Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Karen.Araki 21/04/2024

Uma lição de gestão
Comecei a ler o livro porque precisava ler um livro inspirador para o trabalho e, normalmente, não gosto deste estilo de leitura. Mas era sobre a Pixar? minha grande paixão e achei que isso me motivaria. Realmente é muito inspirador a forma como a empresa conseguiu criar um ambiente que permitisse o desenvolvimento criativo. Percebemos que a criatividade precisa ser incentivada para dar resultado. Outro ponto interessante é como algumas ideias de sucesso foram sendo criadas de coisas que não tinham nada a ver. Para quem gosta deste estilo é uma ótima leitura.

Maree 20/04/2024

5/5
Esse livro conta a história do desenvolvimento da Pixar, e até os momentos atuais?
É muito inspirador a história e o livro fez com que cada vez mais da vontade de trabalhar lá kkkkkk?
Ele me ensinou que no mundo existe pessoas com infinitas ideias e escutar a ideia de outros não é algo ruim, trabalharem em grupo e deixar todos se soltarem e trabalharem sua criatividade dando oportunidade para todos em uma equipe é excelente? trabalhar em equipe é todos estarem juntos nessa e trazerem suas ideias sem serem excluídos e menosprezamos?
Sempre fui uma pessoa que fazia tudo do meu jeito mas ao poucos estou me soltando e lembrando que todos precisam de oportunidades e de crescer e aprender a gostar da ideia dos outros e trabalharmos juntos sem impedir ninguém?
Nesse livro eu errei muito antes de começar a ler mas dps que li eu consegui tirar muito lição que deveria ter visto antes

Z Mario 18/04/2024

Bem mais que só negócios ?
Quando comecei esse livro jamais imaginei que ia terminar ele chorando!

Fazia anos que eu queria ler esse livro e depois de ganhar de presente no ano passado eu TIVE que ler hahahah

É basicamente um livro sobre a história da Pixar, como ela foi fundada, como se fundiu com a Disney e tudo o que foi necessário pra se tornar a empresa que é hoje!

Primeiro que a Pixar não nasceu como uma empresa de filmes, segundo que o Steve Jobs foi um dos fundadores e terceiro que eles revolucionaram a tecnologia e a maneira de fazer filmes!

É um livro que fala muito sobre a criatividade, sobre pessoas sonhadoras e sobre estar com uma visão muito mais além do que o seu estado atual! Apesar de algumas coisas escritas que são meio técnicas ou extremamente elaboradas que fazem você esquecer logo depois que leu KKKKKKKK ainda sim é uma leitura informativa deliciosa!

Eu amo essas curiosidades, ainda mais de uma empresa que sou tão apaixonado! Mas eu amo livros informativos ainda mais quando envolvem criação artística e como você pode usar os exemplos de outras pessoas na sua vida hoje, na sua empresa, enfim, é muito muito muito bom mesmo e eu recomendo demais!

Marciela 31/03/2024

Criatividade e Superação S.A.
Quando assisti os filmes da Pixar não fazia a menor ideia dos bastidores da criação. Toy Story e tantos outros assisti junto aos meus filhos e nos divertimos e torcia pelos personagens.
As lições de liderança, superação e criatividade são uma ótima forma de aprendizado.
O caminho do sucesso definitivamente não é linear.

Ingrid.Callado 18/03/2024

Uma das melhores leituras que fiz na vida
O melhor livro sobre criatividade, superação de obstáculos e não desistir dos seus sonhos.
Todo o livro mostra a trajetória da Pixar, desde antes de sua criação e muito do contado é aplicável para diversos setores da vida da pessoa normal (não apenas um gerente, empresário ou CEO).

Antonio.Attila 14/03/2024

Este livro de Ed Catmull é simplesmente cativante do início ao fim. Para quem almeja uma escrita que humaniza a jornada corporativa de uma grande e bem sucedida empresa do ramo do entretenimento e inovação, desde antes de sua fundação oficial, esta é uma boa pedida. Além disso, várias lições práticas sobre gestão de recursos e preservação do ambiente criativo são dadas de maneira aplicável a qualquer ramo empresarial.

Eduardo 17/02/2024

Maravilhoso!
Uma baita aula de gestão de pessoas!
O livro fica mais interessante ainda, pois os autores apresentam suas experiências de gestão aprendidas durante o desenvolvimento dos grandes filme da Pixar, que marcaram algumas gerações...

Como bônus, o proólogo do livro é excelente, lindo demais!
Não darei spoiler sobre o que se trata...

Derlane Lima 07/02/2024

Não é um livro para artistas.
Quando peguei o livro achei que iria focar mais no lado artístico das pessoas, tanto que precisando de inspiração pensei: porque não? ?

Mas o livro se mostrou bem diferente do que pensei. Diria que o livro tem uma mistura de: Sprint, Sonho Grande e Boas ideias para Customer Sucess.

Gostei muito, mesmo não sendo algo novo. Mas ele é do tipo de aprendizado que é bom já ter e reforçar com ele. ?

MALANDR4UM 17/01/2024

Incrível no começo, mas do meio pro fim fica chato
Isso pq no início vc tem td a história da pixar, da computação gráfica, do estúdio sendo comprado pelo Steve Jobs. Mas após isso ele se torna um manuscrito de todas as alternativas e resoluções de problemas que eles fizeram para cada problema. Um ótimo assunto pra quem estava estudando para se tornar gerente ou líder, mas infelizmente não era o meu caso é por conta disso demorei bastante pra terminar.

Thaís 29/12/2023

Ser um líder já é uma tarefa árdua. Fazer com que as pessoas confiem e sigam suas instruções demanda tempo, é uma relação frágil. Quando se fala em estimular a criatividade, a coisa desanda. Vejo muitas empresas falando que querem que seus funcionários sejam criativos, que inovem, mas pecam na sustentação. O que se vê são pessoas que até dão algumas ideias, mas no fundo não acreditam que serão implementadas, falta retorno, discussão. A Pixar é um exemplo onde a necessidade fez acontecer, e ter pessoas que enxergam as boas decisões é essencial para o negócio. Livro muito bom, recomendo a leitura.

Mahnovais 12/12/2023

Transformador
Livro bem completo para quem quer aprender mais sobre gestão, liderança, construção de equipe e curiosidades sobre o filme da Pixar. Interessante como Ed vai se transformando de acordo com cada fase da empresa!

Bruno.Carvalho 06/10/2023

O resumo dos ensinamentos de uma grande vida!
Obviamente comprei o livro por causa do Buzz Lightyear, afinal ele e woody foram a minha infância toda junto de rei leão, branca de neve e vida de inseto. Acho que o outro motivo de comprar este livro são as menções a Steve Jobs, depois de meu pai ele é o homem que mais admiro apesar de tudo que falam dele.

O mais interessante do livro é a forma de tentar resumir todas as experiências de uma vida toda em 300 paginas de forma fácil, consisa e clara, despertando assim a atenção do leitor para muitas situações as quais nos todos poderemos acabar passando uma ou duas vezes na vida.

Mas apesar de ser um livro de negócios, ele é um daqueles livros que serve para sua vida pessoal, tal qual o ?essencialismo? por exemplo. Ed Catmull nos mostra que a Grandiosa Pixar começou por baixo, passou por MUITOS altos e baixos, teve VARIOS momentos de medo e desespero mas tudo conseguiu ser superado. Esse livro é como se fosse um filme mesmo onde a Pixar(protagonista) sempre consegue vencer no final. E o que isso nos traz de lição para nossas vidas ? Depende do que voce quer ou precisa aprender. Eu finalmente entendi porque eu (bruno) tinha problema em achar que não era criativo esse livro me ajudou a entender isso, porem em outros aspectos do livro eu ja sentia ter o entendimento e no Máximo me acrescentou uma coisa ou outra.

A melhor parte de toda esta narração esta em ver algo que muitos não demonstram hoje em dia. Como começou, que medidas foram tomadas para continuar sempre evoluindo, como continuar evoluindo, que resultados me foram positivos e podem ser para voce também. O escritor não busca somente vender um livros ou vender ideias, ele busca entregar a você formas de pensar, pontos de vistas diferentes, vários tipos de situações as quais muitos de nos lidamos no dia a dia mesmo não sendo gerentes.

Acredito que essa deveria ser uma leitura obrigatória, para todas as pessoas, não so as que desejam se tornar bons gerentes ou chefes de escritório mas também para aquelas que se encontram estagnadas na vida, para aquelas que se encontram perdidas ou até mesmo talvez ja tenham desistido de tudo. Acredite, esta é uma obra literária e vale cada segundo seu.

Gabi Aun 03/10/2023

Achei muito interessante, pois o livro foi construído de uma forma que não é apenas uma biografia da empresa, mas sentimos como Ed Catmul, como se nós leitores estivessemos fazendo parte de cada desafio e de cada etapa da jornada para a criação e desenvolvimento da Pixar Animations.
Um livro para qualquer profissional da área de marketing, administração ou processos criativos, mas também para aqueles que se interessam por conhecer a história de grandes negócios e o que está por traz de tanto sucesso.
Super recomendo. Uma leitura leve e cheia aprendizados.

Izzy 21/07/2023

Amei
Lendo este livro, absorvi muitas lições e senti uma vontade enorme de trabalhar em uma empresa que compartilhe desses ideais. Um dos meus principais objetivos na vida é obter um emprego em um ambiente que me proporcione felicidade e realização, mesmo diante de toda a correria e dos desafios (espero conseguir pelo menos isso antes de morrer)