The Vanishing Throne

The Vanishing Throne Elizabeth May

Resenhas - The Vanishing Throne

Lauraa Machado 14/07/2018

Ação, romance e poderes incríveis
Acho bom começar confessando que só resolvi ler esse livro agora, porque estava sem a menor vontade de ler. Mesmo assim, logo nos primeiros capítulos, me lembrei do que tinha me feito gostar tanto do primeiro. Esse livro é cheio de ação também, várias de suas cenas são tão rápidas que me fizeram perder o fôlego e as outras ainda são bem rápidas de ler. Esse definitivamente é um livro feito para ser devorado, tem várias qualidades, vários detalhes melhores do que o primeiro. Só não foi o suficiente para me fazer gostar mais dele.

A parte que, para mim, foi a mais importante dele e corrigiu até um defeito do The Falconer foi que, nesse livro, tem pelo menos duas personagens femininas relevantes além da protagonista. Uma delas é completamente nova e é realmente ótima, se tornou logo que aparece uma das minhas favoritas. Apesar dos personagens masculinos terem aumentado também, só de ter outras mulheres diferentes da protagonista e importantes, já fico bem feliz!

Além disso, esse livro explicou muito da história base dos féericos, o que é definitivamente algo que o primeiro tinha deixado em aberto. Ele também conseguiu - junto com a sinopse do terceiro livro - fazer com que eu ficasse super animada para o desfecho da trilogia.

Só tem um único problema com ele, na verdade. Talvez seja porque a história passa nesse livro por uma época sofrida e pesada e com uma situação tão ruim para os humanos, talvez seja porque eu já li tantos livros de pessoas tentando sobreviver com pouco (e desde o primeiro me incomodo com isso); talvez seja porque o Derrick não esteve tão presente quanto deveria. Só sei que esse livro não foi tão diverto quanto o primeiro.

E a parte do Derrick é verdade! Em todos os livros mais pesados, em que os personagens se encontram em situações mais complicadas, é sempre mega importante ter algum elemento mais leve que realmente alivie o clima pesado. E o Derrick é esse elemento. O único problema é que ele demorou para aparecer e apareceu pouco (na minha opinião) depois. E o que me desanima um pouco é que parece que ele não vai estar muito presente no terceiro também.

Mas, como o livro é ainda melhor do que parece, preciso terminar com um elogio. Eu simplesmente amo o romance dessa trilogia! Acho que é o primeiro livro com féericos com um romance que realmente me conquista, com um féerico aliás que vale minha admiração em questão de ship da protagonista. E o romance não deixou nada a desejar nesse livro. Pelo contrário, foi um dos pontos altos.

No final das contas, mesmo com algumas ressalvas, ainda é um livro muito bom que deveria já ter sido traduzido para o português e espalhado pelo mundo! É muito melhor do que muito livro do mesmo gênero por aí.