salt.

salt. Nayyirah Waheed

Resenhas - salt.

amandabcca 24/07/2022

Um espetáculo de poemas bem construídos!
Esse livro é maravilhoso, forte e real.
Acho incrível a forma com que a autora põe seus sentimentos mais profundos no papel, pois passa toda a carga da dor que ela sente.

Amo a poesia porque ela é um reflexo da realidade do escritor, e "salt." não é diferente.

Li por recomendação da minha melhor amiga, não sei se ela é fã ou hater, pq quase chorei lendo kkkkkkkk (te amo Ana)

Espetacular!!

Thaisa 19/02/2020

Este é um livro de poemas belo e arrasador sobre racismo, feminismo, natureza, imigração, amor, perda.
Com uma sensibilidade apurada e uma vivência em uma sociedade preconceituosa, Nayyirah Waheed consegue atingir fundo qualquer pessoa que já tenha se encontrado em vulnerabilidade extrema.
Ela ainda consegue passar mensagens de suma importância através de dicotomias como fúria e calmaria, saudade e superação, não aceitação e amor próprio.
Com construções simples e metáforas poderosas, Waheed critica duramente o mundo em que vivemos: em poesias de versos livres, este é mais que um livro do estilo contemporâneo (adorado por uns e criticados por outros), pois lida com questões individuais, coletivas e problemas mundiais.
A autora ainda se reafirma como mulher negra, imigrante, escritora e voz ativa por um mundo mais igual e justo.
Uma leitura propositalmente dolorosa e com um valor ímpar.
?????????
"i don't pay attention to the
world ending.
it has ended for me
many times
and began again in the morning."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Maria Fernanda Greiner 15/02/2021

Coletânea riquíssima de Nayyirah Wahe, que trata com maestria dos mais diversos temas: racismo e supremacia branca; feminismo; fragilidade masculina; identidade linguística; independência e heranças coloniais africanas; identidade; amor próprio; relacionamentos; o ato político se escrever... Simplesmente magnífico, é de uma força incrível, belíssimas construções com reflexões extremamente importantes.
Deixo aqui três poemas, mas a obra vai muito além, recomendo sua leitura.

my english is broken.
breaking this language
you so love
is my pleasure
in your arrogance
you presume that i want your skinny language.
that my mouth is building a room for
it
in the back of my throat
it is not
? i have seven different words for love. you have only one. that makes a lot of sense.

listen to my poems
but
do not look for me
look for you
? you

the thing you are most
afraid to write.
write that
? advice to young writers

Eli.Nascim7 26/06/2021

Primeiro livro em inglês que leio e foi bem confuso no começo me adaptar mas valeu muito a pena.

"black women breathe flowers, too. just because we are taught to grow them in the lining of our quiet (our grandmothers secret). does not mean we do not swelter with wild tenderness. we soft swim. we petal. we scent limbs. love. we just have been too long a garden for sharp and deadly teeth. so we have grown ourselves into greenhouses."

Izzy G.A 30/12/2021

Recomendaria esse livro pra absolutamente todo mundo mesmo que só tenha encontrado ele em inglês, mesmo que poemas não sejam pra todo mundo.
É um livro lindo, real, brutal e de tirar o fôlego.
Leria mais mil vezes.

Lorena 10/01/2022

?You do not have to be a fire
for
every mountain blocking you.
You could be a water
and
soft river your way to freedom
too.?

Poemas que retratam autocuidado, amor próprio, a valorização e reconhecimento das próprias raízes (africanas, no caso), o racismo a torto e a direita que pessoas pretas sofrem e muitos trechos sobre cura.
É lindíssimo, tem muita profundidade e sentimento, toques extremamente femininos, com força, vulnerabilidade, amor próprio e respeito.
Uma obra de arte!
Maria Fernanda Greiner 15/01/2022minha estante
Aaaaaaa q bom q curtiu, eu amei demais esse livro

Gabe | @cafecomgabe 13/12/2017

Profundo
Poemas lindos e tocantes, cheios de verdade, carregam enorme valor sentimental.

hta 19/12/2018

o primeiro livro de poemas que li em inglês e não vou mentir que foi um pouco difícil e tinha muitas palavras que eu não tinha conhecimento. atrapalhou um pouco já que algumas expressões eu não conseguia entender já que não faziam o mesmo sentido em português.
a autora retrata por meio dos poemas, o preconceito que sofre por ser uma mulher e africana em sua cultura.
"listen my poems. but do not look for me. look for you"
-> escute meus poemas. mas não olhe para mim. olhe para você
gostei dos poemas mas como disse algumas vezes fiquei um pouco perdida por não entender algumas das expressões e isso com certeza influenciou na nota. baixei quando estava de graça no kindle e foi uma leitura de qualquer forma válida.
recomendo demais pra quem gosta do gênero.

Nota: 3 estrelas

mari 16/01/2022

some words build houses in your throat.
a temática desse livro é bastante consistente e, acima de tudo, potente; houveram vários versos que me atingiram profundamente. ainda assim, pra mim não funcionou.
não gosto
que faz
sucesso
no
instagram.
além disso, a maioria dos poemas acabou sendo bem esquecível pra mim.

Mari 20/01/2022

breaking this language
you so love
is my pleasure.
in your arrogance
you presume that i want your skinny language.
that my mouth is building a room for
it
in the back of my throat
it is not."

Cianthe 19/11/2022

Não vai marcar a minha vida, mas marcou o meu hoje
A autora traz poemas sobre racismo, sobre ancestralidade, sobre pertencimento, sobre amor próprio, sobre superação, sobre reconstrução e sobre vulnerabilidade. É um livro que vai te ensinar coisas novas e que também vai te lembrar daquilo que você possa ter esquecido.
Todos os poemas são curtinhos, li em mais ou menos uma hora. Vou dar 3,5 estrelas porque apesar de ter marcado vários poemas e refletido bastante, não foi um livro que conversou tanto com a minha vivência pessoal de mundo e eu achei alguns poemas e algumas figuras de linguagem bem repetitivas, então não leria novamente, mas ainda acho uma indicação super válida e necessária.

Yasmim.Nunes 21/07/2023

Tô na vibe livro de poesia sim
Gostei muito, poemas curtinhos e profundos do jeito que eu gosto. Fala muito sobre processo de cura, sobre dores, mas também muito sobre vivência afro descendente, sobre negritude, nessa parte devo admitir que não me conectei muito, por questão de vivência como pessoa branca mesmo, mas gostei bastante