Jessica

Jessica's Guide to Dating on the Dark Side Beth Fantaskey

Resenhas - Jessica's Guide to Dating on the Dark Side

Carol 24/04/2012

Um romance previsivel, uma história sombria ou simplesmente um livro diferente?
Primeiramente, nota-se que nunca se deve julgar um livro pela capa, e nem pelo nome! :)

Jéssica é uma adolescente normal e uma pessoa bem lógica, gosta de matématica, tem um amiga - Mindy - meio doidinha mas ainda assim normal e uma queda por Jake, seu vizinho e tipo clássico de paixonite adolescente. Até ai nada demais, porém o diferencial em Jéssica começa em seu passado e seus pais, que na verdade a adotaram.

É ai que, então, relacionado com o passado de Jéssica aparece o personagem diferencial do livro, Lucius Vladescu, um Romeno com roupas estranhas que diz ser um vampiro e seu futuro marido.

Depois disso é que o livro começa propriamente dito, Jéssica incrédula e com seu raciocinio lógico julga Lucius um louco e este porém está decidido a faze-la cumprir o suposto pacto/noivado, o problema é que nem tudo é para sempre e depois de tanto rejeita-lo, quado Lucius finalmente parece seguir em frente Jéssica começa a repensar seus sentimentos...

Enfim, nesse momento você vai pensar, "eles ficam juntos no final", bem.. não tenha tanta certeza porque quando faltava apenas 9 páginas do livro eu ainda não tinha certeza de qual seria o final.. enfim, se não leu o livro, LEIA

Agora surgiro que qualquer pessoa que não tenha lido, siga o meu conselho e se arrisque, e pare de ler minha resenha pois agora começa a analise junto com spoilers.

Primeiramente, eu não sou do tipo que considera a opinião de criticos, ou de qualquer outra pessoa, principalmente se forem negativas. Basta alguem me indicar um livro e eu ler a sinopse e, desde que esta me agrade, eu lerei o livro não importa qual a opinião que persiga este, porque mesmo quando esta vem de especialistas em literatura esta ainda é a opinião de um humano, que erra e que tem mente própria. Assim como também é a minha condição ao relatar o que achei:

Eu costumo julgar um livro pela escrita, história, personagens e desfechos..

Primeiramente a escrita: não posso me dar ao luxo de ser rigida pois li na internet, obviamente sujeito a vários erros. Mas no geral me agradou, achei bem escrito - nada como uma Jane Austen, mas ainda assim.. - além do que, é repleto de humor e trocadilhos que de fato me proporcionaram boas risada, e algumas cenas mais.. sensuais?!

A história: na época em que estamos, as primeiras impressões já começam mal: Vampiros! Em um momento em que o mundo esta saturado deles com Crepúsculo, Diarios do Vampiro, Marcada e oraioqueoparta. E, além de saturados, estamos com mal impressão destes pois são sempre acompanhados de fãs histéricas e adolescentes alienadas em que o estereotipo entra na nossa cabeça e nos deixa com menos vontade de le-los - o que não deixa de ter fundamento, pois esses livros as vezes apelam para estratégias que a boa literatura consideraria desnecessaria. Porém, apesar de tudo isso e de possiveis semelhanças que podemos, forçando a barra, estabelecer, como o fato de terem dois possiveis amores para Jéssica e de ter uma realeza vampírica, esse tipo de comparação não é válida, pois de fato não se parece com nenhum livro do genero que eu tenha lido.

Mas, tirando as primeiras impressões sobre o assunto do livro, a história em si no meu ver é assim:

O livro no começo é comico e bem diferente, e começa a ficar interessante no momento em que Lucius aparece. Depois da aparição, temos o choque de Jéssica e a constante negação dela ao noivado, dessa forma o livro segue de forma natural. Mas então chega o momento da virada que eu considero ser o verdadeiro conflito do livro, que é quando Lucius começa a "largar do pé" de Jéssica e se dá conta do verdadeiro plano de seu tio Vasile pois é a nesse momento que Lucius muda o seu comportamente de fato e que, consequentemente, acaba mudando o de Jéssica.

Sobre o climax, eu não consigo me decidir se seria o ataque ao Lucius, sua morte ou alguma outro evento próximo a esta..

Personagens: acho que é inútil falar sobre os personagens, basta dizer que o Lucius tem realmente uma personalidade bem ampla e que, depois de sair da parte em que ela te irrita, passa a ser extremamente encantadora! *-*

E sobre o desfecho, eu gostei! Eu não considero imprevisibilidade sendo a unica característica boa para um desfecho (obvio que não) e eu adorei o modo como terminou meio como um "conto", por ter ido só até aquele objetivo, a união dos dois e o que viria pela frente ter ficado para a nossa imaginação. E pode ser ingenuidade, mas por um momento eu cheguei a considerar que ele a mataria. rs

Além disso eu achei as ações dos personagens do livro bem válidas, até porque..

Se você visse um cara que diz ser um vampiro você não o julgaria como louco?

Se uma pessoa que te corteja transfere as suas atenções para outra pessoa você não sentiria falta? (vide o ditado: Só damos valor a algo quando perdemos)

Enfim, eu gostei, não é meu favorito, mas posso dizer que é um dos! =))

Deborah 26/07/2011

Jessica's Guide to Dating on the Dark Side
Vampiros. O tema pode parecer batido para quem dispensa os romances do gênero, até por que, convenhamos, esta abordagem vem sendo explorada de todas as formas possíveis nos últimos tempos. Mas, e quando a história é sobre um imortal e uma mortal que mal se suportam e, mesmo assim, estão destinados a passar a eternidade juntos? É partindo deste pressuposto que chegamos a “Jessica's Guide to Dating on the Dark Side”, livro escrito por Beth Fantaskey que mistura temas como amor, ódio e redenção em uma divertida e dramática narrativa vampiresca que, acredite, vai te conquistar.

Jessica é uma garota aparentemente normal que está em seu último ano escolar. Estudiosa, é campeã de competições de matemática, vive em uma fazenda, não tem muito senso para moda e só acredita em coisas que podem ser explicadas e comprovadas. Cética ao extremo, ela não imagina que está prestes a descobrir que não é simplesmente uma garota comum, e que o seu passado, enterrado há muito tempo por seus pais adotivos, esconde grandes e sombrios segredos - dos quais nem mesmo ela conseguirá escapar.

E são justamente estes segredos que vem a tona quando Lucius Vladescu, um lindo e encantador romeno, aparece em sua vida dizendo-lhe que ambos são vampiros que pertencem à realeza das duas mais poderosas famílias rivais da Romênia (os Vladescu e os Dragomir) e que estão prometidos um ao outro desde o dia em que nasceram, como uma forma de selar a paz entre os clãs inimigos. O preço da quebra do acordo? Uma guerra entre as duas famílias e a destruição eterna de uma alma em particular: a de Lucius.

Ainda no começo do livro, somos apresentados à convivência diária entre Lucius e Jessica, que, de início, não gostam um do outro. Jess, como qualquer ser humano racional, pensa que Lucius é louco por acreditar ser um vampiro - e pior, que ela também é! - enquanto ele só quer honrar um acordo do seu passado. Lucius encarna aqui o estereótipo de vampiro bad boy, lindo e misterioso – presente na maioria dos romances adolescentes – mas com uma pitada de crueldade, herança de uma criação rigorosa. É esperado, obviamente, que tanta aversão e indiferença se transformem em algo mais, como acaba acontecendo. A partir daí, as coisas começam a esquentar e, literalmente, fugir do controle. O amor entre eles não fazia parte do plano. E isto pode por tudo a perder.

O texto é bem estruturado e pouco previsível, o que nos motiva a continuar lendo. A quantidade de acontecimentos marcantes e reviravoltas também é um ponto marcante no livro, nos deixando com a impressão de que foram muitos, para tão poucas páginas. Talvez isto seja pela forma de narrativa escolhida pela autora, que procura não se aprofundar demais em detalhes considerados "desnecessários", característica que, apesar de despertar curiosidade em alguns momentos, funciona muito bem. Outro aspecto positivo é que a história é narrada pela nossa personagem principal, Jessica, mas também ficamos conhecendo o ponto de vista de Lucius, através das cartas que ele escreve para o tio, na Romênia.

"Jessica's Guide" é, de fato, um livro sobre vampiros. Mas ele consegue ser diferente e interessante até mesmo para quem já está cansado de tantos romances assim. O enredo é elaborado de maneira muito intensa, e o amor que nasce entre Lucius e Jessica é tão forte que acaba sendo posto à maior de todas as provas: a morte.

Este texto foi publicado originalmente em:

Isis 04/06/2012

Jessica's Guide to Dating on the Dark Side- Beth Fantaskey
Realmente tentei gostar desse livro. Começo minha resenha dessa forma para justificar o porquê de eu ter dado 2 estrelas para um livro que muitos amam. Mas todas as epectaticas que tive a partir da sinopse se perderam no desenvolvimento da narrativa. Logo, falhei em minha tentativa.

Comecemos pelas expectativas. Jéssica é uma garota normal de uma cidade dos EUA, preocupada com matemática, ajudar os pais adotivos, conviver com as zoações dos idiotas da escola e paquerar o atleta bonitão. Até que Lucius aparece em sua vida, um romeno misterioso e sombrio, que diz ser um vampiro destinado a ser casar com ela. O casamento é fruto de um antigo pacto para selar a paz entre as realezas vampíricas, uma vez que os verdadeiros pais de Jéssica (e consequentemente ela) eram vampiros. Surge então a grande trama do livro: Jéssica é realista demais e não acredita em Lucius, não querendo ficar com ele de forma alguma; ele, por sua vez, tem que honrar sua missão e conquistar Jéssica.

Diante dessa premissa e de muitas resenhas que li, imaginava um livro divertido, revelando a relação amor/ódio de Jéssica e Lucius. Mas tudo que vi foram momentos insipidos (casal com química zero), reviravoltas estranhas e situações importantes não desenvolvidas. Jéssica é a típica mocinha nunca-fui-beijada-mas-acho-que-sei-tudo-da-vida, sempre deixada de escanteio pelos pais em momentos importantes da trama. Se Jéssica já não é uma grande personagem no começo do livro, quando cede aos encantos de Lucius, se torna insuportavelmente melosa. Lucius é um personagem melhor construído e vive no dualismo bem-mal, o que dá um crédito para a autora que não optou pelo vampiro bonzinho (daí as estrelas). Fora isso temos os mesmos personagens clichês: a melhor amiga, a patricinha que tenta roubar o mocinho, os pais compreensivos etc.

Desenvolvimento fraco, final regular. Sim, eu tentei gostar desse livro, mas acho que esse tipo de história talvez simplesmente não funcione mais para mim.

PS. Que história é essa de Morro dos Ventos Uivantes? Por que as pessoas não escolhem simplesmente um outro livro para citar?
Keila Gonçalves 26/03/2014minha estante
Adorei... penso igual!

Ana 02/01/2010

AMEEEI ESSE LIVRO! um dos meu livros preferidos sem dúvida!
A história é mais que perfeita e você se apaixona por todos os personagens! O Lucius é um soooonho, maravilhoso, educado, um pouco sarcástico, romântico, bad-boy, TUDO!
Já peguei a minha receita de Papanasi e já provei! é muuito bom, hahaha.
Nas próximas férias eu vou para a Romênia, com certeza!!
RECOMENDO MUITO!!

21/01/2011

uau...
Isso sim q é um Vampiro....com V maiúsculo...altivo, arrogante, orgulhoso, metido a dono do mundo, corajoso quase ao chegando ao maluco... q homem...Lucius Vladesco....aiai...só de imaginar aqueles olhos negros misteriosos...uiuiui....excelente personagem a Beth Fantaskey criou....e nada bizarro, chegando mais próximo do q o mito vampiro nos ensinou até hoje...nada como aquele outro esquisito...
Gostei também da personagem Jess/Antanasia....difícil no começo, pudera com aquela mente analítica e racional acreditar no inimaginável, deve ter sido dureza...mas ela conseguiu se sair bem e foi extremamente confiante no final.
E vamos à segunda parte.....
julia 06/05/2011minha estante
adorei!disse tudo!

Aline Frediani 12/10/2009

Depois me deixar de lado o terceiro livro da série Vampire Diares, resolvi ler um outro livro sobre os mais comentados seres do momento: Vampiros. Jessica Packwood é uma adolescente normal que vive numa fazenda, com seus pais adotivos vegan.
No começo, eu pensei "Mais um livro sobre vampiros ¬¬'", mas eu realmente engoli minhas palavras. Posso dizer que o livro é bonitinho? Yeah, bem bonitinho. O final, dá para ser imaginado logo nos primeiros capítulos, mas sabe aquele livro que você quer saber o que vai acontecer até o final? Onde o seu objetivo não é apenas saber o que vai acontecer nas últimas páginas, mas sim mergulhar de cabeça na história e ser levada por ela. Bem, esse livro é assim. Envolvente, com personagens bem construídos, cativantes e diálogos expetaculares. Mais do que recomendado =)
Ponto forte: Lúcio Vladescu.

Dani_Ella 07/11/2009

Que Gracinha
Como diria Hebe Camargo "Que gracinha" este livro. Não vai para minha lista de favoritos, mas realmente apreciei a leitura e para quem já passou da adolescência há algum tempo me vi angustiada em alguns momentos diante dos típicos conflitos amorosos dessa época da vida. Como está descrito na sinopse Jéssica é uma adolescente que descobre aos 17 anos ser na verdade uma princesa vampira e noiva de um vampiro desde o nascimento.
Ela foi criada nos Estados Unidos por pais adotivos, mas sua real família (os Dragomirs) é da Romênia. Antes dos pais biológicos morrerem fizeram um acordo de casamento com um clã vampiro rival, os Vladescu, para enfim reinar a paz. Contudo, quando o noivo aparece para finalmente fazer valer o acordo, Jéssica que é uma moça racional recusa-se a acredita em toda a história sobre vampiros (chega a ser irritante as negativas dela diante de tantas provas) e ela tenta afastar Lucius Vladescu, seu noivo, de qualquer forma apesar dele ser muito atraente e interessante (e muito arrogante).
Contudo, após um tempo, ela passa a gostar dele, mas aí é ele que não a quer mais (mas ele tem um motivo sério para isso) e começa a se envolver com uma garota insuportável da escola.
É a típica história da jovem ou do jovem que se nega a aceitar que gosta de alguém, mas quando vê que perdeu, não aceita. Durante a leitura esmurrei mentalmente Lucius e Jéssica várias vezes por seus comportamentos infantis e irracionais.
Por trás desse conflito sentimental está uma disputa de poder entre os clãs que pode levar Jéssica ou Lucius a morte, ou ambos. Para mim a falta de apronfundamento neste conflito foi um erro do livro, pois poderia tornar mais emocionante a leitura. Apesar disso, a história é cativante e de leitura fácil. O livro é escrito em primeira pessoa, mas em alguns capítulos aparecem cartas escritas por Lucius a seu tio, Vasile, ponto forte no livro, na minha opinião, pois as cartas do príncipe tem uma forte carga de irônica e através dela podemos saber,um pouco, sobre o que se passa na cabeça de Lucius, o que é interessante para não termos um ódio mortal dele.

Amandha 18/11/2010

Disseram-me que o livro era bom, mas eu estava cansada de simplesmente mais uma história sem graça sobre vampiros que se apaixonam por imortais e, mesmo dizendo que eu iria tentar, eu adiava a leitura ao máximo.
Fiquei surpresa com a velocidade que me vi presa no livro. Fui dormir apenas às sete da manhã, lendo a madrugada inteira.
Não tenho nenhum ponto negativo para citar. Eu posso dizer que não gostei do final, mas só porque eu fiquei com aquele gostinho de "quero mais", esperando que a história não acabasse ali.
Eu recomendo totalmente, não é só mais uma história de amor impossível ou um simples romance. Ali, todos os sentimentos estão à mostra. Amor, ódio, desejo, dor, esperança, desespero, ciúmes, indecisão - e a gente vive na pele todas essas emoções, principalmente quando Lucius se deixa dominar pelo seu lado sombrio ou nas partes com Fath. O livro chega a ser angustiante às vezes, mas é delicioso.

mais resenhas aqui: www.shelfjunkies.tumblr.com

Mariana Dal Chico 28/11/2010

A leitura desse livro foi muito prazerosa, com momentos hilários (como as cartas que o Lucius escreve para seu tio), muitas reviravoltas e nada de enrolação.

Imagine você, com dezessete anos, último ano de colegial, pronta para aproveitar o ano antes de ir para faculdade, quando um cara (muito gostoso) aparece do nada e diz que é um vampiro e vocês estão destinados a se casarem pois seus pais assinaram um acordo quando você nasceu. Mas você não precisa ficar assustada, afinal você é uma princesa e seu príncipe lhe trouxe um guia de como crescer, namorar e se relacionar sendo uma vampira.

Jessica, ou Antanasia seu nome de nascimento, é uma adolescente muito racional, sua matéria favorita é matemática, ela sempre racionaliza tudo; por isso acha que o misterioso romeno é louco ao dizer que ele é vampiro e o que é pior, também afirma que ela é uma vampira e deve aceitar seu destino casando-se com ele e ir morar na Romênia. O Amor entre os dois não estava previsto e Lucius faz de tudo para proteger sua amada (ou não).
Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/resenha-especial-beth-fantaskey.html

Van Chaves 24/04/2010

nossa...vcs notaram as presas do Lucius??? mto massa

gostei desse livro, se bem que no final as coisas começaram a ficar mto rápidas!

Mais uum livrinho viciante

nina 13/01/2010

simplesmente muito bom
recomendo
o final, apesar de previsível foi surpreendente. Contraditório não....

miny 30/08/2016

livro ótimo!

AnnGominho 03/10/2010

Uma garota prometida a um principe ao nascer, porém, o destino os separou, fazendo-a nem sonhar com a verdade. Anos depois, o garoto aparece na escola atual dessa garota, querendo a todo custo casa-se com a mesma. Qundo Jessica pensa que um maluco exigindo casar com ela era a única surpresa, enganou-se ao descobrir que os pais que sempre pensou serem seus não são, que o jovem garoto não é um simples humano, e que ela não é simplesmente uma garota comum.

Adorei esse livro, uma mistura de cenas enraçadas, ciúmes, teimosia, brigas e a cima de tudo, romance.

kelly 26/01/2010

Apaixonante !!
Simplesmente MARAVILHOSO!!!

Comecei a ler esse livro por pura curiosidade, devido os comentários relacionados a ele no blog http://romsobrenatural.blogspot.com/

Me surpreendi! Não conseguia para de ler um minuto sequer!
A única coisa ruim é que o final ficou com um gostinho de "quero mais", quero muito mais!!!

Faltou uma cena, digamos assim, mais picante!

Mais mesmo assim a nota é 10.

Goldenlion85 15/02/2010

Não é só uma capa bonita...

Nossa!!!
Esse livro é uma caixinha de surpresas...

No começo pensei que seria mais um livro romantico bobo e clichê...

Embora que a autora escreveu muito bem, de uma forma muito bem estruturada.

Os personagens Jessica e Lucius são bem complexos, e suas atitudes me surpreenderam durante a leitura...

sem spoiler

recomendo