OS PORTÕES DO PARAÍSO

OS PORTÕES DO PARAÍSO V. C. Andrews

Resenhas - OS PORTÕES DO PARAÍSO

Aline 26/07/2013

Finalmente, após anos de ter o livro na minha estante, consegui lê-lo. Se bem que se eu tivesse lido ele antes, não faria diferença, porque como a Annie está descobrindo os segredos dos últimos três livros, o leitor é obrigado a ver tudo de novo.

Bem, o livro já deixa bem claro na sinopse um spoiler bem grande, que a Heaven morre. Não sei o que o ghost writter tinha em mente ao fazer isso. Como esse foi o primeiro livro que eu comprei, já sabia que a Heaven ia morrer. Eu odiei o final que ela teve, porque depois de tudo que ela passou e sofreu, ela realmente não merecia isso.

O livro é contado em primeira pessoa pela filha da Heaven, chamada Annie. Ver a Heaven como uma coadjuvante e não poder saber o que ela esta,va pensando, como ela ficou depois de tantos anos, sem saber dos seus sentimentos foi bem angustiante. No começo achei a Annie muito infantil, mas acabei acostumando.

No começo eu achei o livro chatinho, pois todos os mistérios do livros nós leitores já sabemos, então não tem nenhuma novidade. A única coisa que me fez ter vontade de ler foi saber que o Troy iria aparecer. E ele como sempre, misterioso, encantador.. ai, Troy! Depois que o ele aparece, e eu passei a me acostumar com a Annie, comecei a gostar da leitura. Ela é muito doce e boazinha, sempre quer fazer tudo para agradar as pessoas.

Uma coisa que me irritou muito, foi a tradução das falas da Fanny. Em inglês ela também fala errado, mas não é nada que não dê para entender. Nesse livro, a tradutora escreveu errado TODAS AS PALAVRAS que a Fanny falava. Em nenhum outro livro ela fez isso, e eu não sei porque ela exagerou tanto. Era ruim até de ler, ela mudava até o “o” pelo “u”. E outra que é impossível alguém falar tão errado assim. Mas isso foi culpa da tradução terrível, não do autor. Péssima essa tradução.

Agora que a história da Saga acabou, gostaria de dar minha opinião. Odiei o fato de que a Heaven nunca pode ficar com o Troy, que foi o amor da vida dela. E mais ainda, ela ter morrido. Quando comecei lendo o primeiro livro, não poderia imaginar que o fim seria assim. Não sei se a morte de tantos personagens foi alguma alusão ao nome da série – Heaven – onde os personagens só poderiam ter paz e resolver os assuntos pendentes realmente no céu (heaven). Pelo menos, essa foi interpretação que eu consegui tirar dos livros.

Para ler a resenha mais completa, é só acessar o meu blog abaixo. Eu estou resenhando todos os livros da Saga dos Casteel.

site: http://flagrantdelire.wordpress.com/2013/07/26/a-saga-dos-casteel-portoes-do-paraiso-livro-iv/