O Grande Ivan

Resenhas - O Grande Ivan

1 | 2 | 3 | 4

Sâmella Raissa 09/02/2015

Resenha original para os blogs Da Imaginação a Escrita e SammySacional

Ivan fora um gorila real que ganhou a atenção e o carinho de diversas pessoas ao redor do mundo a partir do momento em que fora resgatado em meio à falência de um shopping, onde vivera longe de quaisquer outros de sua espécie por quase três décadas. Não muito diferente, no livro de Katherine Applegate, inspirado na mesma história, Ivan é um gorila que desde muito pequeno, ainda filhote, viu sua família ser morta por homens e, em seguida, arrancado de seu habitat para ir morar na cidade. Cresceu convivendo entre os humanos, ao ponto de perder os hábitos próprios de sua espécie, uma vez que não havia nenhum outro gorila ao seu redor. Logo mais, foi inserido como uma das principais atrações do Saída 8, Grande Shopping e Fliperama, com mais outros animais sem rumo e então residentes de jaulas, que ele chama de domínios. Por entre algumas poucas mas importantes amizades e a paixão inusitada dele pelas artes, a vida que até então ele levava de forma pacata e sem maiores expectativas muda, aos poucos, com a chegada de Ruby, uma filhote de elefante que, diferentemente de todos ali, precisa de uma chance para crescer e ter uma vida diferente. E antes que se dê totalmente conta, Ivan estará engajado em proteger a recém-chegada, da melhor forma que ele puder.

Esse livro foi lançado ainda em Dezembro de 2014 pela Editora Novo Conceito, selo #irado, mas confesso que, à leitura da sinopse, não senti muita vontade de lê-lo. No entanto, não demorou até que pipocassem os elogios ao livro de Katherine Applegate, e foi quando me vi intrigada em saber qual era o diferencial apresentado em O Grande Ivan, que apesar de fazer parte do selo infantojuvenil da editora, tem muito a cativar e a ensinar os leitores adolescentes e mesmo os adultos. Isso porque, no fim das contas, tive o prazer de constatar que Applegate não apenas é merecedora dos comentários positivos que li à respeito do livro, bem como ela, provavelmente, ainda tem muito a nos surpreender positivamente em obras futuras.

“— As lembranças são preciosas. [...] Elas nos ajudam a ser quem somos.”

A narrativa, em primeira pessoa, se inicia com uma breve apresentação sobre Ivan, por ele mesmo, e aos poucos a autora nos insere no cotidiano e nos devaneios rotineiros do gorila. Conhecemos seus amigos, sua rotina e seus pensamentos, e uma vez que o livro possui uma diagramação mais dinâmica, temos uma fonte grande e um espaçamento bem maior do que de costume, além de algumas figuras distribuídas ao longo da história, tornando possível, em pouco tempo, dar conta de um bom número de páginas de uma só vez, de tão leve que são os capítulos iniciais, que mais parecem pequenas crônicas do próprio gorila, além de curtos.

Leia o resto da resenha em...

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/02/resenha-o-grande-ivan.html

Moonlight Books 16/02/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Foi uma leitura que fez diferença, fechei chorando, é um livro lindo, delicado e comovente. O laço de amizade e lealdade entre as espécies mostra que o companheirismo é essencial para uma melhor existência, a união entre os seres, humanos ou animais, torna a vida menos dura, as experiências divididas mais marcantes e as conquistas mais dignas de comemoração. Embora a questão de justiça para com os animais seja o foco, esta não é a única lição que você vai aprender.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/02/resenha-o-grande-ivan.html

Yuri 30/04/2015

O Grande Ivan
Era uma vez, um gorila chamado Ivan.

Nasci na África Central, numa floresta densa e tropical tão linda que nenhum lápis de cor do mundo conseguiria recriá-la. Minha irmã se chamava Pega e eu Barro porque eu desenhava com barro nas rochas, vivíamos felizes como deveria ser.
Leia mais em:

Certo dia, uma dia sem vento, o ar zumbiu e os humanos chegaram.

Os humanos mataram meus pais, estávamos dependurados na minha mãe, minha irmã e eu quando eles a mataram.

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2015/04/o-grande-ivan.html

Núbia Esther 24/07/2015

“Minha árvore genealógica também é muito extensa. Sou um macaco grande, assim como os chimpanzés e os orangotangos e os bonobos. Todos nós somos primos distantes e desconfiados. Sei que isso é problemático. Também acho difícil acreditar que haja uma conexão no tempo e pelo espaço ligando-me a uma raça de palhaços mal-educados.

Chimpanzés… não há desculpa para eles. ” (Página 14)

Ivan, também conhecido como o “Shopping Mall Gorilla”, viveu mais de vinte anos confinado em um pequeno recinto em exposição em um shopping na cidade de Tacoma, Washington, EUA. Até que em 1994, após vários anos de manifestações e campanhas que tiveram início após o lançamento do documentário “The Urban Gorilla” produzido pela National Geographic Explorer e a Argo Films em 1991, Ivan foi transferido para o Zoológico de Atlanta. Capturado ainda na infância, foi criado como animal de estimação até que o seu tamanho impossibilitou a convivência em família e ele foi transferido para o recinto no shopping. Por esse motivo, desde a sua captura, nunca socializou com outros gorilas e após a transferência para o zoológico teve que passar por um treinamento e reabilitação para se reencontrar como gorila. No Zoo de Atlanta, assumiu o papel de líder do bando e teve várias companheiras (apesar de não ter tido nenhum filhote), até que em 21 de agosto de 2012, aos cinquenta anos teve que ser eutanasiado por causa da saúde debilitada em decorrência de um câncer.
Inspirada pela história de Ivan, Katherine Applegate publicou em 2012 o livro The One and Only Ivan, romance pelo qual ganhou a Newbery Medal em 2013. Em 2014, a Novo Conceito trouxe O Grande Ivan para o Brasil, publicado pelo Selo Irado. Como é uma obra de ficção, Applegate tomou a liberdade de adicionar personagens e mudar alguns detalhes da história real, mas no geral, os principais eventos que marcaram a vida de Ivan foram relatados e a mensagem transmitida é bem real.

Na história de Applegate, além de Ivan, o Grande Shopping e Fliperama da Saída 8 também é lar da elefanta Stella e do cachorro Bob. E logo, a população aumenta com a chegada de um filhote de elefante, a Ruby. É a ela que cabe o papel de agente catalisador dos eventos que culminaram na transferência dos animais para o zoológico. É Ruby, que com toda a sua curiosidade de filhote, começa a fazer questionamentos que incitam lembranças e desejos em Ivan. É isso mesmo, além de protagonistas, os animais também tiveram direito a voz e é Ivan quem nos narra sua história.

Com uma narrativa simples, mas cativante, Applegate discorre sobre os perigos que os animais que moram em confinamento estão sujeitos, os problemas ocasionados pelas instalações inadequadas e a busca desenfreada pelo lucro em detrimento do bem-estar animal. A história de Ivan poderia ter sido abordada de outra maneira, como em um livro de não-ficção por exemplo. Uma abordagem que trouxesse preto no branco todas as agruras enfrentadas pelo animal em sua pequena jaula até ser transferido para o Zoológico de Atlanta. Um livro com essa abordagem seria informativo, talvez sensibilizasse alguns para a problemática dos animais mantidos em cativeiro. Mas, estaria restrito à alguns grupos de leitores. A abordagem de Applegate é mais simples, mas investe nos sentimentos e na empatia do leitor. E, por ter uma linguagem simples e ser destinado ao público mais jovem, mas ao mesmo tempo ter uma narrativa bem estruturada, atinge uma gama maior de leitores. Crianças podem conhecer e se emocionar com a história de Ivan, e os jovens e adultos também. Applegate conseguiu criar uma história informativa e emocionante e fez um ótimo trabalho em eternizar a vida do “Shopping Mall Gorilla” e de alertar para os outros tantos Ivans e Rubys que estão espalhados por aí.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/05/09/o-grande-ivan-katherine-applegate/

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/01/2016

O gorila simplifica o que o mundo costuma complicar
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

O Grande Ivan é um gorila adulto que vive numa jaula em um pequeno shopping de atrações. Vários animais ali estão na mesma situação, acostumados à prisão, ter que se apresentar aos humanos com truques, e viver em seus domínios sem muita perspectiva. Através de Ivan, conhecemos bem essa realidade. Os dias são muitos e não há nada muito diferente ao passar deles.

Ivan não tem contato com gorilas desde que foi capturado, ele basicamente foi “humanizado”, criado entre os costumes dos homens. Bebe refri, gosta de iogurte, assiste filmes numa Tv velha e tem que vestir o papel de um gorila assustador para os visitantes e render algum dinheiro para fazer valer sua vivência ali.

Não era isso que Ivan queria para si – tampouco qualquer dos animais que foram capturados, claro – só que não é algo que ele poderia mudar. Quer dizer, como poderia? É só um gorila, que apesar de grande e forte, é um ser indefeso. Isso ele acreditava até ter que ser mais para salvar a pele de outro.

Será? Será que Ivan poderia ser o grande, o líder, o protetor, o costas prateadas que a natureza lhe destinou ser? Era hora de se mexer, mesmo com tão pouco, ser aquele quem se deixou apagar. Ser o Barro, como sua família havia o nomeado.

O Grande Ivan não tem nada de bobo para um bom entendedor. Katherine fez um incrível trabalho para nos contar o lado de Ivan que, muitos podem não saber, baseia-se numa história verdadeira. Ivan ficou conhecido no mundo por ser um gorila “pintor”. As pinceladas de imaginação da autora foram, assim, suficientemente belas para compor um livro tão rico, perspicaz e “humano”.

A leitura é rápida, por conta de Ivan não ter muitas palavras, nem muitas memórias, ao contrário de Stella, a elefanta companheira. A seu modo, o gorila simplifica o que o mundo costuma complicar. Com essa pegada, o livro se assemelha a O Pequeno Príncipe, até porque é infantil, mas nem por isso deixa de atender a todos os públicos de forma tocante. O tom da história, ao mesmo tempo que guarda a inocência de um gorila no nosso mundo, que nada realmente entende os humanos e assim se assemelha às crianças, a história também trata da humanidade forçada aos animais e abusos de uma sociedade para com aqueles que às vezes tem muito pouco com que se defender. Dentre outros pormenores, fala sobre ser diminuído e dar um jeito se recuperar, se não por você mesmo, por aqueles quem se ama.

Mack, o adestrador e dono do shopping, por outro lado, não é apenas esse ser vil e miserável que maltrata animais, tampouco os outros que ali vivem e trabalham. O fato é que eles podem ter algumas visões tortas, mas o livro também trata deles como figuras frágeis. Isso quer dizer que não é uma história tradicionalmente milimetrada ao bem e ao mal, ela coloca os valores e as circunstâncias em que se embaralham.

Para corroborar, o tratamento da edição é belíssimo. Me apaixonei por ser de capa dura, com folhas de guarda (as folhas durinhas que ficam grudadas entre a capa e as outras páginas) com pequenos desenhos dos personagens. Por outro lado, gostaria que fosse de brochura mesmo, mais flexível, pois para o manuseio ficou um pouco duro. Há ilustrações também por dentre a leitura (como figuram as fotos acima), enriquecendo mais nossas perspectivas para com a história. É, por fim, um encanto, tanto para crianças em seus 8, 9 anos, quanto para adultos, quaisquer idades tenham.

Recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2015/11/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

Nanda 08/04/2016

Comecei a leitura de O Grande Ivan achando que ia ser só mais uma história fofinha envolvendo animais. Por sorte, o conteúdo apresentado no livro foi muito acima das minhas expectativas. Baseado numa história real, a narrativa na visão do macaco Ivan é uma história emocionante e para todas as idades.

Esse foi meu primeiro contato com o selo #Irado, vi muita gente elogiando, mas por serem livros indicados mais para crianças, eu meio que deixei de lado (mas meu irmão adorou). Foi uma experiência muito boa, eu não esperava encontrar tanta maturidade nas linhas de um livro infantil.

A história do macaco é aquela mistura agridoce, triste e bela, ao mesmo tempo. Eu fiquei com uma pena enorme de como Ivan só enxergava o mundo que existia no shopping, mesmo que no fundo ele desejasse mais. Toda a estrutura da narrativa nos leva a ir descobrindo esse mundo novo com ele, o que é bem legal.

Todos os personagens são bem desenvolvidos. A autora soube trabalhar bem os colocando não apenas como animais, mas dando sentimentos a eles. A elefanta Stella é um poço de sabedoria, ao passo que é impossível não se encantar pela pequena Ruby. O jeito descolado de Bob também me conquistou logo de cara.

Todo o desenrolar do livro, apesar de ser ficção, tem um tom de realidade. Ele traz uma lição importante, não de ativismo, mas de amor. Ivan pode ser um macaco, muitos podem pensar que ele é irracional, mas todo o carinho que ele nutre pelos seus companheiros é algo que nós, humanos (e geralmente seres racionais), deveríamos ter.

O Grande Ivan foi uma surpresa agradável em uma tarde que eu precisava de algo inspirador. A narrativa é leve e muito linda. Vale a pena em cada linha.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/01/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

Nathy 13/09/2016

O Grande Ivan – Katherine Applegate – #Resenha
Quando a editora começou a fazer a divulgação desse lançamento confesso que não estava muito interessada no livro. Mas, quando chegou não resisti e comecei a ler sem grandes expectativas. O livro acabou me surpreendendo demais. Teve diversas partes em que senti uma imensa vontade de chorar por causa da ingenuidade do Ivan e também todo seu comportamento fofo. Não sei se tudo em si me agradou, eu acho que o final deixou um pouco a desejar ainda que compreenda que essa pode ter sido a melhor solução para eles naquele momento. Ainda assim acabou sendo bem emocionante e lindo. Não é somente uma leitura para os adolescentes ou crianças, mas sim um livro que todos de qualquer idade deveriam ler e entender ainda mais os sentimentos dos animais. Muitas vezes pensa que esta feliz vivendo em um local quando na verdade não está em sua natureza.

O livro conta a história de Ivan que vive tranquilamente em seu domínio em um shopping. Nele tem diversos amigos com as quais conversa ou tenta se comunicar. Quando uma nova elefanta chega ao local e uma promessa acaba sendo feita, Ivan faz de tudo para que seja cumprida. Tem seus momentos de frustração, mas não desisti mesmo que isso possa ir desgastando suas energias pouco a pouco. O próprio Ivan é quem conta a sua história deixando o leitor ainda mais próximo dele e querendo acabar com todo o seu sofrimento.

Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos.

Por ser quem conta a história o Ivan me fez ficar encantada com a sua personalidade. Está acostumado com a sua vida e já não se importa com mais nada. Fica desanimada em diversos momentos o que é bem compreensível se tivesse que passar pelas mesmas situações. Ele não tem recordações de seu passado como os outros dois animais que ficam no mesmo local. Mas, também não faz questão de lembrar. Mesmo que pareça que não se importa com ninguém faz de tudo por aqueles que estão ao seu redor. Quando não está sendo melancólico acaba por ser bem divertido. Quando está desenhando então e fica imaginando que está mesmo correto é muito fofo.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2014/12/o-grande-ivan-katherine-applegate-resenha.html

@plataformadolivro 12/11/2016

Uma história incrível sobre um gorila e um elefante que vivem num shopping. O gorila Ivan é um artista e seus quadros são vendidos na lojinha de presentes. Baseado numa história real, o livro é fascinante e rápido de se ler.
"Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de banana e as deixam apodrecer.
Todos sabem que as cascas são a melhor parte da banana".

Através de sua arte, Ivan precisa mostrar aos humanos que sua amiga precisa de um novo lar com seres de sua espécia para ser feliz.

"O crescimento de um gorila é como o de qualquer outra espécie. Você comete erros, brinca, aprende. E faz tudo outra vez."

Sergio Augusto 20/01/2017

[Resenha] O Grande Ivan
Ivan, um talentoso gorila, é uma das atrações de um shopping. Apesar dos incríveis desenhos que faz, ele vive isolado em uma pequena jaula. Nascido para ser livre, descobre a força da amizade ao conhecer Ruby, um filhote de elefante. Juntos, eles viverão momentos de tensão, até serem transferidos para um zoológico, onde encontrarão a felicidade. Além de se divertir, você vai aprender muito com essa história de coragem superação e valor à vida.

Baseado em fatos reais, Katherine Applegate conta a história do gorila Ivan de forma poética e simples, e não somente a história do personagem principal, mas de todo o seu ciclo de amizades: Stella, Júlia, Bob e Ruby.

A história mostra algo que não vemos sempre em livros infantis: O lado “felizes para sempre” e o lado “nada felizes para sempre”. Katherine te faz ter uma lição sobre amizade, coragem e esperança, coisas que são fundamentais na nossa vida e na nossa caminhada. Além de ser um livro infantil, ele tem que ser lido por qualquer pessoa, não importando a sua faixa etária. Todos os aprendizados que puxamos dele é válido desde as crianças até os mais idosos. Suas ilustrações ajudam o leitor ter uma contemplação melhor da obra, muitas mostrando as coisas pela visão de Ivan.

O livro é bastante simples de se ler, recomendo para todos aqueles que se encantam com com histórias infantis que adicionam algo em sua personalidade, assim como “O Pequeno Príncipe”.

site: nomeumundo.com

notmuchcompany 16/08/2017

Pela primeira vez estou feliz por estar gripada e no meio de uma crise de sinusite: disfarça o fato de eu estar me chorando toda ao terminar de ler esse livro! Céus! Muito fofinho, gostei demais.

Lidiane 31/08/2017

Tocante
É uma linda história, de uma delicadeza incomparável, no inicio achei que fosse um livro mais voltado para o publico infantil, mas o livro é algo muito maior que tem muito significado em suas entrelinhas .... Recomendo, principalmente para quem gosta de animais.
Eu sou contra zoológicos e todas essas invenções humanas que expõem / usam animais. E esse livro trata com muita sutileza essa questão.

1 | 2 | 3 | 4