Knights of Sidonia #01

Tsutomu Nihei

Resenhas - Knights of Sidonia

Beto Lima 01/01/2021

Correndo atrás da meta de 2021
Havia me esquecido como acho bom essa história. Desde o anime, que vi algumas vezes, e mesmo do mangá, que já havia lido até o vol 7. Então para 2021 me comprometi a ler a série toda de 15 vols, reiniciando no 1º.

A escrita é traço do autor são um grande diferencial a outros mangas. A narrativa do autor mistura de forma diferente a arte e a escrita, tanto que ele não usa tanto diálogo, deixando o leitor entender a situação pelo desenho. Eu gosto disso.

E bom, se até agora eu não mencionei, essa é uma história de Scifi. A humanidade está confinada na nave Sidonia, que vaga pela galáxia desde que o sistema solar foi destruído pelos Gaunas. Gaunas são criaturas alienígenas gigantes aparentemente não pensantes, que vivem no vácuo do espaço, e que desde seu descobrimento, tentam exterminar a vida humana.

No início da história, conhecemos Nagate Tanikaze, que vivia escondido no subsolo da nave, mas se vê obrigado a emergir para a área habitável, pois seu avô morreu, e ele fica sem comida. Algumas coisas se desenrolam e Tanikaze vira um piloto de guardião, os robôs gigantes que são a principal arma para a luta contra os Gaunas.

Sidonia está em uma época de paz, mas já nesse início um Gauna é avistado, e possivelmente o início de mais uma guerra contra os Gaunas pode se iniciar.

Aqui temos uma história grandiosa de Ficção Científica, e se tudo isso que mencionei não for suficiente pra afirmar isso, ainda adiciono outros elementos, como a nave possuir um tipo de local interno enorme que imita as condições terrestres, e que os humanos fazem fotossíntese, precisando comer apenas uma vez na semana, e também existe um 3º gênero sexual.

Enfim, estava com saudade dessa história, e pretendo terminar os 15 vols logo, essa é a meta.

gilmar.d.melo 10/09/2020

Narrativa Visual de Alta Qualidade
Knights of Sidonia é um mangá com uma narrativa visual urgente, rápida e que empolga do começo ao fim. Com o uso de pouco texto, a história é contada em um ritmo frenético, inserindo o leitor na ação de uma forma imediata. A história do garoto Nagate Tanikaze e dos demais personagens é contada aos saltos,com idas e vindas, mas sem perder o nexo. A expectatitiva criada é crescente e confesso que fui tomado pela ansiedade quando o climax se aproximava. Além de uma aventura espacial intrigante, Knights of Sidonia ainda trata de assuntos delicados como o precoceito, a divisão de classes e aspectos da cultura japonesa como a tradição kamikase de batalhas aéreas, tudo isto sem deixar de levar o leitor a uma viagem vertiginosa. Se você procura um mangá divertido e com camadas de complexidade na medida certa, Knights é uma opção que não pode faltar em sua coleção.

Paulo 16/01/2018

A primeira vez em que eu ouvi falar de Sidonia foi com alguns colegas que destacavam as qualidades da escrita de Tsutomu Nihei. Que ele conseguia criar uma história de ficção científica incrível que não deixava nada a desejar a bons livros do gênero. E que suas narrativas fritavam o seu cérebro tamanha as ideias malucas que ele inseria na história. Tendo lido os dois primeiros volumes, só posso concordar. Estou encantado com a história, apesar de ainda não ter entendido muita coisa.

Nihei trabalha muito com imagens + texto. É impossível falar de um sem tocar em outro. Entretanto, é preciso destacar o quanto a escrita dele é interessante. Mesmo assim, sinto que muito da história não me foi apresentado ainda. Para aqueles que curtem uma abordagem mais direta e didática, talvez a escrita do Nihei incomode um pouco. A única vez em que eu senti algo assim foi com Jardins da Lua quando somos arremessados no meio da ação e a história é explicada progressivamente nos capítulos que se seguem. Nesse sentido, o autor não tem pressa e vai soltando as informações quando ele entende que elas são necessárias. Por ser uma série longa, é preciso manter o leitor na história; daí vem a importância dos cliffhangers. Nesse ponto eu creio que o autor foi muito bem sucedido ao fazer os capítulos serem viradores de página, ou seja, queremos saber o que vai acontecer a seguir.

Espaços muito amplos compõem boa parte da história. Eu gosto dessa noção do autor de frente e fundo. Ele varia o detalhamento do fundo de acordo com o olhar dos personagens. Por exemplo: se um personagem está observando para uma paisagem enquanto reflete suas últimas ações, o fundo vai parecer mais detalhado enquanto que se um personagem está apenas passando por um lugar amplo, o fundo vai parecer mais embaçado. Entretanto, tudo é muito bem feito e a nave Sidonia tem muitos ambientes exóticos em seu interior. Nesses dois volumes destaco o parque aquático e as residências superiores como ambientes estonteantes. Os momentos de combate também são bem legais apesar de eu ainda não ter me acostumado à amorfia dos Gaunas. As lutas parecem estranhas ainda para mim.

No volume 1, nós temos a apresentação do Nagate. Até onde eu vi ele é um personagem ainda extremamente misterioso. Sabemos apenas que ele morava com o avô no subsolo de Sidonia e treinava em um simulador de um mecha antigo. Parece que Nagate era muito bom neste simulador. Um dia quando ele explorava uma parte de uma Sidonia escondida ele acaba sendo encontrado por outras pessoas (ele acreditava que só ele e o avô tinham sobrevivido). Ele é aprisionado e levado até a administração superior onde ele é estranhamente adotado pela capitã. Essa é a minha única reclamação no momento: como as coisas se sucedem muito rápido para o Nagate. A gente não tem a sensação de tempo se passando. O personagem é adotado pela capitã, logo em seguida já tem um interesse amoroso na forma da Izana e em seguida está pilotando um Tsugumu. Isso no espaço de dois capítulos do primeiro volume. Okay, vou dar tempo ao tempo para o autor me explicar isso.

Uma coisa curiosa é como o Nihei entende a evolução do homem. Ele caminha por duas noções: uma a de que o ser humano aprendeu a fazer fotossíntese, dando a opção para aqueles que desejam optar por essa outra modalidade e a de que os personagens podem ter gênero fluido como a Izana. No primeiro caso dá para entender no sentido de que é preciso preservar comida para uma nave tão grande. O segundo vem um pouco de como estamos lidando com a nossa própria sexualidade neste momento e como podemos gerar nossos filhos. Pelo que eu pude entender, é possível até criar clones espontaneamente. Isso produz efeitos sociais muito curiosos. Depois de saber dessas informações, o leitor fica no mínimo confuso com o interesse da Izana pelo Nagate. Claro que as coisas acabam tomando um rumo bem diferente em seguida.

Fui surpreendido pelo fato de o autor trabalhar também o lado interno das pessoas em Sidonia. Achei que a narrativa iria se focar mais no combate contra os Gaunas e na defesa da nave. Mas, isso não é o caso. Por exemplo, temos uma divisão social entre aqueles que fazem fotossíntese e os que mantiveram sua digestão natural. Ou até mesmo a inveja vinda de privilégios concedidos a um "ser inferior". Kunato é colocado como alguém que vê a si mesmo como uma evolução natural do homem e vê em Nagate um ser que não deveria dividir o mesmo espaço que ele. Obviamente que esse tema vai ser alvo de outros volumes (como acontece no segundo). Me interessou esse debate sobre a evolução do homem e uma possível separação entre evoluídos e "naturais". A ver cenas dos próximos capítulos.

site: www.ficcoeshumanas.com

Alex 20/12/2016

Confuso e péssima arte
O mangá Knights of Sidonia chegou ao Brasil pelas mãos da JBC com a pompa de ter sido eleito o melhor mangá, na categoria geral, no Kodansha Manga Awards (prêmio anual para as obras da editora japonesa Kodansha) de 2015, e anime na Netflix. No entanto, ao menos nesse primeiro volume, ainda não mostrou a que veio.

A história é extremamente confusa, a arte é pobre e as cenas de batalha são impossíveis de entender. O único mérito do autor neste volume foi conseguir contar uma história de Ficção Científica de forma rápida: a leitura do mangá voa.

Tirando esse único ponto positivo, nada a acrescentar... recomendo o mangá apenas para verdadeiros amantes de Ficção Científica (não é meu caso), e olhe lá. Sidonia está longe de ser o novo Evangelion.

Debacker 29/03/2017

Ainda melhor que o anime
Comecei a ler devido ao anime que tem ótimo história e qualidade gráfica. O mangá conseguiu me surpreender, sendo ainda mais brutal, cruel e detalhado.
Os desenhos podem parecer confusos a primeira vista, porém são extremamente detalhados e levam mais tempo de apreciação.

Felipe Pincelli 23/09/2017

excelente experiencia
- Ha muito tempo eu ando acompanhado o trabalho do Tsutomi Nihei vendo os animes via netflix e resolvi comprar o manga, e posso dizer que em nenhum momento eu me arrependa disso o manga não diverge muito do enredo proposto pelo anime porem o complementa em algumas partes deixando a estoria ainda mais completa irei comprar as outras edições .

- nesta primeira edição que vem com 5 capítulos tive um excelente proveito com excelente qualidade da edição com encadernação sem falhas e boa gramatura do papel, em resumo uma excelente edição, recomendo a todos

- Minha unica observação é com relação a entrega, que não chegou atrasada, porem por um costume brasileiro poderia chegar com um dia de antecedência ficando com o estado a caminho por 2 dias sendo que o local da entrega fica a 500m da empresa que realiza o serviço.

Ricardo Santos 15/10/2017

Tão bom quanto o anime
O anime é um dos melhores do subgênero mecha dos últimos tempos, com sequências de ação empolgantes e personagens carismáticos. O mangá também merece ser acompanhado, mesmo pra quem já viu o anime. Há algumas diferenças na história e a arte de Tsutomu Nihei é sempre deslumbrante. O mangá é uma ótima pedida para quem não quiser esperar a 3ª temporada do anime e avançar na trama. Dos quinze volumes publicados no Japão, doze já saíram no Brasil.

Gustavo.Romero 04/02/2018

Muita calma nessa hora
Tsutomu detém um método muito peculiar de apresentar a história, um tanto abrupto. Calma. As coisas vão se encaixando só ao longo dos volumes, não deve se deixar levar pela enorme interrogação que se formará ao término deste volume. Uma das sugestões é começar a desfrutar dos incríveis cenários distopicos, um dos poucos pontos que sempre se manterá forte ao longo da série.

Suka - Pensamentos & Opiniões 01/02/2019

Nesse mangá Nagate Tanikaze viaja no seu guardão prateado Tsugumori para salvar a espécie humana.
O primeiro, conta a saída de Nagate do nível inferior da nave e seu recrutamento para ser um dos pilotos que protegerá Sidonia.
É o segundo mangá que tenho contato e confesso que não me prendeu, mas quero saber como continuará.
Knights of Sidonia deu origem a uma série na netflix.