A Noção de Cultura nas Ciências Sociais

A Noção de Cultura nas Ciências Sociais Denys Cuche

Resenhas - A Noção de Cultura nas Ciências Sociais

Isabela 20/01/2010

Uma breve opinião
Este texto não é uma resenha, pois não pretendo analisar os capítulos do livro "A noção de cultura nas ciências sociais" de Denys Cuche, vez que o li apenas uma vez, mas traz apenas as impressões que tive. Para mim, é um livro que também foi escrito para estudantes e, desse modo, não é de difícil leitura, mas tem o objetivo de iniciar o leitor no conceito de cultura, como esta ideia surgiu e quais os principais autores que já se debruçaram sobre este tema. O fato de não ser complexo não diminui o livro, mas faz com que leitores que ainda estão começando a estudar a cultura (como eu), venham a ter noções do assunto e dicas de autores, caso desejem se aprofundar sobre o tema. Por exemplo, quando Denys Cuche tratou de autores que ainda não li, não os apresentou de forma inacessível, mas de forma a me iniciar no seu pensamento. Foi assim quando falou de Franz Boas, Malinowki, Lévi-Strauss, Pierre Bourdieu e seus respectivos estudos sobre cultura: a história cultural, a análise funcionalista da cultura, a análise estrutural da cultura e a noção de "habitus".
Pude aprender que a ideia de cultura é algo recente, surgido no século XVIII e que, desde então, tem susciado acirrados debates.
O capítulo 6 que trata sobre "Cultura e identidade", termos muito usados ultimamente, foi um dos que mais gostei.
A editora só pecou na revisão da tradução. Alguns pequenos erros de digitação e de concordância poderiam ter sido evitados.