Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Aline 30/03/2021

Leitura interessante
Poder ver como a Pixar começou toda sua trajetória, os altos e baixos da empresa, e como eles fizeram para sempre trazer filmes de qualidade foi muito interessante.
Uma leitura bem fácil e fluída. Recomendo

Paulo.Ricardo 09/12/2021

Excelente
Livro muito bom, mostra como funciona todo trabalho de criação até início da Pixar, mostra como é complexo a criação e tudo que envolve essas animações e como lidar com tudo de forma brilhante.

Letícia Chiantia 30/10/2020

“Criatividade S.A.” traz o segredo das ideias inovadoras

Ter certeza dos seus sonhos profissionais desde criança pode ser um privilégio para poucos. Ed Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, é uma dessas pessoas que desde muito cedo já sabia o que queria fazer quando adulto. Para concretizar suas metas, trabalhou em cima delas com persistência e coragem, mesmo diante das impossibilidades.

Seus anos de aprendizado e experiências são compartilhados em Criatividade S.A.. Em treze capítulos, ele conta como a Pixar foi salva da extinção em 1986; a criação inimaginável, considerando a tecnologia da época, do primeiro filme animado feito no computador, Toy Story; posteriormente, a fusão com a Disney. Essas e tantas outras ações feitas com auxílio do obstinado Steve Jobs.

Ele e outros personagens são citados nesse relato de fôlego que levou 45 anos para ser construído. De um lado, a história de uma empresa de sucesso; do outro, as condições e pensamentos necessários para sua criação, chamados de cultura criativa sadia.

Claramente, o mais importante dessa história é a construção e o gerenciamento dessa cultura. O dinheiro investido foi essencial, mas somente ele não teria sido o suficiente.

Afinal de contas, o problema nunca é a falta de talento, e sim anos de condições de trabalho sufocantes que fazem as pessoas perderem suas bússolas criativas.

Para argumentar essa ideia, Ed traz exaustivamente inúmeros exemplos positivos e negativos que presenciou ao longo de todos esses anos. Enquanto acompanha essa jornada, pode relembrar as animações mais carismáticas e premiadas do cinema, ao mesmo tempo em que entende como o ambiente de trabalho agradável foi propício para o nascimento delas ou gestação, nas palavras de Ed.

Particularmente, gostei de acompanhar os modelos de liderança e condições de trabalho favoráveis para todos exemplificados.

Algo raro nas empresas do Brasil, onde os proprietários costumam explorar ao máximo os colaboradores sem recompensas alguma, assim tendo a falsa noção de lucros e rendimentos, enquanto, na verdade, só existem pessoas infelizes, falando mal da empresa pelos corredores. Ou seja, nada de cultura criativa, muito menos, ambiente sadio. O livro também fala sobre isso.

Uma leitura para ser feita várias vezes em diferentes épocas da vida, principalmente por gestores e empreendedores. Talvez, um dos pontos negativos seja a extensão, em muitos trechos, tive a sensação que poderiam ser resumidos, não por serem óbvios, mas por já estarem um pouco exaustivos. Apesar disso, aos poucos, o enredo retoma a linearidade para continuar envolvente.

site: https://www.instagram.com/p/CG-sdEyrUNB/

Fabiano 12/02/2022

Bem legal esse livro, explica os valores da Pixar e várias dicas sobre liderança, sem contar várias passagens com o Steve Jobs.

Algumas frases que gostei:

"... conseguir a equipe certa é a condição necessária para conseguir as boas ideias."

"Uma boa equipe é feita de pessoas que se complmentam umas às outras."

"Conseguir as pessoas e a química certas é mais importante do que conseguir a ideia certa."

"Erros não são ruins. Eles são uma consequência inevitável de se fazer algo de novo (e assim devem ser considerados valiosos; sem eles, não haveria originalidade)."

"Ser aberto a respeito de problemas é o primeiro passo no sentido de aprender com eles."

"O trabalho do gerente não é evitar riscos, mas desenvolver a capacidade para se recuperar."

"Se você não tenta descobrir aquilo que não vê e entender sua natureza, está mal preparado para liderar."

"Franqueza, segurança, pesquisa, autoavaliação e proteger o novo são mecanismos que podemos usar para confrontar o desconhecido e manter no nível mínimo o caos e o medo."

"As viagens de pesquisa questionam suas noções preconcebidas e mantêm os clichês sob controle. Elas alimentam a inspiração. Para mim, são o que nos faz criar, em vez de copiar."

"Não se deve esperar encontrar as resposta certas, mas se conseguirmos fazer com que pessoas formulem as perguntas certas, estaremos à frente dos problemas."

"As pessoas querem que seus líderes sejam confiantes."

".. apesar das pessoas gostarem de bônus em dinheiro, há uma coisa à qual elas dão quase o mesmo valor: ser olhado nos olhos por uma pessoa respeitada, que também diz: Muito obrigado."

"O futuro não é um destino, é uma direção."

"... não é tarefa do gerente evitar erros. Sua tarefa é tornar seguro assumi-los."

Manoela.Franke 25/05/2021

Gestão de pessoas e criatividade
Muito mais do que um exemplo sobre como preparar uma equipe para ser criativa e correr riscos, um exemplo de como criar uma cultura organizacional totalmente preocupada nas pessoas, mostra como é possível quebrar as barreiras e aproximar todos, fazendo com que todos se sintam parte da criação e da resolução de problemas, pois todos realmente se sentem parte daqueles projetos! Excelente leitura.

meninaloris 17/12/2020

Sucesso não é uma fórmula mágica
Se você está esperando um livro que conte a história da Pixar ou a biografia de seus fundadores, você irá se decepcionar. Felizmente não era isso que eu estava procurando, então minha experiência com o livro foi muito boa. Claro que fala sobre como a empresa foi criada, sobre como seus fundadores se conheceram, mas é muito mais sobre como eles conseguiram criar um ambiente criativo saudável e esse é a razão de seu sucesso.

O objetivo não é o lucro per si, já que ele vem como consequência de uma meta maior: criar filmes de alta qualidade e que o público se identifique. Não há nada no livro como frases feitas e modelos de como chegar ao sucesso. O autor tem muita consciência que não existe fórmula mágica para o sucesso. Tudo que ele e os outros executivos da Pixar é tentar cultivar uma cultura pautada na criação de um ambiente de trabalho saudável em que qualquer pessoa pode dizer onde os problemas estão e cooperar para o produto ser melhor. E é por isso que eu gostei tanto desse livro, ele é diferente desses livros sobre "como ter sucesso sem fazer muito esforço", já que o leitor percebe que tudo que acontece na Pixar é fruto de muito trabalho e não há formulas mágicas para o sucesso.

Lucas.Braga 23/07/2020

Não é apenas um livro sobre criatividade
Eu esperava ler um livro sobre criatividade, mas o livro é muito mais que isso. Vi o nascimento de uma das empresas mais originais do ponto de vista de um homem que considero agora um gênio. Mudou minha forma de ver várias coisas.

Geanne 31/01/2023

Para uma fã do universo Pixar/Disney, um livro ótimo!
Uma leitura inspiradora, que atravessa gerações e traz uma visão interna de como a criatividade não é algo pronto. Reforçando a importância de uma boa equipe para o sucesso ser alcançável.

Amanda Bento 28/08/2021

Leitura indispensável para os criativos
To muito impressionada em como essa leitura me fisgou. Do começo ao fim, tem muitos exemplos de como é possível usar a criatividade como norte da bussola dos negócios e a importância da singularidade das pessoas na composição de times e equipes. Como grande fã da Pixar, agora sou fã também do Ed e da história de formação da empresa

rrodolfo.lima 04/12/2022

Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar, explica como a empresa foi criada, como foi a venda para a Disney e suas consequências e como manter uma cultura criativa viva pra continuar inovando. Ele mostra como liberdade para falar, foco no produto e na qualidade fizeram os filmes da Pixar serem o que são. Em algum momento do livro ele fica muito específico de coisas que aconteceram na empresa e a leitura fica um pouco mais tediosa, mas para ambientes criativos talvez seja bom saber

Thiago 22/06/2021

Sensacional!
O livro trata de princípios de liderança (não é minha praia) especialmente dedicados à inspiração e criatividade. No entanto, como biografia da Pixar, é um deleite de leitura!

aly 30/05/2021

Historia da Pixar
Livro muito legal, com uma mistura de auto ajuda + empreendorismo + nostalgia + diversão.

Conta todo o surgimento da empresa, dificuldades encontradas, cita diversos filmes e seus processos criativos e BO?s.

Bem legal e de leitura rápida.

Jessica M. 19/02/2023

Já li o livro da Disney e fiquei encantada. Esse foi QUASE a mesma coisa. Quase somente porque os capítulos 9 e 10 foram praticamente dispensáveis. Acredito que faltou uma edição para deixá-lo um pouco mais enxuto e objetivo. Outro ponto negativo é o excesso de conselhos para liderança de criativos, mas dei um desconto porque, afinal, o próprio título já propõe isso.
Mas foi interessantíssimo observar a evolução da Pixar, da ideia inicial até seu sucesso. Gostei muito de saber também a ideia original de filmes como Monstros S.A., UP Altas Aventuras e Procurando Nemo!
O final é emocionante, quando ele fala sobre como era trabalhar com o difícil Steve Jobs. Interessante que li a autobiografia e senti que Jobs era um gênio, mas não pude ver essa ‘evolução espiritual’ descrita por Ed Catmull, e o autor cita justamente sobre esse fato, então foi importante saber sobre sua personalidade através de outro ângulo. Jobs foi importantíssimo para a Pixar.

Gabriel 08/02/2021

Uma excelente narrativa de como conduzir uma cultura criativa
Um livro incrível, que mostra como uma empresa deve conduzir uma cultura criativa com seus funcionários, citando exemplos fantásticos da própria Pixar e da Disney!
rodrigo963 08/02/2021minha estante
????