O Grande Ivan

Resenhas - O Grande Ivan

1 | 2 | 3 | 4

amandaeunice 21/01/2021

O grande Ivan - Katherine Applegate
"Também acho difícil acreditar que haja uma conexão no tempo e pelo espaço ligando-me a uma raça de palhaços mal-educados."

O grande Ivan é a terceira obra que leio dessa autora, e eu não sei o que dizer caras, é simplesmente maravilhoso. Um livro que ao ver na primeira impressão passa algo de infantil (assim como os outros da Katherine) mas que são muito necessários independente da idade.
Esse em específico está repleto de posicionamentos críticos e inteligentes sobre o relacionamento entre os homens e animais (um assunto muitoooo delicado pra mim pois mexe muito com meu psicológico essas temáticas envolvendo tratamentos de animais, exploração, e afins). Mas que a autora aborda de uma maneira magnífica, fazendo você se emocionar e senti cada trecho. Baseado em uma história real de um gorila, e com alguns ajustes e imaginação, a autora criou personagens ricos e memoráveis. Um livro essencial, que todos deviam ler.

E na moral? Katherine Applegate, você é tudo pra mim! Amo como me faz chorar.

Anthony 11/10/2020

Sábio gorila
Uma história envolvente e emocionante, cheia de críticas a espécie humana.

Lucas1163 11/03/2020

Interessante por abordar uma história real.

Bart 17/02/2020

O Grande Ivan
*Katherine Applegate*
Que livro show, eu já o tinha à mais de um ano, e qnd finalmente li... "impressionado" é a palavra que melhor se encaixa. O livro aparentemente infantil (por causa da capa... sim, eu julguei!!), mas é um baita soco no estômago da consciência (infelizmente só daqueles que vão ler).
A trama conta a vida de Ivan, um gorila de 27 anos que viveu numa jaula de um shopping , junto dos seus vizinhos de ?habitat?, outros animais que tbm moram por lá, Stella, uma elefanta, um doguito chamado Bob... Ivan se comunica com todos, a escritora dá voz aos animais para nos mostrar de uma forma carinhosa o qnt nós somos terríveis com a nossa espécie e principalmente com as outras... e um belo dia chega Ruby, uma bebe elefanta que os animais vão dar um jeito de cuidar. Ivan tem uma amiga humana, Júlia, que sempre dá material para que Ivan pinte seus ?quadros? (isso mesmo), um belo dia, Ivan faz uma pintura, mostrando que a bebê elefante deveria ir para casa dela... selva, é aí que a mídia entra louca na historia...

Se vc puder, leia o livro, só digo que toda a historia é baseada em fatos reais (eu sei..., mas é real mesmo), procurem pelo ?Caso do Gorila do Shopping? .

Um livro p/ser lido por vc e suas crianças. Fantástico, a força dessa trama, está no tapa de sensibilidade que nos é dado.
Recomendadíssimo é apelido!!!

Leitor 14 16/02/2020

História linda
É incrível como a autora conduz a história de uma forma tão sensível e consegue abordar temas delicados de um jeito leve e bonito. Todos os personagens são apaixonantes. O livro me fez ter muitos sentimentos, eu fiquei triste, com raiva e em muitos momentos eu não conseguia parar de sorrir. Em nenhuma parte a história ficou arrastada, pelo contrário, a cada capítulo eu ficava mais envolvido com a trama e não consegui parar de ler. Gostei muito de O grande Ivan e super recomendo.

Coisas de Mineira 06/02/2018

O grande Ivan é uma tocante história verídica que misturada a imaginação da autora Katherine Applegate, é apresentada através de um ponto de vista único e maravilhoso. Tem sua narrativa em primeira pessoa pelo gorila Ivan, que mostra todos os seus sentimentos com a situação que se encontra. Um gorila das costa cinzas que a vinte e sete anos foi capturado no seu habitat natural quando filhote, depois criado pelo dono do circo como animal de estimação, porem ele cresceu e foi trancafiado em uma jaula de circo que encontra-se dentro de um shopping e nunca mais viu nenhum outro da sua espécie, acostumado com a mesmice dos dias, onde três vezes por dia faz um espetáculo para os visitantes durante 365 dias, o gorila e cercado por animais de outras espécies que se tornaram seus amigos e a filha do dono do circo.

Ivan vê se fazendo uma promessa a mais nova integrante do circo a elefantinha com o nome de Ruby, ela terá uma boa vida em um daqueles zoológicos que ele acompanha pela televisão e não presa em uma jaula minúscula, com determinação e persistência ele fará o possível para realizar aquela promessa.

Já tem um tempo que esse livro está parado na minha estante eu não sei porque ele ficou lá, e eu nunca peguei para ler antes, foi uma grande besteira da minha parte a história do “O grande Ivan” é diferente de qualquer livro infato-juvenil que eu já li, fala sobre amizade, abandono dos series humanos aos animais e quanto uma promessa e determinação pode mudar a várias vidas.

Considerado um livro para crianças, ele tem o poder de conquista qualquer pessoa em qualquer idade por sua incrível história, até entendo porque, mas esse livro tinha que ser para todo mundo.

O livro também tem enredo muito bem entrelaçado, Ivan é um cara (ops um gorila) tão legal, com um coração tão grande é uma alma tão bonita que é impossível ler e não se apaixonar por ele, por seus amigos e muito menos seus sonhos.

O Grande Ivan não é uma história simples, mas uma que merece ser muito recomendada e lida por muita gente, pelo fato de ser tão bonita e marcante com parágrafos bem pequeno te conecta com o enredo e te faz ter uma nova visão do mundo e isso que foi a melhor parte de todo o livro. Não sou muito chegada em animal herói como diz minha prima, que tem fala e dialogo, mas nesse livro ficou algo tão singelo coerente que não deu para não apaixonar pela ideia, o livro todo é ilustrado então a leitura fica mais agradável ainda.

Por: Leh Pimenta
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/04/o-grande-ivan-katherine-applegate_29.html

Aline Marques 31/12/2017

Não é preciso ser capaz de falar, para se ter algo a dizer. [IG @ousejalivros]
E se o horizonte não existisse mais e você se visse confinado numa cela, o que importaria?

Ivan já foi uma celebridade amada e temida. E antes disso ele foi selvagem e livre.
Mas agora, ele é apenas o gorila velho, esquecido atrás de um vidro cercado por grades num shopping impopular.

Sua rotina é controlado por terceiros. Ou melhor, pelo Mack, o seu... dono?
Seus amigos são seletos, não por opção, já que ele não pode sair do lugar para conhecer novas pessoas e animais, e os espectadores não costumam ser mais tão gentis assim.

Ivan é um observador e um baita de um filósofo, não que ele tenha conhecimento disso, afinal ele é só um gorila peludo e fedido. Não é?
Se ele fosse compreendido, será que algo mudaria?

Parece que as palavras são mágicas, capazes das coisas mais maravilhosas, mas ele não possui nenhuma. Apenas grunhidos.

E apesar de tudo isso, ele vive e merece viver, e, de preferência, com dignidade.

Os capítulos curtíssimos contam histórias próprias, que induz o leitor a reflexões grandiosas e necessárias. Sozinhos possuem mensagens que sensibilizam e juntos, transformam.

Baseado em fatos reais, essa história (narrada pelo próprio Ivan) irá encantar leitores de todas as idades, ao mostrar que há racionalidade nos sentimentos e atitudes de todos os animais. Seja ele humano ou não.

Leitura compartilhada a partir dos quatro anos e independente aos sete.

Carol 20/10/2017

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Um livro para todas as idades! Vários ensinamentos em 244 páginas, é de se emocionar do início ao fim.

Lidiane 31/08/2017

Tocante
É uma linda história, de uma delicadeza incomparável, no inicio achei que fosse um livro mais voltado para o publico infantil, mas o livro é algo muito maior que tem muito significado em suas entrelinhas .... Recomendo, principalmente para quem gosta de animais.
Eu sou contra zoológicos e todas essas invenções humanas que expõem / usam animais. E esse livro trata com muita sutileza essa questão.

notmuchcompany 16/08/2017

Pela primeira vez estou feliz por estar gripada e no meio de uma crise de sinusite: disfarça o fato de eu estar me chorando toda ao terminar de ler esse livro! Céus! Muito fofinho, gostei demais.

Sergio Augusto 20/01/2017

[Resenha] O Grande Ivan
Ivan, um talentoso gorila, é uma das atrações de um shopping. Apesar dos incríveis desenhos que faz, ele vive isolado em uma pequena jaula. Nascido para ser livre, descobre a força da amizade ao conhecer Ruby, um filhote de elefante. Juntos, eles viverão momentos de tensão, até serem transferidos para um zoológico, onde encontrarão a felicidade. Além de se divertir, você vai aprender muito com essa história de coragem superação e valor à vida.

Baseado em fatos reais, Katherine Applegate conta a história do gorila Ivan de forma poética e simples, e não somente a história do personagem principal, mas de todo o seu ciclo de amizades: Stella, Júlia, Bob e Ruby.

A história mostra algo que não vemos sempre em livros infantis: O lado “felizes para sempre” e o lado “nada felizes para sempre”. Katherine te faz ter uma lição sobre amizade, coragem e esperança, coisas que são fundamentais na nossa vida e na nossa caminhada. Além de ser um livro infantil, ele tem que ser lido por qualquer pessoa, não importando a sua faixa etária. Todos os aprendizados que puxamos dele é válido desde as crianças até os mais idosos. Suas ilustrações ajudam o leitor ter uma contemplação melhor da obra, muitas mostrando as coisas pela visão de Ivan.

O livro é bastante simples de se ler, recomendo para todos aqueles que se encantam com com histórias infantis que adicionam algo em sua personalidade, assim como “O Pequeno Príncipe”.

site: nomeumundo.com

@plataformadolivro 12/11/2016

Uma história incrível sobre um gorila e um elefante que vivem num shopping. O gorila Ivan é um artista e seus quadros são vendidos na lojinha de presentes. Baseado numa história real, o livro é fascinante e rápido de se ler.
"Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de banana e as deixam apodrecer.
Todos sabem que as cascas são a melhor parte da banana".

Através de sua arte, Ivan precisa mostrar aos humanos que sua amiga precisa de um novo lar com seres de sua espécia para ser feliz.

"O crescimento de um gorila é como o de qualquer outra espécie. Você comete erros, brinca, aprende. E faz tudo outra vez."

Nathy 13/09/2016

O Grande Ivan – Katherine Applegate – #Resenha
Quando a editora começou a fazer a divulgação desse lançamento confesso que não estava muito interessada no livro. Mas, quando chegou não resisti e comecei a ler sem grandes expectativas. O livro acabou me surpreendendo demais. Teve diversas partes em que senti uma imensa vontade de chorar por causa da ingenuidade do Ivan e também todo seu comportamento fofo. Não sei se tudo em si me agradou, eu acho que o final deixou um pouco a desejar ainda que compreenda que essa pode ter sido a melhor solução para eles naquele momento. Ainda assim acabou sendo bem emocionante e lindo. Não é somente uma leitura para os adolescentes ou crianças, mas sim um livro que todos de qualquer idade deveriam ler e entender ainda mais os sentimentos dos animais. Muitas vezes pensa que esta feliz vivendo em um local quando na verdade não está em sua natureza.

O livro conta a história de Ivan que vive tranquilamente em seu domínio em um shopping. Nele tem diversos amigos com as quais conversa ou tenta se comunicar. Quando uma nova elefanta chega ao local e uma promessa acaba sendo feita, Ivan faz de tudo para que seja cumprida. Tem seus momentos de frustração, mas não desisti mesmo que isso possa ir desgastando suas energias pouco a pouco. O próprio Ivan é quem conta a sua história deixando o leitor ainda mais próximo dele e querendo acabar com todo o seu sofrimento.

Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos.

Por ser quem conta a história o Ivan me fez ficar encantada com a sua personalidade. Está acostumado com a sua vida e já não se importa com mais nada. Fica desanimada em diversos momentos o que é bem compreensível se tivesse que passar pelas mesmas situações. Ele não tem recordações de seu passado como os outros dois animais que ficam no mesmo local. Mas, também não faz questão de lembrar. Mesmo que pareça que não se importa com ninguém faz de tudo por aqueles que estão ao seu redor. Quando não está sendo melancólico acaba por ser bem divertido. Quando está desenhando então e fica imaginando que está mesmo correto é muito fofo.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2014/12/o-grande-ivan-katherine-applegate-resenha.html

Dudu 31/08/2016

Muito bom!
Livro muito bom. Adorei a história do Ivan e da Ruby. Queria que no final fosse diferente, mas ainda assim gostei. Indico a leitura.

1 | 2 | 3 | 4