O Alquimista

O Alquimista Michael Scott

Resenhas - O Alquimista

Junior.Archanjo 24/03/2024

Ficção alquímica
O autor Michael Scott, utilizando de grandes ensinamentos sobre as áreas da magia antiga, criou uma mistura-poção que entrete o leitor pela sua criatividade e os acontecimentos com personagens tão (re)conhecidos histórica ou mitologicamente.

Este livro tem uma vibe meio Harry Potter, tendo a magia é o plano de fundo e a relação entre os personagens se tornando o ponto central da história escrita para jovens e indantis leitores.

Sobre os meus incômodos, alguns capítulos e situações são esticadas de forma que parece necessidade "bater" uma meta de paginação, quase uma enrolação mesmo. Além de perceber que a história não teria tempo/espaço para finalizar neste livro e ter descoberto ser parte de uma série apenas ao final da leitura.

É interessante, traz algumas percepções e conhecimentos interessantes sobre os personagens 'nao ficcionais', por mais que estejam em uma história fictícia sobre a alquimia. Recomendo.

guigagirl 04/06/2021

Finalmente acabei esse livro chatíssimo apos 2 anos entre tentativas e sonecas após meio parágrafo. Nas últimas 100 páginas até fica interessante mas não pensei em continuar a série que deve ser longa e chata...

@pedagogageek 06/05/2020

E um leve cheiro de menta surgiu no ar ??
Uma história cheias de referências sobre o famoso Nicolau Flamel e sobre fatos históricos do mundo. Gostei bastante da leitura. Leitura fluiu de forma simples e muito contagiante. O livro me envolveu com vários momentos, principalmente sobre magia, alquimia e os Antigos.
Ps: O cheiro que exala dos feitiços de cada aura é magnífico... Acho que o meu séria de pão fresco kkkk

Lalesca0 15/04/2020

O alquimista
É um bom livro, prende bastante, principalmente utilizando suspense.
Não foi um dos meus livros preferidos, mas foi uma leitura divertida.

Xanda 26/10/2017

A Ideia de explorar o universo da pedra filosofal e da alquimia foi genial, os personagens são super interessantes, o livro é gostoso e leve, mas bem dentro dos clichês de filme de ação mais infanto-juvenis, nada muito imprevisível no enredo.

Achei que o autor foi criativo na escolha e criação de seus monstros e criaturas mágicas, além das organizações sociais da história, e desenvolveu personagens muito cativantes: Eu desconfio profundamente do Nicolau Flameu e suas conclusões sobre as profecias. Adorei que o autor criou uma conexão muito linda entre os gêmeos Sophie e Josh, e apresentou mulheres fortes e maravilhosas, com presença maior em número e em espaço do que em relação a tantas outras obras, representadas na imagem da Perenelle, da Scatty, Hécate, etc. Porém achei o vilão meio fraquinho e com motivações meio vagas.

Os pontos negativos que tenho para falar são que os fatos acontecem muito rápido e os diálogos tem conexões forçadas e até infantis para a história avançar mais depressa. A narrativa não traz nada de excepcional, é simples e fluída, o que talvez nem seja um ponto tão negativo assim, pois a escrita tem boa qualidade. É um livro bacana para pôr entre uma leitura e outra que sejam mais densas.

Acho que por conta de toda a história se passar apenas em uns dois dias e meio, não há grandes evoluções nas personagens, fico ansiosa para ver se nas continuações elas evoluem mais, em especial os gêmeos protagonistas. O autor desenvolveu uma conexão tão bonita de proximidade entre eles que as vezes suas personalidades se misturam um pouco e as suas diferenças parecem estar sendo forçadas pelo narrador, parecem vir como um lembrete em marca-texto. Algumas personagens do núcleo dos chamados antigos parecem meio vagas e semelhantes entre si, previsíveis, e alguns não parecem ter a profundidade necessária para alguém que viveu alguns milênios. Mas suspeito que seja uma questão de tempo e espaço para mostrar melhor as camadas dos personagens, afinal é só o primeiro livro.

Amei o enredo apesar de trazer vários pequenos clichês e figurinhas repetidas da fantasia, mas na maior parte das vezes, adaptados na história de forma criativa, e achei as referências mitológicas incríveis por não serem tão óbvias e serem bem costuradas no enredo. Essas me despertaram interesse pela leitura do livro e me deram gosto em pesquisar os mitos originais daquelas que eu ainda não conhecia. Pra mim isso é essencial em um livro, gosto de ver uma presença cultural e ter a impressão de que o autor sabe muito bem o que está dizendo. Também adorei o mix de lendas provenientes de diferentes povos (celtas, egípcios, gregos, escoceses, etc), achei equilibrado, bem justificado e bem costurado no enredo. Todas as lendas encaixam bem na história que autor bolou.

Por fim, curti muito a história apesar de toda a previsibilidade; me lembrou muito Percy Jackson, que eu amava quando era um pouco mais nova e me despertou um sentimento muito parecido e muito maravilhoso à experiência que tive lendo Rick Riordan. Eu me apeguei aos personagens porque eles são cativantes demais e fiquei com vontade de continuar a ler a série. Ps.: Tô apaixonada pela Scatty e pela Perenelle

AndyinhA 09/10/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Foi uma surpresa positiva a série Os Segredos de Nicolau Flamel, eu só sabia que era sobre o alquimista e era uma série, mas não li muitos detalhes, por isso sempre achei que a série era infanto-juvenil, mas ao começar a ler, descobri que era jovem-adulto e que era daquelas com aventuras, perseguições e buscas por profecias...e eu adoro isso.

Uma coisa que achei ousada e muito surpreendente foi a misturas de mitologias, a gente encontra um pouco de tudo, gregas, romanas, celtas, egípcias e por aí vai. Afinal na história geral a gente sabe que alguns deuses são os mesmos, porém com nomes diferentes em várias culturas e isso ser mostrado aqui foi bacana e a forma como o autor juntou o nosso mundo (as constantes mudanças de civilizações e ideias ao longo do tempo) à sua teoria para história foi acertada e bem diferente. Alias, me lembrou um pouco a série Trilogia dos Deuses, mas aqui a explicação é mais simples (o livro é jovem-adulto e lá a história é para adultos).

O ritmo de narrativa é bom, todos os capítulos possuem cenas de ação, descobrimos algo, alguma pitada do passado (afinal Flamel tem mais de 600 anos) e eles sempre falam um pouco dos antigos, um povo dos primórdios da civilização. E claro, eles estão sempre envolvido nos grandes eventos da humanidade, seja para o bem ou para o mal.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/09/poison-books-o-alquimista-michael-scott.html

Paulo MonTe 16/01/2014

Se você, como eu, gosta de histórias envolvendo mitologia, este, sem dúvida é o livro que vai fazer sua mente explodir! O mestre da fantasia irlandês, Michael Scott, consegue juntar de forma magnifica elementos de varias mitologias, num cenário completamente moderno, numa trama genial. A eletrizante história se desenrola com a participação ativa de diferentes deuses, monstros e outros personagens dos contos mitológicos.
O famoso alquimista, Nicolau Flamel, portador do misterioso livro Codex, acredita ter achado os gêmeos (simples jovens americanos) de uma profecia muito antiga e perigosa. Então, é claro, o mundo corre grande perigo, quando os Antigos Sombrios decidem subjugar o poderoso Alquimista e voltar a dominar o mundo usando os inexperientes gêmeos. O livro é roubado pelo perigoso Dr. John Dee e Flamel e os gêmeos devem recuperar o livro antes que seja tarde demais.
Atrevo-me a dizer que não existe sequer uma parte de toda história que não seja empolgante! Scott consegue prender de forma ímpar o leitor em sua trama repleta de aventuras, mistérios, tensões e muita magia! Um dos melhores livros que já tive a honra de ler.

Rafa Laisa 12/03/2013

Tradução Deixa a Desejar
Li O Alquimista por acaso: uma amiga estava lendo e me emprestou, mas eu nunca tinha ouvido falar nele antes disso... Gostei muito de os personagens serem parte da mitologia de vários lugares diferentes. Amei a relação que o autor fez entre os personagens mitológicos e acontecimentos reais, bem como a explicação que deu a eles. O que eu não gostei, no entanto, foi da tradução. Estranho, porque já li vários livros da Editora Rocco e eu gosto bastante do trabalho dela. Só que, desta vez, parece que o tradutor traduziu algumas coisas ao pé da letra, o que não faz muito sentido em um contexto da língua brasileira portuguesa e soa estranho ao "ouvido da mente" (sabe, quando você está lendo e meio que ouve sua própria voz na sua mente) distraindo da leitura. Pelo menos, eu me senti assim. Quando os personagens falam, por exemplo: "Eu não tenho uma idéia do que seja ..." Achei estranho. E este é apenas o exemplo que consigo me lembrar agora, pois se repetiu bastante ao longo da narrativa. Ainda houveram outros trechos estranhos. Mais alguém concorda?

site: http://rafalaisa.blogspot.com.br/

Fe Sartori 05/02/2013

Pra mim mais do mesmo!
Eu gosto desse tipo de livro, magia, fantasia e tal. Gosto mesmo, já li vários do gênero, mas confesso que esperava mais do O Alquimista. Passei a leitura toda um pouco incomodada com algumas semelhanças que encontrei(foi só eu?) desse livro com outros do gênero, talvez me lembrou um pouco do Rick Riordan (Gêmeos, Mitoligia,História).Não achei que o livro trouxe nada de novo ou de muito emocionante com relação a outros livros de fantasia. O que achei legal foi uma nota explicativa do autor sobre sua pesquisa para elaborar o livro, sim, teve uma pesquisa pois o livro fala sobre Nicolau Flamel famoso por sua descoberta da Pedra Filosofal.
Talvez um pouquinho mais de ação? Não sei, espero que os próximos da série venham com mais surpresas, mas não terei muito pressa em ler.
Ah! Li informações que irá virar filme também! Vamos aguardar.
Lu 06/02/2013minha estante
Ótima resenha, Fer!

Fran 04/02/2013

Sensações é a palavra!

Olá Caros Leitores!

Livro jovem adulto fantasia. A magia com suas cores e aromas, ação, doses de suspense e personagens que de fato existiram. Michael Scott faz essa mistura muito bem desenvolvida e te faz viajar pelas páginas do seu livro e acreditem você consegue sentir os aromas.

O Alquimista – Os Segredos de Nicolau Flamel é o primeiro livro de uma série de seis livros e vai contar a história dos gêmeos Josh e Sophie Newman. Dois adolescentes normais de quinze anos, aparentemente. Através de um anúncio de jornal Josh consegue um emprego na livraria de Nick e Perry Fleming, enquanto sua irmã consegue um emprego em frente à livraria em uma cafeteria.

A história se inicia em San Francisco. Os gêmeos estão morando com uma tia, pois como seus pais são arqueólogos viajam muito. Tudo parecia normal até que em uma tarde o Dr. Jonh Dee aparece em suas vidas. Atrás de Nick e Perry, Dee promove uma batalha de magia dentro da livraria, acompanhado por Golens, homens feitos de lama, ele rouba o Codex e sequestra Perry.

Porém, no meio da briga Josh que, presencia tudo atônito, fica com duas páginas do livro. Na verdade, o livro tem aproximadamente dez mil anos e é conhecido como o Livro de Abraão, O Mago e nele contém...

Continue lendo: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-alquimista-os-segredos-de.html

Yasmin 26/10/2012

Universo rico, uma mistura criativa e fascinante de elementos e mitologias
Cultivando a Leitura
Resenha - O Alquimista - Dia 08 de Outubro de 2012

Quando descobri esse livro no catálogo da editora Rocco foi paixão a primeira vista. Afinal está na hora de confessar que sou uma espécie de série maníaca dos livros. Gosto mesmo de séries e daí? Não vejo mal nisso como muitos veem. Jovens, magia e Nicolau Flamel. Lá fui eu para minhas peregrinações e encontrei o livro por apenas 25 reais. Não pensei duas vezes e quando soube meses atrás que a editora lançaria o livro dois em outubro corri para ler. Pense em uma mistura de J.K. Rowling e Rick Riordan. O resultado é o universo imaginado por Michael Scott. Genial é a palavra. Simples e puramente genial. Fascinante para dizer o mínimo.

A sinopse é grande, mas não fala metade da essência do livro, portanto vou falar um pouquinho sobre a história. Josh e Sophie são irmãos gêmeos, de quase dezesseis anos, filhos de arqueologistas e que estão em São Francisco durante o verão para trabalhar e juntar dinheiro para o tão sonhado carro. E não é por coincidência que Josh foi trabalhar na livraria de Nick Fleming e Sophie na cafeteria de Perry Fleming. Marido e mulher donos de lojas na mesma rua. Quando um estranho carro de aproximou da livraria Sophie assistiu tudo do outro lado da rua enquanto Josh lutava para entender o que estava acontecendo entre o pequeno homem com cheiro de enxofre e seu patrão. Magia foi a primeira coisa que Josh pensou e se não fosse os acontecimentos que se seguiram teria descartado a hipótese. Menos de uma hora depois Josh e Sophie são arrastados para uma trama que remonta a milênios. O códex Livro de Abraão, o Mago foi roubado e graças a Josh está incompleto. Os inimigos virão em seu encalço e para piorar a situação Nick, ou melhor, dizendo Nicolau Flamel está convencido de que os dois não estavam trabalhando para eles por acaso, da mesma forma como não presenciaram tudo por acaso. É o começo da profecia há muito escondida no códex por Abraão.

Se eu disse "uau" mais uma vez vocês me perdoam? A partir dessa premissa acima Josh, Sophie e o leitor são levados a descobrir um mundo extraordinário. Magia, feitiços, lobisomens, vampiros, imortais e uma raça antiga que está disposta a tudo para ter a terra de volta para si. Há muito tempo atrás o planeta era habitado pelo que nós conhecemos como deuses sejam de que mitologia for. Seres banidos por Abraão em favor dos humanos. E nem todos estavam de acordo com ele. Michael Scott construiu sua história de forma criativa e crível. Apresentou bases sólidas para mostrar que a milênios deuses, ou melhor seres como Hécate, Morrigan, Bastet, Scathach e outros habitavam esse mundo. Divididos em clãs e sociedades. Uma nova mitologia fantástica. É curiosa a forma como o autor definiu elementos e modificou conceitos que já conhecíamos, sem alterar a essência de cada um deles.

A narrativa possui um ritmo acertado que varia entre a ação e a apresentação da trama. A ambientação é perfeita, com descrições ótimas, não muito longas e que conseguem passar toda a força do universo imaginado pelo autor. São tantas coisas que queria comentar. Os poderes de Perenelle e de Flamel, as auras, os fantasmas, e os poderes dos elementos, fogo, ar, terra, água, etc. E também o reino de Hécate. Como os cenários são fascinantes. Os personagens também foram bem construídos, mesmo em meio a trama e a apresentação de tudo foi possível notar personalidades fortes e com nuances variadas. Mudanças que podem ser bem interessantes no contexto da relação entre Josh e Sophie.

Scott foi inteligente ao arrastar os gêmeos de forma gradual para a trama. Afinal imagina se isso acontece contigo? Você logo seria um guerreiro pronto para aceitar e lutar por todo aquele mundo novo que você conheceu ou ficaria atônito na maior parte do tempo tentando se convencer, pensando até em fugir para longe daquilo tudo? Josh e Sophie são irmãos e adoro trama com irmãos. Principalmente quando o autor consegue transpor para as páginas o que é a relação entre irmãos. E o final do livro só vem provar que a ligação entre os dois é ainda mais forte e complexa. Ao mesmo tempo em que existe uma ligação extra por serem gêmeos também existe o ciúme e até a inveja.

Mal posso esperar para ler a continuação depois do cliffhanger que ficou. São tantas perguntas sobre os poderes que os gêmeos têm que aprender. Além disso, estou curiosíssima para saber quais personalidades históricas, deuses, seres e mitologias vão ser inseridas na história. Leitura rápida, instigante e impossível de largar. Michael Scott inovou ao reunir de maneira totalmente nova diversas mitologias e culturas. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/10/resenha-o-alquimista.html

Os Segredos de Nicolau Flamel - Michael Scott
5- The Warlock
6- The Enchantress

J. 22/10/2012

O Alquimista - Michael Scott
A proposta era interessante. Alquimistas e o segredo da vida eterna. Eu tinha que ler. O que descobri? Que o autor Irlandês Michael Scott é fantástico. Narração cinematográfica, evocação constante de lendas, mitos e personagens históricos, texto fluído. Claro que estamos falando de uma proposta para o público infanto-juvenil. E este é realmente o único defeito do livro. Tenho a sensação de que ele poderia ter feito maravilhas com isso se tivesse escrito para outro público. É que as personagens realmente são unidimensionais. Como a narração perde grande parte do tempo evocando imagens e cenas em movimento constante, acaba faltando desenvolvimento das personagens. E a narrativa toda se esgota no que? Dois dias? (isso mesmo!). Você não consegue diferenciar as personagens na maioria do tempo pelas atitudes delas. Me parece que todas são comandadas por uma única voz. Não há individualização. O alquimista de mais de seiscentos anos, a guerreira e as deusas antigas de milhares de anos, todos são capazes de ações tão pouco elaboradas que é até difícil estabelecer uma diferença entre o modo de ser deles e o modo de ser afetado pela longevidade dos gêmeos de quinze anos (Por favor! Hecate tinha três faces. Todas elas com idades diferentes. E todas elas reagindo da mesma forma infantil. E o imbecil do livro consegue forçar uma cena pra lá de sem noção). Elas respondem às cenas de ação como marionetes. É isso. Fica o desejo. Michael Scott, desenvolva melhor essas personagens nos próximos livros (que ainda não sei se vou ler)!
Fe Sartori 05/02/2013minha estante
Jeferson,
Como você eu tinha que ler também e confesso que de decepcionei um pouco. Uma pena.

Vinicius 11/06/2011

Recomendo
Muito legal, tem uma história muito rica e repleta de magia. Muito divertido o modo com que o autor coloca o personagem Nicolau Flamel: alquimista que descobre o exilir da vida e se torna imortal. Os momentos de tensão envolvendo PODER também foram muito bem narrados.
nota 10

Pefico 19/04/2011

Blergh
‘O Alquimista – Os Segredos de Nicolau Flamel’ conta a estória dos gêmeos Sophie e Josh, dois adolescentes que trabalhavam nas lojas de Nicolau e Perenelle, um simpático e pacato casal. Um dia, os gêmeos descobrem-se no meio de uma briga mágica entre Nicolau e uma misteriosa figura cuja magia cheira à enxofre. Em meio à descoberta da existência da magia, Sophie e Josh descobrem também que podem ser as figuras centrais de uma antiga profecia que dizia que os dois podiam tanto salvar o mundo quanto destruí-lo. Alguns vilões, e boa parte dos mocinhos, são figuras mitológicas bem conhecidas como Bast, Hecate, Morrigan e Scathach, mas em ‘O Alquimista’ eles são parte de uma raça mais antiga que a humanidade, conhecida como the Elders.

O resultado de ter lido esse livro é que eu desisti de ler ficção fantástica de vez. Essa tinha sido minha última tentativa. A partir de agora só leio um livro desse gênero com alguma recomendação. O Alquimista tem uma narrativa tão lenta e previsível que ignorei grande parte da estória e nunca me senti perdido ou confuso. Os personagens são fracos, ao ponto de ser difícil definir a personalidade de Josh e Sophie, por que eles simplesmente não tem nenhuma. A personalidade dos Elderes então, nem se fala. O vilão é, obviamente, tão pobre quanto o resto do livro e suas motivações são ridículas.

Este é o tipo de livro que não recomendo pra ninguém que tenha o menor interesse por uma boa narrativa.

katynha 08/06/2010

Esse é o melhor livro que ja li,muito bom!!!!!!!!!!