Cartas extraordinárias

Resenhas - Cartas Extraordinárias

1 | 2 | 3 | 4

Dani.Schalcher 09/03/2024

Espiando a correspondência alheia
Mais do que um livro é um grande acervo de histórias incríveis: memórias, relatos, experiências e pedidos com muitos sentimentos envolvidos.
Tantas cartas maravilhosas, tanto ensinamentos, achei sensacional.
Não deixe de ler as cartas: 003, 010, os ensinamentos da segunda página da 021, 033, a hilária resposta da 064 (obrigada, castores), 068, a criatividade da 082 e a maravilhosa 113 (não se preocupe).

nemesizx 10/01/2024

Cartas extraordinárias
Primeiro livro do ano foi o maior acerto de todos!
Gente, que livro, da verdade eu adoraria que todo mundo lesse essa obra de arte. SÃO CARTAS REAIS, imagine!!!! Já é mágico ler algo que vc sabe que é irreal, mas ler uma carta de 1800 ou 500 a.C. é surreal. Tem carta de amor, carta de suicídi0, tem carta de serial killer, de presidente, de músico, de escritos, tem carta de prisioneiros de guerra, tem carta que descreve uma mastectomia SEM ANESTESIA, tem carta para Hitler e carta de sobrinho de Hitler. Sério, esse livro é um achado e sinceramente meu xodó.
mthsthn 10/01/2024minha estante
Já entrou pra minha lista de desejos rs

Lourena2 21/12/2023

Viagem no tempo....
Esse livro é maravilhoso, com cartas que te fazem ficar reflexiva e muito maravilhada com cada detalhe que nelas contém, uma leitura rápida e bem gostosa de se fazer, esse livro é um presente do passado. Recomendo para todos!

Jessica.Amario 21/07/2023

"portanto, aguente firme, meu bem, cresça e seja forte e vá em frente apesar das pauladas."
Ler "Cartas Extraordinárias" é como viajar pelo tempo e pela mente de todas essas personagens históricas. Uma das cartas que mais me marcou foi a da Virginia Woolf que se despede de seu amado, assim como da vida.

jessica.juca 10/07/2023

Tem muitas cartas boas, emily dickinson foi de longe a minha preferida gostaria de ler mais sobre ela

Victória 13/01/2023

Incrível
Eu adorei! Achei muito legal como essas cartas têm uma importância histórica, por retratar um momento importante. Algumas são lindas

Ligiamx 07/01/2023

Cartas pra sempre!
O livro é um verdadeira viagem no tempo pra mim, interessante perceber os diferentes pensamentos de época e também emoções particulares de pessoas famosas e anônimas, é um livro com cartas pra sorrir, chorar, refletir, surpreender, aprender, um dos meus livros favoritos sem dúvida, por isso super recomendado.

Coruja 23/12/2022

Sou fã de leituras epistolares e já há algum tempo estava de olho nesta coletânea - o projeto do qual ele nasceu, o Letters of Note, organizado por Shaun Usher, foi uma das inspirações para Heróis de Papel, que escrevemos alguns anos atrás, eu e a Ísis, por aqui.

Não há segredos sobre o conteúdo, que fica explícito do título: trata-se de um compilado de cartas, de todos os cantos do mundo, de várias épocas, assinadas por gente famosa ou comum, em situações extremas ou cotidianas. Elas são extraordinárias não porque guardem algum segredo do universo, mas porque representam facetas de nossa humanidade, seja em contexto pessoal ou monumental.

Algumas edições temáticas foram publicadas - em português vi que estavam disponíveis um volume com cartas de amor e outra sobre maternidade, que tive oportunidade de folhear. Fiquei com a impressão que a maioria das cartas trazidas nelas são as mesmas do volume maior, então, fica o aviso. De toda forma, uma boa pedida para presentear agora no fim do ano.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/12/o-resumo-da-opera-preparem-as-cortinas.html

Bru 04/12/2022

"E dê corda no relógio, pois amanhã é outro dia".
Ah, eu amei demais! Foi uma leitura muito curiosa, interessante, leve & gostosa. Como sou apaixonada por história, todas as cartas me interessaram em algum nível. Alguns destaques foram as cartas; 003, 010, 021, 032, 036, 037, 038, 045, 046, 051, 052, 058, 066, 068, 086, 088, 091, 095, 101 e 108.

Dsampa 27/11/2022

Uma baita experiência
Quando chegou o livro físico a surpresa já começou por toda a sua estrutura, diagramação, fotos e a cereja do bolo que são as cópias das cartas originais. Ter o acesso de cartas escritas de próprio punho por Virginia Woolf, Charles Dickens, Louis Armstrong, Fidel Castro criança, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Elvis Presley entre outos fazem a gente alcançar um outro lado dessas pessoas, um lado cru e extremamente humano de cada um.
De outra forma, algumas cartas de pessoas não famosas são igualmente grandiosas e absurdamente tocantes, como a de uma mãe para um dos Presidentes dos Estados Unidos que perdeu seus cinco filhos de uma vez só em uma guerra.
A nostalgia em receber e mandar uma correspondência escrita a que somos reportados é inevitável. Não há tecnologia que um dia alcance a emoção que as particularidades de uma carta consegue proporcionar. Esse livro é uma verdadeira experiência!

Ramon 24/11/2022

...
"Esse novo fenômeno também levaria à construção de bombas, e é concebível - embora muito menos certo - que possibilite a construção de um novo tipo de bomba extremamente poderosa" - Albert Einstein

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 07/09/2022

Ideia inovadora na criação da obra
Em novembro de 2014 foi publicado Cartas Extraordinarias, um livro compilado de cartas históricas escritas por pessoas famosas. A pessoalidade transmitida nas cartas é impressionante. Sempre ouvimos sobre os feitos desses ícones da história, mas jamais imaginamos como é a letra dessas personalidades.

A criatividade de Shaun Usher em trabalhar um livro acerca deste tema, com a proposta de reunir assuntos e informações de cunho pessoal e também de suma relevância, supera e faz valer a leitura desta obra.

Apesar de ser um pouco suspeita para falar, as cartas de Amelia Earhart e de Galileo Galilei foram as que mais me surpreenderam, tendo em vista trazerem informações pessoais, mas que ao mesmo tempo transmitem toda a veracidade dos fatos, toda a sua realidade na íntegra.

É um livro diferente de tudo que já li e que inclusive recomendo, pois, não é apenas intrigante, mas capaz de te teletransportar para outras épocas, quase como se fossemos nós, meros leitores, os remetentes das cartas.

Para mais resenhas como essa, acesse o Instagram: @ponto__paragrafo
E venha interagir mais conosco sobre o mundo dos livros

Valéria Cristina 07/07/2022

Uma experiência que valeu a pena
SHAUN USHER nasceu em St. Albans, Reino Unido, em 1978. Obcecado por correspondências, mantém o blog Letters of Note, que deu origem ao livro Cartas extraordinárias (2014). Nos últimos anos, organizou volumes temáticos de missivas e a compilação Listas extraordinárias (2017), todos publicados pela Companhia das Letras.

Ler essas cartas foi uma experiência que me despertou as mais diversas emoções. Em algumas, principalmente, as escritas por crianças ou respondidas a elas, quase morri de rir. A imaginação infantil é deliciosa.

Em outras, senti angústia ao imaginar a pessoa escrevendo aquelas linhas. Imaginar que tudo é real, por exemplo a carta suicida de Virgína Wolf, dá-nos uma tristeza imensa.

Tive admiração por várias pessoas das quais não conhecia nada. Por outras, minha admiração aumentou, pois há cartas de grandes personalidades que nos descortina seu lado mais íntimo.

Há cartas de amigos para amigos, de amantes para amantes, de pais para filhos, de filhos para pais, de mães para filhas e vice-versa. Há cartas hilárias, pungentes, desesperadas, comoventes, irritadas, raivosas, alegres... Há cartas para todos os gostos.

O livro pode ser lido em sequência como eu fiz, mas nada impede que se leia primeiro as cartas cujos remetentes mais nos chamam a atenção. Creio que de ambos os modos, o apreço será o mesmo.

O livro é composto por 125 cartas, das quais destaco: 3, 4, 8, 9, 10, 18, 19, 36, 38 51, 52, 58, 63, 64, 74, 76, 82, 84, 85, 87, 90, 97, 108, 111, 113, 119, 120, 123.

Recomendo!

Borges 21/05/2022

Esse livro é extraordinário.
E como o título: contém cartas extraordinárias, excepcionais.
Algumas cartas me deixaram emocionada, outras me fizeram sorrir, outras eu me sentir em paz. Mas a que chamou mais a minha atenção foi como a nossa fé alcança o impossível (A carta de Lucy Thurston), como o amor pode suportar a tempestade e a calmaria ao mesmo tempo (A carta de Laura Huxley) e tantas outras fascinantes.

Super recomendo.

1 | 2 | 3 | 4