O Grande Ivan

O Grande Ivan K. A. Applegate

Resenhas - O Grande Ivan

1 | 2 | 3 | 4

Nanda 08/04/2016

Comecei a leitura de O Grande Ivan achando que ia ser só mais uma história fofinha envolvendo animais. Por sorte, o conteúdo apresentado no livro foi muito acima das minhas expectativas. Baseado numa história real, a narrativa na visão do macaco Ivan é uma história emocionante e para todas as idades.

Esse foi meu primeiro contato com o selo #Irado, vi muita gente elogiando, mas por serem livros indicados mais para crianças, eu meio que deixei de lado (mas meu irmão adorou). Foi uma experiência muito boa, eu não esperava encontrar tanta maturidade nas linhas de um livro infantil.

A história do macaco é aquela mistura agridoce, triste e bela, ao mesmo tempo. Eu fiquei com uma pena enorme de como Ivan só enxergava o mundo que existia no shopping, mesmo que no fundo ele desejasse mais. Toda a estrutura da narrativa nos leva a ir descobrindo esse mundo novo com ele, o que é bem legal.

Todos os personagens são bem desenvolvidos. A autora soube trabalhar bem os colocando não apenas como animais, mas dando sentimentos a eles. A elefanta Stella é um poço de sabedoria, ao passo que é impossível não se encantar pela pequena Ruby. O jeito descolado de Bob também me conquistou logo de cara.

Todo o desenrolar do livro, apesar de ser ficção, tem um tom de realidade. Ele traz uma lição importante, não de ativismo, mas de amor. Ivan pode ser um macaco, muitos podem pensar que ele é irracional, mas todo o carinho que ele nutre pelos seus companheiros é algo que nós, humanos (e geralmente seres racionais), deveríamos ter.

O Grande Ivan foi uma surpresa agradável em uma tarde que eu precisava de algo inspirador. A narrativa é leve e muito linda. Vale a pena em cada linha.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/01/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/01/2016

O gorila simplifica o que o mundo costuma complicar
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

O Grande Ivan é um gorila adulto que vive numa jaula em um pequeno shopping de atrações. Vários animais ali estão na mesma situação, acostumados à prisão, ter que se apresentar aos humanos com truques, e viver em seus domínios sem muita perspectiva. Através de Ivan, conhecemos bem essa realidade. Os dias são muitos e não há nada muito diferente ao passar deles.

Ivan não tem contato com gorilas desde que foi capturado, ele basicamente foi “humanizado”, criado entre os costumes dos homens. Bebe refri, gosta de iogurte, assiste filmes numa Tv velha e tem que vestir o papel de um gorila assustador para os visitantes e render algum dinheiro para fazer valer sua vivência ali.

Não era isso que Ivan queria para si – tampouco qualquer dos animais que foram capturados, claro – só que não é algo que ele poderia mudar. Quer dizer, como poderia? É só um gorila, que apesar de grande e forte, é um ser indefeso. Isso ele acreditava até ter que ser mais para salvar a pele de outro.

Será? Será que Ivan poderia ser o grande, o líder, o protetor, o costas prateadas que a natureza lhe destinou ser? Era hora de se mexer, mesmo com tão pouco, ser aquele quem se deixou apagar. Ser o Barro, como sua família havia o nomeado.

O Grande Ivan não tem nada de bobo para um bom entendedor. Katherine fez um incrível trabalho para nos contar o lado de Ivan que, muitos podem não saber, baseia-se numa história verdadeira. Ivan ficou conhecido no mundo por ser um gorila “pintor”. As pinceladas de imaginação da autora foram, assim, suficientemente belas para compor um livro tão rico, perspicaz e “humano”.

A leitura é rápida, por conta de Ivan não ter muitas palavras, nem muitas memórias, ao contrário de Stella, a elefanta companheira. A seu modo, o gorila simplifica o que o mundo costuma complicar. Com essa pegada, o livro se assemelha a O Pequeno Príncipe, até porque é infantil, mas nem por isso deixa de atender a todos os públicos de forma tocante. O tom da história, ao mesmo tempo que guarda a inocência de um gorila no nosso mundo, que nada realmente entende os humanos e assim se assemelha às crianças, a história também trata da humanidade forçada aos animais e abusos de uma sociedade para com aqueles que às vezes tem muito pouco com que se defender. Dentre outros pormenores, fala sobre ser diminuído e dar um jeito se recuperar, se não por você mesmo, por aqueles quem se ama.

Mack, o adestrador e dono do shopping, por outro lado, não é apenas esse ser vil e miserável que maltrata animais, tampouco os outros que ali vivem e trabalham. O fato é que eles podem ter algumas visões tortas, mas o livro também trata deles como figuras frágeis. Isso quer dizer que não é uma história tradicionalmente milimetrada ao bem e ao mal, ela coloca os valores e as circunstâncias em que se embaralham.

Para corroborar, o tratamento da edição é belíssimo. Me apaixonei por ser de capa dura, com folhas de guarda (as folhas durinhas que ficam grudadas entre a capa e as outras páginas) com pequenos desenhos dos personagens. Por outro lado, gostaria que fosse de brochura mesmo, mais flexível, pois para o manuseio ficou um pouco duro. Há ilustrações também por dentre a leitura (como figuram as fotos acima), enriquecendo mais nossas perspectivas para com a história. É, por fim, um encanto, tanto para crianças em seus 8, 9 anos, quanto para adultos, quaisquer idades tenham.

Recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2015/11/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

Núbia Esther 24/07/2015

“Minha árvore genealógica também é muito extensa. Sou um macaco grande, assim como os chimpanzés e os orangotangos e os bonobos. Todos nós somos primos distantes e desconfiados. Sei que isso é problemático. Também acho difícil acreditar que haja uma conexão no tempo e pelo espaço ligando-me a uma raça de palhaços mal-educados.

Chimpanzés… não há desculpa para eles. ” (Página 14)

Ivan, também conhecido como o “Shopping Mall Gorilla”, viveu mais de vinte anos confinado em um pequeno recinto em exposição em um shopping na cidade de Tacoma, Washington, EUA. Até que em 1994, após vários anos de manifestações e campanhas que tiveram início após o lançamento do documentário “The Urban Gorilla” produzido pela National Geographic Explorer e a Argo Films em 1991, Ivan foi transferido para o Zoológico de Atlanta. Capturado ainda na infância, foi criado como animal de estimação até que o seu tamanho impossibilitou a convivência em família e ele foi transferido para o recinto no shopping. Por esse motivo, desde a sua captura, nunca socializou com outros gorilas e após a transferência para o zoológico teve que passar por um treinamento e reabilitação para se reencontrar como gorila. No Zoo de Atlanta, assumiu o papel de líder do bando e teve várias companheiras (apesar de não ter tido nenhum filhote), até que em 21 de agosto de 2012, aos cinquenta anos teve que ser eutanasiado por causa da saúde debilitada em decorrência de um câncer.
Inspirada pela história de Ivan, Katherine Applegate publicou em 2012 o livro The One and Only Ivan, romance pelo qual ganhou a Newbery Medal em 2013. Em 2014, a Novo Conceito trouxe O Grande Ivan para o Brasil, publicado pelo Selo Irado. Como é uma obra de ficção, Applegate tomou a liberdade de adicionar personagens e mudar alguns detalhes da história real, mas no geral, os principais eventos que marcaram a vida de Ivan foram relatados e a mensagem transmitida é bem real.

Na história de Applegate, além de Ivan, o Grande Shopping e Fliperama da Saída 8 também é lar da elefanta Stella e do cachorro Bob. E logo, a população aumenta com a chegada de um filhote de elefante, a Ruby. É a ela que cabe o papel de agente catalisador dos eventos que culminaram na transferência dos animais para o zoológico. É Ruby, que com toda a sua curiosidade de filhote, começa a fazer questionamentos que incitam lembranças e desejos em Ivan. É isso mesmo, além de protagonistas, os animais também tiveram direito a voz e é Ivan quem nos narra sua história.

Com uma narrativa simples, mas cativante, Applegate discorre sobre os perigos que os animais que moram em confinamento estão sujeitos, os problemas ocasionados pelas instalações inadequadas e a busca desenfreada pelo lucro em detrimento do bem-estar animal. A história de Ivan poderia ter sido abordada de outra maneira, como em um livro de não-ficção por exemplo. Uma abordagem que trouxesse preto no branco todas as agruras enfrentadas pelo animal em sua pequena jaula até ser transferido para o Zoológico de Atlanta. Um livro com essa abordagem seria informativo, talvez sensibilizasse alguns para a problemática dos animais mantidos em cativeiro. Mas, estaria restrito à alguns grupos de leitores. A abordagem de Applegate é mais simples, mas investe nos sentimentos e na empatia do leitor. E, por ter uma linguagem simples e ser destinado ao público mais jovem, mas ao mesmo tempo ter uma narrativa bem estruturada, atinge uma gama maior de leitores. Crianças podem conhecer e se emocionar com a história de Ivan, e os jovens e adultos também. Applegate conseguiu criar uma história informativa e emocionante e fez um ótimo trabalho em eternizar a vida do “Shopping Mall Gorilla” e de alertar para os outros tantos Ivans e Rubys que estão espalhados por aí.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/05/09/o-grande-ivan-katherine-applegate/

ViagensdePapel 15/05/2015

O grande Ivan, de Katherine Applegate
Publicado no ano passado pela editora Novo Conceito, o livro O Grande Ivan apresenta a história de um gorila de 27 anos, que ainda filhote foi retirado da natureza e da família e levado para o Grande Shopping e Fliperama da Saída 8, local em que funcionava um pequeno circo. Desde pequeno, ele sempre foi a atração do local. Famílias vinham de diversas partes do país para visitá-lo. Além disso, ele tinha um dom artístico muito especial. Seus desenhos eram comercializados e faziam enorme sucesso com o público.

Em um primeiro momento, quando passou a conviver com a civilização, o gorila Ivan vivia com os donos, um casal que o tinha como filho. Ele era tratado com amor e paciência, até o dia em que sua “mãe” sai de casa. A partir daí, sua vida entra em declínio. O dono Mack já não dá a devida atenção a ele, além de que o circo está passando por diversas dificuldades, já que ninguém mais vê graça em suas travessuras e números. Assim, Ivan passa por mais um trauma e é deixado de lado, passando a viver no shopping, de maneira solitária.

Seus únicos companheiros são o cachorro de rua Bob, que dorme dentro da jaula de Ivan, e a elefante Stella, a outra atração do circo, que foi muito maltratada durante a vida e sofre com os avanços da idade. Juntos, os três passam os dias sem ter o que fazer, e por vezes são obrigados a se apresentar em condições adversas. O ponto alto de seus dias é quando recebem a visita de Júlia, filha do zelador do shopping, que passa algumas horas fazendo companhia para os animais. Ela, assim como Ivan, gosta de desenhar, e por isso é capaz de entendê-lo melhor do que ninguém.

Um dia, para tentar aumentar os lucros, o circo recebe sua mais nova moradora: a filhote de elefante Ruby. Assim como Ivan e Stella, ela foi retirada de sua família, por isso está muito assustada, com medo do que pode acontecer. Com a ajuda dos animais do circo, ela tentará passar por essa situação. Por ser da mesma espécie, ela desenvolve uma ligação muito forte com Stella, que passou pela mesma situação da filhotinha e enxerga tudo com muita tristeza. Infelizmente, Stella não andava bem há algum tempo e piora consideravelmente, já que não havia dinheiro suficiente para seu tratamento. Antes de morrer, ela pede que Ivan cuide de Ruby e não deixe que ela passe anos em uma jaula, tendo o mesmo destino que o seu.

Depois de receber o pedido da velha amiga, Ivan passa a refletir sobre a triste condição em que eles se encontravam: presos, sem liberdade e longe da natureza e de outros animais da mesma espécie. Assim, para que a pequena Ruby tivesse uma chance de se libertar, ele arquiteta um plano para chamar a atenção da sociedade para a situação. Para isso, os aliados serão os seus desenhos e a amiga Júlia.

Mesmo que voltado para crianças, de cerca de dez anos, O Grande Ivan é um livro incrível para todas as idades. Misturando fatos reais com ficção, a autora Katherine Applegate criou uma história cativante, envolvente, sensível, com toques de humor e chamando a atenção para um assunto muito triste e sério: maus tratos a animais. Com capítulos curtos, narrados em forma de diário, a autora apresenta personagens incríveis e, no fim da historia, deixa uma lição muito legal, já que mostra que os bichos também precisam ser tratados com respeito e dignidade.

Apesar de ter momentos de humor, a história dos animais que moram no shopping é muito triste. A cada página, Ivan, Stella, Ruby e Bob mostram como é difícil serem tratados com descaso, como se não sentissem necessidades tanto físicas quanto de afeto. Fazendo-se valer de uma narrativa leve, a autora apresenta para as crianças essa forte temática e ensina que os animais possuem seus direitos. No fim, traz também esperança, já que mostra que é possível promover a mudança, contribuir para um mundo melhor.

Eu não esperava tanto dessa leitura e terminei completamente encantada. A história me cativou, assim como os personagens me conquistaram. Indico a leitura principalmente para crianças, mas sugiro que a leitura seja acompanhada pelos pais, para que conversem com os filhos sobre a história, já que a obra traz questionamentos muito legais e pertinentes. Além de ter um enredo incrível, o projeto gráfico do livro é muito bonito, chamando a atenção e despertando o interesse. A capa é dura, as folhas amareladas e a diagramação agradável, além do livro contar com diversas pequenas ilustrações.

"Os humanos podem nos surpreender às vezes. Uma espécie imprevisível, esses Homo sapiens"

Leia mais em:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/05/o-grande-ivan-de-katherine-applegate.html

Yuri 30/04/2015

O Grande Ivan
Era uma vez, um gorila chamado Ivan.

Nasci na África Central, numa floresta densa e tropical tão linda que nenhum lápis de cor do mundo conseguiria recriá-la. Minha irmã se chamava Pega e eu Barro porque eu desenhava com barro nas rochas, vivíamos felizes como deveria ser.
Leia mais em:

Certo dia, uma dia sem vento, o ar zumbiu e os humanos chegaram.

Os humanos mataram meus pais, estávamos dependurados na minha mãe, minha irmã e eu quando eles a mataram.

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2015/04/o-grande-ivan.html

Moonlight Books 16/02/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Foi uma leitura que fez diferença, fechei chorando, é um livro lindo, delicado e comovente. O laço de amizade e lealdade entre as espécies mostra que o companheirismo é essencial para uma melhor existência, a união entre os seres, humanos ou animais, torna a vida menos dura, as experiências divididas mais marcantes e as conquistas mais dignas de comemoração. Embora a questão de justiça para com os animais seja o foco, esta não é a única lição que você vai aprender.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/02/resenha-o-grande-ivan.html

cotonho72 14/02/2015

Muito bom!
Nessa história, acompanhamos a vida de Ivan, um gorila que vive em uma jaula desde que foi capturado enquanto ainda era filhote, seus pais e sua irmã foram mortos. Ele mora no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8, as pessoas o chamam de diversas maneiras, Gorila da Rodovia, O Macaco da Saída 8, O grande Ivan, o Poderoso Gorila das costas cinza-prateadas, mas para ele é simplesmente Ivan.
Seus melhores amigos são Stella e Bob, Stella é uma elefanta que veio de um circo depois que machucou o pé, é dócil e uma grande contadora de histórias, Bob é um cachorro vira-lata, ele é pequeno, forte e rápido, sempre invade a jaula e dorme todos os dias na barriga do Ivan. Mack é o dono lugar e cuida do Ivan desde pequeno, George limpa o shopping todas as noites e tem uma filha chamada Julia que adora desenhar e que tem um carinho muito grande por Ivan, ela que da tinta e papel para ele pintar.
A vida do Ivan, Stella e do Bob sempre segue a mesma rotina todos os dias, mas a chegada de Ruby, uma filhote de elefante, vai mudar a vida de todos no Grande Shopping e tirar todos da zona de conforto, além de voltar a atrair o público que tem diminuído muito.
O livro é infanto-juvenil e foi lançado pelo selo #Irado, é uma obra de ficção baseada em fatos reais, onde Ivan passou 27 anos numa jaula em um shopping no estado de Washington sem ver outro animal da sua espécie.
A autora Katherine Applegate consegue de uma maneira sutil criar uma trama envolvente, emocionante e muita das vezes divertida, retratando muito bem assuntos como família, amizade, amor e esperança, além de enfatizar ao leitor que todos os animais têm o seu habitat natural e a crueldade que muita das vezes acontece com diversos animais que vivem em cativeiros, a edição é de capa dura e cheia de ilustrações que enriquecem ainda mais a história, a leitura flui bem sendo narrada em primeira pessoa e lemos várias páginas em poucos minutos, leitura recomendada para todas as idades.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

Sâmella Raissa 09/02/2015

Resenha original para os blogs Da Imaginação a Escrita e SammySacional

Ivan fora um gorila real que ganhou a atenção e o carinho de diversas pessoas ao redor do mundo a partir do momento em que fora resgatado em meio à falência de um shopping, onde vivera longe de quaisquer outros de sua espécie por quase três décadas. Não muito diferente, no livro de Katherine Applegate, inspirado na mesma história, Ivan é um gorila que desde muito pequeno, ainda filhote, viu sua família ser morta por homens e, em seguida, arrancado de seu habitat para ir morar na cidade. Cresceu convivendo entre os humanos, ao ponto de perder os hábitos próprios de sua espécie, uma vez que não havia nenhum outro gorila ao seu redor. Logo mais, foi inserido como uma das principais atrações do Saída 8, Grande Shopping e Fliperama, com mais outros animais sem rumo e então residentes de jaulas, que ele chama de domínios. Por entre algumas poucas mas importantes amizades e a paixão inusitada dele pelas artes, a vida que até então ele levava de forma pacata e sem maiores expectativas muda, aos poucos, com a chegada de Ruby, uma filhote de elefante que, diferentemente de todos ali, precisa de uma chance para crescer e ter uma vida diferente. E antes que se dê totalmente conta, Ivan estará engajado em proteger a recém-chegada, da melhor forma que ele puder.

Esse livro foi lançado ainda em Dezembro de 2014 pela Editora Novo Conceito, selo #irado, mas confesso que, à leitura da sinopse, não senti muita vontade de lê-lo. No entanto, não demorou até que pipocassem os elogios ao livro de Katherine Applegate, e foi quando me vi intrigada em saber qual era o diferencial apresentado em O Grande Ivan, que apesar de fazer parte do selo infantojuvenil da editora, tem muito a cativar e a ensinar os leitores adolescentes e mesmo os adultos. Isso porque, no fim das contas, tive o prazer de constatar que Applegate não apenas é merecedora dos comentários positivos que li à respeito do livro, bem como ela, provavelmente, ainda tem muito a nos surpreender positivamente em obras futuras.

“— As lembranças são preciosas. [...] Elas nos ajudam a ser quem somos.”

A narrativa, em primeira pessoa, se inicia com uma breve apresentação sobre Ivan, por ele mesmo, e aos poucos a autora nos insere no cotidiano e nos devaneios rotineiros do gorila. Conhecemos seus amigos, sua rotina e seus pensamentos, e uma vez que o livro possui uma diagramação mais dinâmica, temos uma fonte grande e um espaçamento bem maior do que de costume, além de algumas figuras distribuídas ao longo da história, tornando possível, em pouco tempo, dar conta de um bom número de páginas de uma só vez, de tão leve que são os capítulos iniciais, que mais parecem pequenas crônicas do próprio gorila, além de curtos.

Leia o resto da resenha em...

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/02/resenha-o-grande-ivan.html

RUDY 08/02/2015

RESUMO SINÓPTICO:
O gorila Ivan realmente existiu e viveu por 27 anos em uma jaula apertada, foi chamado “Gorila do Shopping” e conhecido por pintar quadros “assinados” com sua impressão digital, até ser levado para o Zoológico de Atlanta, devido aos protestos populares.

A autora comovida com a verdadeira história de Ivan, criou a ficção do livro, uma estória enternecedora e comovente, sobre amizade e o amor entre os animais ditos ‘irracionais’.

Ivan mora na saída 8, no grande Shopping e fliperama, onde foi a grande atração por muito tempo, pois fazia desenhos, pintava e ainda deixava sua assinatura personaliza. Seu quadros são vendidos na lojinha do shopping. Em sua jaula tem uma televisão que costuma assistir.

No shopping ainda tem outra atração que é Stella, uma elefanta que foi muito maltratada durante sua captura. E tem Bob, um cão que não se deixa ser pego e dorme dentro da jaula de Ivan, pensa que os humanos não sabem que ele vive rondando por lá e não abre mão de sua liberdade.

O dono de Ivan se chama Mack. George é o zelador do shopping e vez por outra leva sua filhinha Júlia para acompanhá-lo. Júlia gosta de pintar e talvez por isso, é a única que entende os desenhos de Ivan.

Mack está com o rendimento cada vez mais baixo e resolve adquirir mais um animal, outra elefantinha chamada Ruby que é voluntariosa.

Júlia resolve fazer um movimento para soltar Ivan, pois o acha muito solitário e a partir daí, a vida de todos os envolvidos no livro, passa a mudar...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/02/resenha-12-o-grande-ivan-katherine.html
Michelle 07/07/2022minha estante
história triste

Angela Cunha 09/05/2023minha estante
Eu não li o livro, mas vi o filme tantas vezes. Rafaela, mais novinha, amou tanto e a gente vivia revendo!!!
Agora deu vontade ler rs
Beijo

Thay 27/01/2015

Encantador
O Grande Ivan é uma história inteligente que nos passa uma mensagem muito positiva: se você quer muito algo, e se insistir e lutar para conseguir, um dia você consegue.
Recomendo o livro para crianças acima de 10 anos, devido à cenas que acredito que sejam um pouco fortes para menores dessa idade.
Obs.: Dei 4 estrelas pelo fato de ter as cenas fortes que citei anteriormente; e por ter imagens apenas em preto e branco. Crianças gostam de cores, cores vivas. E algumas partes descrevem uma pintura vermelha, mas o desenho que vemos está preto. O livro merece uma outra edição para mudar isso.

Jessica Oliveira 27/01/2015

Resenha para o blog Books and Movies
Misturando ficção com fatos reais, Katherine Applegate nos conta a história de Ivan, um gorila solitário de 27 anos que vive enjaulado no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Neste shopping também temos Stella, uma elefanta idosa com problemas nas articulações, sendo assim já não tem grande serventia para o dono dos animais, e Bob, um cão vira-lata que mora lá mas que se nega a ter um dono.

Quando Ivan era apenas um bebê o Grande Shopping era lotado de visitantes, todos queriam ver o pequeno Ivan. Hoje, os poucos visitantes do Saída 8 acham que Ivan é apenas um animal grande e sem graça. As crianças não mais acham graça de suas travessuras e muitas até tornam-se cruéis ao jogar pedras e outros objetos em sua jaula.

Tudo isso o deixa completamente entediado e então, Ivan, faz o que mais gosta de fazer, desenhar. O seu primeiro lápis e papel ele ganhou de Julia, a filha do tratador de animais. Ela é uma garota muito doce de 10 anos que é completamente apaixonada pelos animais do Grande Shopping e que também é apaixonada por desenhos. Os desenhos de Ivan são vendidos na loja de presentes próxima a sua jaula.
"Os humanos parecem nem sempre reconhecer meus desenhos. Eles ficam vesgos, inclinam a cabeça, murmuram. Eu desenho uma banana, uma banana perfeita e adorável, e eles dizem: - É um avião amarelo! - ou : - É um pato sem asas! Tudo bem. Eu não desenho para eles. Desenho para mim mesmo." - pág. 26

Mas mesmo ter um gorila que desenhe não faz com que o Shopping receba uma quantidade grande de visitantes. A situação financeira do dono dos animais está ficando precária e ele não vê saída a não ser comprar um filhote, afinal todos sabem que os humanos são loucos pela fofura de um filhotinho. Então, eis que chega a nova aquisição. Ruby é uma filhote de elefante e antes de chegar ao Grande Shopping ela estava em um circo, lá ela foi "domesticada", pois assim como muitos animais selvagens que desembarcam em circos, ela foi caçada na selva.

É com a chegada de Ruby que Ivan começa a perceber que estar em um shopping não é o correto, eles são animais selvagens que foram brutalmente arrancados de suas casas e que hoje não se adaptariam novamente na selva. Mas existe um lugar que pode não ser perfeito mas que é sua única chance, o zoo. Então com a ajuda apenas de lápis e papel, Ivan vai fazer de tudo para que o destino da pequena Ruby, não seja tão traumático quanto o seu.

Com uma escrita envolvente e extremamente emocionante, Katherine Applegate , me fez chorar. Apesar de ser um livro considerado infantil, acredito que todos deveriam lê-lo indiferente da faixa etária. Toda a narrativa é do ponto de vista de Ivan, e isso nos aproxima ainda mais dos personagens, sem falar que os fatos reais que envolvem a leitura nos faz pensar na vida de diversos animais presentes em circos hoje em dia.

Quando a diagramação e layout só tenho a dizer que as ilustrações presentes ao longo do livro dão um charme a mais a história e a deixam muito mais fofa, sem falar na capa dura que é uma das marcas registradas do selo #irado. Com relação a espeçamento e tamanho da fonte, as letras são grandes e tem um bom espaçamento, principalmente entre linhas e parágrafos.

Enfim, leitura mais que recomendada!

site: www.booksandmovies.com.br/

Marcos Pinto 26/01/2015

O que eu aprendi com um gorila
Quando eu comecei a ler a obra, imaginava encontrar um bom livro infantil e não me decepcionei. Pelo contrário, O Grande Ivan foi muito além das minhas expectativas e se tornou o segundo melhor livro infantil que já li, só perdendo para O Pequeno Príncipe. Sem dúvida, foi o grande achado do ano até agora.

Ivan é um gorila. Porém, ele não vive na selva. Seu lar – ou seu domínio, como ele chama – fica em um shopping onde ele é uma das atrações. Ele foi “humanizado”, no sentido ruim do termo, e não sente mais vontade de voltar para a floresta. Ele se contenta em ver a pintura da selva em sua parede e fazer desenhos.
Contudo, toda a sua vida muda quando o shopping ganha uma nova atração: Ruby, um filhote de elefante que é uma graça e curiosa até cansar. Deste dia em diante, Ivan começa a pensar diferente e promete a si mesmo que não deixará Ruby passar sua vida dentro de uma jaula. Porém, o que um gorila pode fazer para salvar um amigo dos humanos? Uns diriam que nada. Mas Ivan tem um grande plano...

“Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos” (p. 13).

O Grande Ivan é um livro bem infantil, mas que consegue atingir todos os tipos de leitores; encanta as crianças e ganha os adultos. Ele é uma amostra de como a amizade pode ser inabalável e de como pessoas ou animais, com o mínimo de compaixão, podem fazer coisas grandiosas. Ele é a prova de que o amor nos move.

Os personagens da obra são incríveis, aprofundados e mais do que cativantes. Mas Ivan, nosso narrador, é o melhor de todos. Com seu jeito simples, amoroso e calmo, consegue revolucionar a história de seus amigos. Ruby, por sua vez, é o contrário de Ivan: agitada e muito curiosa, sempre ansiosa para fazer algo.
Outra personagem muito importante na obra e que me ganhou com facilidade foi a Júlia. Ela é uma criança fofa, filha do zelador do shopping, e que entende os animais como ninguém. Ela os vê não como uma atração, mas como seres que precisam de amor, cuidado e carinho. E ela faz o possível para que a noite dos animais seja o mais agradável possível.

“Os humanos sempre têm um cheiro estranho quando existe alguma mudança no ar. É um cheiro como o de carne estragada. Com um toque de mamão” (p. 66).

Além de um enredo ótimo e personagens cativantes, o livro também conta com uma diagramação para ninguém colocar defeito: capa dura, ótimas ilustrações em p/b, folhas amareladas, letra grande e espaçamento enorme. Com uma diagramação dessas é impossível não ter uma leitura fluida.

Se após ler essa resenha você ainda não está convencido a desbravar a obra, eu repito: leiam! Esse é um livro que, sem dúvidas, vai agradar a todos os leitores.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-o-grande-ivan.html

Felipe Miranda 25/01/2015

O Grande Ivan - Katherine Applegate por Oh My Dog estol com Bigods
Entre os títulos já publicados pela Novo Conceito dentro do selo #Irado, O Grande Ivan é de longe o melhor livro infantil. A estrutura narrativa e a própria história apresentada são mais leves que todas as outras que já li até agora do catálogo, mas nem por isso deixam de trazer uma lição digna de perpetuação.

Ivan é um gorila das costas prateadas que pesa 180 quilos. Ele é um líder, um animal selvagem que foi retirado do habitat natural pelo homem. Vivendo por anos em um ambiente domesticado, ele se tornou a grande atração de um circo. Narrado em primeira pessoa, a trajetória de Ivan é contada pelo próprio Ivan de um modo peculiar, rápido e impactante. Solitário e sonhador, ele relembra tudo que já viveu e externiza aquilo que gostaria de conhecer. É de partir o coração as lembranças que ele tem. De um bebê com uma vida perfeita a um adulto cheio de cicatrizes. Apesar do porte de macho, ele nunca pode proteger alguém. Ele já não sabe ao certo a sensação de respirar o ar fresco da liberdade ou a de brincar com outros gorilas.

Quando uma filhote de elefante é comprada numa tentativa de trazer de volta os dias de glórias do circo, Ivan e os outros animais que vivem ali se rebelam. Aos poucos se instala uma revolta interna, íntima. Que explode e ganha vida. Coragem e amizade. A amizade entre os animais é pura e furiosa. A trupe percebe o quanto está perdendo enclausurada ali. Para alguns dos animais já não há mais esperança. Outros não querem acreditar na possibilidade de uma nova vida. Mas todos irão concordar que a filhotinha de elefante não merece passar o resto da vida fazendo graça para os seres humanos. Chicoteada até dançar conforme a música...

Baseado em fatos reais, O Grande Ivan está repleto de posicionamentos críticos e inteligentes sobre o relacionamento entre homens e animais. É impossível não se emocionar. Os sentimentos transbordam em cada trecho reflexivo do gorila. Os detalhes comportamentais que a autora apresenta sobre o elenco de personagens é rico. Aprofundado. A beleza da obra é completada com algumas ilustrações e uma capa dura.

Tivemos uma vida boa e feliz? Vivemos como deveríamos ter vivido? E na morte? Demos o último suspiro rodeados daqueles que nos amam? Não tão diferente dos seres humanos, os animais também querem respostas positivas para questões como essas.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2015/01/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

ricardo_22 24/01/2015

Resenha para o blog Over Shock
O Grande Ivan, Katherine Applegate, tradução de Maurício Tamboni, ilustrações de Patrícia Castelao, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito (#Irado), 2014, 288 páginas.

O gorila Ivan mora dentro de um shopping há muitos anos, mas apesar das dificuldades de sua rotina, ele nunca pensou em voltar para a natureza. Ali ele tem alguns amigos e pode se dedicar aos seus desenhos, que o fazem se sentir completo em meio a tudo o que enfrenta. Como um grande artista, é através dos desenhos e de sua amizade com Ruby, um filhote de elefante, que ele tenta escrever novos capítulos de sua história.

Na teoria, O Grande Ivan é um livro dedicado especialmente ao público infantil. Além de ser reconhecido como o melhor livro do gênero de 2013, a publicação no Brasil aconteceu por um selo para obras infantis e a própria história não tem nenhuma pretensão. Mas na prática essa realidade é bem diferente.

A obra de Katherine Applegate é baseada em fatos reais e, talvez por isso, nem mesmo a licença poética é capaz de afastar a sensação esquisita de imaginar quantos Ivans estão espalhados pelo mundo. Apesar de a amizade ser muito ressaltada, o que mais chama a atenção é a mensagem sobre animais que enfrentam situações semelhantes as das personagens. Algo feito para se pensar.

Ivan, assim como o gorila que inspirou sua criação, permaneceu longos anos morando em um shopping, servindo como atração para os visitantes. Se isso já não fosse um problema suficientemente grande, as condições de vida não são as melhores, por isso chega a incomodar a certeza de que isso não está presente apenas na ficção.

No entanto, por ser narrado por Ivan em capítulo curtíssimos, a simplicidade tem um papel muito mais especial. Ela torna mais fácil lidar com as dificuldades e perceber rapidamente que é possível sempre encontrar uma saída — nesse caso, através das ilustrações de Ivan e a união entre os amigos. A narrativa apresenta ainda a ingenuidade dos animais perante as suas dificuldades e aos próprios humanos, tornando a experiência de leitura divertida e extremamente agradável.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/01/resenha-306-o-grande-ivan.html

MiCandeloro 23/01/2015

Emocionante e inspirador!
Ivan é um gorila das costas prateadas. Por mais de 27 anos, ele viveu enjaulado num habitat humano chamado de Grande Shopping e Fliperama de Saída 8, onde era visitado três vezes ao dia, 365 dias por ano, por crianças e adultos que passeavam pelo local.

O gorila foi retirado da natureza quando ainda muito jovem, juntamente da irmã, Pega, que morreu logo em seguida. Desde então, foi criado como se humano fosse, por Mack, dono do "circo do shopping". Quando começou a dar trabalho, foi aprisionado em seu domínio e nunca mais viu outro ser da sua espécie.

Mas não fazia mal, Ivan tinha grandes amigos: Stella, a elefanta que morava ao lado e que fazia truques surpreendentes; Bob, o cão sem raça definida que se gabava de ser selvagem e sem teto por opção; e Júlia, filha de George, o faxineiro do estabelecimento, com quem compartilhava seu amor pela arte. Sim, Ivan era um artista, um Picasso de quatro patas. Suas obras eram vendidas na lojinha local por um alto preço. Todos queriam um quadro pintado por um gorila.

Ivan sabia que aquilo não era vida, mas ele não tinha esperanças de um dia visitar a selva novamente, assim, não se preocupava com o que não podia ter. Até a chegada de Ruby, uma elefanta bebê que passou a dividir o domínio com Stella. Ruby era ainda um ser indefeso, que não merecia viver o resto da sua vida sendo explorada pelos humanos.

Quando Stella fez Ivan prometer que cuidaria de Ruby, que a tiraria daquele lugar, o gorila finalmente sentiu que tinha algum propósito na vida, alguém a proteger, e não descansou até cumprir o seu juramento.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Me apaixonei pela obra imediatamente ao me deparar com a ilustração fofíssima da bela edição com capa dura e com o marcador de livro em formato de banana que a acompanha! Mas foi saber que a história era baseada em fatos reais que de antemão fez o livro mexer comigo. Já previ que a trama iria me comover, e não me enganei.

O Grande Ivan é narrado em primeira pessoa pelo próprio "gorila urbano". A escrita utilizada pela autora é simples, de fácil compreensão, e muito indicada para as crianças, apesar de que este deveria ser um livro a ser lido por todos. Os capítulos são muito curtos e com assuntos bem pontuados em tópicos, dando fluidez à história, e as páginas são ricamente decoradas por graciosas ilustrações, que acredito que tenham sido feitas ou pelo Ivan da ficção, ou por sua amiga Júlia.

A obra nos faz refletir como deve ser viver a vida toda atrás das grades, sendo observado, mas não compreendido. O que nos separa dos animais? Por que costumamos ter mais direitos do que eles?

"Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de bananas e as deixam apodrecer."

Katherine, por meio dessa história, nos convida a questionar sobre o tratamento dado aos animais em cativeiro, mostrando o descaso da maioria dos humanos para com eles e do sofrimento e solidão que os mesmos sentem, sendo tão legítimos e passíveis de atenção, respeito e carinho tanto quanto a gente.

Se antes eu já tinha pavor de circos ou de atrações que se utilizam da mão de obra animal, agora, depois de ler uma obra escrita pelo ponto de vista de um gorila enjaulado, criei ainda mais asco por aqueles que retiram os bichos da natureza, os mantém aprisionados ao seu bel prazer, e os exploram para mero entretenimento.

Esta história é de grande importância para os pequenos, que certamente irão se solidarizar com Ivan e seus amigos e torcerão para que eles tenham um destino mais feliz. Deste modo, as crianças aprendem preciosas lições de humanidade por meio de uma história lindamente triste, mas igualmente inspiradora.

Após concluir a leitura, fiz o que sempre faço quando um texto tem um quê de verídico, fui atrás dos fatos, e me deparei com diversas reportagens e vídeos sobre o verdadeiro Ivan, fazendo com que os meus olhos se enchesse de ainda mais lágrimas.

A autora valeu-se da licença poética para contar a história de Ivan, que realmente se tornou muito famoso. Mas nem tudo no livro é real. Os outros personagens citados, por exemplo, são todos frutos da imaginação de Applegate, com exceção de Kinyani e Jambo, e agradeço por isso, porque foi delicioso conhecer Stella, Ruby, Bob e Júlia.

Para os curiosos de plantão como eu, saibam que em 1994, Ivan foi finalmente transferido para o zoológico de Atlanta. Inicialmente, enfrentou dificuldades de se socializar com outros gorilas, já que esteve sempre em meio aos humanos, mas se adaptou.

Infelizmente, em 2012, Ivan faleceu, anestesiado durante um exame médico, depois de viver mais de 50 anos. A comunidade local nunca o esqueceu.

Katherine Applegate disse, em entrevista para o NPR.org, que a primeira vez que ouviu falar sobre a história de Ivan, um gorila capturado na África e levado para um shopping, achou tudo tão bizarro e constrangedor, que soube que isso daria o que falar. A autora tentou conhecer Ivan. Ela foi até o zoológico, enquanto ele estava vivo, mas a sua visita ocorreu num dia muito chuvoso e Ivan não saiu da sua toca. Katherine ficou quatro horas sentada na chuva, esperando, mas não teve jeito de vê-lo.

Até agora estou sem palavras. O Grande Ivan carrega em seu texto a esperança de um futuro melhor e a necessidade de conscientização dos humanos sobre o respeito que devemos ter para com os nossos semelhantes.

Como diz a elefanta Stella: "Os humanos podem nos surpreender às vezes. Uma espécie imprevisível, esses Homo sapiens.", e esperamos que a próxima geração possa surpreender positivamente a todos nós.

site: http://www.recantodami.com/

1 | 2 | 3 | 4