Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Juliana.Rissardi 26/05/2020

Machado de Assis é genial e inserido nesta HQ ficou perfeito. A arte é de tirar o fôlego.

g4b5 25/09/2021

gostei bastante dessa adaptação, a história ficou bem fluida, porém rasa se comparada ao livro. apesar disso, acho que é um bom "complemento" pra quem já leu o livro, as ilustrações são INCRÍVEIS e caracterizam muito bem os personagens e retratam bem as situações que Brás Cubas descreve

rayumix 02/11/2020

Ansiosa para ler o livro com o texto integral
Gostei bastante, foi meu primeiro contato com a obra, mas como aconteceu com a última hq desse estilo que li, achei a história meio resumida e rasa; mas talvez a proposta seja ser mais atrativo, fácil e rápido mesmo, e se assim for, certamente cumpre sua proposta.
Quando eu ler o texto integral, o livro em si, faço uma resenha completa sobre o enredo, tomara que me agrade, as expectativas são altas!

Emy 02/02/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Eu cheguei a ler o livro e se tornou um dos meus favoritos, decidi reler em formato de HQ e amei, as ilustrações são lindas demais!!

Mary:) 28/03/2022

????que????
Comecei sem entender nada e acabei do mesmo jeito que estava no começo.
Muitas partes da escrita não fazem sentido e são desconexas.
Eu fiquei com a mente toda embaralhada lendo esse livro mds

Maria 30/01/2023

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Livro clássico assim né de Machado de Assis mas só li msm pq foi meio que um presente sabe ent eu acabei lendo ele, mas foi isso legalzinho, aquele meme sabe ? Amei nota 2??

ZeusTruqueiro 08/12/2023

Uma viagem.
O livro, como o título de minha resenha, é uma viagem ao passado do Rio de Janeiro do Século XIX e também uma viagem a vida de um homem da elite carioca. Sem as máscaras e as falsidades que a vida e a sociedade impõe, Brás Cuba faz um relato de sua vida de maneira ácida, crítica e sem filtros, mostrando como, de fato, era o pensamento e as ações de sua pessoa em vida.
Começando pela sua morte - o que vai contra a convenção social, e posteriormente sua infância, o defunto autor faz um balanço de sua vida e seus passos até a morte. Suas escolhas, suas obrigações e claro, suas perdas. Uma vida mesmo sem sentido aparente, tomou um sentido. Para si ou para outrem.
Apesar de ser a HQ e não o livro, gostei dos desenhos e da adaptação, sem dúvida, me fez crescer o interesse de ler a obra.

Ronaldo 08/05/2016

Resenha – Memórias Póstumas De Brás Cubas Em Quadrinhos
Há algum tempo eu comentei que via vantagens e desvantagens nas mais diversas técnicas modernas de atrair os jovens para a leitura (provavelmente eu tiraria zero numa redação, pois ao me colocar “em cima do muro”, faltaria senso crítico). Mas na verdade, ainda busco elementos para me posicionar, desta vez farei uma breve análise da técnica de transformar clássicos da literatura brasileira e universal em quadrinhos.
Terminei hoje a leitura de um dos maiores clássicos da literatura em língua portuguesa em todos os tempos, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, mas em formato de quadrinhos, um gibi mesmo! Nada contra gibis, muito pelo contrário, tenho um carinho especial por eles, afinal iniciei a minha vida de leitor com, “Monica”, “Cebolinha”, “Cascão” e “Chico Bento”. O livro é divertidíssimo, o formato de quadrinhos sempre terá o seu espaço, mas fica a dúvida, até que ponto o livro substitui a obra clássica, que tem como objetivo fixar o conhecimento do realismo do século XIX nos adolescentes do século XXI?
Como também li o clássico original, verifiquei que a necessidade de resumir ao extremo interfere na continuidade da obra, ora, resumir uma vida num gibi fica complicado, mesmo para craques como Luiz Antônio Aguiar (adaptador) e Cesar Lobo (desenhista), coautores da obra. Brás Cubas apesar de rico, era pessimista, irônico e egoísta, o que os jovens chamam hoje em dia de “anti-herói”, mas não senti essas “qualidades” de nosso querido Brás no gibi.

z..... 02/12/2018

Clássicos Brasileiros em HQ (Editora Ática, 2013)
O que destaca-se de imediato, no primeiro contato, é o trabalho requintado, de fino trato na concepção artística. Um primor que valoriza a proposta do romance, de evidenciar a face de egoísmo, sujeiras, conceitos amorais, interesses escusos, futilidades e materialismo que permeava a glamorosa sociedade do contexto de época, alardeada também como Belle Époque. Evidentemente, características atemporais, presentes e mais decadentes hoje. Para isso o ilustrador reproduziu conceitos figurados e irônicos em muitos detalhes, instigando curiosidade e tornando a leitura envolvente. A percepção sobre o clássico, que reconheço difícil e chata em alguns momentos da leitura (para quem não está acostumado com o texto mordaz de Machado de Assis), apresenta-se cativante e sem grandes dificuldades de entendimento.

O roteiro é certeiro, pelo que registrei anteriormente. Vale a referência também à detalhes interessantes. Um dos mais chamativos é a transformação do narrador defunto, que no avançar da história vai piorando na condição de zumbi. É como se sua verdadeira alma fosse se revelando quando vamos conhecendo sua história, lembrando de certa maneira o Dorian Gray.

Enfim, a realidade não é tão glamorosa e bela como aqueles que a ostentam.

Algo que também ficou evidente é o teor materialista do clássico, no sentido de descrença em Deus. Como enfatiza o autor, reproduzindo talvez seu posicionamento, no além túmulo segue-se um nada. Não sei sobre sua visão de fé, e também entendo que a disposição do livro é de ilustrar a transitoriedade da vida e uma reflexão sobre isso, mas que a obra é materialista isso é. Só uma observação para minhas conclusões pessoais no que guardei do livro.

O anexo está ótimo, com abordagens sobre o autor, idealizadores da HQ, contexto de época e curiosas informações das escolhas na adaptação.

Acredito que o ponto fraco está na reprodução da parte referente a Quincas Borba e seu Humanitismo. A exposição não foi eficazmente reveladora dos significados.

Did's 11/07/2023

Odeio história em quadrinhos, mas....
Se tem duas coisas que eu odeio, isso foi o combo, HQ e leitura obrigatória. Mas eu confesso que me surpreendi, a história é boa, e faz tu não querer largar pra ver o que vai acontecer. Acho que o que ajudou foi a narração do livro, pois é realmente muito boa, diferente de outras HQ's que já li dessa mesmo tipo de adaptação.
Sinceramente, muito bom, e recomendo para quem quiser ler, rápido e a leitura flue.
N.I.X. 11/07/2023minha estante
Não se perdeu muito do original nao?

Did's 14/07/2023minha estante
Não li o original, mas esse me pareceu bom ?

N.I.X. 14/07/2023minha estante
Entendi!