Do Inferno

Eddie Campbell

Resenhas - Do Inferno

Ogaiht 11/10/2021

Alan Moore é Incrível
Um dos maiores quadrinistas de todos os tempos encontra uma das maiores histórias da humanidade. Ao decidir recontar o caso de Jack, o Estripador, Moore toma uma atitude completamente diferente do que esperaríamos de uma narrativa de suspense e policial: desde o início já sabemos a identidade do criminoso e toda a narrativa vai sendo mostrada através dos olhos dele. Para aqueles que ainda não conhecem a história de Jack, o Estripador, este teria sido o primeiro assassino em série registrado na história, tendo matado várias prostitutas na Londres do final do século XIX. Tudo é muito bem contado e os personagens são muito interessantes. O autor nos dá um panorama da sociedade inglesa daquele tempo, que apesar do deslumbre e da riqueza acumulada com a Revolução Industrial, ainda havia uma enorme quantidade de pessoas vivendo na pobreza e tendo que ganhar a vida da melhor maneira possível (como as prostitutas de Whitechapel). A narrativa também é um espelho da sociedade atual, mostrando o sensacionalismo e a banalização da violência por parte da imprensa diante daqueles crimes. Esta é, inquestionavelmente, uma obra que marcou os quadrinhos e que merece ser redescoberta.

Diego Piu 23/04/2020

Brutal
Esse livro/HQ jamais ficará de fora de um top 10 feito por mim. Como disse em dos meus históricos de leitura, a arte em preto e branco colabora muito com o processo de imersão na história. Sem falar nas referências inteligentes de ocultismo (algumas delas bem sutis) que é um tempero que me agrada bastante, seja na literatura, no cinema, na música e na vida!

Robson 20/09/2020

HQ sobre Jack The Ripper situada na Inglaterra do período vitoriano. Um deleite para quem é fã da arquitetura inglesa e da cultura da época.
A história é repleta de detalhes e muito explícita quanto à violência dos assassinatos. Portanto não trata-se de um conteúdo de leitura fácil, mas o capricho com o texto faz valer muito a pena.

Clari.Monise 03/08/2020

Esse livro não é só uma HQ sobre o Jack estripador, é uma estudo sobre os casos.
Epílogo tem, praticamente, cena a cena do pq e como a história se desenrolou assim. Todas as referências estão lá. Impressionante o trabalho que deu pra ser feito. É uma obra de arte além de uma obra de estudos. Maravilhoso! Valeu cada centavo.

Gabriel 14/07/2022

A história do Jack estripador narrada com maestria por Allan Moore , o roteiro é simplesmente incrível que cativa e te envolve em diversos momentos, sem falar na arte do Eddie Campbell que é de encher os olhos ,uma obra densa,muitas informações que no fim se juntam e dão um "final " pra uma trama nunca resolvida , é simplesmente uma leitura incrível

Wania Cris 08/05/2022

Sublime!
Alan Moore e Eddie Campbell decidem contar a história da lenda do que seria Jack, o Estripador, baseando-se na literatura contemporânea dos fatos, ressalvando que até hoje nada se sabe sobre esse assassínio.

Ricamente ilustrado, com lacunas habilmente preenchidas, visualizamos o que os autores imaginaram de crível para os acontecimentos. Se não esclarece, instiga muitos questionamentos.

nocca 23/12/2023

Impecável. A arte, a forma como a narrativa é costurada, a preocupação em se manter consoante com os detalhes descobertos até a época... É um livro incrível, especialmente porque vai além da tentativa de apontar um suspeito pra crimes que permeiam há muito nosso imaginário, busca alcançar a complexidade em torno dos crimes e seus desdobramentos. A forma como equilibra o discurso metafísico e a realidade concreta é incrível. Os apêndices - um deleite a mais. Enfim, evitei ao máximo finalizar a leitura porque de fato, não queria que acabasse. Aos amigos que me presentearam com ele, muito obrigada!
Paulinho 24/12/2023minha estante
Que felicidade ver que você gostou tanto da obra.

LaAs183 17/12/2021

Obra prima
Uma das melhores história em quadrinhos que li até hoje. Cheia de nuances e detalhes que engrandecem ainda mais a obra.

Letícia 01/11/2022

Essa foi a primeira Hq longa que peguei para ler e afirmo que foi uma experiência muito louca. Li seguindo realmente um roteiro, acompanhando com o máximo de precisão para aproveitar melhor a leitura e essa foi uma ótima escolha que fiz.
No final do livro tem o apêndice referente a cada capítulo, detalhando o porquê de cada cena desenvolvida por Alan Moore. Desde fatos históricos, boatos, cenários vitorianos, possível assassino segundo a análise de Moore (cá entre nós, ele me convenceu de que isso pode muito bem ter acontecido da forma como ele detalhou).
Li capítulo + apêndice + capítulo e assim por diante, dessa forma senti uma imersão maior na história. Não falarei mais porquê soltarei spoiler sem querer, mas recomendo muito.

JAlia.Ferronato 16/04/2023

Não conhecia muito sobre a história de Jack, o Estripador, e as diversas teorias em volta do caso. Assim, mesmo o início do quadrinho sendo um pouco confuso, fui fisgada já no início e li bem rápido.

A teoria sobre a identidade do assassino é bem, digamos, divertida - no sentido de que gera entretenimento, pois não há nada de engraçado no caso. O apelo do mistério, desde que os crimes ocorreram em 1888, fica claro durante o livro, uma vez que envolveu todos os níveis da sociedade inglesa.

Todos esses pontos são entrelaçados na narrativa de Moore, que apresenta os crimes e comentários sobre a sociedade (ironicamente, até mesmo da morbidez de produzir conteúdo sobre os assassinatos) de forma magistral. E bem pesada, também - a misoginia transparente nos acontecimentos do quadrinho me perturbou um pouco, embora faça parte da crítica tecida pelos autores. Inclusive, um comentário aleatório: essa parte me lembrou Twin Peaks e o arco corrente de Hunter x Hunter.

Recomendo muito a história e quero ler novamente.

Zombief 18/08/2022

A história é a teoria de Alan Moore sobre quem foi Jack, O Estripador. Pesquisa foi minuciosa a ponto do autor andar de localidade em localidade em Londres pra confirmar se os tempos são plausíveis com a realidade. Ao final tem várias páginas sobre a pesquisa que tornam tudo ainda mais legal.

Os desenhos no começo causam um estranhamento, bastante rabiscado, achei feio mas charmoso, mas encaixou perfeito com o tema. Se fosse só sobre o caso já seria muito bom por si só, mas tem uma parte que tem uma viagem temporal meio doida e mostra como a mídia sensacionalista carniceira começou a se moldar a partir destes acontecimentos. Essa parte eleva tudo a outro nível.

Jéss 23/06/2021

muito interessante a forma como a história de jack o estripador é contada. além de fazer alusão ao quanto somos obcecados com esta figura.

Danonel 12/02/2020

Não recomendo para pessoas sensíveis.

Dani 29/04/2020

Mergulhando no Inferno
Ótimo quadrinho. Uma boa pedida para quem se interessa por histórias policiais.
Não é uma leitura fácil e rápida, muito pela enorme quantidade de detalhes em cada página, outra pelos diálogos densos.