No Encontro de Uma Constante

No Encontro de Uma Constante Bruno Luiz Mattos

Resenhas - No Encontro de Uma Constante

Poly 05/02/2015

Quando eu digo que eu leio de tudo, estou sendo sincera. Muita gente lê apenas romances, séries e livros com uma única história. Eu me deixo levar e tento experimentar vários tipos de leitura. E poesia é um tipo de livro que eu também leio.
Livros de poesias e de contos não são livros para se sentar e ler de uma vez só. Requerem mais tempo para terminar, mas por outro lado são ótimos para quem está com o dia atarefado e cheio de coisas para fazer. Muita gente não tem tempo de parar e ficar uma hora em cima de um livro, mas dá para sentar por 5 ou 10 minutos e ler uma poesia gostosa ou um conto interessante.

De tudo o que poderia lhe dizer
apenas deixo o meu olhar
não que seja desperdício lhe falar
apenas quero lhe dar
um momento
e não palavras.
P. 21

O Bruno entrou em contato comigo perguntando se eu leria o livro dele (e até me convidou para o lançamento, mas eu estava em outro evento no dia), eu disse que minha fila de leitura estava grande, mas que leria sim. E deixei o livro dele como livro de cabeceira. Passava pelo quarto, lia um poema, deixava o livro no criado, ia fazer outra coisa, depois de uns dias voltava e lia mais uns 2 ou 3 poemas e fui lendo assim, aos poucos, saboreando as palavras, entendendo o significado de cada dos sentimentos expressos naqueles versos.
E adorei a experiência!

Quem disse que sonhos são termináveis?
Há algo acontecendo, mesmo que esteja dormindo
e sinto que é bem melhor do que posso sonhar.
P. 28

Conheço várias pessoas que gostam de ler, mas que não estão lendo nada no momento porque ficam sem tempo de ler uma história completa e terminar, mas livros de poesias são ótimos nesses momentos. Vale a pena investir em livros neste estilo.

Aleatório não existe
o universo é traiçoeiro
nos limita em seu infinito
P. 57

Falando de No encontro de uma constante, a sinopse começa indagando Qual é a sua constante?. E até hoje eu fico me perguntando qual é a minha. É uma pergunta complexa para ser respondida sem pensar antes. E o livro traduz essa complexidade toda em poemas sobre diversas situações cotidianas que nos mostram quem somos.

No fundo não podemos fazer muitas promessas
o dia seguinte é muito distante
e o anterior não podemos recuperar.
P. 68

São coisas simples e singelas que me fez me identificar com o autor. Compartilho com ele diversos sentimentos de insegurança, incerteza, amor e amizade.
São situações do dia a dia retratadas em forma de poesia.

Somos todos bons em esconder
o que ninguém deveria saber.
P. 86

Separei tantos trechos que gostei de diversos poemas que eu ainda estou em dúvidas se eu publicar todos eles será considerado ou não crime autoral.

Se você recusa o que é passageiro
como poderá criar a eternidade?
P. 130

A qualidade do livro físico é ótima, principalmente porque ele foi lançado de forma independente. Capa bonita, bem feita, diagramação interna certinha e organizada. Gostei muito.
Dá para notar que o autor ainda tem uma escrita crua e está em um processo de amadurecimento, mas isso não é um ponto negativo, pois faz com que as pessoas comuns (como eu e como você) se aproximem do autor e de todo sentimento expressado.

Tudo tem um tempo
e o tempo exato é difícil de conter
P. 139

A 4 estrelas devem-se ao fato do livro não ter sido enviado autografado. É um detalhe meio bobo para alguns, mas eu acho que todos os autores quando enviam livros para resenhas ou sorteios deveriam autografar, é um charme a mais, um carinho que seduz o leitor.
Se for punição por eu não ter ido no lançamento, então eu aceito de bom grado o gesto.

site: www.polypop.net
efinco 14/07/2017minha estante
Pergunta, depois de todo esse tempo ganhou ou não autografo???

tainan.barbozageneroso 15/01/2015

Um convite a boa poesia
Ao abrirmos a obra nos deparamos com essa frase na orelha do livro:

"Todos os dias, há um bombardeiro de informações. Somos 99 pessoas em uma só para resolver milhões de coisas nas rápidas 24 horas do dia. É preciso fazer, é essencial ter, é necessário estar."

É com essa frase que inicia a "viagem" pelo universo da poesia do autor.
Em sua maioria poemas de amor, com os quais nos identificamos, afinal, quem nunca amou? Quem nunca sofreu por amor? Quem nunca teve vontade de declarar um sentimento tão profundo por aquela pessoa especial?
O autor também nos convida a refletir, a pensar sobre o que lemos, é impressionante como consegui esquecer dos problemas e mergulhar na leitura.
São poemas de linguagem simples, nos quais você facilmente compreende o que o autor quis dizer.
Todos os poemas são repletos de sentimentos e esse sentimento é transmitido para o leitor, que se emociona com as palavras do livro, enfim, poesia pura.
Lembro de estar lendo o livro, um pouco antes de entrar para o trabalho, e esboçar um sorriso, tamanha a beleza da obra, sei disso porque um colega me parou e me questionou o que eu estava lendo que me fazia tão feliz.
O meu poema favorito, de todos, não só desse livro, é o Poderia, também amei o Não posso esquecer você. Entretanto é difícil você escolher um preferido, pois a cada página virada, é uma surpresa agradável.

"E se... E se de todas as possibilidades você simplesmente escolhesse me amar? (E se, página 45)"

O autor encera o livro com a pergunta: qual é a sua constante?

A minha constante é estar eternamente a procura do meu lugar no mundo, a me conhecer melhor, a saber do que eu sou capaz, a me desafiar cada dia mais, a me valorizar, reconhecer o meu talento e me dedicar à ele. Enfim, viver, ser eu mesma e ser feliz.

site: http://www.eucurtoliteratura.com/

Giane 04/01/2015

No Encontro de Uma Constante
O livro No Encontro de Uma Constante é uma coletânea de poesias sobre vários momentos da vida do autor e nossos também. Com toda certeza ao ler você achará alguma passagem parecida com o que aconteceu ou acontece contigo. Esse livro é a busca pela constante de todo o mundo!

"O título do livro, um grande mistério para todo mundo, trata-se simplesmente disso: o que é forte em você? Forte o suficiente para te fazer ir até o fim?" P. 15;

Sempre fui fã de poesias, mas não me lembro a última vez que um livro desse gênero tenha me tocado tanto. Parecia que o Bruno havia escrito algumas poesias inspirado em momentos da minha vida.

"Arrependi-me
mas isso não fez o tempo voltar
estou aqui
suplicando um perdão
suplicando algo em vão." P. 19;

No Encontro de uma constante é um livro para ser lido, degustado, saboreado e sentido com todo o nosso coração!

"Não importa quantos sonhos são
quantas possibilidades existam ou acabem
apenas por sonhar ao seu lado
é um sonho bom." P. 29.

Transcrevi aqui alguns trechos das que mais gostei, mas tenho que confessar que marquei todas as poesias, se não por inteiras, algum trecho sempre me tocava e eu achava maravilhoso! Teve momentos em que tive que parar a leitura, abraçar o livro e dizer mentalmente obrigada ao Bruno. Obrigada por toda essa emoção linda demais!
O livro está maravilhoso. Começa por essa capa linda, cheia de significados. A diagramação está impecável. Não achei nenhum erro, páginas amarelas, fonte com tamanho e espaçamento perfeito.
Só tenho elogios ao autor e ao livro. Vou guardar com muito amor na minha estante, na minha cabeceira, no meu coração!

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

Gabriel Lima 30/12/2014

Um livro maravilhoso
Antes de ler esse livro eu não tinha muito contato com poesias e 'No Encontro de uma Constante' foi uma aventura para mim lê-lo e resenha-lo, eu gostei muito do livro.

Resenha completa no Blog

site: http://goo.gl/yMLgIY

Dudu 22/12/2014

Variáveis em busca de uma constante.
No Encontro de Uma Constante é uma coletânea de poemas sobre momentos, questionamentos, relacionamentos, amores e amizades. Sobre a vida.

Eu nunca fui muito fã de poesias e grande parte disso porque eu falho miseravelmente quando tento escrevê-las. A outra parte,
porque é um tipo de leitura nunca me chamou tanta atenção.

Mal sabia eu que era exatamente desse tipo de leitura que eu precisava. O livro do Bruno veio em bom tempo me mostrando que nos mais diversos momentos estamos sempre buscando aquilo que nos faz inteiros. Aquilo que nos faz continuar a procura de nossas constantes.

No encontro de uma constante não é um livro para ler, mas sim para sentir. O autor consegue tornar os poemas de fácil intendimento e ainda te fazer se identificar com vários deles.

“Entretanto
de tudo aquilo que importa
das respostas e perguntas que podem decidir
se nos manterão juntos ou não
precisamo, antes de tudo
destruir muros e construir estradas.”
(Entretanto)

Hoje, alguns dias após ter terminado esse livro, tudo que consigo pensar sobre ele é que é uma coletânea das diversas variáveis de se amar à procura da constante que é o amor.

Poesia para mim é algo feito para se inspirar. E o livro transpira inspiração.
Depois de ler os poemas, tudo que eu queria fazer, era sair dali escrevendo histórias de amores impossíveis, histórias de amores, histórias, constantes.

Bruno consegue colocar poesia até mesmo numa página em branco! E essa é minha parte favorita no livro inteiro.

“Aquelas folhas brancas
querem algo
esperam ser algo
são algo
esperam ser o que não eram
ter o que não tinham.”
 (folhas brancas ~ página 53)

Folhas Brancas é meu poema favorito porque é uma das melhores metáforas que eu já tenha lido. Ou talvez porque eu tenha me identificado muito com ele já que eu já me senti como uma folha branca esperando ser preenchido.

Se tem uma coisa que é constante nesse livro é o fato dos poemas expressarem, melhor que qualquer outra coisas, todas as variáveis de se amar. E se nada disso que eu disse tenha te convencido a ler esse livro, procure nas entrelinhas. Quem sabe você não encontra sua constante ali?

O projeto gráfico do livro é impecável e impressiona ainda mais por ser um livro publicado de forma independente. Se você quiser saber mais sobre o livro e até comprá-lo você pode acessar o site oficial do livro e saber mais sobre as formas de adquiri-lo.

Daiane251 06/12/2014

A vida e suas diferentes constantes transformada em poesia
Resenha postada no blog No Universo da Literatura

Qual sua constante? O que te move, o que lhe tira do eixo? Em “No encontro de uma constante”, livro de estreia de Bruno Luiz Mattos, somos surpreendidos não somente com esses questionamentos, mas com reflexões a cerca da vida e tantos sentimentos que compõe quem somos.

Bruno tem uma facilidade em expor sentimentos em versos de uma forma que lemos e nos identificamos. Não há como não se sentir tocado ou ali representado(a) em suas palavras, percebemos que é uma escrita sincera, abordando diferentes momentos e inquietudes que habitam corações despertos para a vida e suas constantes.

Cada poema é um convite para a adentrar em nossas próprias mentes, e refletir sobre nós mesmos. Às vezes eu esquecia tudo ao meu redor, e ali sentia como se houvesse um elo entre o que o lia e minhas memórias, era como se tivesse frente a um espelho composto somente por palavras que de alguma forma me traduziam em diversos momentos. Mas tenho certeza que todos que leram e lerão este livro sentirão o mesmo.

Um ponto que vale ressaltar, é que quando lidas as poesias são facilmente compreendidas. Acredito que isto é algo muito positivo, pois os que ainda não estão acostumados com o gênero ou tem algum receio poderão ler sem medo.

Após a leitura de cada poema, não há como não ser envolvido por uma reflexão, Bruno mostra-se um verdadeiro poeta, pois somente um conseguiria captar as diferentes nuanças da alma humana, e expô-las de uma forma tão delicada.

A edição está lindíssima, desde a capa as páginas internas, percebe-se o cuidado do autor em cada detalhe. Posso dizer sem exageros que é o melhor livro de poesias que li este ano, justamente por ser bem trabalhado em todos os aspectos e trazer poesias que realmente sabem tocar o leitor. No encontro de uma constante é uma leitura que marca, fica, é um retrato de nós mesmos e nossas constantes buscas escrito por um poeta de muito talento. É a vida transformada em poesia, agora retratada em páginas.

site: http://www.nouniversodaliteratura.com.br/2014/12/resenha-no-encontro-de-uma-constante.html