Notas sobre o Anarquismo

Notas sobre o Anarquismo Noam Chomsky
Noam Chomsky (Em Português)
Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Notas sobre o Anarquismo

Bruno Palmeiras 20/05/2021

Noam Chomsky é mto necessário!!!
A avaliação foi prefeita não foi pelas idéias de Chomsky e sim por ser um complicado de entrevistas independentes, mtas vezes, em alguns pontos, se tornaram repetitivas.

sr.WilsonM 12/02/2021

Introdução ao Anarquismo
Minha recomendação desse livro se dá muito por conta da escrita introdutória e que não precisa de muita bagagem por outros escritores, já que na maior parte do livro ele está respondendo perguntas e fazendo um bate-papo. Pra que já é iniciado nos escritores clássicos acho uma ótima pedida, ele embarca em vários assuntos dando a opinião própria, mostrando sua famosa autenticidade, sem se aproveitar de jargões e muitas vezes sendo curto e grosso na sua visão.

Adriana Scarpin 02/12/2018

Em honra dos 90 anos de Noam Chomsky (07/12/1928)
Quanto mais eu conheço o Chomsky, mais o considero o maior intelectual vivo e mais acho inadmissível que todo mundo não concorde com ele – pelo menos em questões políticas já que quanto à linguística nem sou tão fã assim.
Vamos pegar o exemplo das últimas eleições no Brasil em que a maioria dos ditos anarquistas não votou/anulou o voto porque o Estado é malvadão independente de quem o comande, aí com esse pensamento atroz faz-se eleger um fascista obviamente ignorante em detrimento de um professor culto e humanista. Você acha que sento isentão nessas condições fez bem ao povo ou ao seu ego enorme? É por isso que esses pseudo anarquistas isentões que só pensam nos próprios slogans defasados deveriam realmente escutar a sabedoria de Chomsky, sou tão anarquista quanto ele e concordo plenamente com o diálogo que ele mantem com os Estados que visam o bem estar social – é óbvio que não conscientizaremos a população de um dia para o outro dos benefícios da autogestão e a derrubada do Estado, nós não estamos conseguindo nem que deixem de serem neofascistas, por isso acho criminoso da parte desses anarquistas burgueses pagarem de isentões frente ao fascismo, ceis precisam mais de Chomsky nas suas vidas. Todo mundo precisa.
Rodrigo 06/05/2020minha estante
Falou pouco mas falou bosta

Ricardo Silas 20/10/2016

Uma síntese do socialismo libertário
Notas sobre o anarquismo é formado por um conjunto de entrevistas que Noam Chomsky concedeu ao longo de várias conferências. O livro se inicia com um artigo em que Chomsky apresenta o iluminismo e o liberalismo clássico como as principais fontes do socialismo libertário, no qual se situa o anarquismo de esquerda e outras ideias não-ortodoxas do pensamento liberal. Nesse mesmo artigo, ele levanta questionamentos sobre quais são as metas e os projetos da luta libertária. Para muitos pensadores da vanguarda marxista, por exemplo, a estratégia de emancipação da classe trabalhadora deve seguir um roteiro específico, engessado e ditado por uma intelligentsia dominante. Por outro lado, Chomsky vai defender um processo de experiência prática adaptado à própria realidade do mundo como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse. Isso significa que devemos conhecer o mundo em que vivemos, saber quais são as condições históricas, políticas e econômicas da nossa organização social, para então aprendermos a reconhecer as oportunidades à nossa disposição e elaborar estratégias maleáveis, flexíveis, analisando sempre cada caso de modo específico. Parece complicado, mas na realidade esse pensamento é bastante genérico porque as questões humanas mais elementares ainda não foram profundamente conhecidas. Ou seja: se ninguém detém um entendimento abrangente sobre a natureza humana (seja lá o que isso signifique), então as mudanças significativas talvez estejam abertas à experiência prática, o que não diminui, é claro, a importância de traçarmos os objetivos que desejamos alcançar, a depender de até onde estejamos dispostos a ir. A ideia é agir sem nenhum fanatismo ou apego ao significado de um "slogan", pois às vezes as decisões humanas enfrentam dilemas que vão muito além de conceitos dogmáticos, de uma "teoria social" ou de uma doutrina ideológica qualquer. Seguindo mais ou menos esse raciocínio, Chomsky vai levar adiante seu ativismo em defesa das tradições clássicas do anarquismo. Para os leitores curiosos, esse livro pode servir como uma excelente introdução ao tema. Além de esclarecedor, Notas sobre o anarquismo abre as portas para questões ainda não resolvidas dentro do ideário anarquista. Tenho certeza de que Chomsky nos convida para esse debate tão frutífero que ainda se tornará, cedo ou tarde, uma das maiores preocupações da humanidade.
Bia 20/10/2016minha estante
É bom?

Ricardo Silas 21/10/2016minha estante
muito. esse livro é bom até pra quem ainda não conheceu a tradição clássica do anarquismo.

@Agulha3al 17/07/2017minha estante
Comprei hoje ! gratidão pela resenha , ajudou na decisão de compra! ?