The Vanishing Throne

The Vanishing Throne Elizabeth May

Resenhas - The Vanishing Throne

Moon 01/12/2023

Terminei esse livro muito mais rápido que o primeiro, a história ficou mais envolvente e trouxe muitas respostas de perguntas que ficaram no primeiro livro. A escrita é perfeita assim como a construção da trama.
Pra quem já leu livros do gênero não haverá nenhum estranhamento com o universo. Aileana é a personagem clichê de fantasias, uma guerreira com um passado difícil que desenvolve um romance no meio de todo o caos que se passa, traz toda aquela expectativa que se espera.
Um livro com poucos leitores aqui mas totalmente recomendável.

Jeh Diário dos Livros 18/07/2021

" Agora eu sei que algumas cicatrizes são tão profundas que nunca desaparecem."
The Vanishing Throne se mantem bem para o segundo livro da trilogia. O enredo ainda nos prende e queremos saber qual será o destino dos personagens, e é claro ficamos curiosos com mais e mais respostas que vão surgindo ao longo da história.

A história segue a sequência do primeiro livro e encontramos nossa protagonista numa encruzilhada, com um destino sombrio e cruel que a espera e também com a dor e culpa de não ter conseguido concluir seu objetivo na trama. Aileana está mais triste, sombria e até mesmo vazia nesse segundo livro e a dor acaba consumindo ela cada vez mais ao longo da história.

Se tem uma personagem que apanhou, caiu e apanhou de novo é nossa protagonista. Aileana sofre do inicio ao fim com uma guerra que sua linhagem faz parte, e que o destino lhe reservou. E mesmo tentando salvar o mundo, ela é apenas uma jovem contra diversos seres sombrios e poderosos e é claro que ela vai perder muitas batalhas até achar uma solução para tentar diminuir o caos que se instalou na Escócia e fora dela.

Kiaran aparece nesse livro assim como sua irmã Antinhie que entra na história para fazer mais sentido ao passado sombrio deles. Nesse livro descobrimos todo o mistério que ronda os personagens e quais são seus papeis na história desde o começo. A interação de Aileana com eles é marcante, assim como seus outros colegas.

O romance foi mais explorado nesse segundo livro e podemos ver o desenvolvimento de sentimentos dos personagens e aquele ''amor impossível'' surgindo na trama.

A ambientação agora voltou-se para um pós-apocaliptico e vamos entendendo as extensões da guerra e destruição que está assolando o mundo. A autora construiu bem a ambientação e soube conduzir bem a história ao longo da trama.

O plot nesse livro foi feito bem no final e ficamos chocados com a resolução que a autora colocou na história. Confesso que fiquei um pouquinho perdida com alguns acontecimentos e precisei voltar um pouco para entender algumas coisas, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Finalizando, The Vanishing Throne traz uma sequência mais voraz, cheia de guerra, mortes e destruição para a trama. Temos uma personagem com um peso gigante nas costas que vai sofrer muito para tentar salvar seu mundo dos seres sombrios que querem destruí-los.
Estou curiosa para saber qual será o final da série no próximo e último livro The Fallen Kingdom que promete ser bem intenso também.

site: https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/2021/01/resenha-vanishing-throne.html

Ivy (De repente, no último livro) 09/06/2021

Ainda melhor que o primeiro
Essa segunda parte é ainda melhor que a primeira. O romance entre Kiaran e Kam está melhor desenvolvido e conseguiu me envolver bem mais, torci por eles porque se mostrou um amor bem genuíno, com seus percalços e diferenças. Alias, eu adoro que ambos respeitam suas diferenças e convivem bem com isso.
Outra grande vantagem desta segunda parte é que Aileana Kameron - Kam - não é mais a protagonista feminina absoluta, mas duas outras personagens femininas retornam com grande destaque e eu curti o protagonismo que elas foram adquirindo aos poucos, sutilmente.
Os personagens todos, no geral, estiveram muito bem. A trama é cheia de detalhes e com vários momentos de reviravolta. O mais bacana deste livro, assim como a primeira parte, é que a autora não deixa a ação minguar e apresenta cenas intensas ao longo do livro todo, e não apenas tudo concentrado no final como em vários outros livros de fantasia.
Eu gostei de como a ambientação mudou nesta segunda parte. Temos uma trama mais distópica, mais apocalíptica, e eu achei que a narrativa ficou bem realista. Por ser steampunk tem coisas que ainda são dificeis pra mim de visualizar, é um universo tão doido e vasto mas curti bastante.
Essa segunda parte teve um conflito mais intenso e robusto, achei que a escrita da Elizabet May melhorou demais, a gente sente nesta segunda parte mais firmeza e a escrita da autora está mais fluída e envolvente. O final é de deixar o leitor mega curioso pela terceira parte, um final bastante aberto e que apresenta um monte de probabilidades e desfechos possíveis. Uma trilogia que tem evoluído mais com cada livro e que espero apresente uma terceira eúltima parte também carregada de tensão e surpresas.

site: www.noultimolivro.blogspot.com

Bruna 01/06/2021

Uma fantasia bem construída mas que n conecta com o leitor
Nunca demorei tanto pra ler um livro. Põe uns 8 meses aí. Acredito que a demora tenha sido também porque li em ebook (e eu li o 1o livro físico).

Talvez o problema com essa leitura seja mais eu que a história. Mesmo assim, fiquei com impressão que algumas coisas aconteceram só pra encher linguiça. Aquela velha crise do segundo livro.

A escrita da Elizabeth May é linda. Sério. Detalhada sem deixar de ser dinâmica. Ela tem um ritmo muito agradável. Ainda assim não consegui me conectar.

Eu nunca fui a maior fã de feéricos, pode ser que isso influence minha expressão. Mas o mundo aqui é lindamente construído, mesmo que desconstrua quase tudo que aprendemos no livro 1 huahauhauahau Por volta dos 70%, quando as coisas começaram a se encaixar, que eu percebi como a autora realmente costurou todos os detalhes direitinho.

E foi justamente nos 60-70% que eu tive aquele gás pra terminar - e também porque me desafiei a ler 2 capítulos por dia, nada tão absurdo né? Foi nesse ponto que eu me senti curiosa e queria saber como seria o desfecho.

Quanto aos personagens, a Aileana continua maravilhosa. Ela tem falhas, ela é determinada e implacável, durona, egoísta em uns momentos, altruísta em outros. Ela visivelmente cresceu durante esse livro, e cresceu em meio ao fogo e sangue e caos.

Já o Kiaran... Continua o mesmo ser estoico, letal, quase não demonstra sentimentos e tem um fraco pela Aileana. O relacionamento dos dois é super slow burn e eu AMO slow burn, mas fiquei com muita impressão que a autora só retardou a evolução por retardar. Em vários momentos do livro o Kiaran desaparecia sem motivo. Enfim, gosto muito deles e shippo pela dinâmica e pelo trope, mas tão longe de ser meus OTPs favoritos.

Enfim, The Falconer/The Vanishing Throne é uma fantasia que dá uma visão bastante interessante do mundo feérico, mas em todos seus personagens complexos e sofridos, uma construção de mundo impecável, sofre (por algum motivo que não consigo ainda entender) por não conectar com o leitor. Eu adoro os personagens mas não fico louca para saber o que vai acontecer com eles. Mesmo assim, é uma leitura válida pra quem ama fantasia e quer treinar o inglês.

KARLA.BULHOES 24/01/2021

Falconer
A história continua a prender a o leitor, em meio de intrigas, traições, aventura e romance. Vale a pena conferir essa trilogia.

Lauraa Machado 14/07/2018

Ação, romance e poderes incríveis
Acho bom começar confessando que só resolvi ler esse livro agora, porque estava sem a menor vontade de ler. Mesmo assim, logo nos primeiros capítulos, me lembrei do que tinha me feito gostar tanto do primeiro. Esse livro é cheio de ação também, várias de suas cenas são tão rápidas que me fizeram perder o fôlego e as outras ainda são bem rápidas de ler. Esse definitivamente é um livro feito para ser devorado, tem várias qualidades, vários detalhes melhores do que o primeiro. Só não foi o suficiente para me fazer gostar mais dele.

A parte que, para mim, foi a mais importante dele e corrigiu até um defeito do The Falconer foi que, nesse livro, tem pelo menos duas personagens femininas relevantes além da protagonista. Uma delas é completamente nova e é realmente ótima, se tornou logo que aparece uma das minhas favoritas. Apesar dos personagens masculinos terem aumentado também, só de ter outras mulheres diferentes da protagonista e importantes, já fico bem feliz!

Além disso, esse livro explicou muito da história base dos féericos, o que é definitivamente algo que o primeiro tinha deixado em aberto. Ele também conseguiu - junto com a sinopse do terceiro livro - fazer com que eu ficasse super animada para o desfecho da trilogia.

Só tem um único problema com ele, na verdade. Talvez seja porque a história passa nesse livro por uma época sofrida e pesada e com uma situação tão ruim para os humanos, talvez seja porque eu já li tantos livros de pessoas tentando sobreviver com pouco (e desde o primeiro me incomodo com isso); talvez seja porque o Derrick não esteve tão presente quanto deveria. Só sei que esse livro não foi tão diverto quanto o primeiro.

E a parte do Derrick é verdade! Em todos os livros mais pesados, em que os personagens se encontram em situações mais complicadas, é sempre mega importante ter algum elemento mais leve que realmente alivie o clima pesado. E o Derrick é esse elemento. O único problema é que ele demorou para aparecer e apareceu pouco (na minha opinião) depois. E o que me desanima um pouco é que parece que ele não vai estar muito presente no terceiro também.

Mas, como o livro é ainda melhor do que parece, preciso terminar com um elogio. Eu simplesmente amo o romance dessa trilogia! Acho que é o primeiro livro com féericos com um romance que realmente me conquista, com um féerico aliás que vale minha admiração em questão de ship da protagonista. E o romance não deixou nada a desejar nesse livro. Pelo contrário, foi um dos pontos altos.

No final das contas, mesmo com algumas ressalvas, ainda é um livro muito bom que deveria já ter sido traduzido para o português e espalhado pelo mundo! É muito melhor do que muito livro do mesmo gênero por aí.