Cartas extraordinárias

Resenhas - Cartas Extraordinárias

1 | 2 | 3 | 4

Lima Verde 06/12/2014

Indispensável para qualquer acervo
O bacana é que podemos ler aleatoriamente de acordo com a curiosidade.
Recomendo que abram na carta 019 de Jourdon Anderson para Patrick Henry Anderson, um ex escravo respondendo o convite de seu ex dono a trabalhar agora como remunerado.
Thaiz.Rheder 01/12/2017minha estante
Mais um local que entro,e já estou gostando ,preciso comprar o livro, e ai vou seguir cada recomendação, tão curiosa,amo cartas,sou uma grande missivista,e sofro, porque agora as únicas cartas que recebo são boletos.

Nathane2 13/10/2023minha estante
Essa carta é incrível

Alessandra.Adams 23/02/2022

Uma seleção bem interessante de cartas. Até mesmo em casos que aparentam ser estranhos ou que não atrairiam a atenção em outros contextos, são interessantes para ler. Importante falar que, em alguns casos, vem com os originais na sequência de sua transcrição, o que torna a experiência mais interessante.

Pâmela 10/08/2021

Histórias Incríveis.
Da carta não respondida de Mahatma Gandhi a Hitler pedindo para repensar a atitude dele, e a guerra, à carta da Virginia Woolf dizendo que não podia mais lutar, uma carta de suicídio, a carta de Einstein para o Presidente Roosevelt no que concerne o Urânio para fabricar a bomba,o que resultou no ataque à Hiroshima e Nagasaki. Posteriormente Einstein disse que aquela carta foi o maior erro da vida dele. Há também a carta de Kurt Vonnegut Jr. sobre a Prisão nazista na época da Segunda Guerra Mundial. Ele ficou preso num lugar chamado "Schlachthof Fünf" (Matadouro Cinco), que o inspirou a posteriormente escrever o livro de mesmo nome. Kurt Vonnegut aparece em duas cartas.: Essa que é a última, a carta 125, e a carta 66 sobre a queima de livros dele por um diretor de Escola intolerante, em 1973. Todas as CARTAS são meio que mágicas, possuindo um pouco de história em cada uma delas.

Sol 13/06/2020

Interessantíssimo
Apesar de cada carta trazer um texto de apoio, dá muita vontade da saber mais sobre a história por traz de cada uma. Vale muito a leitura pela curiosidade de ler a correspondência alheia.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 07/09/2022

Ideia inovadora na criação da obra
Em novembro de 2014 foi publicado Cartas Extraordinarias, um livro compilado de cartas históricas escritas por pessoas famosas. A pessoalidade transmitida nas cartas é impressionante. Sempre ouvimos sobre os feitos desses ícones da história, mas jamais imaginamos como é a letra dessas personalidades.

A criatividade de Shaun Usher em trabalhar um livro acerca deste tema, com a proposta de reunir assuntos e informações de cunho pessoal e também de suma relevância, supera e faz valer a leitura desta obra.

Apesar de ser um pouco suspeita para falar, as cartas de Amelia Earhart e de Galileo Galilei foram as que mais me surpreenderam, tendo em vista trazerem informações pessoais, mas que ao mesmo tempo transmitem toda a veracidade dos fatos, toda a sua realidade na íntegra.

É um livro diferente de tudo que já li e que inclusive recomendo, pois, não é apenas intrigante, mas capaz de te teletransportar para outras épocas, quase como se fossemos nós, meros leitores, os remetentes das cartas.

Para mais resenhas como essa, acesse o Instagram: @ponto__paragrafo
E venha interagir mais conosco sobre o mundo dos livros

Dsampa 27/11/2022

Uma baita experiência
Quando chegou o livro físico a surpresa já começou por toda a sua estrutura, diagramação, fotos e a cereja do bolo que são as cópias das cartas originais. Ter o acesso de cartas escritas de próprio punho por Virginia Woolf, Charles Dickens, Louis Armstrong, Fidel Castro criança, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Elvis Presley entre outos fazem a gente alcançar um outro lado dessas pessoas, um lado cru e extremamente humano de cada um.
De outra forma, algumas cartas de pessoas não famosas são igualmente grandiosas e absurdamente tocantes, como a de uma mãe para um dos Presidentes dos Estados Unidos que perdeu seus cinco filhos de uma vez só em uma guerra.
A nostalgia em receber e mandar uma correspondência escrita a que somos reportados é inevitável. Não há tecnologia que um dia alcance a emoção que as particularidades de uma carta consegue proporcionar. Esse livro é uma verdadeira experiência!

Daii 01/09/2016

Minha caixinha de cartas.
Ler esse livro me fez sentir como se tivesse uma caixinha cheia de cartas, que não foram endereçadas a mim, mas agora fazem parte de mim. Sinto que lá na estante, quando me sentir triste, feliz ou nostálgica, posso abrir minha "caixinha" de cartas e me deliciar com elas.
Foram tantas situações e me imaginando nelas, vivi em diversas épocas e lugares históricos. Poder esse que tem um bom livro.

Coruja 23/12/2022

Sou fã de leituras epistolares e já há algum tempo estava de olho nesta coletânea - o projeto do qual ele nasceu, o Letters of Note, organizado por Shaun Usher, foi uma das inspirações para Heróis de Papel, que escrevemos alguns anos atrás, eu e a Ísis, por aqui.

Não há segredos sobre o conteúdo, que fica explícito do título: trata-se de um compilado de cartas, de todos os cantos do mundo, de várias épocas, assinadas por gente famosa ou comum, em situações extremas ou cotidianas. Elas são extraordinárias não porque guardem algum segredo do universo, mas porque representam facetas de nossa humanidade, seja em contexto pessoal ou monumental.

Algumas edições temáticas foram publicadas - em português vi que estavam disponíveis um volume com cartas de amor e outra sobre maternidade, que tive oportunidade de folhear. Fiquei com a impressão que a maioria das cartas trazidas nelas são as mesmas do volume maior, então, fica o aviso. De toda forma, uma boa pedida para presentear agora no fim do ano.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/12/o-resumo-da-opera-preparem-as-cortinas.html

Kesramos 06/01/2021minha estante
Voce leu o livro físico ou pdf?

Carla 06/01/2021minha estante
Oi Karen, li o físico.
Não lido bem com pdf ou livros online, embora tenha lido um nesse formato a pouco.

Kesramos 09/01/2021minha estante
Ahh tudo bem, obrigada pela resposta :)

ariadne90210 06/01/2022

Cartas Extraordinárias
Amei a forma como foi disposto esse compilado de cartas. Confesso que me senti uma intrusa diante de algumas confissões, me senti pressionada e entristecida com outras. É o que dizem, palavras são as únicas coisas que não conseguimos voltar atrás e essas cartas demonstram isso, quanto tempo se passou e ainda causam grande impacto nessa simples leitora. Gostei do livro, mas confesso que gostaria um pouco mais, se algumas cartas em vez de ter apenas uma explicação sobre o que foi retratado, nos trouxesse a carta que ocasionou lindas e as vezes até diferenciadas respostas, enriqueceria muito mais essa viagem atemporal.

nathaliart 03/11/2020

Bom, mas não é tudo isso que ouço falar.
O livro Cartas Extraordinárias é um compilado de documentos, em sua maioria cartas (alguns podem ser vistos como bilhetes ou somente recados), que é uma amostra do projeto Letters of Note, mantido pelo organizador Shaun Usher. Confesso que mergulhei de cabeça nesta obra justamente porque sempre fui uma apaixonada por correspondências. Mas a decepção foi grande.

O livro não é ruim. Longe disso, é bem legal, tem um valor histórico inestimável, e muitas das cartas ali colocadas são extremamente valiosas, possuindo boas mensagens e até mesmo algumas lições. Não tem como não se emocionar ou se divertir com algumas delas. No entanto, a julgar por tantos comentários positivos, tanto da crítica quanto de resenhistas, me deixei levar, pensando se tratar de um livrão daqueles. Que decepção. Me deparei com um compilado de textos com temáticas, destinatários e locais repetitivos (a maioria são de estadunidenses ou europeus, e quando sai desta bolha, vai para a China, Japão e um ou outro país do Oriente, mas nada além). Só de Scott Fitzgerald, têm-se umas 3 ou 4 cartas, ou dele, ou para ele, ou mencionando o nome dele. E como as pessoas adoram escrever ao presidente! Mas adivinhem qual? Exatamente, dos Estados Unidos. Será que não existem correspondências de outros países, de outras personalidades, que sejam tão interessantes quanto as que estão ali?

Enfim, volto a repetir que não é um livro ruim. É bastante interessante, ótimo para ler quando se está em busca de uma leitura mais "descompromissada". Mas essa repetição e pouca variedade de assunto me causou uma certa preguiça de continuar a leitura, e em nenhum momento me vi "viciada" nele, como sugerido pelo texto da capa (pelo contrário, diversas vezes larguei o volume de lado e, por fim, me vi obrigada a terminar só porque faltavam poucas páginas para o fim). Recomendo, mas com cautela! Não vá com sede ao pote, e talvez sua experiência seja melhor que a minha.

SAVieira 26/02/2021

De: Glória
Para: Leitores
5 motivos para ler Cartas Extraordinárias:
1. É basicamente uma viagem no tempo através das inúmeras cartas.
2. São cartas escritas tanto por figuras mundialmente conhecidas como a Rainha Elizabeth e Albert Einstein tanto escritas por pessoas "comuns".
3. Os temas das cartas são muito variadas, temos desde guerras, lutos até um governo estadual preconceituoso com ninguém mais ninguém menos que castores.
4. Acabamos aprendendo muito pois além das cartas em si, todos os textos possuem um paragrafo explicando o contexto.
5. Um livro rápido que não há uma ordem correta de ser lido, ou seja, você pode lendo de acordo com seus interesses no momento.
Ps: Depois de ter lido Cartas Extraordinárias não vejo a hora de ler "Listas Extraordinárias"
Até a próxima leitoras(e)

Blog MDL 30/05/2015

"Cartas Extraordinárias" é o tipo de livro que lhe permite uma única saída: amá-lo profundamente. Todos que são apaixonados por palavras certamente conseguirão enxergar em cada carta contida nesse livro mais do que um apanhando de palavras. A verdade é que cada uma das 125 cartas presentes nessa obra revelam uma história nova e que está totalmente pronta para ser descoberta. Imagine só, um único livro com tantas histórias, tramas, intrigas e paixões. Sim, isso é verdadeiramente extraordinário! Mas sabe o que torna tudo isso, melhor? É poder conhecer pessoas tão incríveis quanto as que narram um pouco da sua vida na obra. Difícil é eleger apenas uma favorita quando se tem tantas doses de sentimento ao alcance dos nossos olhos.

No entanto, vou encarar essa tarefa e dizer que a minha eleita foi a carta nº 021 escrita por Hunter R. Thompson. Nela, ele responde a um amigo que lhe questiona a respeito da vida e da natureza humana. E é com um brilhantismo singular que ele faz isso, pois ele não só consegue poetizar a sua carta, como também, trazer verdadeiras jóias para serem contempladas e analisadas atentamente. Sua maneira inteligente de argumentar, me fez ficar totalmente rendida pelos seus pensamentos e o modo brilhante com que conseguiu responder ao seu amigo sem impor nenhum tipo de conclusão para os seus anseios.

Além desta carta genial, você ainda poderá encontrar o bilhete de suicídio que a Virginia Woolf deixou ao seu marido, uma carta que um ex escravo escreveu para o seu antigo patrão que manifestou o desejo de contratá-lo após a sua libertação, um bilhete escrito por Jack, o Estripador para acompanhar metade do rim de uma vítima que ele enviou a polícia, uma carta extremamente atenciosa de John Kricfalusi (criador do desenho animado "Ren & Stimpy") para um fã seu que desejava aprender mais sobre desenhos e se tornar cartunista, e até mesmo uma receita da rainha Elizabeth II enviada ao então presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower. São escritos tão notáveis quanto as pessoas que os escreveram, já que além de terem mudado a vida de alguém, carregam consigo o poder de influenciar de alguma forma as nossas vidas.

Um recurso muito interessante utilizado pelo Shaun Usher é disponibilizar um texto contendo um pouco das circunstâncias históricas e pessoais que envolveram a carta em questão, acredito que essa tenha sido uma consequência do trabalho que ele fez no blog "Letters of Note", onde ele publicava inicialmente as cartas reunidas nesse livro. No entanto, o mais incrível de tudo isso é poder ver os fac-símiles de algumas cartas e bilhetes. Dessa forma, além de você conhecer as histórias dessas pessoas, você ainda tem a chance de saber como era a letra delas e tentar reconstruir suas personalidades a partir disso.

A disponibilização dos originais ficou ainda mais perfeita com essa edição espetacular que a Companhia das Letras fez. Podem ter certeza, todo cuidado com a diagramação e tradução desse livro tornam essa obra ainda mais extraordinária do que é e uma perfeita candidata ao posto de livro de cabeceira. Aliás, para mim "Cartas Extraordinárias" foi além da candidatura e se tornou o local onde vou buscar inspiração e doses de coragem todos os dias.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/05/resenha-cartas-extraordinarias-por.html
Thaiz.Rheder 01/12/2017minha estante
Obrigada, adoro gente que escreve bastante...

Taís 31/05/2021

125 cartas
Fazia tempo que não lia algo tão real e inspirador. Quando terminei, fiquei feliz por ter achado este livro.
Trata-se de uma coletânea de cartas de todos os tipos, sendo de pessoas anônimas ou famosas, em diversos momentos da história. Todas são impactantes, da sua forma.
Uma leitura que flui bem desde o começo e é absolutamente cheia de emoções.

1 | 2 | 3 | 4