a Luiza e seu trabalho. Por ele me apaixonei de cara.

Quem conhece um pouco da obra machadiana, sabe bem aquele jeito dele de finalizar as histórias. Alguns rotulam de “requintes de crueldade”; eu prefiro chamar de realismo. Finais felizes normalmente só ocorrem no cinema (nem sempre, Titanic tá aí para comprovar isso rsrs) e estamos precisando de coisas mais próximas realmente da realidade.

Aí você diz: - “beleza, ok, a menina escreve finais parecidos com os de Machado de Assis em sua opinião. Já entendi.” Respondo: - Mais ou menos. Machado teve a sua época, seus leitores - diga-se de passagem, ainda existem muitos e eu sou um deles -, mas a Luiza é de uma genialidade que lembra os finais cortantes dele e ao mesmo tempo possui uma contemporaneidade necessária para manter sua obra com ótima qualidade e facilidade para atingir vários públicos.

Contos Rabiscados Para Corações Maltrapilhos são dez contos lindamente ilustrados naquele estilo rascunho rápido. Eu particularmente aprecio intensamente, uma vez que, me passam a impressão do ilustrador ter feito para mim os desenhos, num dia qualquer após um pedido meu. Sentimento de proximidade sabe? Nada excêntrico, nem extremamente cheio de detalhes. Porque o simples também é belo. E necessário.

Sobre o conto que mais gostei: muito, muito mesmo, foi “Vestido Amarelo”. O carinha encontra uma moça bonita tomando uns pileques na calçada, para esquecer um amor partido recentemente. Um velho sanfoneiro próximo toca “os restos de acordes soltos em fim-de-carreira”. O carinha arruma a gravata e a chama para dançar. Rola um clima. Um xaveco de danceteria. Palavras ao evento. Final que não aguento.

Sempre que terminava um conto, eu queria mais e mais. Queria saber o que aconteceu com os personagens. O que eles estavam fazendo da vida. Porque aconteceu aquilo. Nem o Globo Repórter poderá me responder. Mas de uma coisa eu sei: - Luiza, seus contos rabiscados agradaram meu coração. Mesmo ele sendo só um pouco maltrapilho. Ou não.

site: http://eaijl.blogspot.com.br/
Jéssica Maria 16/09/2017minha estante
Sua resenha é poesia. :)

skuser02844 17/09/2017minha estante
valeu jéssica rsrs

Tainá Rodrigues 26/01/2016

De Natal para o mundo
Sabe, é meio cômica a forma que você fica após ler um quadrinho com tendências poéticas e um nome tão criativo. A fala se transforma suave e devagar, a cabeça gira em torno de coisas de combinem… Na verdade, é bem assim que podemos definir os contos da Luiza de Souza: combinam. Como o sucesso do Claudinho e Bochecha, como feijão e arroz, Eduardo e Mônica ou o emaranhado de rabiscos que você faz quando tem a mão um papel, uma caneta e nada para fazer.

Quando fechei a última página, pensei “o amor de fora dos livros, dentro de um”. Sim, “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos” é sobre o amor, mas não o amor de cinema, não o amor de Nicholas Sparks ou “Um Dia”, mas o amor que eu, você e o resto da população terrestre está acostumada a presenciar. O amor com altos e baixos, com sofrimento, com lágrimas, com fins e com superação.

Falando em Nicholas Sparks, o livro também tem dessas comparações. Uma ou outra história literária ou cinematográfica famosa que em nada se bate com a nossa realidade: as cartas de “Diário de uma Paixão” e os cacos de vidro de “Sr. e Sra. Smith”.

Mas calma lá, nem todas as histórias têm um final infeliz. E alguns dos contos representam isso. Com criatividade em foco, o livro destrincha de forma completa sobre os tipos de amor. Histórias sobre o amor à primeira vista, o amor correspondido, o amor ignorado, o amor rejeitado, o amor calado, o amor esquecido, o amor diferenciado, o amor ousado, o amor safado e o amor de todas as espécies de opções sexuais se desenvolvem nas 153 páginas.

No decorrer da leitura, eu não sei se me apaixonei mais pelo título, pelas histórias, pelos desenhos, pela sincronia ou pelo desenrolar. Seria muito mais fácil escrever um livro com 10 contos separados que falam apenas por si. Porém, Luiza faz mais que isso. Ela escreve 10 contos que falam, para o leitor, juntos. E então você se acalenta naquela emoção fofa do reconhecimento de uma história linda com outra futura que já tinha até se esquecido páginas depois.

A realidade é, com toda essa fofura dos desenhos e reconhecimento das palavras, não é difícil se enxergar nas opiniões e experiências. Depois de acabar a leitura, você acaba tendo apenas uma reação: favoritar o livro na sua estante.

Naí­za 15/12/2016

Delirium Nerd - “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos”, de Luiza de Souza
[...] Luiza escreve sobre amor tátil das ruas, sem um roteiro de cinema, que diz que o amor é capaz de esperar vinte anos para acontecer, como no livro/filme “Um Dia”, e que às vezes a garota já deixou de amar o cara faz tempo. Ela procurar explorar várias formas de amor, não só no sentido de amor hétero e homossexual, mas naquele amor que pode acontecer por qualquer motivo, em qualquer lugar, que é lascivo ou tímido, que morre depois de anos ou vive por uma noite.

Destaque para o conto “O Caráter Destrutivo do Amor”, de onde peguei emprestada a citação do início do texto. Nele, Luiza põe à prova os motivos que damos para amar e como nossa expectativa com relação ao amor é muito ditada por uma fantasia fílmica que transforma tudo em beleza, quando na realidade não é bem por aí. [...]

site: https://deliriumnerd.com/2016/09/01/contos-rabiscados-para-coracoes-maltrapilhos-luiza-de-souza/

clara 01/03/2024

Antigos namorados, atuais desconhecidos
Gostei, mas não tanto. São contos curtinhos, engraçados e com toque de realidade, mas não leria novamente pois não me cativou o suficiente.