Il fu Mattia Pascal

Il fu Mattia Pascal Luigi Pirandello

Resenhas - Il fu Mattia Pascal

Patricia 10/03/2021

Genialidade de Pirandello
Por incrível que pareça todos os livros do Pirandello são fáceis de ler, apesar de ser clássico da literatura, e esse não foi diferente. Porém recomendo na língua original apenas pra quem já tem um nível avançado da língua.

Rafa 21/01/2023

Resenha tardia
Não acredito que não resenhei esse livro quando li.

É o maior livro em italiano que já li e achei incrível. No começo a leitura estava truncada, limitada pelo meu desconhecimento do vocabulário, mas eu acabei necessitando ter mais pressa de terminar e cheguei a ler 100 páginas em um dia! Me desapeguei de procurar todas as palavras desconhecidas no dicionário e a leitura e o entendimento fluíram mais.

O autor conta muito humor a história de Mattia Pascal, um homem simplório, um preguiçoso, que vivia um casamento infeliz e trabalhava numa biblioteca. A biblioteca pega fogo e um corpo é encontrado, a mulher e a sogra dele declaram que o corpo era dele. A partir daí, Mattia ganha uma nova vida, uma liberdade de ir fazer o que quer longe da bruxa que é sua mulher (segundo ele mesmo). Ele se coloca em diversas aventuras curiosas e engraçadas, chega a enriquecer e a perder tudo em seguida no jogo, mas o que nos cativa é o humor com que ele expressa os acontecimentos. O autor ainda insere na obra algumas críticas a humanidade.

Genial!