Caçada Mortal

Caçada Mortal Lawrence Block

Resenhas - Caçada Mortal

Fabricio268 03/02/2023

Dá um sono ???
Por que fui até o fim? Já abandonei livros melhores. Na verdade havia aquela esperança de o final ser bombástico! Frenético! Surpreendente! Com muita ação!! Nada. Frustração total.
O livro é o tempo todo arrastado. Uma narrativa chata, investigação meia boca, personagens enfadonhos, diálogos bocós.
Vejam o filme, é bom. Porém, não recomendo o livro.
Michela Wakami 04/02/2023minha estante
Já vou passar longe.?????

otxjunior 02/01/2022

Caçada Mortal, Lawrence Block
Segundo livro da premiada série de Lawrence Block, que acompanha o detetive particular Matthew Scudder, que leio e já posso atestar a consistência do autor desde o primeiro capítulo. Este funciona aqui quase como um conto com começo, meio e fim de um sequestro, da fase de execução à negociação, até seu desfecho trágico. E apesar de cenas violentas gráficas envolvendo mutilação e estupro, são nos diálogos irônicos e bem-humorados, ainda que muitas vezes mórbidos, e espertos demais, mesmo para os novaiorquinos, que a série encontra sua marca.
Não poderia ser diferente nesta Nova Iorque suja dos anos 90, cujo pessimismo usual e sombrio previa um colapso da humanidade para antes do fim do século. A ambientação dá um verdadeira sensação da cidade nesta época. Os personagens de moral duvidosa, quando possuem uma, viciados, corruptos, pervertidos e sádicos trazem um realismo das coisas que assumidamente não se resolvem como no cinema. Por outro lado, a agilidade da escrita remete diretamente a cortes de uma montagem cinematográfica.
Block parece desviar das armadilhas do gênero, principalmente na construção de personagens. Do senso distorcido de justiça, nada ortodoxo, do protagonista à imaginação do policial competente, para variar, a quem recorre para a resolução do caso. Entre outros assistentes, estão o pentelho TJ, que aqui justifica um spin-off de série YA de mistério, uma dupla de hackers responsável pela excessiva e datada exposição tecnológica e, claro, a prestativa namorada, cujo relacionamento a despeito de sua atividade remunerada apresenta evolução nas últimas páginas.
Gentrificação, alcoolismo e dependência de drogas, e a questão do imigrante circulam a trama principal, que não deve nada às histórias fundadoras do noir. A atualização não dispensa o escritor de nomear seu vilão de Raymond Callander, numa alusão ao mestre quase homônimo Chandler da literatura policial norte-americana. Já a tradução pouco inspirada do título original, algo como Um Passeio entre Os Túmulos, eu substituiria por uma igualmente sinistra imagem recorrente no romance, Apenas mais Uma Noite no Brooklyn.

saraiva 24/10/2020

show
comecei a ler o livro depois de ver o inicinho do filme e ter descoberto que tinha livro, e não me arrependi!! história muito boa, gostei bastante do jeito que foi narrado. é uma história um pouco mais simples de solucionar, mas muito boa mesmo. agora vou ver o filme!!!

Leandro.Battu 21/01/2021

Gostei do investigador Matt Scudder. Alguém que no passado fez coisas erradas mas agora estava lutando para agir corretamente. E o desfecho da história me surpreendeu mesmo!

Mari 25/11/2020

Gosto muito do gênero policial. As reviravoltas me deixaram ansiosa e li o livro em pouquíssimo tempo. Adorei!

marihmendes 17/03/2024

Monótono
A história faz você querer descobrir quem matou a esposa do traficante, bem como sua motivação. Mas fora isso, não há nada que te prenda, apesar de ser do gênero policial e ação, não senti muita ação, achei bem monótono. No final, esperava por um plot e nada. Livro todo na mesma?

Amanda3808 13/09/2023

Apesar de ser arrastado em alguns momentos cumpre sua função. O que mais gostei foi que o autor não recorreu a excessos como tiroteios sem sentido pra movimentar a história

gdarosl 26/11/2020

Um passeio sóbrio pelos cemitérios
O que torna os livros com o Matt Scudder (bem, a maioria dos do Block que li) interessantes é como os melhores elementos do policial estão ali, mas com mais pé na realidade que seus antecessores. Espere um detetive que trabalha, sim, mas que também visita a namorada, sai para jantar, encontra amigos, visita o Alcoólicos Anônimos. Enfim, espere um narrador que vive sua vida pessoal e, enquanto vive, trabalha.

Você vai encontrar um mistério que é baseado no metodismo, no improviso e, às vezes, do acaso. O que torna isso interessante é, inclusive, a autoconsciência. Há espaço para palpites, mas não para fantasias ? muito embora o primeiro as vezes inclua o outro.

Não espere, entretanto, um texto tedioso. Block é mestre na prosa moderna, ágil e econômica que sabe entregar detalhes sem poupar estilo. É o tipo de texto que debocha da fotografia, que ao questionado sobre "valer mais do que mil palavras", diria, sardônico, que não precisa de tudo isso.

Por fim, a história se passa em Nova York e, pra um leitor brasileiro, talvez tantas ruas e referências sejam não mais que tediosas. E como o universo de Scudder é levemente anacrônico (não é claro quando se passa, embora me pareça algo entre anos 80 e 90), hackers, pagers e fliperamas talvez sejam elementos que não evoquem muito interesse de um leitor mais novo.

Rachel Lucena 21/04/2021

Peguei a indicação desse livro num site sobre livros bons para kindle unlimited e foi uma grata surpresa. Foi uma leitura rápida, que me prendeu e eu devorei para saber como os sequestradores seriam pegos.
Os diálogos cheios de ironias foram um ponto super a favor numa história que, por si só, é bem pesada.
Fica a indicação, principalmente para quem tem kindle unlimited e pode ler de graça.

Simone de Cássia 21/01/2017

Comprei sem grandes expectativas, apesar de que tenho me dado bem com o autor, mas gostei mais do que esperava. Uma trama bem construída com uma finalização que não é politicamente correta mas que, na minha visão de hoje em dia, tá aprovada! (Cláudia, tenho certeza de que vc vai concordar comigo!! rs rs ) Só não gosto do lance do Matt ficar de namoro firme com a "quenga" da Elaine, mas eu perdôo! rs rs
Nota "B" de bom demais da conta...

Dulci 09/04/2024

Terra sem lei
Vi algumas resenhas negativas , mas eu até que gostei um pouco. Tem algumas partes chatas, mas nos últimos capítulos dá pra pegar um embalo, pois tem até algumas cenas bem impactantes no fim.
O criminoso é o típico serial Killer que não tem sentimento algum, acredita ser até uma pessoa de bem e não enxerga o outro, no caso principalmente as mulheres, como um ser humano! E feio e desumano!!dá muita raiva mesmo da criatura.
O mocinho também é bem típico, tipicamente americano. É boa praça, está em tratamento de uma dependência química e é bastante comprometido com o tratamento. Não segue totalmente as regras mas tenta ser uma pessoa melhor. E tão americano que sempre busca fazer o bem e se fizer o mal seria para o bem também. Mais americano impossível....oh povo idealizado viuh
O cenário é a periferia de Nova York, bem terra sem lei. E eu não sabia que o Queens era a terra dos cemitérios...acho que vou pesquisar sobre isso depois, pois adoro cemiterios:)

HARRY BOSCH 15/11/2018

Caçada Mortal
O Contexto do livro é muito bom e o Personagem principal muito bem construído.Porém a narrativa deixa a desejar e não consegue prender a atenção do leitor em vários momentos.

Fátima Lopes 29/12/2018

A trama é bem elaborada , mas há trechos bastante violentos e indigestos . O toque "romântico" dado pelo envolvimento do protagonista com sua namorada parece deslocado na narrativa e não é convincente.
É interessante notar como a tecnologia moderna na época parece jurássica atualmente.

Andressa 31/05/2020

Caçada mortal
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro. É um bom suspense, nada de muito novo para quem costumar ler o gênero.