Espiritualidade Reformada

Espiritualidade Reformada Joel R. Beeke

Resenhas - Espiritualidade Reformada

Natanael Nonato 23/01/2023

Histórico e visão do puritanismo
Quando iniciei essa leitura, pensei que seria sobre a reforma protestante de uma forma geral, mas surpreendentemente o foco do livro é sobre a visão puritana sobre o cristianismo. Os puritanos são uma pequena ala, consideradas pelo senso comum e academia como mais radicais que os seus pares protestantes. Apesar disso, o livro me manteve bastante interessado pela maior parte do tempo.

O autor fala bastante da história da reforma, dedicando capítulos a Calvino e Lutero, depois se aprofunda em outros líderes ingleses, escoceses e holandeses (já que o autor do livro é holandês). Pra falar a verdade eu não tinha o interesse de me aprofundar tanto assim, mas nesse meio tldo sabemos de vários detalhes importantes do papel da igreja e seus conflitos nesses países.

O mais interessante e proveitoso é que o livro está coberto de citações bíblicas e ensinamentos para os cristãos, como se essa obra fosse de fato um catecismo. A parte final sobre a justificação pela fé e a santificação são maravilhosas, servem para qualquer cristão reformado de qualquer denominação. Foram conselhos extremamente úteis que com fé em Deus e através de sua graça colocarei em prática.

A fé e a graça são dois pontos que desde os capítulos iniciais até os finais tudo gira em torno.

Tonny 11/11/2022

Reformado Foi o Meu Espírito
Sou apenas uma criança que engatinha, no presente momento, na teologia reformada.
Para leigos, ele lhe ajudará a entende melhor o quão graciosa é o projeto de Deus para o homem e como somos ensinados erroneamente.

Para os que já estão na doutrina é um deleite de observações, aprendizados e reflexões.

Palavra, sacramentos, doutrina, devoção, santidade, o exemplo dos Puritanos é o que dar volume a este estudo profundo.

Seria muito bom se sentar sem pressa para ler todo o volume fazendo fichamentos, observações e reflexões sobre os ensinos aqui trazidos.

Miki 18/10/2022

Espiritualidade Reformada
O livro é uma obra extraordinária, produz crescimento ao cristão através de um modelo de espiritualidade fundamentado nas Escrituras Sagradas.
Conduz o leitor pela vida, obra e ensinamentos de grandes reformadores, entre os quais João Calvino, William Ames, Antony Burgess, John Brown, Thomas Boston, Ralph e Ebenézer Erskine e Theodorus Freilinghuysen.
O aprendizado de temas profundos da espiritualidade como evangelização, justificação, fé, lei moral, segurança, santificação, piedade, avivamento e pregação, levam a reflexões profundas acerca da verdadeira espiritualidade.
Um livro profundo, empolgante que confronta e impacta a vida pessoal do leitor atento, pois põe por terra o relativismo presente no meio cristão em nossos dias e leva ao anseio por uma vivência genuína da espiritualidade e a um desejo profundo por conhecer mais das Escrituras.

juliafinamore 23/09/2020

Muito bom!
Em termos de conteúdo o livro é muito completo! Tem conceitos importantíssimos e mostra como o conceito de espiritualidade reformada foi sendo construído ao longo da história da reforma. Eu só achei que as partes que ele faz a biografia dos puritanos foi meio arrastada, acho que ele poderia ser mais objetivo, teve umas horas que ficou confuso pq ele contava a história de vida do ministro e depois ia voltando nas obras dele e nos conceitos abordados deu meio que um nó na minha cabeça, podia ter sido melhor organizado. Mas, é um ótimo livro, principalmente para quem quer saber mais sobre os puritanos e a segunda reforma na Holanda. Se for ler separe um tempo bom pra se dedicar ao livro, pois ele é denso e demorado.

Sidney.Muniz 14/06/2018

Excelente obra, demonstra claramente o que é a espiritualidade reformada. Não cremos em uma espiritualidade morna, mas em uma espiritualidade viva que se baseia na Palavra de Deus.