Teia de Sonhos

Teia de Sonhos V. C. Andrews

Resenhas - Teia de Sonhos

Aline 16/09/2013

Último livro da saga! Ele é um prequel, ou seja: vamos conhecer a história de Leigh, os acontecimentos anteriores ao primeiro livro da série, A História de Heaven.

O livro começa com Annie, filha de Heaven voltando para Farthy ao lado de Luke Jr, para o enterro de seu verdadeiro pai, Troy Tatterton. Nada mais é dito ou explicado, nenhum tipo de informação nos é dada, o motivo da morte ou a idade dos personagens. Apenas Annie comenta que Troy só saia raramente do chalé para visitar os netos – filhos de Annie – e logo retornava para ficar perto do lugar que o corpo de Heaven descansava.

O livro já começa com uma falha, em que Annie acha o diário da Leigh em uma gaveta na penteadeira da Jillian. Sendo que Leigh fugiu, e escreveu no diário até antes de morrer, e não seria possível que Heaven não o teria encontrado quando ganhou a mala com os pertences da mãe, e muito menos o diário ter parado nas mãos da Jillian, que não via Leigh desde o dia que ela fugiu. Mas acho que esse começo foi dado apenas para nos informar da morte de Troy e que Annie viveu feliz com seu amado.

O diário chamado de “O Livro de Leigh” se passa nos anos 50 e conta a história dessa menina de 12 anos e todos os acontecimentos terríveis que a fizeram fugir da mansão e ir morar na choupana rodeada de pobreza nas Willies. Foi muito bom ver que Leigh não é aquela menina promíscua que nos foi apresentada em Anjo Negro, e ela é tão adorável e forte quanto a Heaven. Mas ainda mais doce e pura do que ela, um verdadeiro “anjo”, como Luke a chamava. A pobre menina passou por tanta coisa, um padrasto que a estuprou, uma mãe totalmente ausente que não queria acreditar nela para viver no luxo da mansão, e um pai totalmente ausente. Tivemos a oportunidade de ver ela também no colégio Winterhaven – assim como Heaven – e seu relacionamento com o adorável Troy criancinha. Com Luke ela conseguiu a paz que tanto queria e alguém para cuidar dela. Quem diria que Luke teria sido uma pessoa tão amável e altruísta com Leigh, pelo verdadeiro monstro que ele se tornou depois. Também vemos Sarah, com quem depois ele se casa. Foi muito bom ver como tudo aconteceu.

Falando um pouco sobre a edição brasileira, a tradutora nesse livro mudou, como muda a cada livro da série – e se antes já não era boas, agora ficou pior ainda. Eu li em português, mas deu para perceber que a tradução estava péssima. Uso de palavras que não faziam sentido com o contexto (como quando foram pedir comida, a palavra “order” foi traduzida como “encomendar” ao invés de “pedir”). Além disso, tinha frases totalmente sem sentido, como se tivesse sido feitas por um tradutor virtual. Frases com um “não” que não tinham motivo, e até mesmo quando a tradutora ia dar alguma explicação sobre alguma palavra, era copiada totalmente de um dicionário.

Outra coisa bem chata, é a falta do uso de travessões em algumas partes. O personagem falava algo e já era seguido de uma ação contada pelo narrador, sem nada para separá-las. Ou então colocavam o travessão quando não era uma fala, e sim a personagem narrando uma ação ou pensamento. Uma bagunça! Me espanta como o publicaram sem nem fazer nenhuma revisão. E eu não entendi o porque da capa com a moça de cabelos negros, sendo que Leigh é loira. Outro ponto é que o livro aqui foi lançado três anos após o lançamento original, e ainda com uma tradução e edição bem precária. Como eu gostaria que fossem lançados e editados por uma editora competente.

O ghost writter fez um trabalho melhor nesse livro, mas dá para perceber que ele é preguiçoso. As descrições do quarto que pertenceu as três personagens na mansão é descrito igualmente aos livros anteriores, e algumas falas de Tony também. Ou seja: lemos tudo igualmente pela terceira vez, são parágrafos inteiros copiados. Mas no total, o livro é muito bom e ele conseguiu desenvolver a história aqui melhor do que em “Portões do Paraíso”, no qual eu realmente não gostei muito.

“Teia de Sonhos” faz uma grande conclusão para a série. Depois de ler Portões do Paraíso, eu estava esperando que esse livro fosse ser tão ruim ou até pior que o seu antecessor, mas felizmente eu estava errada. É um livro fantástico e temos explicações sobre muitos acontecimentos nos livros anteriores da série. E o modo como ele termina, dá um nó na garganta e dá aquela vontade de ler tudo de novo.

site: http://flagrantdelire.wordpress.com/2013/08/06/a-saga-dos-casteel-teia-de-sonhos-livro-v/