Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Vicente Tavares 11/07/2022

Um Manual sobre Agilidade
Comecei a ler esse livro por indicação/insistência do meu filho e imaginei que encontraria dicas de como ser mais criativo, misturado com a história da Pixar. E além disso eu encontrei um excelente manual sobre processos e mentalidade ágil, sem precisar mencionar nenhum framework ou método, apenas lições práticas e apresentando os porquês. Leitura confortável e estimulantes, mas acho que realmente vai aproveitar 100% da leitura aqueles que trabalham em camadas de gerência ou liderança dentro de qualquer organização, pois as dicas são muito valiosas e os insights que geram são fantásticos.

Leandro Matos 16/01/2015

Criatividade S.A. | Conheça e entenda como funciona a fábrica de ideias chamada: Pixar
O ano mal começou e ainda pretendo ler algumas dezenas de livros, mas é bem verdade que já tenho o primeiro título que figurará na minha lista de melhores leituras de 2015. Misto de guia empresarial e biografia, Criatividade S.A. já garantiu sem sombra de dúvida, seu merecido lugar.

Mas por quê?

Porque pela parte empresarial, o livro propõe apresentar instruções e dicas, servindo como um guia, onde empresas e gestores poderão adaptar e aplicar essas orientações e processos apresentados no livro, como uma forma de manutenção sustentável de qualquer ambiente empresarial. Da parte biográfica, acompanhamos um pouco da vida e da carreira de Ed Catmull, cientista da computação gráfica, que almejando ser a primeira pessoa a fazer um filme inteiramente digital, se tornou no final dos anos 70, vice-presidente da divisão de computação gráfica da Lucasfilm e atualmente, é “somente” presidente da Walt Disney e da Pixar Animation Studios.

Com colaboração da jornalista Amy Wallace, que já escreveu para diversas revistas e veículos americanos, Criatividade S.A. é leitura hábil, divertida e fascinante, ao mesclar em meio à história da fábrica de ideias da Pixar, informações para qualquer leitor se tornar um gestor mais eficiente, ou um colaborador mais produtivo.

Nomes como John Lasseter, George Lucas e Steven Jobs também estão presentes no livro. Steven Jobs por sinal, teve participação direta e indireta na construção da Pixar. Participativo e controlador, Jobs comprou no final dos anos 70 da Lucasfilm, um estúdio de computação gráfica, que anos depois viria a ser tornar a Pixar, mas incrivelmente, se mantinha distante para os seus padrões de gestão.

“Erros não são ruins. Eles são uma consequência inevitável de se fazer algo novo (e assim devem ser considerados valiosos, sem eles, não haveria originalidade).”

Os conselhos de Ed Catmull são corajosos. Entre suas premissas está a ideia de que “a originalidade é frágil” e somente se cercando de pessoas inteligentes (e de preferência, mais inteligentes que você), será possível explorar todo o potencial inovador e criativo de ideias e práticas em um ambiente coorporativo.

Exemplo disso é o plot central de Toy Story. Como fazer de forma verossímil um filme (de animação!) com a simples ideia de brinquedos falantes? Poderia parecer fraco ou de cunho promocional, por exemplo, se fosse facilmente identificado algum produto ou marca durante o vídeo. Mas a grande sacada do time de roteiristas foi encontrar a mensagem do filme. Como? Por meio de reuniões periódicas, no qual eram apresentadas previews dessas ideias, onde todos os presentes eram incentivados a opinar e criticar (sempre de forma construtiva) o que não estava funcionando durante a história e mais ainda, em sugerir, alterações assim achasse necessário. Durante a leitura do livro, eu não fazia ideia, do quanto as animações que tão bem conhecemos hoje seriam diferentes, se determinado funcionário não tivesse dado aquele “toque”.

Dessas reuniões saiu um formato que se tornou a base do que viria a solidificar o padrão de excelência inventivo da Pixar: o Banco de Cérebros. O mecanismo e a dinâmica de todo esse processo estão bem detalhados no livro, mas de forma resumida, o Banco de Cérebros, consiste na ideia de reuniões onde o que prevalece é a sinceridade. Reunindo os principais envolvidos na produção e desenvolvimento dos filmes do estúdio, Ed conta que não existe colaboração criativa sem confiança e por sua vez esta, só é estabelecida com o exercício da sinceridade plena. Não há pieguismos ou ressentimentos. O diretor pode ter a melhor ideia para determinado filme, mas se a mesma não engrenar, é dever dos presentes apontar o que não está funcionando. Não há autoridade, o diretor do filme tem total liberdade de acatar ou não tais apontamentos. Como o autor diz, não são os efeitos ou uma nova técnica que será experimentada naquele filam, é a história. “… a história é rei”.

Um exemplo é de Andrew Stanton, idealizador e diretor de Procurando Nemo, que na concepção original para o filme, projetou o pai do pequeno peixe-palhaço desaparecido, como soturno e não trazia uma base forte para justificar as atitudes deste em sair pelos oceanos procurando o filho. Era preciso agregar mais profundidade e sentimento a história de pai e filho. Somente após essas reuniões foi possível apontar e sugerir – vejam só! – por meio de um recurso simples de flashback, o gancho necessário que justificava e estabelecia nossa primeira empatia para com os dois, nos apresentando o terrível acontecimento mostrado logo nos primeiros minutos do filme, que demonstrava a origem do temor do pai em perdê-lo.

“… um filme não é uma ideia. Mas milhares delas. E por trás dessas ideias há pessoas.”

Resultado disso e de tantas outras práticas do Banco dos Cérebros? Procurando Nemo foi vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2003 e conseguiu o feito de ser a maior bilheteria da história da animação ao arrecadar mais de U$70 milhões na sua primeira semana de estreia. Ficando atrás somente da conclusão da Trilogia do Senhor dos Anéis!

Falando em filmes, para os fãs e admiradores das animações da Pixar, é uma verdadeira delícia conhecer algumas curiosidades e histórias tão únicas, sobre a criação e o desenvolvimento dos principais filmes do estúdio. Tais como o autor conta que Toy Story 2 quase não iria sendo produzido, como era o primeiro esboço de Wall-E, o quanto foi complicado finalizar Monstros S.A. e sobre a curiosa história de Up! Altas Aventuras. Com a perspectiva de quem esteve presente em praticamente todas as produções, Ed faz desses relatos, um contraponto inteligente e competente em meio aos conselhos empresarias.

Criatividade S.A. foi uma leitura cativante ao unificar conceitos e propostas tão distintos entre si. Acredito que não exista público-alvo para o livro, pois seja você líder ou colaborador de alguma empresa, ou mesmo apenas um admirador dos filmes do estúdio, esteja certo que encontrará algo de valioso em suas páginas.

site: http://nerdpride.com.br/criatividade-sa/
Everson_Barbosa 20/01/2015minha estante
Parabéns pela resenha! Gostei muito da leitura do livro por não ser apenas algo para gestores mas todos que trabalham com equipes e criatividades. Sem contar que conhecer a história da Pixar e alguns detalhes do perfeccionismo da Pixar e daqueles que a dirigem, como a pressão da Disney em lançar Toy Story 2 somente em DVD e como buscaram melhorar o filme.

Leandro Matos 22/01/2015minha estante
Everson, obrigado pelo comentário. De fato "Criatividade S.A." foi uma grata surpresa. Um livro cativante em muitos sentidos. Rico em dicas e curiosidades, o livro deixa você com uma sensação de que sim, é possível aplicar algumas das suas dicas em qualquer ambiente empresarial e uma sensação maior ainda de proximidade com a Pixar. É impossível não desejar rever os filmes ao ler sobre suas gênesis, não é?! Abraço.

Vitor Hugo 23/05/2022

A revolucionária Pixar
Sempre fui fã dos filmes da Pixar. Marcaram minha infância e continuam relevantes atualmente. Porém, conhecer o lado interno da empresa, suas dificuldades e seus acertos, torna a experiência ainda melhor. É o que propõe o livro “Criatividade S.A.” escrito por um dos fundadores da empresa, Edwin Catmull.
Com uma escrita que prende o leitor até o fim da leitura, você vai conhecer toda a trajetória da empresa até o ano de 2014 (ano de publicação do livro). Sua grande relevância no mercado de animação por computadores e a perseverança do fundador para que toda aquela inovação desse certo.
O livro possui três focos:
1. A história do fundador Edwin Catmull.
2. O trabalho criativo na produção das animações.
3. A cultura organizacional da Pixar.
Observando os pontos acima, parece que o livro não possui um bom desenvolvimento, não se engane. Explicar a pré-Pixar, sua construção e o presente, foram necessários para entender os motivos que levaram ao sucesso, sendo considerado o maior estúdio de animações no mundo.
Tudo começa com o jovem Catmull que tinha como objetivo revolucionar a maneira de se fazer desenhos. Eliminando o padrão desenvolvido pela Disney e trazendo ao mundo as animações computadorizadas. A primeira animação por tecnologia, veio em 1972, onde Catmull fez uma animação de sua mão esquerda.
Os capítulos que falam da cultura organizacional, são os melhores. Vale como um curso de empreendedorismo e criatividade. Eu que gosto de livros sobre histórias e culturas empresariais, vi na experiência Pixar, uma verdadeira lição de como conduzir um negócio.
O Steve Jobs é bastante citado no livro, já que ele foi um importante investidor para o negócio. O mais interessante é que o autor não escondeu o quão difícil era lidar com Jobs. Claro, ele aborda os pontos positivos, mas revela a difícil personalidade do Steve.
O livro possui 319 páginas de um excelente conteúdo, realista, mostrando vitórias e derrotas da Pixar. Leitura mais que recomendada!!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

MiAquino 22/01/2021

Vivendo novos modelos
TEMA CENTRAL
Como deixar modelos mentais fixados em qqr empresa/pessoas e se lançar em ideias novas,intensas e criativas, que reformularão histórias básicas em exponenciais.

CURIOSIDADE
BANCO DO CÉREBRO (PIXAR) E BANCO DE HISTÓRIA (DISNEY)

FRASES
O temor do julgamento estava prejudicando a criatividade;
Ter uma "mente que não sabe" é uma meta de pessoas criativas;
Você nunca irá tropeçar no inesperado se ficar somente no familiar;
Onde deixamos de ser crianças de olhos grandes e abertos para sermos adulto que tem medo de supresas e quer controlar os resultados?

PRÁTICA APÓS LEITURA
Criando meu banco de cérebros e aprendendo a suspender hábitos e impulsos que obscurecem minha visão livre.

Leo Limberger 28/12/2021

Excelente livro!
Primeiramente é muito interessante conhecer a história da Pixar. Eu já era um fã das suas produções e agora que conheço um pouco mais sobre suas origens passei a gostar ainda mais.
O aspecto empreendedor do livro também é bastante enriquecedor, e não apenas para quem trabalha no ramo ?artístico?, mas sim para todos que buscam uma cultura organizacional que valorize criatividade e resolução de problemas.

Tamara 31/01/2021

Pura Inspiração
Um livro inspirador para pessoas criativas e para pessoas que se inspiram ao trabalhar com pessoas. Amei conhecer os bastidores dos filmes da Pixar (e alguns da Disney), os processos e a genialidade por trás dos resultados. Além disso, as percepções do autor e seus colegas sobre liderança e comportamento são lições de vida essenciais.

Trechos que destaco:
"Só quando admitimos não saber algo é que podemos aprender." (Ed Catmull, Criatividade S.A., p. 15)

"Creio firmemente que todos têm potencial para ser criativos - qualquer que seja a forma assumida pela criatividade - e que incentivar esse desenvolvimento é uma coisa nobre." (Ed Catmull, Criatividade S.A., p. 15)

"Iniciamos a vida como crianças, abertos às ideias alheias porque precisamos estar abertos para aprender. Afinal, a maior parte daquilo que as crianças encontram são coisas que elas nunca viram antes. Uma criança não tem opção, a não ser aceitar o novo. Mas, se essa abertura é tão maravilhosa, por que a perdemos quando crescemos? Onde deixamos de ser uma criança de olhos grandes e abertos e nos tornamos um adulto que tem medo de surpresas, tem todas as respostas e quer controlar todos os resultados?" (Ed Catmull, Criatividade S.A., p. 228)

"Dirigir o trem não define seu rumo. O importante é instalar os trilhos." (Ed Catmull, Criatividade S.A., p. 241)

site: http://www.instagram.com/tamara.psi

Estelia 01/06/2020

Por de trás dos bastidores
Li esse livro por recomendação, e que grata surpresa tive. Vemos os bastidores da Pixar e como se dá o processo criativo de filmes que marcaram um geração. Além de ver, partes, do mundo burocrático desta realidade que atrai tanto. Não consigo escrever muito sem dar spoilers, e odeio spoilers. Mas tudo nesse livro trás um aprendizado que conseguimos encaixar no nosso dia-a-dia. E depois que o lemos, os filmes da pixar passam ter um outro nível de significado, e ressalta aquela já famosa frase clichê: "Desiste não."

@maarianaraamos 27/04/2021

Inspirador
É engraçado. Quando a gente fala muito uma palavra, em algum momento seu significado vai ficando batido! Por isso, dizer que esse livro é inspirador pra mim é muito vago. Foi uma experiência de vida, um crescimento pessoal, o descobrimento de um propósito e de algo que me faz querer ser o melhor de mim todos os dias. Todo mundo deveria ler.
Vídeo em breve no canal
Nome do canal: Mari Ramos

Ana 30/10/2022

Livro muito bom pra quem é amante da Pixar e animações no geral, aborda a criatividade de maneira diferente da que eu imaginava, mas de uma maneira MT dinâmica e fluída.

Idolatria aos livros 13/03/2021

Ensinamento
A capacidade de ouvir, aprender e escutar.
Uma história empolgante sobre como surgiu a pixar. Mas como algumas pessoas transformam o ambiente. E a si.
Queria ter metade da resiliência deles!

Z Mario 18/04/2024

Bem mais que só negócios ?
Quando comecei esse livro jamais imaginei que ia terminar ele chorando!

Fazia anos que eu queria ler esse livro e depois de ganhar de presente no ano passado eu TIVE que ler hahahah

É basicamente um livro sobre a história da Pixar, como ela foi fundada, como se fundiu com a Disney e tudo o que foi necessário pra se tornar a empresa que é hoje!

Primeiro que a Pixar não nasceu como uma empresa de filmes, segundo que o Steve Jobs foi um dos fundadores e terceiro que eles revolucionaram a tecnologia e a maneira de fazer filmes!

É um livro que fala muito sobre a criatividade, sobre pessoas sonhadoras e sobre estar com uma visão muito mais além do que o seu estado atual! Apesar de algumas coisas escritas que são meio técnicas ou extremamente elaboradas que fazem você esquecer logo depois que leu KKKKKKKK ainda sim é uma leitura informativa deliciosa!

Eu amo essas curiosidades, ainda mais de uma empresa que sou tão apaixonado! Mas eu amo livros informativos ainda mais quando envolvem criação artística e como você pode usar os exemplos de outras pessoas na sua vida hoje, na sua empresa, enfim, é muito muito muito bom mesmo e eu recomendo demais!

Lio 29/03/2023

Que livro bom cara?
Misturar criatividade, estratégia, gerência com um toque sentimental e documental é algo difícil de se fazer, e este livro faz do começo ao fim.

Minha admiração a pixar, Ed catmul, Steve Jobs e a Disney animation só aumentou, junto com minha percepção do que é criatividade e como gerenciar uma equipe criativa! Virou favorito!

Dani Favalli 24/01/2021

Boost
Conta a história da Pixar e da fusão com a Disney! É inspirador!

"Persista. Persista em contar sua história. Persista em atingir seu público. Persista em ser fiel a sua visão..."