Budismo Moderno  Volume 1: Sutra

Budismo Moderno Volume 1: Sutra Geshe Kelsang Gyatso

Resenhas - Budismo Moderno Volume 1: Sutra

Danyelle22 16/01/2024

Introdutório, porém não é superficial.
Este livro é descrito como uma introdução ao Budismo, mas acho que a questão não é tão simples. Para quem está iniciando o estudo, acho que o tema demanda uma leitura um pouco mais aprofundada e reflexiva.
A afirmação de que os problemas existem dentro de nós e não fora é um conceito que me atrai muito, principalmente por ter bases na autorresponsabilidade. Você é o criador e o mantenedor de sua própria realidade.
O trecho que descreve o sofrimento causado pelos apegos e pela ignorância foi muito interessante.
Certamente lerei a continuação, vale o estudo!

Siliane.Ferrari 23/04/2020

Introdução ao Budismo
É uma breve introdução sobre o budismo. Neste livro a Tradição Kadampa do Budismo é explicada. Além disso, são explicados os dois estágios na prática dos ensinamentos de Buda: as práticas de Sutra e as de Tantra. Uma frase que achei interessante "Precisamos entender que os nossos problemas não existem fora de nós, mas fazem parte da nossa mente, que está experienciando sensações desagradáveis". Também explica uma forma básica de meditação. E as evoluções segundo cada estilo de vida. Leituta fácil e agradável.

Eliane.Lima 06/06/2021

Recomendo
Embora os conceitos não tenha ficado tão claros pra mim, é uma boa introdução dos conceitos budistas aliados a prática do meditar.

Bia 04/10/2020

É um livro bem básico, mas para quem quer começar a entender o budismo é um bom lugar para começar. Sai com várias dúvidas, mas acho que isso é válido.

Manu 17/07/2018

Para começar
Para um assunto tão complexo quanto o estudo teórico do budismo, achei este primeiro volume uma leitura bastante fácil, mesmo que sobre ideias tão estrangeiras ao nosso pensamento ocidental. Estou tão encantada pelo budismo que me vi comentando sobre Sutra com as pessoas a cada informação interessante que lia aqui, pois é realmente apresentado de uma forma mais simples do que eu já havia lido antes - especialmente no que diz respeito à visão da reencarnação e seu papel na busca da iluminação, e porque esta é tão importante.
Vivi 23/07/2019minha estante
?s estou gostando muito.

duda medeiros 02/10/2020

essa obra prega uma IDEOLOGIA budista de uma vertente a qual não me identifico e, consequentemente, não gostei muito de alguns trechos que pregam ensinamentos um tanto arcaicos e extremistas, diferentemente do Budismo Zen.
Em suma, considero uma leitura razoável, mas não para iniciantes no budismo pq o norte dessa vertente é muito antiquada e pode dar a impressão do budismo como uma ideologia e não filosofia como, de fato, é.
Bryan.Caratti 02/10/2020minha estante
Estava refletindo sobre filosofia e ideologia e descobri que tinha algumas.Decidi me livrar das ideologias. São limitadas e não nos levam a lugar algum.

duda medeiros 02/10/2020minha estante
sim!! Justamente, só cabe a nós mesmos despertar e enxergar as coisas com a possibilidade de interpretação e não como fato

RicXand 04/04/2022

Bacana
O livro traz várias explicações sobre como praticar a vacuidade e também dá vários exemplos. Principalmente praticar no período em que estamos vivendo nossas vidas, fora da meditação.

Livia1405 11/06/2020

Namaste
O livro tem uma linguagem simples pra iniciar a entender o budismo, mas o final me deu um nó na cabeça e eu preciso estudar mais alguns conceitos.

Régis 19/02/2021

O Livro proporciona uma ótima introdução no budismo, este primeiro volume é maravilhoso.
Proporciona ótimas reflexões excelente para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o budismo.

Paulinha 06/01/2023

Introdução ao budismo
Essa obra prega uma IDEOLOGIA budista de uma vertente a qual não me identifiquei e, consequentemente, não gostei muito de alguns trechos que pregam ensinamentos um tanto arcaicos e extremistas.

Leitura difícil, não me envolveu, sem contar que muitos temas as explicações foram confusas.

Em suma, considero uma leitura razoável, mas NÃO PARA iniciantes no budismo, além de confuso e extremista, o norte dessa vertente é muito antiquada e pode dar a impressão do budismo como uma ideologia e não filosofia como, de fato, é.